ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


PDT entra na disputa com o PPS para abrigar Marina Silva

Foto: Divulgação

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de recusar o pedido de criação da Rede Sustentabilidade - por falta de 50 mil assinaturas de eleitores apoiando o surgimento do 33º partido do país – está levando outras legendas além do PPS e do PEN a entrar na briga para ter a ex-senadora Marina Silva como sua candidata na corrida presidencial de 2014. Conforme apurou a reportagem , o mais novo partido na disputa por Marina é o PDT.

O presidente da sigla, Carlos Lupi, teria autorizado pedetistas ligados à ex-senadora no Distrito Federal a conversar com ela sobre uma possível candidatura sua à Presidência da República pelo PDT. Em troca, Lupi estaria disposto a entregar o Ministério do Trabalho ocupado como parte do apoio dado pela legenda ao governo da presidente Dilma Rousseff, uma fatia do controle do PDT exercido por ele e apoio de infraestrutura de campanha, incluindo tempo de televisão.

A proposta reflete o despejo do Ministério do Trabalho visto como iminente após denúncias de um esquema de corrupção deflagrado pela Operação Miqueias da Polícia Federal, envolvendo a cúpula da pasta ocupada pelo PDT desde o governo do ex-presidente Lula.

PPS é o preferido

Mas integrantes da cúpula da Rede indicam que Marina flerta com mais vontade com a proposta do PPS. O partido liderado pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP) teria oferecido uma “carta de alforria”, como classifica um dos interlocutores de Marina, que seria o compromisso para não buscar na Justiça o mandato de parlamentares do grupo da ex-senadora eleitos em 2014. O mesmo valeria para Marina em caso de vitória contra Dilma.

Nesta sexta-feira, Freire reiterou em seu perfil no Twitter o convite a Marina. : “Reafirmo convite do PPS para que junto com a Rede se integre conosco para se candidatar e disputar 2014!”. A Rede deve, contudo, buscar a neutralidade com independência, segurando o processo de criação da Rede no TSE. O novo partido pode ser concluído depois das eleições de 2014 para que Marina migre para ele sem correr o risco de enfrentar um processo de infidelidade partidária caso abandone o PPS com um mandato em mãos – a lei permite mudar para novas legendas sem riscos jurídicos. A Rede atuaria informalmente nas eleições.

Marina entrou a madrugada desta sexta-feira (4) em intensas negociações com seus pares. A decisão será apresentada ainda hoje, a tempo da pré-candidata estar habilitada para concorrer – a legislação eleitoral estabelece o dia 5 de outubro, exatamente um ano antes das eleições, como limite para filiações de potenciais candidatos.

PEN mudaria de nome

Outra proposta apresentada à Marina foi a Partido Ecológico Nacional (PEN), que propõe ceder a presidência da legenda para a ex-senadora e assumir o nome da Rede Sustentabilidade. “Se a Marina vir, podemos até mudar o nome do PEN automaticamente”, afirma o presidente Adilson Barroso.

A oferta deve ser recusada por dois motivos: o PEN tem apenas cerca de 30 segundos de tempo de televisão para a campanha e está em franco processo acelerado de encolhimento após a migração de dois dos seus três deputados federais para o Solidariedade , sigla criada na semana passada por Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical. Barroso argumenta haver afinidade ideológica entre PEN e Rede, o que facilitaria a fusão. “Somos o partido da sustentabilidade e nossa ideologia é a mesma”, afirma o líder político, atualmente estudante de gestão ambiental – segundo ele, para “entender melhor de sustentabilidade”.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário