ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Estudante de 16 anos morre após passar mal durante aplicação do Enem na Bahia

Enem 2026 aborda inteligência artificial, conflitos internacionais e direitos sociais; redação destaca a importância do SUS

Futebol Solidário Brumado 2027 chega à 9ª edição e promete reunir grandes nomes do esporte e da arte

Brumado: Homem de 35 anos é preso no Distrito de Cristalândia após descumprir medidas protetivas

Temporal provoca apagão e deixa moradores em alerta após ventania em Malhada de Pedras

PM apreende carabina durante atendimento a homem em surto psicótico na zona rural de Brumado

Homem é preso com simulacro de arma após ameaçar pedestres em Tanhaçu

Tragédia na BR-030: colisão com carreta de granito deixa duas mulheres mortas em Brumado

Ifba de Brumado abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

IBGE abre seleção com mais de 27 mil vagas temporárias para recenseador em todo o Brasil

Brumado: Adolescente é flagrado com cerca de 50 pedras de crack no Residencial Brisas


Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Para este ano, o valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%. O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. A legislação determina a recomposição anual do valor. A norma define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização. A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.  As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb, bem como de complementações da União. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário