ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Guilherme Bonfim critica gestão de Fabrício Abrantes e cobra reconhecimento de obras na cidade

Brumado: TCM-BA aplica multa a ex-prefeito Eduardo após identificar irregularidade em licitação de R$ 7,3 milhões

Guilherme Bonfim destaca anúncio de novas ligações de água para comunidades rurais de Brumado

Caminhoneiro devolve mochila com R$ 11 mil e emociona moradores na zona rural de Brumado

Proerd é iniciado em Brumado e amplia prevenção às drogas e à violência nas escolas

Vitor Bonfim anuncia segunda etapa do sistema de abastecimento de água de Umburanas e Cristalândia que vai beneficiar 1.101 famílias em Brumado e Aracatu

Ameaça contra agente de trânsito termina com homem detido em Brumado

Justiça mantém preso jovem apontado como 'braço armado' de facção em Brumado

Caetité abriga sítios arqueológicos com pinturas rupestres de até 6 mil anos

Comissão do Congresso analisa proposta que pode eliminar exame médico na renovação da CNH

Criança de 5 anos é resgatada após denúncia de maus-tratos em Guanambi

Escola em Brumado promove palestra e reforça combate ao bullying no ambiente escolar

Livramento de Nossa Senhora: Paciente com AVC aguarda vaga em UTI há três dias e família faz apelo urgente

Trabalhador rural morre após acidente com triturador de milho na zona rural de Ibiassucê

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Integração entre forças de segurança impulsiona cumprimento de mandados em Brumado

Brumado: Veículo com restrição é recuperado pela CIPRv durante fiscalização

Polícia Rodoviária apreende veículo com transporte irregular de animais na BA-262 em Brumado

Brumado: Criança com autismo é encontrada sozinha em avenida e mobiliza Polícia Militar

Brumado: CIPRv recupera seis veículos e registra mais de 100 autuações durante Operação Semana Santa


Prefeito de Dom Basílio é acusado de nepotismo após nomear esposa de vice como coordenadora do SAMU

Foto: Reprodução l Rede Social

O prefeito de Dom Basílio, Sudoeste baiano, Fernando Silva Santos (PSD), é acusado de nepotismo após nomear a esposa do vice-prefeito como coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Segundo denúncia feita pela Auditoria Cidadã Baiana (AUCIB), Fernando nomeou no último dia 08 de janeiro de 2025, por meio do Decreto Municipal nº. 031/2025, a senhora Janete Souza Machado e Silva para o cargo em comissão. A servidora é esposa do atual vice prefeito do município, Dr. Álvaro Oliveira e Silva Neto. A AUCIB informou ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) e ao MPE – Ministério Público Estadual sobre a irregularidade. “A presente demanda se funda da proteção à moralidade pública, uma vez que o Gestor Público do Município de Dom Basílio, nomeou para o Cargo Comissionado de Coordenadora do SAMU 192 do município, a esposa do seu vice prefeito. Dessa forma, atenta-se contra o princípio da moralidade administrativa em que o homem público tem que ser probo e zelar pelo direito e pelos princípios da administração pública, e não para fins pessoais”, diz parte do documento. 

Foto: Divulgação

O Supremo Tribunal Federal (STF) possui entendimento de que nepotismo viola a Constituição Federal. A Corte define que o nepotismo é “a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. Diante da situação, o órgão de denúncias requer a adoção de Medida Cautelar Urgente, para determinar a suspensão ou cancelamento do decreto Municipal com a nomeação Janete Souza Machado e Silva. A Prefeitura de Dom Basílio ainda não se manifestou sobre o caso.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário