ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bahia mantém maior número de não alfabetizados e 9ª maior taxa de analfabetismo do Brasil

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Criminoso invade loja pelo telhado e furta produtos no centro de Brumado

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Brumado: Desgovernado, veículo de vereador invade hortifrúti no Bairro Olhos D'água

Operação da Civil busca organização criminosa do Rio de Janeiro em Guanambi

Professor morre em batida com caminhão-pipa no Norte da Bahia

Acusado de tentativa de feminicídio é preso em Guanambi; homem disparou 4 vezes contra ex-mulher

Comunidade quilombola no Sul baiano é reconhecida pelo Incra e fica perto de titulação

Bahia está entre as oito maiores torcidas do Brasil, aponta levantamento da Quaest

Governo Federal autorizada a construção da Estação de Tratamento de Água em Dom Basílio

Matrículas são realizadas em cursos de nível superior pela Uneb na UAB em Brumado

Vitória da Conquista: Jovem morre afogado após tentar atravessar açude a cavalo

Bahia registra morte por malária após 6 anos sem notificação

Brumado: CDL promove workshop: 'Seria um bom negócio vender para a administração pública?'

PF prende em Conquista acusado de compartilhar pornografia infantil para diversos países

Governo do RS prevê criação de quatro cidades provisórias para abrigar vítimas das enchentes

Cão farejador da PRF localiza 150 kg de maconha em caminhão em Vitória da Conquista


Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo - fonoaudióloga da Clínica Mais Vida fala sobre a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. A fonoaudióloga da Clínica Mais Vida, Marcela Cássia explica que os sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino. Observa que a identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados em longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica. 

Foto: Divulgação

A especialista pontua que o diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. O relato/queixa da família acerca de alterações no desenvolvimento ou comportamento da criança tem correlação positiva com confirmação diagnóstica posterior, por isso, valorizar o relato/queixa da família é fundamental durante o atendimento da criança. O diagnóstico precoce é fundamental no processo de tratamento. Crianças com o diagnostico precocemente têm uma chance muito maior de apresentarem melhorias bastante significativas nos sintomas do transtorno ao longo da vida. O papel do fonoaudiólogo nesse transtorno é muito importante, por que ele é o profissional apto para estimular as habilidades de comunicações verbais e não verbal. Quando corretamente incentivadas, essas crianças apresentam ganhos muito significativos na fala, na linguagem não verbal, na interação social, no ganho de autonomia e na melhoria de sua qualidade de vida de sua autoestima. Qualquer identificação de alguns desses sinais, procure um profissional capacitado para trabalhar com esse transtorno. "Todo autista tem potencialidades, para transcender dentro de sua especificidade, por isso, ensine um autista de várias maneiras, pois assim, ele conseguirá aprender." Simone Helen Drumond Ischkaniam. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário