ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Bahia registra maior número de mortes violentas pelo 3º ano, aponta levantamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia é o estado onde mais pessoas morreram em circunstâncias violentas em 2021. De acordo com um levantamento nacional de homicídios, promovido pelo portal G1, é o terceiro ano consecutivo que o estado ocupa a primeira posição no ranking, com base em dados oficiais de 26 estados e Distrito Federal. O estudo aponta que, em números absolutos, o estado contabilizou no ano passado 5.099 mortes violentas [homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte]. Conforme publicado nesta segunda-feira (21), destas mortes, 4.931 foram enquadradas como homicídio doloso, 122 como latrocínio e 46 como lesão corporal seguida de morte. O Monitor da Violência aponta ainda que abril foi o mês mais violento, com 532 crimes, seguido de março, que registrou outros 510 assassinatos. No ranking da violência de 2021, a Bahia é seguida pelo Rio de Janeiro, com 3.394 casos, Perambuco (3.370) e Ceará (3.300). Em 2020 e 2019, a Bahia também registrou a maior quantidade de mortes violentas. 



Homem que matou ex-mulher e abandonou o corpo ao lado do filho em Aracatu é preso em São Paulo

Foto: Divulgação l PM

O acusado de matar e deixar o corpo da ex-companheira por cerca de três dias ao lado do filho, de 4 anos, foi preso no Estado de São Paulo na última sexta-feira (18). Célia Nere de Souza, de 42 anos, foi encontrada morta pelos sobrinhos dentro da casa onde morava em Aracatu, no Sudoeste da Bahia (veja aqui). O filho da vítima ficou no imóvel com a mãe morta. O principal suspeito de cometer o crime é Edvaldo Nascimento Porto, de 52 anos, pai da criança. Segundo as investigações, ele não aceitava o fim do relacionamento. Foragido desde a época do crime, a Polícia Militar da Bahia passou a enviar informações a PM Paulista. 

Foto: Divulgação l PM

Segundo a 34ª CIPM de Brumado, após o núcleo de inteligência da PM descobrir que Edvaldo estava escondido em São Paulo, informações foram passadas a PM Paulista, que efetuou o cumprimento ao mandado de prisão emitido pela Justiça Baiana, apresentando o suposto autor de homicídio na sede da Delegacia de Polícia Civil, no município de Morungaba (SP). Na época, o crime causou bastante comoção e teve uma repercussão nacional em 2020, sendo que a Polícia Civil conseguiu provas suficientes sobre a autoria e solicitou o mandado de prisão do mesmo, com a ação conjunta das policiais militares do Estado de São Paulo e da Bahia.

 



Prova de Vida: Mais de 2 mil aposentados podem ser bloqueados pelo INSS na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) pode bloquear os 2.300 aposentados e pensionistas que, até esta segunda-feira (21), ainda não haviam realizado a prova de vida no mês de janeiro. O prazo, que era até o último dia 31, foi prorrogado para até 10 de fevereiro. Ao todo, 12 mil beneficiários foram convocados. Entre os faltosos, estão 1.100 moradores de Salvador e Região Metropolitana. Segundo a Superintendência da Previdência (Suprev), quase 11 mil aposentados e pensionistas foram convocados para comparecer em fevereiro. Até esta segunda, de acordo com a Suprev, somente 4.400 já realizaram a prova de vida. Os beneficiários que ainda estão pendentes devem procurar uma sede do SAC até o dia 28 de fevereiro. Aos nascidos em março, já podem ficar atentos e agendar a realização da prova para a próxima semana.



Paulinha Abelha completa 1 semana de internação com quadro delicado

Foto: Divulgação

Paulinha Abelha completou uma semana de internação após apresentar problemas renais e dar entrada em um hospital particular em Aracaju. A vocalista da Calcinha Preta, que inicialmente foi atendida no Hospital Unimed Sergipe, foi transferida para o Hospital Primavera, também em Aracaju, onde segue em coma desde a quinta-feira (17). O último boletim médico divulgado pela equipe da artista indica que ela permanece com o quadro neurológico grave e respirando com suporte de aparelhos. A forrozeira, no entanto, não tem sinais clínicos de instabilidade hemodinâmica, isto é, a pressão arterial da artista está normal. Desde a internação, Paulinha já foi submetida a diálise, procedimento para remover as substâncias tóxicas que não conseguem ser eliminadas sem o funcionamento adequado dos rins. Por conta do estado delicado de saúde que a cantora se encontra, companheiros de banda já se pronunciaram publicamente sobre o quadro de Paulinha e negaram boatos de morte cerebral. Nas redes sociais, fãs e amigos pedem em oração pela recuperação da artista. 



Brumado: Em café da manhã com a imprensa, Major Leila destaca 197 anos da PM e redução de crimes na região da 34ª CIPM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) de Brumado, a Major PM Leila Silva, além de oficias da unidade policial, se reuniram com profissionais de imprensa para um café da manhã, na sede da Companhia, na manhã da última sexta-feira (18). O evento serviu para estreitar os laços entre o comando e os representantes de diversos veículos de comunicação. Durante o encontro a Major destacou os 197 anos da Polícia Militar da Bahia. "Nós estamos muito felizes em fazer parte de uma instituição quase bicentenária. Isso prova a importância da Polícia Militar nas comunidades e na segurança pública, é digno de parabéns", diz Leila Silva. A Major também destacou a redução de crimes violentos na Região da 34ª CIPM. "Esse índice retrata como esta o CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) em cada região, e no levantamento feito em nossa região foi constatado a redução de 30% nesse índice. Então é bom saber que o nosso trabalho tem dado resultado", explica a Comandante. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda no evento, a Major Leila ressaltou a realização da ronda escolar para garantir a segurança dos alunos. "Com o retorno das aulas, a movimentação aumenta na cidade e os alunos são pessoas em vulnerabilidade social. A pandemia já demonstra sinais de arrefecimento e a Polícia Militar está atenta a essa conjuntura. Por isso, se fará presente, inclusive nas escolas, que é um local sensível à ação de criminosos. Estes buscam os jovens, meninos, não tão experientes e preparados, como alvos fáceis de serem cooptados, tanto para o uso como para o tráfico de drogas", relatou. Além disso, segundo a Major, a 34ª CIPM iniciará o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da cidade.

 



Brumado: Empresário e irmão de conselheiro do TCE morre em São Paulo

Foto: Reprodução l Rede Social

O empresário natural de Brumado, Carlos Newton Vasconcelos Bonfim, de 73 anos, morreu no domingo (20) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Carlos Newton é irmão do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) João Bonfim. Carlos Newton Bonfim nasceu no distrito de Ubiraçaba, em Brumado, e atuava há décadas no município vizinho de Guanambi, no segmento do agronegócio, além de mantar uma concessionária de veículos. Ainda não há informações sobre a causa da morte, mas era de conhecimento que o empresário tratava um câncer. A família não divulgou detalhes sobre o velório e sepultamento.



Brumado promove vacinação para aplicação da 3ª dose nesta segunda (21)

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar nesta segunda-feira (21), a vacinação para a 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Devido o retorno das aulas na rede municipal de ensino, os locais de vacinação foram alterados. Para esta segunda, a vacina será aplicada em dois postos de saúde, que são: USF Baraúnas e USF Fernando Trindade. As senhas foram disponibilizadas no site www.brumadosenhas.com. O horário de atendimento será das 08h às 16h. Não esqueça de levar os documentos necessários.

 



Tremor de terra é registrado em Curaçá, no norte da Bahia

Foto: Reprodução

Um tremor de terra de magnitude preliminar 2.1 mR atingiu o município de Curaçá, no norte da Bahia no sábado (19). O abalo foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN). Na manhã da última quarta-feira (16), um evento similar, de magnitude 2.3 mR, foi notificado na cidade de Jacobina. Na ocasião, diversos moradores locais relataram sentir os tremores na madrugada.



Casa Nova: Ação conjunta da polícia apreende 26 quilos de crack em veículos

Foto: Divulgação

Uma  ação conjunta das polícias Militar e Civil apreendeu, no sábado (19), 26 quilos de crack em dois veículos no município de Casa Nova, no interior da Bahia. As drogas foram encontradas em dois veículos no distrito de Santana do Sobrado, com três homens. Os suspeitos foram levados à delegacia da cidade. “Recebemos uma denúncia de que dois carros estavam transportando drogas. Quando as equipes foram averiguar, um veículo estava estacionado em um posto de gasolina e o segundo chegou logo depois. Foi quando junto com o pessoal da Polícia Civil, as guarnições abordaram e encontraram os entorpecentes”, contou o comandante da 25ª CIPM, major Clécio dos Santos Alves. Além das drogas, os policiais também apreenderam a quantia de R$ 1,9 mil. Os homens e os materiais apreendidos foram apresentados na DT de Casa Nova. A ação foi realizada pela 25ª Companhia Independente da PM (CIPM) e pela Delegacia Territorial (DT) do município.



Briga entre detentos e tentativa de fuga deixa quatro mortos em presídio de Salvador

Foto: Divulgação

Uma briga entre grupos rivais resultou em uma tentativa de fuga e a morte de quatro detentos da penitenciária Lemos de Brito, no Complexo Penitenciário da Mata Escura. A situação aconteceu na tarde de domingo (20) e foi confirmada apenas a noite pela assessoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. A briga entre os internos aconteceu no pavilhão 2 e outros presos tentaram sair pelo portão principal e foram impedidos pela guarda do presídio. O Comando Geral da PM enviou reforços do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), das Operações Gêmeos e Apolo, do Batalhão de Choque e do Grupamento Aéreo da PM (GRAER). Uma varredura nas alas afetadas foi realizada para evitar novos incidentes. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local para realização de perícia. As mortes são investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



'Unum Corpus': Operação encerra o dia com mais de 100 mandados cumpridos na Bahia

Foto: Divulgação

Com a prisão de pessoas envolvidas com crimes contra a vida, violência doméstica, estupro de vulnerável, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio, a quarta fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), em diversos municípios baianos, na sexta-feira (18), chegou ao final com 108 mandados de prisão cumpridos, dentre os quais, nove também foram autuados em flagrante. Segundo a Polícia Civil, as quatro fases da operação 293 pessoas tiveram mandados de prisão cumpridos e foram autuadas em flagrante por diversos crimes. Entre os 108 presos nesta sexta-feira (18), 26 são acusados de homicídios, 11 por estupro de vulnerável, 28 por tráfico de drogas, nove por violência doméstica e 34 por crimes contra o patrimônio e outras modalidades. Durante as ações, que envolveram 421 policiais civis das 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), também foram apreendidos 16 armas de fogo, 4,3 quilos de drogas, duas motocicletas e um veículo. A diretora do Depin, delegada Rogéria Araújo avaliou a operação. “O sucesso é previsível, considerando a dedicação dos nossos policiais para a melhoria da segurança pública, no interior do estado. Estas prisões, além de retirar criminosos do convívio social, subsidiam a elucidação de diversos crimes, principalmente os praticados contra a vida e o tráfico de drogas”, afirmou.



Mais de 60% das estradas da Bahia apresentam algum tipo de falha, aponta estudo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Depois de avaliar 29.220 quilômetros de estradas do Nordeste. um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 64,1% da malha rodoviária pavimentada avaliada da região apresentam algum tipo de problema sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas. Outros 35,9% da malha são estradas consideradas ótimas ou boas. Na Bahia, a CNT analisou 9.253 km de rodovias estaduais e federais. 61,2% da malha rodoviária pavimentada do estado apresenta algum tipo de problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas; e 38,8% da malha são consideradas ótimas ou boas. Há no estado 141 trechos com buracos maiores do que um pneu.



Bahia registra 28 mortes por Covid e mais 2.935 novos casos da doença em 24h

Foto: Reprodução

A Bahia registrou 2.935 novos casos de Covid-19 e 28 mortes pela doença em 24 horas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) no sábado (19). Ainda de acordo com o levantamento da pasta, a Bahia contabilizou 19.212 casos ativos. Desde o início da pandemia, 28.882 pessoas morreram no estado em decorrência da Covid e 1.484.531 tiveram a infecção confirmada. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto está em 58% na Bahia. Já os leitos pediátricos estão com ocupação de 89%. Até o momento temos 11.400.437 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.317.625 com a segunda dose ou dose única e 3.430.648 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 465.768 crianças já foram imunizadas.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Policial militar lotado na 34ª CIPM de Brumado é preso por assaltar farmácia em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução l Vídeo

Um policial militar foi preso na sexta-feira (18), acusado de assaltar uma farmácia no município de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. De acordo com o Comando de Policiamento da Região Sudoeste (Cprso), a prisão foi realizada por uma guarnição da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), um dia após o crime. Imagens registradas por uma câmera de segurança do estabelecimento mostram o momento em que o policial entra na farmácia e aborda uma funcionária. Em seguida, o suspeito tira uma arma da cintura, aponta para a trabalhadora e entrega um saco para a mulher, aparentando estar “recolhendo” o dinheiro do caixa. Poucos segundos depois, o homem deixa o local andando tranquilamente. Em nota, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) informou que o policial foi preso após a esposa do acusado ser parada com a motocicleta utilizada no dia do assalto e que, na ocasião, foi identificado que ele pertence à 34ª CIPM de Brumado. “Com ele, foram encontradas as vestes utilizadas no roubo. Uma pistola calibre .40, pertencente à PM, também foi apreendida e os policiais notaram que a placa da moto havia sido adulterada. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), onde uma das vítimas do roubo reconheceu as vestimentas usadas durante o crime”, relatou a PMBA. Ainda segundo a polícia, o policial poderá ser exonerado da corporação. “O caso também será investigado pela Polícia Civil, que poderá promover a responsabilização do suspeito na esfera penal. Além disso, a Polícia Militar deverá instaurar um processo administrativo, que pode resultar na exclusão do policial das fileiras da corporação”, concluiu. Após ser preso, o homem deve permanecer custodiado no Cprso até a realização da audiência.



Brumado: Pais de alunos cobram vagas em escolas; secretário de educação garante acesso à todos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quinta-feira (17), alguns pais de alunos estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Brumado, a fim de cobrar vagas para seus filhos em escolas próximo de casa. Muitos relataram que não foram contemplados no sorteio eletrônico e que as vagas ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação são para escolas distantes de suas residências. Entretanto, o secretário João Nolasco explicou que há um número limitado de vagas nas escolas da rede municipal. “Quando o número de alunos por sala preenche a gente tem que respeitar até por conta da pandemia. Não posso embolar 35, 40 alunos em uma sala. Então, a gente procura a escola mais próxima”, justificou. Apesar da situação, o secretário garantiu que nenhum aluno ficará de fora da rede municipal de ensino. “Precisamos que o pessoal tenha compreensão porque não tem a vaga que ele quer. Tenho certeza que iremos resolver toda essa situação no mais breve possível”, disse.



Aracatu: Suspeito de importunação sexual é preso dentro de ônibus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última quinta-feira (17), a Polícia Militar prendeu um suspeito de praticar o crime de importunação sexual dentro de um ônibus na cidade de Aracatu. O suposto autor e a vítima foram conduzidos para a Delegacia de Brumado. De acordo com o Código Penal, o crime possui pena de 1 a 5 anos, podendo ser agravada se o agressor tiver relação afetiva com a vítima. O termo “importunação sexual” significa qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima.



Casamentos têm durado cada vez menos no Brasil, aponta IBGE

Foto: Reprodução

Os brasileiros se divorciaram 331,2 mil vezes em 2020, de acordo com última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse universo, chama atenção o fato de que praticamente a metade (49,8%) das separações aconteceu entre casais que estavam há menos de dez anos juntos, cenário muito diferente de 2010, quando essa proporção era de 37,4%. Os pesquisadores comentam que há uma tendência progressiva de queda na duração destes matrimônios no país, segundo os dados colhidos nos últimos anos. "Isso indica que os casamentos têm durado menos. Em alguns lugares duram mais, como no Sul. Mas na maioria das regiões, observando-se pela série histórica, é perceptível o aumento do percentual dos casamentos que acabam antes dos dez anos. É uma mudança cultural, de costumes e de valores. Não se entende mais o casamento como algo que dura para sempre e ter filhos não é mais um impeditivo para o divórcio. Há também a facilitação jurídica, que deve ter seguido as mudanças culturais, como o divórcio feito em cartório e as modificações legais para um novo casamento", comentou a gerente das Estatísticas do Registro Civil, Klívia Brayner.



Três estudantes de medicina são presos por suspeita de falsificar documentação acadêmica

Foto: Divulgação

Três pessoas foram presas por suspeita de utilizar documentos falsos para entrar no curso de medicina de uma faculdade em Barreiras, no oeste do estado. O trio de estudas teria falsificado históricos escolares e utilizado os documentos no processo de transferência entre instituições de ensino supeior. De acordo com a Polícia Civil, as prisões foram cumpridas durante uma operação, na sexta-feira (18). Ao todo, 15 estudantes tiveram mandado de prisão decretado. Um outro suspeito, que estuda na Universidade Rio Verde, em Goiás, também foi preso nesta sexta. Os estudantes, segundo a polícia, apresentavam o documento que comprovava que estavam em determinado período, sem terem de fato cursado. Deste modo, conseguiam entrar na universidade em um estágio avançado do curso. Os jovens que foram presos em Barreiras, um homem e duas mulheres, são alunos da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Dois deles foram presos nas casas onde moram e um em um ônibus, a caminho da faculdade.



Lúpus - doença autoimune que afeta mais comumente as mulheres

Foto: Divulgação

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente. O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou desenvolver lentamente. Os sinais mais comuns são: fadiga, febre, dor nas articulações, sensibilidade à luz do sol, feridas na boca, queda de cabelo, vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz, ansiedade, mal estar. O reumatologista é o especialista que pode diagnosticar a doença, que irá orientar o paciente sobre a doença e possibilitar o tratamento mais adequado. Dr. Dimitri, especialista da Clínica Mais Vida, salienta que consultas médicas periódicas e seguimento do tratamento corretamente são fundamentais para se obter uma vida longa e com boa qualidade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.