ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Conquista: Justiça cassa mandato de vereador por denúncia de fraude em eleição

UniFG comemora 20 anos com expansão e objetivo de transformar mais vidas pela educação

Detran da Bahia implementa cartões de exames eletrônicos durante avaliações para CNH

Brumado: IMEP realizará Cruzada de Cura, Libertação e Milagres no Bairro São Felix

Brumado registra aumento de casos de chikungunya na zona rural

Dr. Felipe Leão, médico da Clínica Mais Vida, alerta sobre a importância da realização do check-up

Após dez meses de trabalho missionário, Jocum pretende construir sede própria em Brumado

412 mil baianos ainda não declararam imposto de renda; prazo acaba em uma semana

PM apreende homem por importunação sexual contra jovem em Aracatu

Presidente da Petrobras é demitido; Caio Mário Paes assume cargo

Varíola dos macacos já está presente em 12 países e já existe quarentena obrigatória para infectados

Vídeo mostra briga generalizada no Show de Gusttavo Lima em Brasília

O outro lado da história: Pai afirma que o parto da filha aconteceu em sua residência

Mãe mata filho de 5 anos em Vitória da Conquista; arma usada no crime pertence ao pai

Após suspender visita à Brumado nesta segunda-feira (23), Rui Costa anuncia para quarta-feira (25) assinatura de obras no município

Brumado: Projovem abre inscrições em Brumado; saiba mais

Brumado: Em coletiva, ACM Neto criticou atualização das alíquotas como fator para elevação do combustível na Bahia

RotSat: Rastreamento de veículos ou de sua frota!

Brumado: Município tem aumento de 100% em número de crianças com síndromes respiratórias

A Pax Nacional tem credibilidade e compromisso comprovado, não aceite imitações


Diretor do Sindae afirma que licitação para tratamento da água e esgotamento sanitário de Brumado 'não é legal'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um disputa que inclusive já foi parar no Poder Judiciário, leva o prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, a tentar privatizar o sistema de esgotamento sanitário (que não existe) e o tratamento da água, que atualmente ainda é distribuído pela Embasa. Em entrevista a imprensa brumadense e até mesmo em suas Lives semanais, o gestor sempre debate sobre o assunto, e garante que vai terceirizar os serviços na cidade. Em uma última fala do prefeito na rede social, ele destacou que o prazo final da Embasa seria o mês de março. Enquanto isso, a população se vê diante de um grande problema no qual já se prevê um "caos" na saúde pública. Nos últimos dias, vários casos de chikungunya começaram a surgir na cidade. Em um último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Município, cerca de 400 notificações foram realizadas, das quais, 140 deram positivo para a doença. Esta semana uma outra polêmica surgiu sobre o assunto da privatização do esgotamento sanitário e do tratamento da água. Em entrevista a Rádio Alternativa FM, o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae), Luís Giovani Andrade Santana, disse que o prefeito não conseguirá licitar os serviços em Brumado. "Os sistemas de saneamento não são isolados, eles são integrados. Se, por um lado, a captação é feita em Brumado, a distribuição é realizada em municípios da região. O sistema de cobrança de investimentos também leva em conta a região e não somente o município", afirmou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Conforme o diretor, para que a privatização dos serviços aconteça em Brumado, será necessário o apoio de toda Micro Região. "Se o prefeito inicie o processo licitatório, o Governo do Estado ou o Sindae irão tomar uma atitude para barrar o trâmite na Justiça. É um processo claramente ilegal", diz. Embora seja verdade, ainda é preciso avançar bastante nos investimentos em saneamento básico de Brumado, mesmo com a proposta de privatização sugerida pelo município. Todos os avanços rumo à universalização, ou seja, levar água e esgoto tratado à população é muito caro, e sem subsídio público, todos os investimentos terão que ser repassados para tarifa, ou seja, o consumidor é quem paga a taxa mais cara. Além disso, são inúmeros os exemplos malsucedidos de privatização, onde gestores municipais entregam esses serviços para empresas desconhecidas e desqualificadas, que muitas vezes nunca operaram um sistema de abastecimento de água. Essas empresas desembarcam nos municípios fazendo grandes promessas de obras de melhorias, inclusive de redução da tarifa, mas com o passar do tempo não entregam o que prometem e ainda impõe a população aumentos tarifários insuportáveis. 

 



Comentários

  • Sergio Mauro de Oliveira

    "O abuso que o Esado por seus governantes tratam do problema é de total irresponsabiidade. Um ex governador, aquele que trocou o nome da Fonte Nova por Arena Itaipava, chegou de muito ser cobrado pelo Prefeito Eduardo, que não falasse mais sobre o saneamento de Brumado. Ele tinha prometido e cumpriria a promessa. É inaceitável uma cidde de 70 mil habitantes, desses pr volta de 40 mil viverem sem uma rede de saneamento. O Prefeito está certo em privatizar o serviço de água e saneamento. Quem não tem competência, que não se estabeleça."

  • Edimilson Leite

    "Enquanto a quebra de braço não é definida Brumado sofre com esgoto a céu aberto em varia ruas do município. Uma Vergonha..."

Deixe seu comentário