ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado

Carro pega fogo e chamas atingem vegetação na Serra das Almas, entre Livramento e Rio de Contas

Reservatório se rompe em unidade de urânio da INB em Caetité; ANSN determina paralisação da área

MPBA recomenda restrições a paredões, fogos e escapamentos durante campanha eleitoral em quatro municípios da região de Livramento

Incêndio de grandes proporções destrói cerca de 50 km² de vegetação em Caetité

TCM-BA nega suspensão de licitação de R$ 6,8 milhões para implantação de 108 usinas solares em Lagoa Real

Brumado: Operação conjunta do 24º BPM e 20ª Coorpin cumpre buscas contra suspeitos de homicídio em posto de gasolina

Caminhão perde os freios, sai da pista e bate em poste na BA-148, em Livramento

Hemoba anuncia novas regras para doação de sangue a partir de outubro

Brumado: Ministério Público da Bahia abre inscrições para estágio de pós-graduação na área jurídica

Brumado recebe etapa do Campeonato Baiano de Pickleball neste fim de semana no IFBA

TJBA lança curso de Justiça Restaurativa para prevenir violência no futebol baiano

Brumado inaugura Unidade Verde e Azul, anexo do Hospital Municipal Magalhães Neto

Empregados da Caixa mantêm greve nacional após rejeição de proposta em assembleia

Brumado: fiscalização identifica extração irregular de areia na zona rural

Helicóptero que levava cantor Rick, da dupla com Renner, é localizado com cinco mortos em SC

Homem é preso com revólver e droga durante ação da PM no bairro Irmã Dulce, em Brumado

MPBA promove encontro regional para discutir implantação do serviço Família Acolhedora no Sudoeste


Paramirim: Moradores se manifestam contra obra do governo estadual na barragem do 'Zabumbão'

Foto: Divulgação

No próximo dia 17 deste mês, será realizada na cidade de Paramirim, uma manifestação contra uma obra do Governo do Estado da Bahia. A barragem do Zabumbão, localizada no município, foi construída na década de 1990 pela Codevasf e tem como objetivos perenizar o Rio Paramirim, contribuir para o desenvolvimento da agricultura irrigada e abastecer a população local com água potável. O reservatório possui capacidade máxima para acumular 60.800.000 m³ de água e, atualmente, atende Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo, totalizando cerca de 60 mil pessoas. Em 2015, o Governo da Bahia anunciou uma licitação com o objetivo de implantar uma adutora para levar água do Zabumbão a vários outros municípios da região. Se entrasse em operação, a barragem, que na época atendia 56 mil pessoas, passaria a abastecer mais 196 mil, totalizando 252 mil habitantes. Para se ter uma ideia da gravidade da proposta, em 31/10/2014, havia apenas 31.967.000 m³ no lago. Caso a região passasse por longo período de seca, como é de costume, a médio prazo, o funcionamento da adutora poderia, literalmente, secar a barragem.

 

Segundo Josilete Porto, representante da Associação dos Irrigantes do Vale do Paramirim, não havia qualquer viabilidade técnica para o projeto. Na época, a população se uniu e promoveu uma grande manifestação contra a obra. Pressionado, o Governo da Bahia suspendeu a licitação e firmou alguns compromissos com a sociedade. No entanto, até o momento, segundo Porto, apenas a construção do Plano da Bacia dos Rios Paramirim e Santo Onofre foi cumprido. Agora em 2021, o Governo, sem consultar a população, anunciou novamente a construção da adutora. Em tempo recorde, a licitação foi lançada e um consórcio de empresas foi declarado vencedor por mais de R$ 186 milhões. “Diferentemente de 2015, quando a licitação foi suspensa no início, hoje estamos na iminência da assinatura do contrato e da ordem de serviço para início das obras. Tudo foi feito de forma a evitar a mobilização popular”, destacou. Para Porto, há alternativas mais viáveis para abastecimento dos municípios vizinhos, a exemplo da construção das barragens do Rio da Caixa e do Rio dos Remédios e até mesmo uma adução direta a partir do Rio São Francisco. “Construir a adutora Zabumbão-Boquira colocará em risco não apenas o abastecimento dos atuais usuários, mas também dos habitantes dos demais municípios. A barragem não conseguirá atender quase 200 mil pessoas. Em alguns anos, ninguém terá água”, colocou. Para barrar a obra, a 'Frente Popular em Defesa do Zabumbão' irá realizar no próximo domingo, 17, outra grande manifestação popular com a participação dos habitantes dos quatro municípios abastecidos pelo Zabumbão. A concentração será em frente à rodoviária da cidade, com saída às 7h.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário