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Sites são alvos de ações pelas coligações

As mídias online estão sob os holofotes nas disputas judiciais relacionadas às eleições. Na Bahia, por exemplo, DEM e PT já travaram uma curiosa batalha por direito de resposta no Facebook. A ferramenta Eleição Transparente, um projeto da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com o Google Brasil, contabilizou, até a última sexta-feira, 5, 95 ações na Justiça que tentam proibir informações sobre candidatos. Dessas, 75 são diretamente contra o Google. Do total, 55 pedem a retirada de conteúdo do YouTube, plataforma para veiculação e compartilhamento de vídeos.

 

Em relação à Bahia a ferramenta tem até agora cinco ações contabilizadas. Elas foram movidas pelo PT (3), PMDB (1) e PSB (1). "O projeto surgiu da observação de que em período eleitoral existe aumento das solicitações de remoção de conteúdo e proibições para que jornais ou sites divulguem informações sobre candidatos", diz Guilherme Alpendre, secretário executivo da Abraji.

 



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