ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Número de candidatos que se apresentam com identidade religiosa bate recorde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os termos “pastor”, “bispo” e “padre” aparecem em quase mil apresentações dos candidatos ao Legislativo e ao Executivo no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo jornal O Globo, 902 candidatos se declararam como ocupantes em cargos como “sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa” ou exibem associações a alguma religião em seus nomes que vão aparecer nas urnas. O número representa um recorde no último século e equivale a cerca de 25% a mais do que em 2018. O levantamento aponta ainda que a maior parte dessas candidaturas está em partidos do Centrão, como Republicanos e PL, e em outras siglas próximas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), como o PTB. Entre os partidos de esquerda, todas as siglas ficaram em patamares iguais ou inferiores quando comparado às candidaturas com este perfil em 2018. A exceção foi o PDT, que teve um salto, puxado pelo crescimento de candidaturas com nomes ligados a religiões de matriz africana. As siglas de esquerda são as que menos lançaram esse tipo de candidatura em 2022, cenário diferente de 2002, na primeira eleição do ex-presidente Lula. À época, PT e PSB estavam entre os cinco partidos com maior número de candidatos identificados com religiões.



Anvisa permite importação excepcional de remédios e vacinas para varíola dos macacos

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (19), a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola dos macacos.  A medida foi liberada em caráter excepcional e temporário pela diretoria colegiada da Anvisa, que a aprovou por unanimidade. Com a medida, o Ministério da Saúde vai conseguir importar remédios e imunizantes que ainda não são registrados pela Anvisa. Para isso, a pasta vai precisar pedir que o órgão dispense o registro e, a partir dos dados apresentados, a Anvisa avaliará se fará a dispensa momentaneamente. Além disso, a medida vai simplificar a análise de documentos e facilitar o acesso da população aos medicamentos ou vacinas. O MS deve, no entanto, ficar responsável por assegurar o monitoramento do uso e validade dos remédios, que só vão ter o uso liberado após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).



Endocrinologista pediatra da Clínica Mais Vida alerta sobre cuidados com exercícios físicos

Foto: Divulgação

Você sabia que: a atividade física exaustiva, principalmente quando associada a alguma restrição dietética, afeta o crescimento e o desenvolvimento da puberdade das nossas crianças e adolescentes? A endocrinologista pediatra da Clínica Mais Vida, Dra. Aruze Tanajura observa que o fascínio, nos dias atuais, pelos corpos “sarados”, leva muitos adolescentes, desde muito jovens, a praticarem musculação pesada, antes do fim da puberdade. E isso não é recomendado. A musculação, orientada por um profissional capacitado pode ser realizada quando o corpo da criança tiver se desenvolvido por completo, após o pico do estirão. Dr. Aruze orienta que enquanto isso, crianças e adolescentes devem praticar diferentes modalidades esportivas (como natação, futebol, ballet, dança, judô, entre outros), sempre com a supervisão de um profissional e programada adequadamente para cada faixa etária. Essas atividades, além de ajudar a melhorar a densidade mineral óssea, são parte da vida saudável das nossas crianças e adolescentes, desde que não haja nenhuma outra contra indicação. Exercícios de força recomendados, apenas aqueles utilizando o próprio peso do corpo, sem treinos exagerados. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Guarda municipal não atua como força policial, decide STJ

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou na quinta-feira (18), o entendimento de que a guarda municipal não pode atuar como força policial. A justificativa é que a força não está entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição Federal. Assim, sua atuação deve estar limitada à proteção de bens, serviços e instalações do município. Para a Sexta Turma da Corte, somente em situações excepcionais a guarda pode atuar como força policial, fazendo abordagem de pessoas e busca pessoal. O entendimento tornou-se oficial no julgamento em que foram declaradas ilícitas as provas colhidas em busca pessoal feitas pela guarda em um patrulhamento rotineiro. Conforme o ministro Rogerio Schietti Cruz, relator do caso, o real objetivo da guarda vem sendo deturpado ao ponto dos integrantes estarem equipados com fuzis e armamento de alto poder ser “letal”. Para ele, isso altera a denominação dos guardas para “polícia municipal”. Cruz também disse que a Constituição exclui, de propósito, a guarda municipal do rol dos órgãos de segurança pública, estabelecendo atribuições e limites à corporação. O magistrado reafirmou que a guarda deve apenas proteger bens, serviços e instalações da cidade, sem a amplitude da atuação da polícia. A PM e a Polícia Civil está sujeita a um controle externo do Ministério Público e do Poder Judiciário. Já a guarda, responde, de forma administrativa, aos prefeitos e às corregedorias internas. 

 



CIPRv apreende 2 kg de maconha em ônibus interestadual próximo a Caetité

Foto: Divulgação

A 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (2ª CIPRv) apreendeu na quinta-feira (18), cerca de 2 kg de maconha em um ônibus interestadual. Segundo a Companhia, a guarnição abordou o veículo que fazia linha São Paulo/Ipupiara na BA-156, na cidade de Caetité. Durante a fiscalização do compartimento de bagagens, a polícia notou um forte odor de substância análoga à maconha exalando de uma caixa. Ao abri-la, confirmou se tratar de substância análoga ao referido entorpecente. A guarnição da CIPRv encontrou três tabletes da substância pesando 2 kg. Diante dos fatos, todo material apreendido foi conduzido e apresentado à delegacia de Caetité para a adoção das medidas legais cabíveis.



Brumado: Policial de folga identifica foragido de unidade prisional e aciona guarnição da 34ª CIPM

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na quinta-feira (18), um detento que havia sido beneficiado com a saidinha temporária foi localizado no centro de Brumado por um policial militar que estava de folga. O foragido da justiça não tinha retornado para a unidade prisional, conforme estabelecido pela justiça. Segundo a 34ª CIPM, após reconhecer o indivíduo, o policial deu voz de prisão e acionou a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). O homem foi conduzido para a Delegacia de Brumado. Agora, ele vai continuar cumprindo a pena pelo crime de roubo.



Homem desmaia após explosão de pneu em borracharia no Oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Vídeo

Um homem desmaiou depois de uma explosão quando enchia o pneu em uma borracharia em Tabocas do Brejo Velho, no Oeste baiano. Segundo o G1, a vítima foi o dono da borracharia, identificado como Nael Santos da Mata, de 29 anos. O fato ocorreu na última quarta-feira (17). Na explosão, o homem foi arremessado e o pneu subiu que chegou a quebrar o teto do estabelecimento. Câmeras de segurança flagraram o momento do ocorrido. Apesar do susto, o dono do estabelecimento e outras duas pessoas, que estavam no local, não ficaram feridas. Nael desmaiou, pelo susto, mas passa bem. Veja:





Brumado tem redução de 40% em crimes violentos letais intencionais no 1º semestre de 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) divulgou os dados do primeiros seis meses de 2022, que apresentaram uma redução nos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados oficiais foram publicados na última quarta-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE). Na Bahia, de 1 de janeiro a 30 junho de 2022, o Estado contabilizou 2.630 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), 328 casos a menos do que no ano passado, quando foi contabilizada 2.958 mortes. Na Região Sudoeste, o destaque foi para o município de Brumado que teve uma redução de 40% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Em 2022, o município contabilizou 12 casos de CVLIs, 8 casos a menos do que 2021, onde foram contabilizados 20 mortes. Atualmente a região sudoeste detém a segunda maior taxa populacional, com mais de 2,1 milhões de habitantes. Esses dados serão considerados para o pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) realizado pelo governo da Bahia, para as equipes que conseguiram reduzir as mortes violentas no primeiro semestre do ano, após atingirem e ultrapassarem a meta de 6% de redução.

 



Bahia registrou 138 denúncias desde 2019 sobre trabalho escravo

Foto: Divulgação l MPT

A descoberta do caso em que uma mulher grávida foi resgatada em condições de trabalho análogo a escravidão, na cidade de Santa Terezinha, no Recôncavo baiano ocorreu a partir de denúncia encaminhada pela Promotoria de Justiça. Apesar disso, desde 2019, a Bahia recebeu 138 denúncias sobre possíveis casos como esse, porém apenas 16% delas foram fiscalizadas. Os dados foram obtidos pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria de Trabalho (STRAB) e subordinada ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Das 138 denúncias desde 2019 sobre trabalho análogo a escravidão, 23 delas foram fiscalizadas pelos órgãos competentes. Em toda a Bahia, denúncias deste tipo foram registradas em 67 cidades do estado. Como exemplo, no Brasil, em julho de 2022, foram 170 denúncias registradas sobre a temática, nenhuma delas foi fiscalizada. No mês anterior, em junho de 2022, foram 147 denúncias no Brasil com 2 fiscalizações.



Guanambi: Carro capota e médico sai ileso de acidente na 'Curva da Morte'

Foto: Reprodução l Rede Social

Um médico conseguiu sair ileso após o veículo que dirigia colidir e capotar em um trecho conhecido como “Curva da Morte”, trecho da BR-030 de Guanambi, Sudoeste baiano. Segundo apurou o site 97NEWS, o fato ocorreu na quarta-feira (17). A informação foi confirmada a pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran). Ainda segundo o órgão, o profissional de saúde, que não teve a identidade revelada, colidiu na traseira de um veículo Corolla, após perder o controle da direção. Após o capotamento, o veículo dirigido pelo médico ficou com as quatro rodas para cima. Com o acidente, o trânsito ficou lento na rodovia. Os ocupantes do carro atingido não ficaram feridos também. 



Pedestres se arriscam atravessando fora da faixa no centro comercial de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nas ruas e avenidas de Brumado, os pedestres têm arriscado suas vidas ao deixarem de usar a faixa de travessia exclusiva. O comportamento é errado e pode trazer graves consequências como atropelamentos e mortes. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) prevê multa ao pedestre pela desobediência à lei. A reportagem do 97NEWS foi até as ruas, nesta quinta-feira (18), depois de receber uma reclamação de uma leitora que passa todos os dias pela no cruzamento entre a Rua Coronel Tibério Meira, com as ruas Dr. Mário Meira e Dr. Marcolino Moura. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nas imagens feitas pela reportagem, homens, mulheres, jovens, idosos, e até famílias inteiras atravessaram a via fora da faixa de pedestre. As mães que estavam com crianças no colo, colocam os menores em risco. Outra reclamação é a falta da sinalização semafórica para o pedestres, que há vários anos foi removida por veículos pesados e não houve a reinstalação por parte da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).



Adolescente de 15 anos usa a rede social para denunciar abuso sexual em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Ilustrativa

Uma adolescente de 15 anos que mora no município de Livramento de Nossa Senhora, na região Sudoeste, usou as redes sociais para denunciar que foi vítima de abuso sexual. Ninguém ainda foi preso e, segundo informou a Polícia Civil, um inquérito policial foi aberto e os suspeitos, que são da mesma família, vão ser ouvidos. Na última terça-feira (16), a menor usou as redes sociais para denunciar o crime. Em seu relato, ela afirma que os atos foram praticados por quatro pessoas e que nunca pôde contar para ninguém por questão de medo. “Fui para a delegacia dia 26 de julho e fiz um Boletim de Ocorrência. Minha mãe ficou de boa nas primeiras semanas. Mas familiares colocaram coisas na cabeça dela e ela entrou em depressão. Um tio e algumas pessoas colocaram coisas na cabeça da minha mãe para retirar a queixa e ela me pediu pra eu retirar”, diz no relato. Conforme a vítima, um tio a levou até a delegacia acompanhada de um advogado e que a mandou mentir. "Na hora de depor ele me chamou pra fora da delegacia e mandou eu mentir. Tive que mentir na frente do delegado. Obrigado por fazer minha vida um inferno", escreveu. Segundo apurou o site 97NEWS junto a Polícia Civil de Livramento, a vítima procurou a delegacia e prestou dois depoimentos. No primeiro ela relatou os detalhes dos abusos. Já no segundo, conforme a Polícia, a menina disse que queria mudar o depoimento. Ainda conforme a Polícia, a menor foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado onde foram feitos exames, e o laudo pericial já confirma os abusos. Conforme as investigações, a menina vem sendo abusada desde os 10 anos de idade. Durante a segunda visita a Delegacia local, a família tentou retirar a queixa, o que é impossível perante ao crime de ação penal incondicionada. O inquérito segue na Delegacia de Livramento de Nossa Senhora.



Homem é morto a tiros e pedradas em Coaraci

Foto: Reprodução l Google Maps

Um homem foi morto a tiros e pedradas na última terça-feira (16) em Coaraci, Sudoeste da Bahia. Ele foi identificado como Jefferson dos Santos Souza, de 26 anos. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na Rua Santa Bárbara, no bairro Maria Gabriela, e ninguém havia sido preso até a tarde da quarta-feira (17). A autoria e motivação do crime são investigadas pela Delegacia Territorial (DT) de Coaraci.



Celular explode enquanto criança de 6 anos assistia vídeo no interior do Ceará

Foto: Arquivo da família

Um aparelho celular explodiu quando era usado por um garoto, de 6 anos, em uma casa no centro de Quiterianópolis, no interior do Ceará, na manhã da última terça-feira (16). O garoto, que tem diagnóstico de autismo, não sofreu ferimentos. De acordo com a mãe, a professora Maria Eugênia, o filho assistia vídeos quando o aparelho começou a soltar fumaça. Percebendo o perigo, a mãe retirou o filho de perto do celular que começou a inchar e explodiu. O pai da criança chutou o aparelho e jogou bastante água e a fumaça parou. Segundo Maria Eugênia, o aparelho tinha um ano de uso, e nunca havia tido problema semelhante. O menino não sofreu queimaduras e passa bem. O celular teve perda total e foi descartado pela família.



Guanambi: Jovem de 24 anos tem perna amputada após acidente de moto

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma colisão entre um carro e uma motocicleta aconteceu na tarde da última terça-feira (16), no bairro de Candeal, município de Guanambi. Segundo a ocorrência, o condutor da moto, de 24 anos, teve fratura exposta em uma das pernas, resultando na amputação. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran), o motociclista licenciado em Caetité, foi arremessado a 10 metros. Após a colisão, o motorista do veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e levou a vítima para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Após denúncia anônima no Centro Integrado de Comunicação (Cicom), o veículo envolvido no acidente foi localizado e apresentado na delegacia, onde a ocorrência foi registrada.



Vitória da Conquista: Boliviana é presa com cocaína encontrada dentro de saco de 'batatas'

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite desta quarta-feira (17), uma mulher de 37 anos com vários quilos de drogas. Segundo a PRF, a equipe fiscalizava na altura do quilômetro 830 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, quando deu ordem de parada a um ônibus de viagem, que seguia de São Paulo com destino a Maceió (AL). Ao subirem no veículo, os PRFs perceberam que uma das passageiras demonstrava um certo desconforto com a ação policial e bastante nervosismo. Ela também deu informações desencontradas sobre o motivo da viagem e disse ainda que além da bagagem pessoal estava transportando um saco com batatas. Em razão da suspeita e após a entrevista, eles resolveram fazer uma fiscalização no bagageiro externo do ônibus, quando encontraram dentro de um saco, centenas de cápsulas, aparentando ter algo escondido em seu interior. A equipe abriu o material e após ser realizado o narcoteste, deu positivo para cocaína, pesando ao todo três quilos da droga. Questionado, a passageira que reside na Bolívia disse que saiu de Santa Cruz La Sierra, recebeu a droga em Corumbá (MS) e ganharia 500 dólares quando entregasse o produto ilícito na cidade baiana de Feira de Santana. A mulher foi presa em flagrante e encaminhada para a Delegacia.



Site do governo da Bahia é suspenso após decisão judicial

Foto: Reprodução

Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicada na quarta-feira (17) determinou a remoção imediata de notícias referentes a obras realizadas pelo Governo da Bahia, que continuavam disponíveis na página oficial do estado, sob pena de multa diária no valor de R$ 20 mil. A deliberação atendeu a uma representação da coligação do candidato ao governo da Bahia ACM Neto (UNIÃO) contra o governador Rui Costa (PT). Por lei, está proibida a exposição de publicidades institucionais dos atos de governo desde julho deste ano, pela possibilidade de afetar a lisura do pleito. As notícias do governo do estado foram publicadas em datas anteriores ao período vedado, mas continuavam no site. A decisão considerou que "a manutenção da publicidade pode afetar a igualdade de oportunidades entre os concorrentes, beneficiando o candidato apoiado pelo representado".



Bahia registra 5 mortes e 1.170 novos casos de Covid em 24h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia registrou cinco mortes e 1.170 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, segundo mostrou o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), nesta quarta-feira (17). Com isso, o estado chega a 30.529 mortes pela doença desde o início da pandemia. Atualmente, 1.350 casos encontram-se ativos. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da doença continua baixa, com 26% dos leitos ocupados em todo o estado. Até o momento a Bahia contabiliza 11.664.869 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.833.690 com a segunda dose ou dose única, 6.988.393 com a dose de reforço e 1.738.364 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.021.587 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 633.570 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 22.681 tomaram a primeira dose.



Câmara Municial promulga lei que autoriza o poder Executivo a instituir o “Programa de Incentivo ao Produtor – PIP” no município de Brumado

Foto: Divulgação l CMB

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, Verimar Dias da Silva Meira, publicou a Lei nº 1.948, de 3 de agosto de 2022, que autoriza o poder Executivo a instituir o “Programa de Incentivo ao Produtor – PIP” no município de Brumado. Dessa forma, ficou promulgado o projeto de lei nº 019/2022, de autoria do Vereador Beto Bonelly, aprovado por unanimidade pelos membros do Legislativo Brumadense, que havia sido vetado pelo poder executivo municipal. Vale lembrar que o legislativo derrubou o veto do Prefeito Municipal a esse projeto. Assim, a Prefeitura Municipal fica autorizado a disponibilizar profissionais qualificados para fornecer consultas, assessorar e auxiliar os produtores rurais de baixa renda do município. Os profissionais disponibilizados deverão ser qualificados nas seguintes áreas:

  • Medicina Veterinária;
  • Técnico em Agricultura;
  • Técnico em Agropecuária;
  • Advogado.

Os agricultores interessados neste serviço devem se inscrever junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.