ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Dr. Ítalo Filipe: Coloproctologista da Clínica Mais Vida fala sobre importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

Sangue nas fezes. Devo me preocupar?

É comum sentirmos preocupação com a presença de sangue nas fezes. Acredite: essa queixa é mais comum do que você imagina. E o grande medo das pessoas é: - Será que estou com câncer no intestino?

Dr. Ítalo Filipe, especialista da Clínica Mais Vida, explica que uma das queixas mais comuns no consultório de Proctologia é o sangramento nas fezes. Mas apesar de gerar certa preocupação e apreensão, raramente os pacientes procuram o médico no primeiro episódio, a não ser em sangramentos de grande volume ou acompanhados de dor intensa, justamente pelo constrangimento que esse assunto causa.

Grande parte dos diagnósticos relacionados a esse sintoma são doenças benignas que respondem muito bem ao tratamento clínico. Quais são as causas mais comuns de sangramento nas fezes?

1. Hemorroidas correspondem a maioria dos casos. Sua característica é um sangue vermelho vivo, indolor e eventualmente com aparecimento de “bolinha” na borda do ânus que retorna sozinha ou com necessidade de introdução com o dedo, dependendo do estágio em que se encontre.

2. Fissura anal, por sua vez, causa sangramento em pequena quantidade, doloroso, muitas vezes descrito como “faca passando pelo ânus”, sem lesões externas.

3. Pólipo intestinal (crescimento ordenado de células da parede do intestino) também pode ser fonte de sangramento nas fezes, mas geral, são pequenos, muitas vezes oculto e microscópicos. Quando o pólipo é grande, ele elimina juntamente com o sangue, certa quantidade de muco, podendo causar outros sintomas a depender da localização onde se encontra.

4. Doenças inflamatórias intestinais podem causar fezes com sangue, em geral, também acompanhado de muco, indolor. Seu quadro é mais exuberante, associado a dores abdominais e diarreia em diversos episódios ao dia.

5. Doença diverticular do cólon, muitas vezes confundida com a diverticulite, causa sangramentos nas fezes intensos que, na maioria das vezes motiva a busca pelo pronto socorro, pela gravidade potencial do quadro.

6. Câncer de intestino, o que inclui o câncer de reto, pode se manifestar dessa forma. Nessa doença a eliminação de sangue nas fezes pode estar associada com muco e sensação incompleta de vontade de evacuar. O diagnóstico precoce é um dos principais pilares do sucesso no tratamento.

7. Retite actínica, é uma doença causada pela inflamação que ocorre no reto após tratamento de radioterapia para câncer de útero ou próstata. É um sangramento nas fezes indolor, podendo variar na quantidade e recorrente.

Quando procurar um proctologista? Todo sangramento nas fezes deve ser avaliado por médico especialista a fim de diagnosticar com precisão a causa, orientar o tratamento adequado e evitar possíveis complicações futuras.

O diagnóstico de cada doença se baseia na história que o paciente conta associado ao exame físico e complementado com exames endoscópicos que mostrem a região anal, o reto e o intestino, a depender da indicação de cada paciente.

Dr. Ítalo adverte que é válido deixar claro que o sangue nas fezes pode ser mais comum do que se pensa, mas é necessário buscar por um médico especialista para saber se a causa é mais simples ou não. O especialista estará atendendo na Clínica Mais Vida no próximo dia 30 de junho. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário