ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol


Brumado: Após pacientes testarem positivo para a Covid-19, nefrologista destaca protocolos no Instituto de Nefrologia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a confirmação de que três pacientes que faziam hemodiálise em Brumado testarem positivo para a Covid-19, o nefrologista Paulo Roberto, que também é diretor clínico do Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (INEB) onde o tratamento é feito, explicou quais os cuidados que estão sendo tomados em relação à situação. “Nós tivemos três casos que foram de pacientes que estavam em tratamento no INEB, mas que foram transferidos para outra unidade em Vitória da Conquista. Hoje, nós não temos nenhum paciente dialisando com a Covid-19, e alguns pacientes de outros municípios já foram testados e todos deram negativo para o vírus. Então graças a Deus, nós também não temos nenhum óbito", disse. 
Segundo ele, os pacientes atendidos pela clínica são do grupo de risco por apresentarem comorbidades como: idoso, hipertensos, diabéticos, tabagistas e obesos. De acordo com o especialista, a partir dai, desde março, foi inicializado um protocolo de segurança antes mesmo que a Vigilância Epidemiológica fizesse a orientação. "Nós começamos nossos protocolos de contenção, capacitação, não só dos pacientes, como também dos profissionais que aqui atendem. Além disso, adotamos um rastreamento dos pacientes desde a saída de sua cidade até a chegada aqui na clínica. Lembrando que são pacientes que veem no INEB três vezes por semana, então eles são monitorados de forma intensa devido a variedade de locais que eles moram", disse Roberto. A forma como o novo coronavírus chegou aos pacientes ainda está sendo apurada. A unidade de saúde atende 187 pacientes, nos 21 municípios pactuados em Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Questionado sobre uma possível interdição no tratamento dos pacientes, caso haja novos positivos para o coronavírus, o médico ressaltou que a possibilidade está descartada, já que a dialise é essencial para a saúde e sobrevivência dos assistidos pelo INEB. "Na realidade nós somos um hospital [dia], somos uma extensão de uma unidade hospitalar onde é específico para o tratamento de pacientes renal crônico, esse paciente necessita para sobreviver desse tratamento. São três vezes por semana com duração de quatro horas. Então se você para um serviço desse, você tem um número imenso de mortes. Não é um serviço que não pode parar de forma alguma, porque a consequência disso é a morte", relatou o diretor clínico. Sobre os protocolos, caso novos pacientes voltem a testar positivo para a Covid-19, Paulo Roberto ressalta que o INEB possui dois procedimentos na unidade: os pacientes com suspeitas e os que estão confirmados com ambientes separados para cada caso. "Nós separamos estes pacientes em uma área isolada, onde eles são dialisados no último turno devido a facilidade de ter uma desinfecção mais apurada no ambiente. Além disso, utilizamos mais recursos de EPIs, não só do funcionário, quanto o do pacientes que inclusive usam capacetes de proteção facial. Os que forem confirmados com o vírus, após 14 dias, nós reavaliamos esses pacientes no qual verificamos se ele tem condições de sair do isolamento, ou se manteremos ele durante mais sete dias, ou até ele estabilizar o quadro clínico", afirma Paulo Roberto diretor clínico do Instituto de Medicina e Nefrologia da Bahia (INEB), em Brumado.  

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário