ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Bahia chega a 101 casos de varíola dos macacos

Foto: Divulgação

A Bahia chegou a 101 casos de varíola dos macacos, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na quarta-feira (14). Desses, 67 foram registrados em Salvador. Feira de Santana tem seis casos confirmados; Conceição da Feira, quatro; Lauro de Freitas, três; Vitória da Conquista, três; Maracás, dois; Santo Antônio de Jesus, 2; e um em Cairu, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Ilhéus, Irecê, Itabela, Jeremoabo, Juazeiro, Mutuípe, Pé de Serra, Teixeira de Freitas e Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem 392 casos notificados suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial. 



Polícia da Bahia realiza mega operação na capital e no interior

Foto: Divulgação

Mais de 400 policiais cumprem, na manhã desta quinta-feira (15), mandados de prisão e busca e apreensão contra grupos criminosos responsáveis por vários homicídios e tráfico de drogas em Salvador e no interior do estado. A Operação Araitak é liderada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).  “Os mandados decorrerem das investigações que tramitam há mais de um ano, com foco no combate às organizações criminosas que impactam em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) nas áreas conflagradas, identificadas no plano estratégico do Departamento de Homicídios”, explicou a diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro. A mega operação conta com o apoio operacional da Coordenação de Operações Especiais (COE), Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), Departamento de Polícia do Interior (Depin), Departamento de Investigação Policial (DIP), Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Departamento de Polícia Metropolitana (Depom)  Assessoria Executiva de Operações Judiciária (AEXPJ) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter). A ação também conta com a participação de equipes da Superintendência de Inteligência (SI/SSP), Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a Polícia Militar, por meio das unidades do Bope, CPE, COPPM, Patamo, Cipe Polo, CPRC Central, CPRC BTS, Rondesp, Esquadrão Águia, BPRV Tor, as 18ª, 19ª, 31ª, 47ª Companhias Independentes de Polícia Militar auxilia nas diligências.  O DHPP no processo da investigação também contou com a parceria do Ministério Público da Bahia - através do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador (Vorcrim).



Fabrício Abrantes faz convite para caminhada nesta quinta-feira

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-candidato a prefeito de Brumado, o empresário Fabrício Abrantes (União) dez um convite a população brumadense para a caminhada que ocorrerá nesta quinta-feira (15), em Brumado. Por meio das redes sociais ele citou: “Dois de outubro está chegando, precisamos unir forças para mudar o rumo da nossa cidade. Nesta quinta-feira às 18h30, vamos nos concentrar na Avenida Centenário, [Praça do Comand], para a primeira caminhada com os nosso candidatos a deputados”.



Datafolha: ACM Neto mantém liderança na disputa ao governo da Bahia

Foto: Divulgação

O candidato do União Brasil, ACM Neto, mantém a liderança na disputa ao governo da Bahia, com 49% das intenções de votos,  já Jerônimo Rodrigues, do PT, segue com 28%, segundo a nova pesquisa Datafolha, contratada pela Rádio Metropole. O bolsonarista João Roma (PL) apareceu com 7%, oscilando 1 ponto percentual (pp) na comparação com o levantamento anterior.  A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (14) é a segunda da Datafolha, mas a primeira realizada após o início do horário eleitoral, que começou em 26 de agosto. Os votos em branco e nulo somaram 6%. Já os que não souberam responder são 8%. A pesquisa ouviu 1.212 eleitores, e foi feita entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa registrada no TSE : BA-05325/2022 e BR-07455/2022.



Brumado: PM apreende aproximadamente 1 kg de maconha no bairro do Mercado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

A Polícia Militar apreendeu aproximadamente 1kg de maconha em uma construção abandonada no bairro do Mercado, em Brumado, na noite desta terça-feira (13). Ninguém foi preso. “Por volta de 20h, em rondas pela Rua Princesa Leopoldina [Rua das Pedrinhas], a guarnição de motopatrulhamento realizou averiguações, tendo encontrado e apreendido certa quantidade de substância análoga a maconha, a qual estava escondida em uma casa desabitada, onde seria comercializada", explica a nota da 34ª CIPM. Ainda conforme a Companhia, homens que estavam em frente a residência fugiram pelo Rio do Antônio ao avistar a guarnição se aproximando. O material apreendido foi levado e apresentado na Delegacia de Brumado. Além da droga, 02 balanças de precisão e embalagens plástica foram apreendidas. A 34ª CIPM rerforça que qualquer ação suspeita de criminosos, a população pode usar o Disk Denúncia da PM: (77) 99828-0315 (WhatsApp). 



Brumado: Avenida Centenário passa a ter novo limite de velocidade, 40km/h

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Avenida Centenário, um dos principais corredores comerciais e de acesso a cidade de Brumado, vai ter um novo limite de velocidade: 40km/h. A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), começou a implantar a sinalização, na tarde desta terça-feira (13). A medida faz parte de um conjunto de intervenções de segurança viária que objetiva moderar a velocidade em vias com alta taxa de acidentalidade. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a conclusão da sinalização, será dado um período educativo para os condutores se adaptarem à mudança. A avenida também recebe radares eletrônicos. Segundo o coordenador de educação no trânsito da SMTT, Jansen Ricardo, a velocidade excessiva é o principal fator de risco de acidentes, responsável por várias colisões e lesões nas vítimas.



Brumado: Presidente de associação é esfaqueado dentro de casa no bairro São José

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O presidente da Associação de Moradores do bairro São José, Ivan Oliveira, foi esfaqueado dentro da casa dele, em Brumado. O crime aconteceu na manhã do último domingo (11). A vítima foi socorrida e ainda está no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, mas passa bem. Segundo Ivan, o suspeito seria um cantor o qual ele foi empresário por alguns meses. De acordo com a vítima, ele estava sozinho em casa quando foi surpreendido pelo suspeito. "Ontem por volta de 6h30 da manhã tentaram me matar dentro de casa. Não sei qual o motivo. Fui esfaqueando com vários golpes, e pra não furar minha barriga, eu coloquei a mão e a faca atravessou e cortaram os três tendões. Tô internado pra ver se tento recuperar", disse Oliveira ao site 97NEWS. Depois da agressão, conforme a vítima, o suspeito fugiu. Nesta segunda-feira (12), Ivan passou por cirurgia e passa bem. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Brumado.

 



Delegado Titular de Brumado participa da força-tarefa que investiga ataques em indígenas no sul da Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Uma força-tarefa montada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), que tem como objetivo impedir novos conflitos entre fazendeiros e indígenas, foi enviada ao extremo sul da Bahia, na terça-feira (13). Dentre os integrantes do grupo, está o Delegado Titular de Brumado, Paulo Henrique de Oliveira. A ação visa identificar e prender os envolvidos na morte de um adolescente Pataxó de 14 anos, em Prado. A equipe conta com integrantes das polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal (PRF). 

Foto: Divulgação

A força-tarefa foi criada após uma reunião de lideranças indígenas com o secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, na última sexta-feira (9), em Salvador. Na última segunda-feira (12), grileiros voltaram a atacar indígenas Pataxós na Aldeia Nova, que fica na cidade de Prado, extremo sul da Bahia. Para escapar dos tiros, homens, mulheres, crianças e idosos precisaram se refugiar nas matas. Ao todo, 38 famílias indígenas são vítimas dos ataques. 



Cresce uso de cigarro eletrônico entre adolescentes em Brumado

Foto: Reprodução

Pesquisas recém publicadas no Mundo mostram que jovens estão cada vez mais fazendo o uso de cigarro eletrônico nos últimos dois anos. A porcentagem de jovens que já experimentaram o produto, também conhecido como 'vape', aumentou. Um levantamento também mostrou que cerca de 52% dos jovens que usaram os vaporizadores preferem os pods descartáveis. Embora seja ilegal vender esse tipo de produto para menores de 18 anos no Brasil, as mídias sociais mostram com frequência postagens de adolescentes mostrando os cigarros e falando sobre os sabores, que incluem limonada rosa, banana morango e manga, o que pode ser uma influência. Em 2013, apenas 3% dos adolescentes de 11 a 15 anos disseram que já tinham fumado, mas o número aumentou para 8% em 2020 e 10% em 2022. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Em Brumado, é perceptível o crescimento do uso do cigarro eletrônico, principalmente em eventos e shows. Ao site 97NEWS, alguns jovens que preferiram manter o anonimato, relataram que, na maioria das vezes, compram o produto na internet, mas que existem vendedores na cidade. "As vezes a gente compra na internet, porque é mais barato, mas aqui na cidade também tem pessoas que vendem nas redes sociais", afirmou um dos jovens. Eles afirmam que os cigarros eletrônicos fazem menos mal que os convencionais -- o que não tem confirmação científica. "Não há forma segura ou menos pior de tabagismo. Além da nicotina, que todos sabemos que causa câncer, os dispositivos eletrônicos liberam uma série de substâncias tóxicas", alerta o Ministério da Saúde.



Influenciador 'Luva de Pedreiro' anuncia fim da carreira e apaga vídeos da rede social

Foto: Divulgação

A carreira de influenciador digital de Iran Ferreira, mais conhecido como 'Luva de Pedreiro', aparentemente chegou ao fim. A informação foi revelada pelo próprio jovem baiano na terça-feira (13), em um vídeo no Instagram que pegou seus milhões de seguidores de surpresa. "Fala minha tropa. Todo mundo está pensando que fui hackeado, mas não fui hackeado. Eu que apaguei os vídeos mesmo e parei. Vou viver minha vida normal e sossegado daquele jeito. A equipe que estou é a melhor do mundo. É tudo gente boa e faz parte da minha família, mas essa foi uma decisão minha", disse o influencer na gravação. Na postagem, a única agora disponível em seu perfil no Instagram, ele afirmou ainda que vai cumprir os contratos já assinados com as marcas que o patrocinam. E logo após o fim destes acordos, Luva não quer fazer mais nenhum vídeo, pois pretende voltar à "vida normal" de antes da fama. Esta não é a primeira vez que Luva de Pedreiro dá uma pausa na carreira. Pouco tempo depois da publicação, o ex-jogador de futsal Falcão, atual empresário de Luva de Pedreiro, se pronunciou, apoiando a decisão do seu agenciado. “Amigo, descanse! Viva sua vida como você decidir. Estamos aqui sempre para te apoiar. Não esqueça que você faz muita gente feliz”, declarou, em comunicado.



Setor de serviços cresce 1,1% em julho, diz IBGE

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O volume de serviços no país registrou crescimento de 1,1% em julho, na comparação com o resultado de junho deste ano. Essa é a terceira alta consecutiva do indicador, que hoje está 8,9% acima do patamar de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de Covid-19. As informações são da Agência Brasil. No entanto, o setor ainda está 1,8% abaixo de seu patamar recorde, atingido em novembro de 2014. O resultado do setor indica altas de 6,3% na comparação com julho do ano passado, 8,5% no acumulado do ano e de 9,6% no acumulado de 12 meses. Os dados foram divulgados na terça (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Organização especializada em falsificação de documentos é alvo de operação na Bahia

Foto: Divulgação l PF

Uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade (RG) e de fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e Auxílio Emergencial, é alvo da Operação Simulatum, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14). Mais de 50 policiais, com a participação do Grupo de Pronta Intervenção-GPI da SR/BA, cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Pernambuco. De acordo com a PF, as investigações iniciaram a partir de uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo criminoso a fim de realizarem saques de benefícios em nome de terceiros com documentos falsos, bem como o uso destes em face de órgãos federais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a apuração, com as fraudes relacionadas à comercialização de CNH, estima-se que os suspeitos causaram cerca de R$ 5 milhões, já em relação às fraudes nos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões. 



Brumado: Veículo é tomado de assalto próximo a Vila Presidente Vargas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No fim da tarde desta terça-feira (13) por volta das 18h40, um veículo Honda Civic LXS, de placa JSE1F17, do município de Caculé (BA), foi tomado de assalto na BR-030, próximo Vila Presidente Vargas, em Brumado. Segundo informações, o condutor do veiculo passava pelos quebra-molas da via, quando foi surpreendido por quatro homens fortemente armados em um outro veículo preto. Em Boletim de Ocorrência, a vítima relatou que segui pela rodovia e o veículo que vinha logo atrás, se adiantou e fechou o seu carro. Em seguida, os homens desceram e anunciaram o assalto. Conforme a vítima, os criminosos seguiram sentido a Caetité. O condutor conseguiu chegar a pé até a Vila Presidente Vargas e acionou a Policia Militar. O B.O foi registrado na Delegacia de Brumado.



Eleições 2022: Aurino Rocha declara apoio aos candidatos de Fabrício Abrantes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Esta semana, usando suas redes sociais, o oftalmologista Aurino Rocha (Podemos), declarou apoio aos candidatos aprovados por Fabrício Abrantes (União Brasil), em Brumado. Na última eleição municipal, o médico foi candidato a vice-prefeito na chapa com Fabrício. Já em 2022, Aurino também declara seu apoio ao Deputado Federal Zé Rocha e ao candidato a Deputado Estadual, Luciano Ribeiro. "O momento agora é de fortalecer nossa caminhada, elegendo os nossos candidatos a deputado estadual Luciano Ribeiro e Jose Rocha a deputado federal, além dos candidatos a governador ACM Neto e Caca Leão para senador”. O depoimento do médico também cria uma corrente para às eleições de 2024.



Brumado: Comerciantes relatam que falta de água prejudica atendimento a clientes na Feira Livre

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Comerciantes da Feira Livre, no bairro do Mercado, em Brumado, relatam que os problemas enfrentados pela falta de abastecimento de água na localidade têm prejudicado os atendimentos aos clientes. O serviço está comprometido desde a última sexta-feira (9). Em entrevista ao site 97NEWS, a empresária Maria Vanusa que é dona de um restaurante, contou que por causa da distribuição irregular de água, que atinge o bairro, precisa trazer água de sua residência localizada no bairro Olhos D'água para limpar os banheiros do estabelecimento e lavar a louça. "A gente já sabe que esse problema é de muito tempo, mas nos últimos dois anos a Embasa vem deixando a desejar. Além de a água não cair nas torneiras, a conta vem. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco meses a média de valor das contas é de R$180,00", expõe Vanusa. O problema também atinge outros restaurantes e, além de transtornos, está gerando prejuízos para os empreendedores, já que para ter água no estabelecimento às vezes é preciso comprar o recurso. Conforme Antônio Gama, a falta de água começa gerar prejuízos. "Já ligamos na empresa em Brumado, no 0800 de Salvador, já mandamos mensagens no whatsapp da Embasa, e a história é a mesma: 'já vão liberar a água'. Mas o problema é que essa água nunca vem. Eu mesmo, já estou perdendo clientes", afirma o comerciante. De acordo com Idael, outro empresário do Mercado, a empresa nem se quer informa o motivo pela falta de água na rede. . "É uma falta de respeito com a população. Antes eles até informavam sobre a falta de água em um bairro, hoje, é um total desrespeito com o cliente", conta. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não se manifestou sobre o assunto.

 

 



Justiça Eleitoral recebeu mais de 10 mil denúncias de propaganda irregular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Justiça Eleitoral recebeu, até o dia 11 de setembro, mais de 10,2 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições deste ano. Pernambuco é a Unidade da Federação com o maior número de ocorrências, com 1.399 casos. Na sequência estão São Paulo, com 1.227 registros; e Minas Gerais, com 1.111 situações relatadas por meio do aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para receber denúncias. O maior volume de ocorrências recebidas até agora se refere a propaganda feita por candidatos a deputado estadual, com quase 3,5 mil registros. Contra os nomes que disputam vaga na Câmara dos Deputados, foram recebidas mais de 3,2 mil denúncias. Em seguida aparecem as ocorrências em desfavor dos candidatos à Presidência da República, com aproximadamente 1,4 mil casos. De acordo com o TSE, todas as denúncias recebidas são analisadas por um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da área em que o fato teria ocorrido. Caso confirmado a irregularidade, são realizadas tratativas diretas com o denunciado, com o intuito de solução imediata do problema. Se a situação for mantida, o caso é convertido em processo judicial. Das denúncias recebidas até o momento, 27% passaram a tramitar nos juizados eleitorais. Ao denunciante é garantido o anonimato durante a apuração dos fatos e na fase processual, se for o caso. No entanto, para registrar denúncia, o cidadão precisa fornecer dados pessoais, como o CPF, e apresentar provas. As regras de uso do aplicativo Pardal deixam claro que “em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis”.



30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Brumado foi realizada nesta segunda-feira (12/09)

Foto: Divulgação l CMB

Na 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2022, os vereadores aprovaram diferentes textos apresentados. Inicialmente, a presidente do legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), solicitou a chamada nominal dos vereadores e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Essa sessão teve participação dos vereadores: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, João Vasconcelos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Renato Santos. Rubens Araújo, Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito) e Tiago Amorim. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Houve aprovação de dezenas de indicações, moções de pesar e moções de aplausos e congratulações. Além disso, houve também a apresentação de projetos de resolução. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Vitória da Conquista: Homem é flagrado com CNH falsa e comprada por R$ 2 mil

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista, de 54 anos, foi preso após usar uma CNH falsa e comprada por R$ 2 mil. O infrator foi detido em um trecho da BR-116 de Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os agentes fiscalizavam na altura do km 813 quando pararam o motorista que conduzia um veículo Kadett. Os policiais pediram os documentos e ao verificá-los constataram indícios de falsificação. Aos PRFs, o motorista, que trabalha como pedreiro, disse ter pago R$ 2 mil pela compra da CNH. Que a negociação foi concretizada na cidade paulista de Atibaia (SP). Diante da situação, o homem foi encaminhado para a delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista. A PRF adverte que fazer uso de qualquer papel falsificado ou alterado é crime previsto no art. 304 do Código Penal e tem como pena de dois a seis anos de reclusão, além de multa.



Câncer de intestino - especialista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção

Foto: Divulgação

A campanha “Setembro Verde” tem como objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção do câncer de intestino. Ressaltando-se que este tipo de câncer já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. O especialista da Clínica Mais Vida, Dr. Ítalo Filipe observa que é importante ressaltar que o câncer de intestino é um dos poucos tipos de tumor que podem ser prevenidos, já que a maioria tem origem no pólipo. “Removendo-se antecipadamente o pólipo, conseguimos fazer com que ele não se transforme em câncer”, enfatiza o presidente da SBCP – Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Sendo que a remoção ocorre com exames periódicos de colonoscopia. Entre os hábitos que podem influenciar no surgimento da doença estão obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, dieta rica em carne vermelha e alimentos processados. 

Dr. Ítalo Filipe, pontua que história prévia de pólipos e câncer colorretal (pessoal ou familiar), diabetes tipo 2 e doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn) são fatores que podem aumentar o risco de aparecimento do câncer de cólon e reto. Para a prevenção é de extrema importância o desenvolvimento de bons hábitos, entre os que devem ser seguidos a fim de prevenir o câncer de intestino estão: ingerir diariamente fibras (25 a 30g), frutas e verduras (2,5 xícaras) e peixes de duas a três vezes por semana; evitar a ingestão exagerada de álcool, alimentos gordurosos, carne vermelha e embutidos; praticar atividade física regularmente e não fumar. A recomendação atual da Sociedade Brasileira de Coloproctologia é que pessoas sem histórico de câncer colorretal na família procurem o coloproctologista a partir dos 50 anos. Porém, em breve, a SBCP também vai antecipar a recomendação para 45 anos. Se houver casos na família, esse acompanhamento deve ter início 10 anos antes da idade do diagnóstico familiar. Portanto, faça consultas periódicas ao médico de sua confiança. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.

CONTINUE LENDO


Preços de gasolina e diesel têm queda nos postos, diz ANP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os preços da gasolina e diesel registraram queda nos postos na semana passada, de acordo com pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Os dados foram divulgados na noite de segunda-feira (12). O preço médio da gasolina passou de R$ 5,17 para R$ 5,04. É um recuo de 2,51%. No último dia 2 de setembro, a Petrobras, em sua quarta redução desde julho, baixou o preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras. O valor passou de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro. Foi uma redução de R$ 0,25 ou 7,08%. Segundo a estatal, foi a maior queda desde 21 abril de 2020, quando houve corte de 8%. Em Brumado, a gasolina é comercializada em R$ 5,04. Já o etanol, o valor chega a R$ 4,29.