ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Incêndio atinge a Serra do Barbado, na Chapada Diamantina

Foto: Reprodução l José Carlos Almeida de Oliveira

Um incêndio atingiu a Serra do Barbado, em Rio do Pires, na Bacia do Paramirim. As chamas começaram na última sexta-feira (16) e desde então vêm se alastrando por uma área de proteção ambiental. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Pires, José Carlos Almeida de Oliveira, o município não conta com brigada de incêndio e, como a área é de difícil acesso, brigadistas voluntários que atuam em Piatã e outras cidades da Chapada Diamantina não conseguem atuar no combate ao fogo. Não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem o que ocasionou o as chamas. Além da preocupação ambiental, o fogo avança rapidamente, por causa da seca e das altas temperaturas, e se aproxima de algumas propriedades rurais. 



Vacina contra as varíolas dos macacos deve chegar este mês ao Brasil

Foto: Reprodução

O primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos deve chegar ainda este mês ao Brasil, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A negociação, feita com o laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, conta com a intermediação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Nessa primeira leva, devem estar disponíveis 50 mil imunizantes, os mesmos utilizados para o combate da varíola. De acordo com o ministro, as vacinas não são para toda a população, e sim para grupos específicos. “Não há recomendação, no momento, para a vacinação em massa”, esclareceu Queiroga. Entre os grupos específicos estão profissionais de saúde que lidam diretamente com amostras de infectados e pessoas que tiveram contato com portadores do vírus. “Estudos já mostram que uma dose dessa pode ser fracionada em cinco doses. Então nós podemos beneficiar um número maior de pessoas. A princípio são aqueles que têm contato com o material contaminado”, disse o ministro.



Fabrício Abrantes reafirma seu apoio a ACM Neto: 'Continuamos firmes com o mesmo compromisso feito em 2019'

Foto: Divulgação

O empresário e presidente do partido União Brasil, em Brumado, Fabrício Abrantes, reafirmou seu apoio a ACM Neto, pré-candidato a governador pelo mesmo partido, em suas redes sociais. Ele já  havia declarado apoio à chapa oposicionista desde 2019. "Continuamos firmes com o mesmo compromisso feito em 2019 com ACM Neto, quando ele gravou vídeo declarando apoio a minha candidatura em 2020. Agora é a nossa vez de retribuir e honrar nosso compromisso e palavra com ACM Neto nesta eleição estadual", disse. Fabrício destacou ainda que é preciso definir quem tem o 'verdadeiro comprimisso' com a população. "Eu e ACM Neto somos homens de palavra, não temos medo da luta, não mudamos de acordo com as circunstâncias e, logo mais, estaremos nas eleições municipais para separarmos o [joio do trigo], com a certeza de que sempre estive no grupo político e no caminho certo", completou Abrantes.



Brumado: Filho é esfaqueado na cabeça pelo pai no bairro Malhada Branca

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um filho foi esfaqueado na cabeça pelo próprio pai, na noite de sábado (17), em Brumado. O fato foi registrado na Rua Getúlio Vargas, no bairro Malhada Branca. De acordo com a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o homem estava embriagado e estava com sua filha de 10 anos em casa. O filho tentou adentrar na residência de seu pai alterado, quando foi esfaqueado pelo seu pai na região da cabeça. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima para o Hospital Professor Magalhães Neto (HMPMN). Já o autor da tentativa de homicídio foi detido pela Polícia Militar e encaminhado para a Delegacia de Brumado. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.



Bahia segue líder na geração de energia eólica pelo 4º mês seguido

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia segue como líder nacional na geração das energias eólica (34,63%) e solar (30,06%). Este é o quarto mês seguido que o Estado lidera o raking. A Bahia está em primeiro lugar na geração nacional de energia solar desde 2017 e lidera ainda a comercialização dos leilões de energia em eólica (32,46%) e solar (19,17% de todos os empreendimentos comercializados. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e as informações constam nos Informes Executivos de Energia Eólica e Solar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgados no último dia 16. A Bahia tem 41 usinas em operação, com 1,3 Gigawatts (GW) de potência instalada, com investimento estimado de cerca de R$ 6 bilhões, com capacidade de gerar mais de 40 mil empregos em toda a cadeia produtiva. As usinas estão espalhadas em oito municípios baianos, sendo eles: Brumado, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho.



Brumado: PRF apreende 200 kg de maconha dentro veículo na BR-030

Foto: Divulgação l PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite de sábado (17) 200 kg de maconha na BR-030 em Brumado. Segundo a PRF, a droga estava dentro de um veículo Fiat Uno, licenciado no município de Araxá (MG), quando realizava patrulhamento na rodovia, e localizou o veículo com duas pessoas a bordo e flagrou o condutor arremessando um cigarro pela janela do carro. De acordo com a PRF, além disso, a guarnição percebeu que o veículo viajava em velocidade reduzida e com características visíveis de que estava transportando uma carga pesada. Durante a abordagem, os homens que diziam ser vendedores, demonstraram muito nervosismo, o que chamou a atenção dos policiais que estavam na ação. A guarnição sentiu um forte odor que exala do interior do veículo característico com maconha. Após buscas, foram localizados 246 tabletes, pesando 200 kg de maconha. De acordo com os ocupantes do veículo, a droga foi adquirida na cidade de Montes Claros (MG) e seria comercializada em Campina Grande, na Paraíba. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Brumado. Os dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. 



Vitória da Conquista: 'Nossa prioridade é com a geração de empregos e renda', diz ACM Neto

Foto: Divulgação

Em vitória da Conquista, Sudoeste baiano, o candidato a governador ACM Neto (União) reafirmou seu compromisso com a geração de empregos na Bahia. Durante agenda que aconteceu na manhã de sábado (17), o oposicionista destacou que a consolidação da industrialização do interior do estado é um dos passos a serem cumpridos para dinamizar a economia de todas as regiões da Bahia.  “Hoje tivemos uma conversa com diversos líderes empresariais e do setor produtivo de Vitória da Conquista, e o nosso compromisso, nossa prioridade é com a geração de empregos e renda. Conquista já é uma cidade muito forte do ponto de vista econômico, tem uma matriz econômica diversificada, mas pode se impulsionar ainda mais. Principalmente com a consolidação da industrialização”, salientou. “Vamos rever inteiramente o parque industrial, e vai ser fundamental a gente garantir as condições de infraestrutura, estradas, energia e acesso à água, que é um clamor de toda a região”, detalhou o candidato. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Candidatos se unem para formar bancada da cannabis e debater o assunto

Foto: Reprodução l Folhapress

Dez candidatos a deputado federal de diversos partidos se uniram para formar a chamada bancada da cannabis. De acordo com um manifesto publicado pelo grupo, a bancada tem o objetivo de ampliar o debate acerca da legalização do cannabis no Congresso nacional nos próximos anos. O manifesto afirma ainda que há um atraso do debate sobre o uso da substância no Brasil por causa da "hipocrisia" e "dogmas ou desinformação" em torno do assunto. "Nós, candidatos abaixo-assinados neste manifesto, pretendemos acabar com a hipocrisia que envolve a questão da Cannabis no Brasil, colocando as eleições de 2022 como um marco deste processo. Não podemos mais permitir que dogmas ou a desinformação vençam o debate sobre o assunto." diz um trecho do manifesto da bancada. Proposta por Maisa Diniz (REDE), a bancada tem confirmados nomes de candidatos dos partidos REDE, MDB, PT, CIDADANIA, PV, PDT e PSOL, com conversas avançadas com integrantes do PSDB, PV e NOVO. Após as eleições, com o grupo já formado, a bancada irá se reunir para desenhar um cronograma de ações para a próxima legislatura.



Brumado: 90ª Zona Eleitoral inicia geração de mídias das urnas eletrônicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 90ª Zona Eleitoral de Brumado deu início ao processo de geração das mídias que serão usadas nas urnas eletrônicas nas eleições deste ano. Em Brumado, a cerimônia foi realizada na última quinta-feira (15). De acordo com o Juiz eleitoral Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, são gerados três tipos de mídia. A primeira é a de aplicação de cargas, que contém os dados dos sistemas de votação e operacional, além das listas de eleitores e candidatos. A segunda é a mídia de votação, onde ficarão as fotos dos candidatos, e a terceira, a mídia de resultados, onde serão gravados os números finais de cada seção. “É um processo extremamente seguro, probo e com bastante lisura”, pontuou. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao final da cerimônia, todo o material é lacrado e só será usado novamente na preparação das urnas. Conforme o chefe do Cartório Eleitoral, Ígor Araújo, embora a audiência de geração de mídia seja uma etapa demorada, é necessária para garantir a lisura, transparência e segurança do processo de votação. “É o momento que realizamos a geração das flash cards, que são dispositivos eletrônicos que alimentam as urnas com os dados dos candidatos e dos eleitores, assim como as memórias de resultados que gravam tudo que acontece desde que a urna é ligada”, esclareceu. No total, foram geradas 600 mídias. 



Aracatu: Homem morre asfixiado após colocar fogo em vegetação para plantio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem morreu asfixiado no Disrito de Piabanha, zona rural de Aracatu, após colocar fogo em vegetação que seria para plantio. Apesar de ser proibido, o ato é muito comum em áreas rurais do Brasil. O acidente aconteceu na tarde de quarta-feira (14). De acordo com informações apuradas pelo site 97NEWS, Vanderlei Pinheiro Coqueiro teria colocado fogo no pasto da fazenda, no entanto as chamas atingiram grandes proporções, ficando descontrolado. O homem tentou apagar o fogo e acabou inalou bastante fumaça e veio a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e encaminhou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. 



Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida destaca a importância do alongamento muscular

Foto: Divulgação

O alongamento muscular é de suma importância para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular. O fisioterapeuta da Clínica Mais Vida, Heitor Machado observa que após uma noite de sono, ao acordar os músculos encontram-se tensos e encurtados. Uma boa rotina de alongamento pode mudar consideravelmente todo o seu dia: ajuda a relaxar os músculos, libera a tensão e a rigidez muscular, melhora a circulação sanguínea e aumenta consideravelmente o seu nível de energia, você prepara o corpo para voltar ao normal. Salienta que todo esse conjunto irá colaborar no funcionamento do corpo, principalmente ao longo do dia. Tudo o que você precisa é dedicar apenas uns 10 ou 15 minutos pela manhã para realizar essa simples rotina de alongamento. Benefícios do alongamento:

- Ajuda a diminuir desconfortos musculares;

- Aumenta a sensação de relaxamento;

- Melhora a coordenação motora;

- Aumenta a flexibilidade corporal;

- Diminui a sensação de fadiga;

- Ativa a circulação;

- Aumenta o bem-estar.

Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Enfermeiros da Bahia devem aderir a greve após suspensão do piso salarial

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A suspensão do piso salarial da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF), líderes de representações da enfermagem na Bahia planejam aderir à greve nacional da categoria e realizar uma paralisação de 24 horas na próxima. No entanto, nesta sexta-feira (16), será realizada uma assembleia com as principais lideranças da enfermagem, às 14h, para definir como será o encaminhamento do movimento na Bahia. Apesar de ainda não ter definição, provavelmente, deve ocorrer uma paralisação de 24 horas. O Conselho Regional de Enfermagem na Bahia (Coren-BA) também declarou apoio a uma possível paralisação da categoria no estado. Apesar de encaminhada, a greve ainda não foi confirmada. O Fórum Nacional da Enfermagem, que agrega entidades da categoria como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FDE), já se mobilizou para organizar uma paralisação nacional também na próxima quarta-feira (21). 



Mais de 600 mesários vão trabalhar nas eleições de 2022 em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para as Eleições Gerais de 2022, em Brumado, 656 mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais no primeiro turno, que acontece no dia 2 de outubro e, em eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. "Esses mesários estão sendo treinados e capacitados para contribuir para que aconteça às eleições em nossa cidade e que o cidadão tenha seu voto garantido", disse ao site 97NEWS, Igor Araújo, chefe de cartório da 90ª Zona Eleitoral de Brumado. Segundo ele, incluindo os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras -- que fazem parte da 90ª Zona Eleitoral --, no total, são 920 mesários que vão atuar nas eleições gerais de 2022. "É um número grande de colaboradores, um verdadeiro exército em favor da democracia", destacou. Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um tem uma função específica: presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário. 

 



ONU destaca liberdade de imprensa no Dia Internacional da Democracia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 85% dos habitantes do planeta foram impactados por restrições à mídia nos últimos cinco anos; evento para celebração da data associa tema a metas globais e soluções em prol da paz, justiça e melhores instituições. As Nações Unidas apelam à união de forças para garantir a liberdade e proteger os direitos de todos na celebração do Dia Internacional da Democracia, neste 15 de setembro. Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta que a data é marcada por revezes em todo o mundo. O chefe da ONU disse que o espaço cívico está diminuindo. Ele indica que a desconfiança e a desinformação estão crescendo, enquanto a polarização mina as instituições democráticas.



Ator da Globo é preso em flagrante por armazenar pornografia infantil

Foto: Reprodução l TV Globo

O ator José Dumont, que esteve na novela Nos Tempos do Imperador, da Globo, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15), por armazenamento de pornografia infantil. Em nota, a Polícia Civil do Rio de Janeiro afirma que o ator foi preso em flagrante “pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças”. “De acordo com a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), o autor foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças. A investigação está sob sigilo”, diz o comunicado. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de José Dumont. No local, agentes encontraram imagens e vídeos de sexo envolvendo crianças.



Brumado: Processo seletivo para contratação de médicos na Policlínica Regional de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Consórcio Interfederativo da Região de Saúde de Brumado (CISB) lançou edital para contratação de pessoal, em caráter temporário, para o preenchimento de vagas de emprego público para a Policlínica Regional de Saúde. A seleção pública simplificada, por tempo determinado, será realizada mediante análise curricular e entrevista de caráter classificatório e eliminatório. As inscrições poderão ser realizadas tanto pessoalmente na sede da CISB, localizada na Rua Marcia Silva Brito (antigo posto de saúde) como por procurador, através de endereço eletrônico: [email protected], do dia 15/09 a 30 de setembro. A inscrição deverá ser efetuada mediante a entrega/encaminhamento da ficha de inscrição devidamente preenchida, currículo padronizado, formulário de relação de títulos e demais documentos. Todos os atos do processo seletivo serão divulgados no Diário Oficial do Consórcio (veja aqui) e será de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo simplificado. As vagas são para: médico angiologista, médico otorrinolaringologista, médico cardiologista clínico, médico cardiologista ergometria, médico cardiologista ecocardiografia, médico oftalmologista, médico pneumologista, médico ultrassonografista, médico hematologista (cadastro reserva), e médico infectologista (cadastro reserva).



Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suícidio

Foto: Divulgação l CMB

O Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, apresenta diversas campanhas realizadas por associações médicas, governos públicos e instituições. A ação é realizada de maneira mundial, com objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e estimular as pessoas a cuidarem da saúde mental. No Brasil, houve aumento de casos de suicídio entre jovens de 11 a 20 anos, em 49,6%, no período entre 2014 e 2019, segundo IBGE. Pesquisas na área apontam que mais de 90% das pessoas que cometeram suicídio sofriam de um ou mais problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, vícios, esquizofrenia, etc. Uma das formas de proteção, apontadas pelo Fórum Brasileiro de Suicidologia está, justamente, na conexão com familiares, comunidade, amigos e instituições sociais. Os cuidados com a saúde comportamental, autoestima e um senso de propósito ou significado de vida se somam à lista. Outros fatores de prevenção são o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento dos problemas e a capacidade de se adaptar às mudanças e circunstâncias da vida, assim como crenças culturais, religiosas ou pessoais que desencorajam o suicídio. Diante de uma pessoa em crise suicida ou com pensamentos suicidas, falar sobre o assunto é o primeiro passo. O segundo é indicar o auxílio de profissionais habilitados. O importante é saber que uma pessoa em crise suicida pode ser ajudada. A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado apoia essa causa. Procure ajuda no Centro de Valorização da Vida (https://www.cvv.org.br/), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por meio do telefone 188, além de e-mail e chat 24 horas todos os dias.



UAB reabre processo seletivo para vagas no curso de Licenciatura em Educação Física - EAD

Foto: Divulgação

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), reabriu processo seletivo para preenchimento de vagas no curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade EAD. As vagas são destinadas ao público em geral que tenha participado do ENEM em qualquer edição entre 2017 a 2021 e também para servidores públicos portadores de diploma. Para o polo da UAB em Brumado foram disponibilizadas 29 vagas conforme quadro disponível no Edital retificado (veja aqui) Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição (aqui) e encaminhar a documentação exigida para o endereço eletrônico: [email protected].

Foto: Divulgação


Golpe da maquininha: Idosa paga R$ 2 mil em cartela de ovos em Brumado

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Vários boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia de Brumado depois que idosos pagaram por até R$ 2 mil por uma cartela com 30 ovos. Os casos começaram a acontecer na manhã desta quarta-feira (14), em diversos bairros da cidade. De acordo com uma das vítimas, que é do bairro das Flores, um veículo Ford Fiesta vermelho passou pela localidade e divulgou o preço do produto a R$ 20 a cartela. Ela relatou no Boletim que fez a compra dos ovos com o cartão de débito e que conferiu o valor no visor da máquina após a transação. Depois de ser informada pelo vendedor que o dispositivo enviaria uma notificação ao celular, ela afirma que voltou para casa, onde recebeu um aviso do aplicativo do banco no aparelho. A mensagem informava o valor da compra: R$ 1.000. A aposentada tentou perseguir o carro do golpista, mas não encontrou mais o veículo na rua. Sem conseguir resolver a situação, a idosa registrou um boletim de ocorrência na Delegacia. Em outro caso, uma senhora viu que na tela da maquininha estava digitado R$ 20, no entanto, quando seu filho foi verificar mais tarde, era o valor de R$ 2.000 mil. Ela também não conseguiu ver mais o veículo pelo bairro. Assim que rcebeu às denúncias, a 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM) acionou uma guarnição para verificar o caso. Por volta das 22h do mesmo dia, no bairro Olhos D’água, um veículo com as mesmas características citadas pelas vítimas foi visto. No entanto, segundo a PM, ao dar voz de parada, o condutor saiu em alta velocidade. O veículo só parou depois que os militares conseguiram estourar um dos pneus com disparos de arma de fogo. Conforme a PM, um homem de 40 anos, que é morador do bairro Dr. Juracy e já cumpriu pena por roubo e autuado por crimes de trânsito foi detido e encaminhado a sede da 20ª Coorpin. O caso foi registrado como estelionato pela Polícia Civil, que investiga o crime. Conhecida como 'golpe da maquininha', a prática é comum no Brasil e exige que vários cuidados sejam tomados pela população.