ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Mulheres caem em fossa após chão se abrir durante festa de aniversário na Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Um grupo de mulheres, amigos e parentes, caiu dentro de uma fossa quando se divertiam em uma festa de aniversário em Alagoinhas, na Bahia. Imagens do incidente passaram a se propagar nas redes sociais. Segundo o G1, o fato ocorreu em uma casa no bairro Santa Terezinha, no último sábado (24). Abraçadas e ao som da música "Tem Cabaré Essa Noite", elas dançam quando, de repente, parte do chão que cobre a fossa cedeu. As vítimas ficaram sujas de dejetos da fossa da qual não sabiam da existência. Outros participantes da festa ajudaram na retirada das mulheres, que sofreram apenas ferimentos leves. Nenhum delas precisou ser hospitalizada. Após o susto, elas tiraram uma foto para tranquilizar a todos. Mesmo com o incidente, a festa não precisou ser interrompida. 



Podcast Tema Livre será ao vivo nesta quarta-feira (28); Dr. Thiago Allen é o entrevistado

Foto: Divulgação

Você já ouviu falar da fisioterapeuta dermatofuncional? Esta é a profissional responsável por atuar na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Em verdade, este profissional tem ainda muitas outras formas de lhe ajudar, mas, essas informações e dicas importantes você conhecerá somente na programação do Tema Livre Podcast desta quarta-feira (28), que terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. O entrevistado será o Dr. Thiago Allen, fisioterapeuta dermatofuncional que tem atuação destacada na cidade de Brumado e região sudoeste da Bahia. Oportunidade para conhecer mais sobre a área de atuação e tirar as suas dúvidas na programação ao vivo. Prepara a pipoca e coloca o despertador às 19h30 de hoje (28), pois teremos encontro marcado no Tema Livre ao Vivo. Se inscreve no canal e ativa as notificações.



Brumado: Moradores pedem substituição de poste na comunidade de Cacimba

Foto: Leitor l 97NEWS

Um incômodo que já dura anos, preocupava os moradores da comunidade de Cacimba, zona rural de Brumado, voltou a chamar a atenção da localidade. O problema é sobre um poste que está prestes a cair, causando risco próximo às casas. Em dias de chuva, o medo toma conta dos moradores da região. Isso porque, além das constantes quedas de energia, a estrutura é de madeira, e não do modo mais atual, feito de concreto e ferro. "Pedimos com urgência a troca desse poste aqui na fazenda Cacimba, este poste esta pra cair, o perigo e muito grande e esta entre duas casas", disse.



Brumado: Usuários poderão resgatar saldo pré-pago do aplicativo 'Estacionamento Digital'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assim que encerrou suas atividades no município de Brumado na segunda-feira (26) (veja aqui), vários usuários que tem saldo no aplicativo "Estacionamento Digital" da Zadar Construtora, empresa que gerenciava o estacionamento rotativo da cidade, fizeram o questionamento: Será que vamos ficar no prejuízo? O site 97News questionou a empresa e, em nota, ela nos respondeu. Segundo a empresa, todos os usuários que possuem saldo pré-pago que não foram utilizados, terão a devolução garantida, devendo para tanto, requere-la no período de 30 de setembro a 05 de outubro deste ano. O endereço eletrônico para o requerimento é: areaazulbrumado.com.br. "Deverão ser informados no requerimento os dados bancários para recebimento dos valores e dados de utilização do sistema [Estacionamento Digital]", diz a nota. Conforme a empresa, após a confirmação de existência de saldo, o ressarcimento será efetuado até o dia 17 de outubro, via transferência eletrônica. A empresa informa ainda os canais para o atendimento ao público. O telefone disponibilizado é o 77 3441-7240 (Whatsapp) ou pelo instagram: @areaazulbrumado.

 



Dezenas de indicações foram aprovadas na 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

Foto: Divulgação l CMB

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira, 26 de setembro de 2022, os vereadores aprovaram diferentes textos apresentados. Inicialmente, a presidente do legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), solicitou a chamada nominal dos vereadores e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior que, após realizar retificação solicitada pelo vereador Rei de Domingão, foi aprovada por unanimidade. 

Foto: Divulgação

Essa sessão teve participação dos vereadores: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, João Vasconcelos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Renato Santos. Rubens Araújo, Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito) e Tiago Amorim. Além disso, fez uso da Tribuna Livre pela Sra Daiara Dourado Pires, enfermeira do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e representante da CIHDOTT, que falou sobre a importância do Setembro Verde. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Houve aprovação de dezenas de indicações. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Central das Carnes, preço baixo todos os dias; conheça a nossa nova loja

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na hora de fazer suas compras do dia, da semana e do mês, escolha sempre a Central das Carnes! Tudo em gêneros alimentícios, de higiene, limpeza e utilidades domésticas! Dona de casa sabe que economizar e comprar mais barato é na Central das Carnes, presente no seu dia a dia! No nosso açougue você encontra o que há de melhor em carnes! Inspecionadas e vindas dos melhores frigoríficos do Brasil. E para o seu churrasco ficar ainda mais gostoso, temos uma grande variedade de carnes e linguiças especiais. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No açougue da Central das Carnes você tem a certeza de está levando para casa qualidade. Venha conferir e aproveitar os melhores preços. Humm, quer aquele pão fresquinho? Corra agora para levar o seu para casa, você não vai querer ficar sem! Padaria com produtos deliciosos e de qualidade você também encontra aqui. Outro diferencial é o horário de atendimento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. Central das Carnes, localizada na Av. Coronel Santos, bairro São Felix.



CIPRV de Brumado apreende 10 kg de drogas em bagagem de adolescente na BA-262

Foto: Divulgação l CIPRv

Na segunda-feira (26), uma grande quantidade de drogas foi apreendida em um ônibus interestadual que fazia o itinerário Salvador/Caculé. A apreensão ocorreu na BA-262, em Brumado. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), durante a fiscalização no compartimento de bagagem, localizaram cerca de 10 kg de cocaína, maconha e crack. O motorista e uma adolescente foram conduzidos à Delegacia de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis. Conforme a Companhia, o Conselho Tutelar foi acionado, tendo em vista que a proprietária da droga é menor de idade. A droga tinha como destino o município de Caculé. 



Promotores de eventos denunciam possível showmício durante evento político em Dom Basílio

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Durante esta semana, foi compartilhado em grupos de Whatsapp da Região Sudoeste, mensagens de promotores de eventos denunciando um possível showmício na cidade de Dom Basílio. As mensagens também foram compartilhadas a Redação do site 97NEWS, a qual apurou que, publicações feitas nas redes sociais, tanto do prefeito do município, Roberval de Cássia Meira (PL), quanto na própria página da administração municipal, não deixam dúvidas de que, dois eventos que acontecem nesta terça-feira, dia 27 de setembro em Dom Basílio, caracterizam a realização de um showmício. O questionamento feito pela categoria se refere as datas e os horários dos eventos. Na publicação feita pelo gestor, um banner com o título: "Agenda do Time de Lula", mostra as datas de eventos em diversos municípios, dentre eles, um comício está programado para a data de hoje (27), no horário das 19h30, em Dom Basílio. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Entretanto, na página da Prefeitura Municipal, um show com o cantor Thiago Aquino foi agendado para o mesmo dia, às 20h. O evento foi intitulado como: 'Primavera Fest'. "O showmício voltou. Começou por Dom Basílio, e a Prefeitura de Dom Basílio confirma Thiago Aquino às 20hs após o comício do [Time de Lula]", escreveram. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. A lei proíbe "a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos" e a apresentação, "remunerada ou não", de artistas para animar comícios e reuniões eleitorais. Nossa equipe tentou contato com a Prefeitura de Dom Basílio, mas ninguém atendeu às ligações.

 

Atualizada às 20h30.

Foto: Reprodução l Rede Social


Barreiras: Polícia apura motivação para crime praticado em escola integral de regime militar

Foto: Divulgação

O adolescente de 14 anos, que não teve o nome divulgado, entrou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (26) no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, com um revólver, facão e uma machadinha (veja aqui). Ele esfaqueou uma aluna cadeirante e atirou contra ela pelo menos duas vezes. A vítima foi identificada como Geane da Silva de Brito, 19 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O atirador, que estava todo de preto e encapuzado, foi baleado por um desconhecido, de acordo com a Polícia. O episódio causou pânico nos alunos, que fugiram para a rua e se abrigaram nos fundos da unidade de ensino. O jovem é ex-aluno. Após ser baleado, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para uma unidade de saúde, onde permanecia custodiado. 



Prefeitura rescinde contrato com empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, sudoeste da Bahia, rescindiu de forma amigável, o contrato com a Construtora Zadar Ltda, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade, popularmente conhecido como Zona Azul. A informação foi confirmada (veja aqui) pelo site 97NEWS nesta segunda-feira (26). O Executivo não informou qual o motivo da decisão que foi publicada no Diário Oficial do Município. A Prefeitura também não informou se haverá processo de licitação para a contratação de uma nova empresa para a Zona Azul ou se o Poder Público vai elaborar um plano de trânsito para que haja estacionamentos públicos. A empresa explorava cerca de 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, totalizando aproximadamente 2.061 vagas. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas ninguém quis se pronunciar, apenas fomos informados que a Zadar vai providenciar o ressarcimento dos valores para quem possui crédito no aplicativo.



Idoso é preso em flagrante por injúria racial após chamar funcionário da Câmara de Livramento de 'macaco'

Foto: Reprodução l Blog Regional

Um idoso, de 70 anos, foi preso em flagrante após ofender um funcionário da Câmara de Vereadores do município de Livramento de Nossa Senhora. O caso de injúria racial foi registrado na manhã da última quinta-feira (22). De acordo com policiais da 46ª CIPM, a vítima, um homem, de 45 anos, relatou ter sido xingada pelo autor. O homem relatou aos policiais que, sem nenhum motivo, o idoso começou a proferir frases como: “cada macaco no seu galho”, “esse neguinho trabalha aqui?”. Conforme a PM, o idoso assumiu a conduta confirmando que realmente teria chamado o funcionário de “macaco”. Ele foi conduzido à Delegacia da cidade, onde foi registrado o flagrante por injúria racial. 



Centro de Monitoramento Urbano de Brumado será inaugurado na sede da SMTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está viabilizando a criação do Centro de Monitoramento Urbano de Brumado (Cemub) com o objetivo de monitorar as principais vias da sede do município, garantindo celeridade e agilidade no atendimento à população. Já estão instaladas câmeras em toda artéria central da cidade, as quais irão monitorar a frota circulante de veículos, os cruzamentos de maior intensidade e circulação, os pontos semafóricos, bem como todos os incidentes registrados em via pública. A ideia é aumentar a segurança no trânsito e diminuir o tempo resposta na prestação dos mais diversos serviços públicos. O centro funcionará na sede da SMTT e será inaugurado nos próximos dias.



Empresa Zadar poderá encerrar atividades do estacionamento rotativo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Não é de agora que a Construtora Zadar Ltda, empresa que administra a Área Azul em Brumado, vem enfrentando problemas com relação a arrecadação no estacionamento rotativo da cidade. Segundo apurou o site 97NEWS, todos os investimentos aplicados em Brumado, que passam da casa dos milhões, não foram recolhidos com as taxas aplicadas. Em funcionamento desde julho de 2019, na manhã desta segunda-feira (26), os funcionários não foram vistos nas ruas, e segundo informações apuradas pela reportagem, a empresa estaria deixando o município nos próximos dias. A Zadar ainda não se manifestou sobre o assunto, mas uma reunião aconteceu na sede da prefeitura na manhã de hoje para discutir o assunto. O contrato tem validade de 10 anos, mas provavelmente chega ao fim em Brumado. Em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), os motivos não foram explicados, mas segundo o órgão, a Procuradoria Geral do Município estaria emitindo um Nota a imprensa local. Em mais de dois anos de Pandemia da Covid-19, várias empresas sofreram um desequilíbrio econômico e também pela pausa dos reajustes que teriam que ser feitos anuais, bem como a dificuldade na fiscalização, pois segundo apurado pela reportagem, a empresa não tinha autonomia para fazer autuação de quem não pagava o rotativo, dependia da SMTT. No total Brumado tem em média 2.000 vagas para serem exploradas e agora cabe a Prefeitura abrir uma nova concessão para outra empresa ou ela mesmo fazer a exploração, como acontece no município vizinho de Guanambi.

 



Auto Diesel: Promoção do ano em pneus!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Auto Diesel chegou, e já é sucesso em toda cidade! Sabe por quê? Tem preço baixo de verdade! Não acredita? Pesquise na concorrência e faça a comparação, você vai se surpreender, a diferença de preço é muito grande. Ta comprovado! A Auto Diesel tem o menor preço da região. Auto Diesel, para todos os tipos de veículos: gasolina, flex e diesel. E ainda, peças, acessórios, pneus, baterias e muito mais. Vendas também no atacado. Comprando qualquer pneu em nossa loja, você ganha à montagem e alinhamento 3D, totalmente de graça. E nas compras acima de R$100, concorra a uma moto 0km. Auto Diesel, o melhor preço da Bahia é aqui, Av. Centenário, nº 963 (saída para Caetité). Informações: (77) 99943-1955. Siga nosso instagram: @diesel.auto.



Renove seu guarda-roupa na Loja Marcelo Esportes

Foto: Divulgação

Os festejos juninos estão se aproximando e aproveite para renovar seu guarda-roupa, com peças diferenciadas, confortáveis e de qualidade. Aqui você encontra uma grande variedade de opções, jeans diferenciados, com lavagens e cortes incríveis, confortáveis e com muito estilo, a Loja Marcelo Esportes vem com tudo neste São João, derrubando preços, oferecendo produtos de qualidade e, o principal: Aqui você sempres será um campeão! A Loja Marcelo Esportes, tem um leque gigante de opções em blusas de marcas e camisas sociais. Marcelo Esportes, na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães (próximo a Pax Nacional). Whatsapp (77) 99944-9086. Siga a nossa rede social: @marceloesportes22.

Foto: Divulgação


Oeste da Bahia: Aluna morre após ataque a tiros em uma escola municipal em Barreiras

Foto: Reprodução

Uma cadeirante de 20 anos morreu, na manhã desta segunda-feira (26), durante um ataque a tiros em uma escola municipal em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informou o site G1, um jovem armado invadiu o local e atirou contra os alunos. Não há informações sobre a motivação do crime. O atirador foi baleado pela Polícia Militar e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. Um dos alunos que estava no colégio relatou o ocorrido. “O menino entrou na escola vestido de preto, deu um tiro na porta, lá dentro [do colégio] deu outro tiro. Os meninos [alunos] correram para a quadra, mas o instrutor mandou sair e ir para o fundo da escola, aí todo mundo arrodeou (sic) e conseguiu sair do colégio”, relatou o jovem. O ataque ocorreu na Escola Municipal Eurides Sant'anna.



Mulher de 46 anos é morta com golpes de barra de ferro em Aracatu e companheiro é o principal suspeito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher foi morta com golpes de barra de ferro, na comunidade de Serra do Henrique, zona rural de Aracatu, sudoeste da Bahia, e o companheiro da vítima é o principal suspeito. O crime aconteceu na noite deste domingo (25), por volta das 18h, na casa onde a mulher morava, e foi presenciado pelo filho do casal. O homem fugiu após o crime. Segundo a Polícia Militar, o crime foi motivado por ciúmes. A vítima, identificada como Eva da Silva Cordeiro, 46 anos, foi golpeada na cabeça. O filho do casal relatou a guarnição da 34ª CIPM que o autor alegava ciúmes e já tinha ameaçado a esposa de morte. O autor teria dito ainda ao filho que mataria a mulher e depois se mataria caso confirmasse que estava sendo traído. Ainda de acordo com informações da PM, o suspeito do feminicídio está sendo procurado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e o corpo da vítima foi conduzido para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para necropsia.

 



Produtores de queijo dos municípios de Caetité e Guanambi são destaques no Concurso Mundial de Queijos

Foto: Divulgação

No último fim de semana, foi realizado em São Paulo, o Concurso Mundial de Queijos. E o destaque foi para três empresários dos municípios de Caetité e Guanambi, que receberam medalhas de ouro, bronze e prata. Um júri formado por 180 avaliadores analisou 1.133 produtos inscritos de 11 países e foram distribuídas 484 medalhas. Das 18 medalhas destinadas aos queijos baianos, quatro delas foram entregues a produtores da região Sudoeste. A queijaria Tradição, do município de Caetité, conquistou a medalha de ouro com o queijo Manga Rosa e o bronze, com o queijo Azulzinho do Sertão. Guanambi também foi destaque no concurso. O queijo tipo brie Beija Flor, da empresa Queijo Coalho, conquistou medalha de Prata. Já o município de Candiba foi bem representado com o Requeijão Baiano, da empresa Excelência Lácteos. O produto garantiu medalha de bronze no concurso. O Sebrae em Vitória da Conquista promoveu uma caravana para que os produtores fossem até o concurso. Para Mônica Rizério, analista do Sebrae em Brumado e gestora do projeto AgroNordeste, essas conquistas são muito expressivas para a região. “Ter um produto artesanal brasileiro reconhecido internacionalmente é uma conquista muito grande para os produtores e significa o reconhecimento do trabalho, dedicação e paixão que leva a um mercado mais remunerado”, disse.



Candidato a deputado estadual, 'Manelão' realiza visitas em comunidades e empresas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na reta final da campanha, o empresário e candidato a Deputado Estadual pelo Republicanos, Emanoel Araújo Lima, "Manelão", segue intensificando visitas pela Região Sudoeste. A agenda tem como foco empresas, comunidades e cidades. Também foram cumpridas agendas em Brumado. Em Livramento de Nossa Senhora, acompanhado por lideranças e apoiadores, Manelão foi recebido por moradores dos bairros Benito Gama, Piçarrão, Taquari e Jurema neste final de semana. A cidade de Ituaçu também recebeu a caravana do candidato.

Foto: Reprodução l Rede Social

Manelão, se vier a ser eleito, falou sobre as várias áreas que pretende atuar com planejamento para agricultura, esporte, infraestrutura e saúde. “A falta de infraestrutura e de bons serviços em educação, saúde e abastecimento são as maiores reclamações dos cidadãos mais humildes. Nós temos a consciência de que a situação não pode continuar da forma como está. Ouvimos as pessoas, recebemos sugestões que serão discutidas e estudadas, e, em breve, esperamos poder apresentar ao povo tudo o que pensamos sobre a nossa região”, disse.



Governo divulga lista de professores que vão receber precatório do Fundef

Foto: Divulgação

Neste domingo (25), o Governo da Bahia, publicou em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE), a lista (veja aqui) com os nomes dos professores aptos a receberem o pagamento do precatório judicial do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) De acordo com a publicação, em até seis dias úteis, profissionais do magistério vão receber 90% do valor total a que têm direito. Os valores correspondentes aos 10% restantes serão pagos em até 90 dias. A lista traz a relação dos servidores ativos e inativos que já integram a folha de pagamento do Estado, e a relação dos que estão habilitados a receber os valores do precatório, mas que não integram a folha. Na publicação, há indicação do período de efetivo exercício de cada profissional, expresso em meses, e dos períodos em que esteve submetido às jornadas de 20 ou 40 horas semanais. Informações complementares podem ser acessadas através do Portal do Servidor. Para quem não está na folha de pagamento é preciso realizar, no prazo de 30 dias a partir da publicação da lista no Diário, atendimento na Rede SAC, na capital ou no interior, para fazer o recadastramento e apresentar dados pessoais e bancários, a fim de viabilizar o recebimento do crédito. Os documentos exigidos são: identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante de conta bancária de titularidade do requerente. Logo após o término do prazo de apresentação dos requerimentos, será realizado, no prazo de até 60 dias, o julgamento deles. Em seguida, uma lista atualizada com o resultado dos julgamentos será publicada no Diário Oficial, assim como será efetuado o pagamento do valor residual do precatório (10% restantes), que corresponde a possíveis ajustes em função de eventual alteração na base de rateio ou de equívoco identificado na antecipação do pagamento.