ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Ipiaú: Mulher sofre queimaduras após companheiro jogar água fervente nela

Foto: Reprodução l Giro Ipiaú

Uma mulher, de 42 anos, teve o corpo queimado pelo companheiro em Ipiaú, no Sudoeste baiano. O acusado foi identificado como Domingos Benevuto Ferreira Santos. Segundo o site Giro em Ipiaú, a vítima foi atingida por água fervente no último domingo (25) na residência do casal, situada na Rua da Banca. Conforme relato da vítima, ela havia passado a noite anterior na companhia do companheiro, ingerindo bebida alcoólica, quando foram para casa. Já na manhã seguinte, ela foi surpreendida com a agressão do companheiro que jogou água fervente sobre o corpo dela. A mulher foi socorrida pela filha e levada para o Hospital Geral de Ipiaú, onde recebeu os primeiros socorros e, depois, liberada. As polícias Civil e Militar da cidade acompanham o caso.



O que é 'voto útil'? Tática pode definir as eleições 2022

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na reta final para as eleições presidenciais que ocorrem neste domingo (2), campanhas estão investindo no que é conhecido como "voto útil", quando um eleitor vota em um candidato que não é necessariamente a sua primeira opção, a fim de determinar os resultados eleitorais. Propostas, tem como principal objetivo atrair os eleitores de outros partidos, na tentativa de resolver a disputa eleitoral já no primeiro turno. No entanto, outros partidos condenam a prática. Os candidatos à presidência seguem tentando evitar perder eleitores. Para que a eleição seja definida em primeiro turno, é preciso que um candidato tenha 50% dos votos válidos mais um, totalizando a maioria dos votos. O cálculo é feito considerando apenas os votos válidos. 

Como o voto útil pode definir as eleições? 

Segundo cientistas político, o voto útil deve ser analisado de acordo com o cenário. Na prática o voto útil tem aplicações reais e pode ser determinante nos resultados eleitorais de 2022, porque normalmente o voto útil vem bastante atrelado também aos índices de rejeição dos candidatos. Então, diante de um cenário em que você jamais vai desejar ter certa pessoa vitoriosa, você opta pelo candidato que tem mais chances de derrotar aquela pessoa. As informações são do site UOL.



Vitória da Conquista: Procurado por homicídio é preso após cometer assalto

Foto: Divulgação

A Polícia Militar cumpriu nesta terça-feira (27), um mandado de prisão contra um homem, no bairro Conveima II, em Vitória da Conquista. Ele foi encontrado após denúncias de um roubo, na última segunda-feira (26), no bairro Miro Cairo. Segundo a Polícia, o mandado foi expedido há quatro anos, pela 1ª Vara do Júri da cidade de Ilhéus. O criminoso era procurado por um homicídio cometido contra uma idosa e foi autuado por roubo e porte ilegal de arma de fogo, já que, no momento da abordagem, estava de posse de um revólver calibre 32. O suspeito foi capturado tentando entrar em um imóvel na região. Com ele, além de outros três celulares, também foram encontradas uma bicicleta, R$ 54 e sete porções de crack.



Adolescente tenta atacar colegas e põe fogo em escola no Morro do Chapéu

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um adolescente de 13 anos tentou atacar os colegas e atear fogo dentro da Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, no município de Morro do Chapéu. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (27), a coordenadora da unidade ficou ferida. Segundo a direção da escola, após iniciada as aulas do período da manhã, um aluno de 13 anos, do 8º ano, se dirigiu ao banheiro, trocou a farda por uma roupa preta com capuz e retornou portando materiais inflamáveis e armado com uma faca, tentando colocar fogo na escola. Em seguida os professores e demais funcionários da escola retiraram todos os alunos de dentro das salas. A polícia militar foi acionada e conseguiu conter o adolescente, que antes golpeou a coordenadora com uma arma branca. O menor foi conduzido pela equipe do Conselho Tutelar para as medidas cabíveis. Ainda não há detalhes se os pais do jovem já foram comunicados da situação.



Vem aí a 5ª edição do Futebol Solidário em Brumado

Foto: Divulgação

A quinta edição do Futebol Solidário está prestes à acontecer em Brumado. O encontro reúne jogadores profissionais, ex-profissionais e amadores da nossa região. Como sempre, o ingresso será 1kg de alimento não perecível. As doações serão repassadas para entidades da cidade. Várias estrelas já confirmaram presença no evento. A data e o horário serão confirmados em breve pela organização, aguardem.

 

 



Nota de esclarecimento a respeito da matéria: 'Promoter denuncia possível showmício durante evento político em Dom Basílio'

Foto: Composição l 97NEWS

Em referência à matéria veiculada inicialmente nesta terça-feira (27), intitulada “Promoter denuncia possível showmício durante evento político em Dom Basílio”, a Redação do site 97NEWS, com o propósito de manter a veracidade das informações, esclarece que, apesar da comprovação da denúncia, que inclusive existe indícios nas redes sociais, o promoter Ney Trindade não foi o autor dos fatos, tendo apenas compartilhado as informações junto a nossa Redação. Importante registrar, ainda, que, segundo informou Trindade, em relação à denúncia, ele apenas recebeu de outros grupos de promotores, por tanto, sendo um equivoco de nossa parte ter citado o nome do promoter. Assim, considerando que a matéria veiculada contém informações que expõem de forma negativa o trabalho do promoter, o site, veicula nesta data, a publicação dos esclarecimentos aqui expostos.

 



Mulheres caem em fossa após chão se abrir durante festa de aniversário na Bahia

Foto: Reprodução l Rede Social

Um grupo de mulheres, amigos e parentes, caiu dentro de uma fossa quando se divertiam em uma festa de aniversário em Alagoinhas, na Bahia. Imagens do incidente passaram a se propagar nas redes sociais. Segundo o G1, o fato ocorreu em uma casa no bairro Santa Terezinha, no último sábado (24). Abraçadas e ao som da música "Tem Cabaré Essa Noite", elas dançam quando, de repente, parte do chão que cobre a fossa cedeu. As vítimas ficaram sujas de dejetos da fossa da qual não sabiam da existência. Outros participantes da festa ajudaram na retirada das mulheres, que sofreram apenas ferimentos leves. Nenhum delas precisou ser hospitalizada. Após o susto, elas tiraram uma foto para tranquilizar a todos. Mesmo com o incidente, a festa não precisou ser interrompida. 



Podcast Tema Livre será ao vivo nesta quarta-feira (28); Dr. Thiago Allen é o entrevistado

Foto: Divulgação

Você já ouviu falar da fisioterapeuta dermatofuncional? Esta é a profissional responsável por atuar na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Em verdade, este profissional tem ainda muitas outras formas de lhe ajudar, mas, essas informações e dicas importantes você conhecerá somente na programação do Tema Livre Podcast desta quarta-feira (28), que terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube. O entrevistado será o Dr. Thiago Allen, fisioterapeuta dermatofuncional que tem atuação destacada na cidade de Brumado e região sudoeste da Bahia. Oportunidade para conhecer mais sobre a área de atuação e tirar as suas dúvidas na programação ao vivo. Prepara a pipoca e coloca o despertador às 19h30 de hoje (28), pois teremos encontro marcado no Tema Livre ao Vivo. Se inscreve no canal e ativa as notificações.



Brumado: Moradores pedem substituição de poste na comunidade de Cacimba

Foto: Leitor l 97NEWS

Um incômodo que já dura anos, preocupava os moradores da comunidade de Cacimba, zona rural de Brumado, voltou a chamar a atenção da localidade. O problema é sobre um poste que está prestes a cair, causando risco próximo às casas. Em dias de chuva, o medo toma conta dos moradores da região. Isso porque, além das constantes quedas de energia, a estrutura é de madeira, e não do modo mais atual, feito de concreto e ferro. "Pedimos com urgência a troca desse poste aqui na fazenda Cacimba, este poste esta pra cair, o perigo e muito grande e esta entre duas casas", disse.



Brumado: Usuários poderão resgatar saldo pré-pago do aplicativo 'Estacionamento Digital'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Assim que encerrou suas atividades no município de Brumado na segunda-feira (26) (veja aqui), vários usuários que tem saldo no aplicativo "Estacionamento Digital" da Zadar Construtora, empresa que gerenciava o estacionamento rotativo da cidade, fizeram o questionamento: Será que vamos ficar no prejuízo? O site 97News questionou a empresa e, em nota, ela nos respondeu. Segundo a empresa, todos os usuários que possuem saldo pré-pago que não foram utilizados, terão a devolução garantida, devendo para tanto, requere-la no período de 30 de setembro a 05 de outubro deste ano. O endereço eletrônico para o requerimento é: areaazulbrumado.com.br. "Deverão ser informados no requerimento os dados bancários para recebimento dos valores e dados de utilização do sistema [Estacionamento Digital]", diz a nota. Conforme a empresa, após a confirmação de existência de saldo, o ressarcimento será efetuado até o dia 17 de outubro, via transferência eletrônica. A empresa informa ainda os canais para o atendimento ao público. O telefone disponibilizado é o 77 3441-7240 (Whatsapp) ou pelo instagram: @areaazulbrumado.

 



Dezenas de indicações foram aprovadas na 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

Foto: Divulgação l CMB

Na 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, realizada nesta segunda-feira, 26 de setembro de 2022, os vereadores aprovaram diferentes textos apresentados. Inicialmente, a presidente do legislativo, Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), solicitou a chamada nominal dos vereadores e depois foi realizada a leitura da ata da sessão anterior que, após realizar retificação solicitada pelo vereador Rei de Domingão, foi aprovada por unanimidade. 

Foto: Divulgação

Essa sessão teve participação dos vereadores: Verimar Dias da Silva Meira (Verimar do Sindicato), Lia Teixeira, Harley Lopes, João Vasconcelos, Vanderlei Bastos Miranda (Boca), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão), Amarildo Bomfim, Beto Bonelly, César Bar, Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Renato Santos. Rubens Araújo, Luiz Carlos Caíres da Silva (Palito) e Tiago Amorim. Além disso, fez uso da Tribuna Livre pela Sra Daiara Dourado Pires, enfermeira do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, e representante da CIHDOTT, que falou sobre a importância do Setembro Verde. Durante a sessão, os edis debateram sobre diversos assuntos e aprovaram alguns textos apresentados. Houve aprovação de dezenas de indicações. A sessão completa pode ser assistida no canal do YouTube da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. Procure pelo dia de interesse.



Central das Carnes, preço baixo todos os dias; conheça a nossa nova loja

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na hora de fazer suas compras do dia, da semana e do mês, escolha sempre a Central das Carnes! Tudo em gêneros alimentícios, de higiene, limpeza e utilidades domésticas! Dona de casa sabe que economizar e comprar mais barato é na Central das Carnes, presente no seu dia a dia! No nosso açougue você encontra o que há de melhor em carnes! Inspecionadas e vindas dos melhores frigoríficos do Brasil. E para o seu churrasco ficar ainda mais gostoso, temos uma grande variedade de carnes e linguiças especiais. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No açougue da Central das Carnes você tem a certeza de está levando para casa qualidade. Venha conferir e aproveitar os melhores preços. Humm, quer aquele pão fresquinho? Corra agora para levar o seu para casa, você não vai querer ficar sem! Padaria com produtos deliciosos e de qualidade você também encontra aqui. Outro diferencial é o horário de atendimento: de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 7h às 20h. Central das Carnes, localizada na Av. Coronel Santos, bairro São Felix.



CIPRV de Brumado apreende 10 kg de drogas em bagagem de adolescente na BA-262

Foto: Divulgação l CIPRv

Na segunda-feira (26), uma grande quantidade de drogas foi apreendida em um ônibus interestadual que fazia o itinerário Salvador/Caculé. A apreensão ocorreu na BA-262, em Brumado. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), durante a fiscalização no compartimento de bagagem, localizaram cerca de 10 kg de cocaína, maconha e crack. O motorista e uma adolescente foram conduzidos à Delegacia de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis. Conforme a Companhia, o Conselho Tutelar foi acionado, tendo em vista que a proprietária da droga é menor de idade. A droga tinha como destino o município de Caculé. 



Promotores de eventos denunciam possível showmício durante evento político em Dom Basílio

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Durante esta semana, foi compartilhado em grupos de Whatsapp da Região Sudoeste, mensagens de promotores de eventos denunciando um possível showmício na cidade de Dom Basílio. As mensagens também foram compartilhadas a Redação do site 97NEWS, a qual apurou que, publicações feitas nas redes sociais, tanto do prefeito do município, Roberval de Cássia Meira (PL), quanto na própria página da administração municipal, não deixam dúvidas de que, dois eventos que acontecem nesta terça-feira, dia 27 de setembro em Dom Basílio, caracterizam a realização de um showmício. O questionamento feito pela categoria se refere as datas e os horários dos eventos. Na publicação feita pelo gestor, um banner com o título: "Agenda do Time de Lula", mostra as datas de eventos em diversos municípios, dentre eles, um comício está programado para a data de hoje (27), no horário das 19h30, em Dom Basílio. 

Foto: Reprodução l Rede Social

Entretanto, na página da Prefeitura Municipal, um show com o cantor Thiago Aquino foi agendado para o mesmo dia, às 20h. O evento foi intitulado como: 'Primavera Fest'. "O showmício voltou. Começou por Dom Basílio, e a Prefeitura de Dom Basílio confirma Thiago Aquino às 20hs após o comício do [Time de Lula]", escreveram. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. A lei proíbe "a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos" e a apresentação, "remunerada ou não", de artistas para animar comícios e reuniões eleitorais. Nossa equipe tentou contato com a Prefeitura de Dom Basílio, mas ninguém atendeu às ligações.

 

Atualizada às 20h30.

Foto: Reprodução l Rede Social


Barreiras: Polícia apura motivação para crime praticado em escola integral de regime militar

Foto: Divulgação

O adolescente de 14 anos, que não teve o nome divulgado, entrou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (26) no Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, em Barreiras, com um revólver, facão e uma machadinha (veja aqui). Ele esfaqueou uma aluna cadeirante e atirou contra ela pelo menos duas vezes. A vítima foi identificada como Geane da Silva de Brito, 19 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O atirador, que estava todo de preto e encapuzado, foi baleado por um desconhecido, de acordo com a Polícia. O episódio causou pânico nos alunos, que fugiram para a rua e se abrigaram nos fundos da unidade de ensino. O jovem é ex-aluno. Após ser baleado, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para uma unidade de saúde, onde permanecia custodiado. 



Prefeitura rescinde contrato com empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, sudoeste da Bahia, rescindiu de forma amigável, o contrato com a Construtora Zadar Ltda, responsável pelo estacionamento rotativo da cidade, popularmente conhecido como Zona Azul. A informação foi confirmada (veja aqui) pelo site 97NEWS nesta segunda-feira (26). O Executivo não informou qual o motivo da decisão que foi publicada no Diário Oficial do Município. A Prefeitura também não informou se haverá processo de licitação para a contratação de uma nova empresa para a Zona Azul ou se o Poder Público vai elaborar um plano de trânsito para que haja estacionamentos públicos. A empresa explorava cerca de 1.198 vagas para automóveis e 863 vagas para motocicletas, totalizando aproximadamente 2.061 vagas. A reportagem entrou em contato com a empresa, mas ninguém quis se pronunciar, apenas fomos informados que a Zadar vai providenciar o ressarcimento dos valores para quem possui crédito no aplicativo.



Idoso é preso em flagrante por injúria racial após chamar funcionário da Câmara de Livramento de 'macaco'

Foto: Reprodução l Blog Regional

Um idoso, de 70 anos, foi preso em flagrante após ofender um funcionário da Câmara de Vereadores do município de Livramento de Nossa Senhora. O caso de injúria racial foi registrado na manhã da última quinta-feira (22). De acordo com policiais da 46ª CIPM, a vítima, um homem, de 45 anos, relatou ter sido xingada pelo autor. O homem relatou aos policiais que, sem nenhum motivo, o idoso começou a proferir frases como: “cada macaco no seu galho”, “esse neguinho trabalha aqui?”. Conforme a PM, o idoso assumiu a conduta confirmando que realmente teria chamado o funcionário de “macaco”. Ele foi conduzido à Delegacia da cidade, onde foi registrado o flagrante por injúria racial. 



Centro de Monitoramento Urbano de Brumado será inaugurado na sede da SMTT

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está viabilizando a criação do Centro de Monitoramento Urbano de Brumado (Cemub) com o objetivo de monitorar as principais vias da sede do município, garantindo celeridade e agilidade no atendimento à população. Já estão instaladas câmeras em toda artéria central da cidade, as quais irão monitorar a frota circulante de veículos, os cruzamentos de maior intensidade e circulação, os pontos semafóricos, bem como todos os incidentes registrados em via pública. A ideia é aumentar a segurança no trânsito e diminuir o tempo resposta na prestação dos mais diversos serviços públicos. O centro funcionará na sede da SMTT e será inaugurado nos próximos dias.



Empresa Zadar poderá encerrar atividades do estacionamento rotativo em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Não é de agora que a Construtora Zadar Ltda, empresa que administra a Área Azul em Brumado, vem enfrentando problemas com relação a arrecadação no estacionamento rotativo da cidade. Segundo apurou o site 97NEWS, todos os investimentos aplicados em Brumado, que passam da casa dos milhões, não foram recolhidos com as taxas aplicadas. Em funcionamento desde julho de 2019, na manhã desta segunda-feira (26), os funcionários não foram vistos nas ruas, e segundo informações apuradas pela reportagem, a empresa estaria deixando o município nos próximos dias. A Zadar ainda não se manifestou sobre o assunto, mas uma reunião aconteceu na sede da prefeitura na manhã de hoje para discutir o assunto. O contrato tem validade de 10 anos, mas provavelmente chega ao fim em Brumado. Em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), os motivos não foram explicados, mas segundo o órgão, a Procuradoria Geral do Município estaria emitindo um Nota a imprensa local. Em mais de dois anos de Pandemia da Covid-19, várias empresas sofreram um desequilíbrio econômico e também pela pausa dos reajustes que teriam que ser feitos anuais, bem como a dificuldade na fiscalização, pois segundo apurado pela reportagem, a empresa não tinha autonomia para fazer autuação de quem não pagava o rotativo, dependia da SMTT. No total Brumado tem em média 2.000 vagas para serem exploradas e agora cabe a Prefeitura abrir uma nova concessão para outra empresa ou ela mesmo fazer a exploração, como acontece no município vizinho de Guanambi.

 



Auto Diesel: Promoção do ano em pneus!

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Auto Diesel chegou, e já é sucesso em toda cidade! Sabe por quê? Tem preço baixo de verdade! Não acredita? Pesquise na concorrência e faça a comparação, você vai se surpreender, a diferença de preço é muito grande. Ta comprovado! A Auto Diesel tem o menor preço da região. Auto Diesel, para todos os tipos de veículos: gasolina, flex e diesel. E ainda, peças, acessórios, pneus, baterias e muito mais. Vendas também no atacado. Comprando qualquer pneu em nossa loja, você ganha à montagem e alinhamento 3D, totalmente de graça. E nas compras acima de R$100, concorra a uma moto 0km. Auto Diesel, o melhor preço da Bahia é aqui, Av. Centenário, nº 963 (saída para Caetité). Informações: (77) 99943-1955. Siga nosso instagram: @diesel.auto.