ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal


UniFG investirá R$ 10 milhões para a construção da faculdade de medicina em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Lançada na manhã desta sexta-feira (20),  a "Pedra Fundamental" marca o início das obras da Faculdade de Medicina em Brumado. O campi da universidade será construído à margem da BA-262, próximo à um condomínio particular. Com uma área de 10 mil m², inicialmente a estrutura usará apenas 3 mil m² e terá um prazo para a conclusão da obra de aproximadamente seis meses. Em entrevista ao 97NEWS, o presidente da mantenedora, Felipe Duarte disse que se sente realizado em trazer o progresso para o município. "A UniFG se sente realizada em chegar em Brumado trazendo o progresso. O curso de medicina para qualquer cidade ela vai impactar ai naturalmente pelo menos 30% na sua condição econômica, a gente vai conseguir movimentar, não só a transformação da cidade de Brumado em uma cidade universitária, mas também, mexer com todo os âmbitos de negócios que envolvem qualquer município. Ela vai impactar diretamente na questão imobiliária, no comércio local, então é de muita satisfação chegar em Brumado", disse o presidente da UniFG. O presidente ainda acrescentou que serão gastos 10 milhões de reais com a implantação da estrutura física e equipamentos. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já para o reitor da UniFG, Georgethon Nogueira, com duas décadas de existência, o centro educacional adquiriu uma experiencia pedagógica muito importante, o que trouxe novos rumos, inclusive com a expansão da universidade para o município de Brumado. "Isso refletiu na vitória e na seleção do certame do programa mais médicos para implantar o curso de medicina aqui. Esse mérito não é só da UniFG, primeiro Brumado teve que ser habilitada, então o município foi selecionado e é claro né, Brumado acumula uma experiência empreendedora importante, tem instituições e políticas consolidadas, isso tudo contribuiu para que o município fosse habilitado no programa e recebesse o curso de medicina", destacou Nogueira. O reitor classificou ainda a experiência da UniFG no setor de educação regional. "A gente vem com essa experiência, mas com espírito de estabelecer um diálogo de harmonizar com energia criativa e empreendedora que a comunidade de Brumado tem, para consolidar um projeto que seja referência para a cidade de Brumado", diz Georgethon. Ele também destacou o município de Guanambi em antes e depois da UniFG, podendo acontecer o mesmo em Brumado. "Com o curso muda tudo, o ambiente de discussão que a universidade cria, ela ajuda a montar um debate público, enriquecer conceitualmente as instituições, no aprimoramento da políticas públicas, torna a cidade culturalmente mais tolerante, mais livre, alegre e gera uma série de intercâmbios. Para se ter uma ideia, fazendo um recorte comercialmente falando, se você pegar Guanambi o que aconteceu com o mercado imobiliário, com o comércio varejista foi uma expansão extraordinária para a cidade. O comércio sente a presença dos alunos, até porque a maioria deles é proveniente de outras cidades. Então espero que isso possa se repetir em Brumado", avalia Nogueira reitor da UniFG. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para o prefeito Eduardo Vasconcelos, o sentimento é de realização. "Plena realização, de felicidade, e entender primeiro que, a importância desse momento está sendo compartilhada por todos os brumadenses", conta Vasconcelos. O gestor ainda citou o crescimento da cidade com a chegada da faculdade de medicina. "Teremos um volume de obras razoáveis, depois com o vestibular em meados de julho do ano que vem podemos prever um crescimento ao longo dos cinco anos subsequentes, quando a previsão é que, Brumado receba em torno de cinco mil alunos, elevando o município ao seu número populacional em mais de 70 mil moradores", esclareceu o gestor.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário