ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Inovação: Tema Livre Podcast de sábado teve transmissão pelo canal do Youtube e Rádio Alternativa FM

Foto: Divulgação

Jorge Malaquias Filho idealizador e apresentador da programação recebeu neste sábado (22) nos estúdios do Tema Livre Podcast, a médica endocrinologista Dra. Nathale Prates. A abordagem temática tratou sobre diabetes, obesidade, nódulos de tireoide e extraiu dúvidas dos telespectadores e ouvintes da programação. Inovando, o Podcast teve transmissão simultânea na plataforma do Youtube no canal Tema Livre Podcast e também na programação do Tema Livre na Rádio Alternativa FM (97,9). O programa foi um sucesso, tanto pelo brilhantismo da convidada que trouxe assunto relevante e promoveu respostas concisas e pertinentes, como pela ideia de ampliar o acesso à informação pela rádio e internet em áudio e vídeo de forma simultânea. Ao site 97NEWS, Malaquias exaltou o trabalho da equipe. “O trabalho em equipe faz a diferença, sou abençoado por ter um time forte em nossos projetos do Tema Livre, tanto na rádio, como em nosso Podcast. A ideia é levar mais e melhores informações para número cada vez maior de pessoas, portanto este formato já era pensado a muito tempo e tivemos a felicidade de ser abraçado pela nossa audiência. O Tema Livre Podcast vem crescendo e amadurecendo projetos importantes, este foi mais um passo, e eu agradeço aos apoiadores de forma geral e os parceiros que fizeram acontecer”, afrimou. Tema Livre Podcast vai ao ar toda semana e você pode acompanhar pelo canal do Youtube, e aos sábados 09h30 na Rádio Alternativa FM. Não esqueça de se inscrever no canal e compartilhar com os amigos. Reveja abaixo o episódio de sábado:



UAB disponibiliza vagas para cursos de Licenciatura e Especialização em Brumado

Foto: Divulgação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está disponibilizando vagas remanescentes para cursos de Licenciatura e Especialização, na modalidade à distância, para professores da rede pública, por meio de Edital de Chamamento Público para os municípios sede dos polos de apoio presencial em que os cursos serão ofertados. Da mesma forma, para os municípios integrantes destes Territórios de Identidade. Os editais estão disponíveis (veja aqui) e (veja aqui). Os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser enviadas exclusivamente pelas Secretarias de Educação dos municípios. O prazo para envio da lista dos professores selecionados pelos municípios se encerra no dia 24/10/22.



Brumado: Polícia Civil investiga homem suspeito de estupro de vulnerável no Bairro São Jorge

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil de Brumado investiga um homem de 21 anos que está sendo acusado por estupro de vulnerável, contra uma garota de 12 anos no bairro São Jorge, neste fim de semana. Segundo informou os familiares, a adolescente saiu de casa na manhã de domingo (23) com destino a casa da avó, mas horas depois, não chegou ao seu destino. Após a mãe da adolescente registrar um Boletim de Ocorrência na 20ª Coorpin, uma operação conjunta com policiais Civis e Militares foi realizada e as guarnições se deslocaram até o endereço do suspeito. Na referida residência, a garota foi localizada por volta das 23h30 do mesmo dia, mas o acusado fugiu pelos fundos pulando o muro. Ainda na casa, a mãe do acusado e mais duas crianças foram localizadas. Aos policiais, a mãe do suspeito afirmou que não tinha conhecimento da permanência da garota no local. Segundo investigações, o suspeito já tem peassagens pela Polícia no Estado de Minas Gerais. Conforme a Polícia, na manhã desta segunda-feira (24), o homem de 21 anos se entregou na Delegacia. Em nota ao site 97NEWS, a Polícia Civil também informou que "até o momento não há apontamento para existência de cárcere privado e nem a participação de outras pessoas no crime". Ainda conforme a Nota, o acusado "foi autuado pela Delegado de Polícia por estupro de vulnerável e aguarda decisão da Justiça pela manutenção ou não de sua prisão". A investigação ocorreu em segredo de justiça. 

 

Atualizada às 11h47.



Aracatu: Homem coloca fogo em casa para matar esposa e acaba preso

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso na noite de domingo (23) após atear fogo na casa de sua esposa, na fazenda Riacho Fundo, zona rural de Aracatu. Segundo a 34ª CIPM, os militares foram acionados por volta das 20h, após o suspeito atear fogo na casa de Carmen Pereira da Silva, de 48 anos. Os policiais encontraram o homem perto da casa em chamas e com uma faca na cintura. O incêndio foi debelado e o acusado foi encaminhado para a 20ª Coorpin em Brumado. Em depoimento, o homem afirmou que ateou fogo na casa com intenção de matar a companheira.



Brumado: Mulher acusa marido de cárcere privado e ameça de morte contra sua família

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mulher de 20 anos registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia de Brumado,  contra seu marido, um homem de 30 anos. Segundo o registro, a mulher declarou para a polícia, que tem um relacionamento de seis anos com seu companheiro, mas conturbado e sofrendo agressões há muito tempo. O casal tem um filho de 5 anos. Durante o registro na Delegacia, a jovem declarou que ficou trancada dentro de casa por três dias, sendo vítima de maus tratos. De acordo com ela, teve seus cabelos cortados pelo seu companheiro com uma faca. A mulher ainda relatou que seu marido tentou contra a sua vida e a de sua mãe. A vítima ainda relatou que seu companheiro teria pego o seu filho e fugido da residência, sem nenhuma explicação. A mulher pediu proteção, já que teme pela própria vida e a de sua mãe, após o marido ter dito que mataria toda a sua família. O caso foi registrado na última quinta-feira (20), e está sendo investigado pela Polícia Civil.



Cinegrafista de afiliada da TV Globo é agredido na porta de Roberto Jefferson, Rio de Janeiro

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O cinegrafista da Inter TV, filiada da TV Globo, Rogério de Paula, que foi agredido por um apoiador do ex-deputado federal Roberto Jefferson neste domingo (23) em Comendador Levy Gasparian, passou a noite na UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios (RJ). A agressão aconteceu enquanto o profissional trabalhava na cobertura da prisão do ex-deputado. Rogério passa bem e não apresentou sangramentos. No momento da agressão, o cinegrafista sofreu um choque em um local onde já tinha passado por uma cirurgia, na cabeça. Por isso, ele teria apresentado um princípio de convulsão no local, onde passou por atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado à unidade de saúde. Para garantir que ele não entre em novo quadro convulsivo, a equipe médica decidiu observá-lo até a manhã desta segunda-feira (24) para reavaliar o quadro. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso e disse que já identificou o autor, mas as buscas seguem para tentar localizá-lo. A Inter TV RJ emitiu nota repudiando a agressão contra o profissional, que trabalha na emissora há mais de 30 anos.



Semana começa com previsão de temporais na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A semana deve começar com tempo fechado na Bahia. De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão é de chuvas intensas e rajadas de vento de até 60 km/h a partir desta segunda-feira (24). Em Brumado, os volumes de chuva podem passar de 114 mm. Ainda segundo o Climatempo, o período de chuva mais intenso será entre segunda e quarta-feira (26). A meteorologia aponta que, além do calor e da alta umidade que atuam nas condições climáticas, haverá também o chamado cavado meteorológico em altitude, que é a baixa pressão relativa e mais alongada, assim como a chegada de uma nova frente fria na costa baiana ainda no início da semana. Nesta segunda-feira, a temperatura máxima prevista em Brumado é de 30ºC e a mínima é de 20ºC.



Licença-maternidade começa a contar a partir da alta hospitalar, decide STF

Foto: Reprodução

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na sexta-feira (21) garantir o início da licença-maternidade a partir da alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido, no caso de internações que passarem de duas semanas, e não da data do parto. Segundo O Tempo, o caso chegou ao Supremo por meio de uma ação protocolada pelo partido Solidariedade, e a decisão tem efeito imediato, valendo para as gestantes e mães que possuem contratos de trabalho formais. Pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o afastamento da gestante ocorre entre o 28º dia que antecede o parto e a data de nascimento do bebê. A licença dura 120 dias, garantido para a mulher o salário-maternidade. O caso foi julgado no plenário virtual, modalidade de votação na qual os votos são inseridos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.



Ex-deputado Roberto Jefferson resiste a ordem de prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes; dois agente ficaram feridos

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) suspeita que o ex-deputado Roberto Jefferson tenha lançado três granadas na direção dos agentes que foram até a casa dele na manhã deste domingo (23) para prendê-lo, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Jefferson reagiu à abordagem, e além da suspeita do lançamento de explosivos, ele atirou contra os agentes. Segundo o UOL, dois policiais ficaram feridos, mas passam bem. A operação ocorre um dia após Jefferson xingar a ministra do STF, Cármen Lúcia, que foi comparada por ele a "prostitutas", "arrombadas" e "vagabundas". As ofensas foram ditas em um vídeo publicado por Cristiane Brasil (PTB), filha do ex-deputado, nas redes sociais. Neste domingo, Jefferson divulgou outro vídeo nas redes sociais em que relatou a ação da PF e disse que não vai se entregar.  "Eu não vou me entregar porque acho um absurdo. Chega, me cansei de ser vítima de arbítrio, de abuso. Infelizmente, eu vou enfrentá-los", afirmou.



Brumado: PM apreende carro clonado no bairro Parque Alvorada

Foto: Divulgação l PM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu um veículo clonado no bairro Parque Alvorada, em Brumado, na sexta-feira (21). Segundo informou a 34ª CIPM, o veículo Saveiro foi localizado na Travessa Valdik Pereira. Ao realizar a verificação, a PM encontrou divergência entre a placa ostentada e a apresentação no sistema. Segundo os dados, o veículo estava com placa Mercosul, licenciado a outro município de emplacamento, bem como de proprietário. O veículo e o condutor foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado. 



Brumado: Bandidos roubam mulher e homem no centro da cidade; PM prende a dupla horas depois

Foto: Divulgação l PM

Dois homens roubaram uma motocicleta na Rua Umburanas, em Brumado, neste sábado (22), por voltas das 00h10. Segundo informou a Polícia Militar, os elementos inicialmente tentaram roubar um celular e uma bolsa de uma mulher. Durante a ação um transeunte que passava pelo local tentou defender a mulher, quando foi agredido pelos marginais e teve sua motocicleta roubada. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), em rondas pela região do bairro Malhada Branca, localizou a motocicleta roubada em frente a um bar. Os acusados do crime foram presos no local. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Brumado.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Morre aos 75 anos, Adauto Prates, prefeito de Ibiassucê

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O prefeito Francisco Adauto Rebouças Prates (União Brasil), 75 anos, da cidade de Ibiassucê, morreu neste sábado (22), vítima de um infarto fulminante. Adauto sentiu mal e desmaiou. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal São Sebastião, mas não resistiu e morreu. Rebouças estava em seu quinto mandato à frente do município. Através das redes sociais, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a morte de Prates. “Recebo com pesar a notícia do falecimento do prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates. Quero meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e a toda a população do município”, escreveu o Governador. A população de Ibiassucê está abalada com a morte de Prates. O vice-prefeito Emanuel Fernando Alves Cardoso (MDB), o Nando, decretou luto oficial de 5 dias. Adauto deixa esposa e três filhos.



Acelen anuncia redução dos preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe

Foto: Divulgação

A Acelen anunciou, na manhã deste sábado (22), a redução dos preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe, na Região Metropolitana de Salvador. O valor do diesel caiu 6,1%, enquanto o da gasolina reduziu 4,2%. De acordo com a Acelen, o preço dos combustíveis produzidos por ela na refinaria baiana seguem critérios de mercado, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. Ainda segundo a empresa, controlada pelo grupo árabe Mubadala Capital, a política de preços praticada por ela é transparente e amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado.



Homem é detido após agredir companheira no bairro Dr. Juracy

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 53 anos suspeito de agredir sua companheira de 51 anos foi levado à delegacia na manhã desta quinta-feira (20), no bairro Dr. Juracy, em Brumado. O ato teria acontecido na Rua Tupi. Segundo a Polícia Militar, a vítima relatou que foi agredida e ameaçada pelo homem. Ele negou que teria agredido a vítima. Os policiais deram voz de prisão ao homem e o conduziram à delegacia. A vítima registrou ocorrência contra o companheiro.



Brumado recebe dia 18 de novembro, 'Piseiro Prime'

Foto: Divulgação

O som do Piseiro, está dominando o país! Entre os ritmos mais tocados nas rádios, redes sociais e plataformas digitais contabilizando milhões de streams e com hits na lista das músicas mais executadas vai ecoar por Brumado. Vem aí o Piseiro Prime um projeto que vem conquistando o país e atraindo multidões por onde passa. O Piseiro Prime acontecerá dia 18 de novembro, no Parque de Exposições Gilson Brito (BA-148 - saída para Livramento) e vai reunir 02 grandes atrações, os maiores nomes do ritmo considerados fenômenos na internet e com grandes destaques na cena musical nacional. João Gomes e Vitor Fernandes e a sensação dos paredões: A Tarraxada. Esse trio da pesada promete levar o público ao delírio com seu som vibrante e sua alegria. Os ingressos para o Piseiro Prime estão disponíveis no site www.ingresso.tech. A realização fica por conta da LG Produções e Eventos; Só Legal Serviços; Janete Meira e Nei Eventos.

Evento: Piseiro Prime

Data: 18 de novembro
Local: Parque de Exposições Gilson Brito
Atrações: João Gomes, Vitor Fernandes e A Tattaxada
Informações: @lgproducoeseventos / @solegalservicos /  @_janetemeira / @ney.trindade.56 / @97news.com.br



TSE terá mais autonomia para remover conteúdo das redes sociais

Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade na quinta-feira (20), uma resolução que permite que a Corte determine a exclusão de conteúdos falsos das redes sociais que já tenham sido alvo de decisões anteriores para retirada. Atualmente, ao identificar uma fake news, uma coligação ou partido deve apresentar uma ação ao TSE pedindo a retirada. Entretanto, se o conteúdo for reproduzido em outros meios, novas ações devem ser apresentadas. Agora, com a resolução, o próprio Tribunal Eleitoral terá autonomia para determinar a retirada das informações falsas repostadas em outras plataformas, sem a necessidade de novos processos judiciais, o que deve agilizar as decisões da Justiça Eleitoral. Além disso, o Tribunal também reduziu para duas horas o prazo máximo para remoção dos conteúdos falsos, sendo – na véspera da eleição – período de até uma hora. Da mesma forma, nas 48 horas que antecedem o segundo turno das eleições 2022 e nas 24 hora seguintes. Em último caso, a Corte também poderá suspender canais que publiquem informações falsas de maneira reiterada. A resolução aprovada nesta quinta já havia sido apresentada pelo ministro durante reunião com representantes de redes sociais. Após a decisão, a imprensa nacional começou a discutir o caso como uma possível "censura". Entretanto, jornalistas também defendem a decisão do TSE, na qual membros de redes socais estariam tentando "burlar" a Justiça, quando removem um conteúdo e o publica em outra página ou canal.



Funcionários da Petrobras denunciam empresa por abuso eleitoral

Foto: Reprodução

Funcionários da Petrobras acusaram a empresa de abuso eleitoral no ambiente de trabalho, de acordo com  documento divulgado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), na quinta-feira (20). Trabalhadores que possuem carros com adesivos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou de outros políticos de oposição ao atual governo, afirmaram que estão sendo barrados de entrarem com os veículos na empresa. “Proibir a entrada de automóveis com adesivos de somente um candidato trata-se de característico caso de odioso assédio eleitoral, em benefício de outra candidatura. O que serve para Chico, serve para Francisco”, afirmou Deyvid Bacelar, coordenador da FUP.



95% dos eleitores dão certeza de votar no segundo turno; 2% pretendem faltar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na quarta-feira (19), mostra que a grande maioria dos brasileiros está disposta a ir votar no segundo turno destas eleições presidências, que acontecerá em 30 de outubro. 95% indicam, com certeza, que irão comparecer às urnas e 2% indicam que talvez irão votar. Outros 2% responderam que não pretendem ir votar. Entre que declara voto em Lula, 96% dizem que irão votar com certeza, 3% talvez e 1% não pretende votar. No caso dos eleitores de Bolsonaro, 97% afirmam que irão às urnas, 1% talvez e 1% não pretende votar. No primeiro turno, o número de abstenções chegou a 32,7 milhões (20,9% dos eleitores).



Entrevista de Bolsonaro a podcast supera 1,7 milhão de acessos simultâneos

Foto: Reprodução

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), bateu o recorde de visualizações simultâneas no podcast Inteligência Ltda. Às 21h13, eram mais de 1,7 milhão de internautas simultâneos que acompanharam a entrevista do atual chefe do executivo no programa. O marco foi alcançado com apenas 28 minutos de entrevista. O marco acontece dois dias após o ex-presidente e candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcarnçar, durante a transmissão ao vivo para o Flow Podcast na terça-feira (18), a marca de 1 milhão de pessoas. Neste programa, a marca de Bolsonaro somou pouco mais de 500 mil visualizações simultâneas durante a sua participação em agosto deste ano. A entrevista de Bolsonaro desta quinta-feira (20) começou com cerca de 30 minutos de atraso. Durante a espera, já haviam cerca de 400 mil pessoas no canal Inteligência Ltda. Ao fim da entrevista, Bolsonaro comemorou a audiência e ironizou os números alcançados por Lula, quando participou do podcast Flow e alcançou 1.08 milhão.