ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Brumado: Servidor público é agredido durante confusão na Central de Marcação

Foto: Whatsapp l 97NEWS

O caos na Central de Marcação vem sendo "mote" de notícias na Capital do Minério. Na quinta-feira (31), o 97NEWS relatou o drama dos pacientes que enfrentaram longas filas para conseguir marcar consultas e procedimentos cirúrgicos. Na manhã desta sexta-feira (1ª), a situação chegou há um colapso, chegando ao ponto em que um servidor público fosse agredido violentamente por pessoas que aguardavam atendimento no setor público. Segundo apurou a nossa reportagem, durante uma discussão generalizada, um dos usuários partiu para cima do Guarda Civil Municipal (GCM) e o agrediu. A Polícia Militar foi acionada e controlou a situação. O GCM que não teve a identidade revelada foi encaminhado ao Hospital Geral Professor Magalhães Neto e passa bem. Ele foi encaminhado a Delegacia para registrar Boletim de Ocorrência (BO). Lembrando que o Art. 331 do Código Penal diz que "desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela, prevê pena ou detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Em entrevista ao 97NEWS, o Secretário Municipal de Saúde, Claudio Feres lamentou o episódio e disse que vai apurar as circunstâncias da ação. "Lamentável, é um profissional exemplar, por onde passou deixa um trabalho. Na Central, todos os funcionários relatam o compromisso que ele tem com o serviço. A própria população que assistiu o ocorrido ficou revoltada e disseram que vão depor a favor do profissional, enfim é lamentável", disse Feres. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Ainda segundo o secretário, a cerca de dois meses a Secretaria de Saúde, juntamente com a empresa que gerencia o sistema de marcação vem buscando soluções para acabar com as filas. "Nós temos sentando ai há mais de dois meses para encontrar uma solução e facilitar o acesso e marcar mais rápido e receber de forma mais tranquila exames do Sistema de Saúde", esclareceu Claudio. Ele ainda destacou que o município nos últimos meses vem contratando profissionais para aumentar a demanda no setor, além disso, aumentou a oferta de procedimentos. "Só nesses últimos três anos ampliamos a tomografia, que hoje não existe fila de espera. A ceca de dois meses conseguimos contratar um otorrino, chegando a 40 cirurgias na área do profissional. Além disso, o serviço de ortopedia cresceu, hoje contamos com sete ortopedista trabalhando na rede, então fora isso, a atenção básica que saímos de 15 para 21 equipes de profissionais atendendo, então cada ano que passa, quando se aumenta a demanda de profissionais e procedimentos, é natural que se aumente também o volume na procura de especialistas por parte da população", afirma Feres. Por fim, o secretário disse que o atendimento foi suspenso nesta sexta-feira, e os profissionais ficaram muito abalados com a situação. "A nossa equipe ficou muito abalada, infelizmente tivemos que suspender os atendimentos e vamos retornar na segunda-feira, hoje ainda tem uma reunião com o prefeito para tentar achar uma saída o mais rápido possível", disse ao 97NEWS, Claudio Feres Secretário de Saúde do município.

 



Comentários

  • Sandra

    "Sugestão: Seria melhor a secretaria colocar vários( 3 por exemplo) pontos de marcação sendo q esses mesmos atendesse respectivos bairros. Ou talvez nas próprias unidades de saúde que atende seus pacientes de cada bairro. "

  • Carlos Aguiar de Novaes

    "Gente é totalmete desumano aquilo ali. Uma coisa relativamente simples já que ao invés de concentrar todo mundo num só lugar era só conectar os postos de atendimento dos bairros à agenda de marcação onde os procedimentos seriam marcados logo após as consultas. Afff. O ser humano gosta de complicar as coisas demais"

  • Natalia

    "Realmente não concordo com a agressão, mas ali tem que tomar medidas pra acabar com as filas Ta desorganizada essa coisa de fila da tarde e fila de manha. As vezes chego 5 nao consigo senha aí chega outro 6 em diante vai pra fila da tarde e pega. Fila tem que ser uma só, quem nao pegou pra de manhã pega pra tarde, sem falar que tem homens todo santo dia pegando senha e vendendo. O pior que acha quem compra e nisso alimentando esse mercado negro. Absurdo isso"

Deixe seu comentário