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Brumado: Há poucos dias de inaugurada, 'passagem em nível' nas proximidades do SAC e UNEB já põe em risco a segurança de motoristas

No registro feito pelo 97NEWS no fim da manhã a sinalização não funcionou - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para facilitar o trânsito e garantir a segurança do motorista que precisa cruzar os trilhos do trem, o Ministério dos Transportes tem regras bem claras de sinalização. Na região do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e  da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Brumado, a passagem em nível entre os bairros São Felix e Centro da cidade, a nova sinalização "Totem" (Painel vertical), não funciona e, já expõe motoristas ao risco de acidentes. Se para alguns o apito da locomotiva traz atenção, pra outros o som do trem provoca verdadeiros calafrios. É o caso do motociclista Adriano dos Santos Pereira, 35 anos, que todos os dias passa pelo novo cruzamento da linha férrea, e fala do equipamento que recém inaugurado, não funciona. “A sinalização vertical e horizontal é boa, mas essa que contem o alerta semafórico e sonoro não funciona, e isso pode causar acidentes para quem passa por aqui todos os dias”, contou. No fim da manhã desta quinta-feira (31), a equipe do 97NEWS esteve no local e registrou através de fotos que, a sinalização que no dia da inauguração funcionava e, por algum motivo, hoje não funciona mais. 

O cruzamento é bastante movimento em horário de pico - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No Brasil, as normas relativas à sinalização ferroviária estão previstas no decreto 90.959/85, e são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com o crescimento populacional, as áreas adjacentes às linhas dos trens passaram a ser ocupadas de forma irregular, e as consequências recaíram tanto sobre a segurança da população quanto sobre o próprio desempenho operacional das ferrovias. Para adequar a circulação ferroviária às novas configurações habitacionais nos grandes centros, a lei prevê sinalização específica para os cruzamentos entre vias e linhas férreas, também chamados “passagens em nível”. A sinalização deve ter, por exemplo, faixas brancas no chão, placas de fácil visibilidade, sinais luminosos e sonoros. Em alguns casos, dependendo do risco, até mesmo cancelas são instalados para prevenir acidentes.



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