ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Aracatu: Ataque em cavalgada termina em tentativa de homicídio e deixa ferido na zona rural

Operação no Conjunto Penal de Brumado reforça segurança e termina sem apreensões

Lamborghini apreendida em esquema de rifas ilegais na Bahia é leiloada por mais de R$ 3 milhões

Brumado ganha destaque em evento internacional sobre desenvolvimento sustentável em Vitória da Conquista

IFBA de Brumado abre 60 vagas em curso de Libras para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica

Abastecimento de água será suspenso temporariamente em Brumado e Malhada de Pedras para manutenção

Suspeito de feminicídio em Maetinga é procurado; carta e possível veneno reforçam suspeita de crime premeditado

CIPRv apreende droga durante abordagem em Tanhaçu; dois ocupantes são conduzidos à Delegacia

Caetité: Disputa por ativos da Bamin envolve ferrovia, porto e interesse estratégico em urânio na Bahia

Maetinga: mulher é morta a facadas dentro de cada e ex companheiro é suspeito

TJ-BA anula decisão por falhas graves e reabre disputa de terras em Brumado com perícia obrigatória

Brumado: Prefeitura interven clínica de hemodiálise e assume após irregularidades graves


Presos ladrões de caixão

 

Roubar e assaltar são acontecimentos que passou a fazer parte do cotidiano brasileiro, apesar de nunca ser aceito pela população como coisa normal, agora, roubar caixão em sepultura continua sendo um ato absurdo para as comunidades e principalmente para os parentes.

 

Aqui na região sudoeste pessoas maiores e menores continuam fazendo ainda que em escala pequena, este tipo de ação criminosa, como aconteceu recentemente na cidade de Barrada Estiva. Nos últimos dias 10 e 12 de junho Enzo Lima Vieira de Paula, 18 anos, Jaílson Oliveira de Souza, 29 anos, e mais quatro menores foram conduzidos a delegacia local suspeitos de beber, badernar e destruir túmulos, além de roubarem a urna mortuária do ex-prefeito de Barra da Estiva Rochael Alves da Silva.



Japão perde e ajuda na limpeza da Copa

Foto Google

A derrota para a Costa do Marfim, por 2 a 1, na estreia da Copa do Mundo, neste último sábado, não deixou os torcedores japoneses contentes. Apesar disso, a torcida nipônica deu um show de educação e civilidade após o apito final na Arena Pernambuco, no Recife: alguns ajudaram a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas.



Assaltante preso pela PM em Brumado

Foto: Marcos Paulo

Um elemento de 22 anos residente no bairro Dr. Juracy foi preso hoje a tarde acusado de ter assaltado uma farmácia na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães. A vítima do assalto procurou de imediato a policia, que por sua vez, saiu à procura do assaltante, conseguindo encontra-lo na ferrovia que divide o centro dos bairros periféricos. Com a prisão a polícia apreendeu com ele 01 revólver 32, um celular e R$ 25,00 em dinheiro.



Audiência Para o Presidio não foi amistosa

Foto Cledeilton Santos

A Audiência Publica realizada na Vila Presidente Vargas composta por membros da Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, Poder Executivo Municipal, OAB-Brumado e Governo do estado, discutiu na ultima terça-feira (10) a implantação do Centro de Detenção Provisória naquela localidade.  

 

 

O encontro não teve um clima muito amistoso entre a comunidade e os interessados na construção do CDP. Durante as explanações realizadas pelo Secretário Estadual de Ressocialização Carcerária da Bahia Nestor Duarte, alguns moradores da Vila acabou vaiando parte das suas declarações, deixando o representante do Governo da Bahia chateado com a atitude. Logo após o mal estar, foi a vez do Major Berlink comandante da Policia Militar em Brumado expressar a sua decepção pelas vaias ouvidas anteriormente, declarou que: “não é assim que se comporta pessoas de bem”, e completou “algum ali fez uuuuu isso é palhaçada o fórum aqui é ouro.

 

 

Durante o pronunciamento do Juiz de Direito da Vara Criminal de Brumado - Dr. Genivaldo Alves Guimarães, que destacou a necessidade da construção do presídio, uma declaração deixou algumas pessoas preocupadas com o aumento da criminalidade e as consequências da não construção do estabelecimento prisional. Dr. Genivaldo afirmou que: “Se o presídio não for construído, terei de soltar vários presos. Se nas poucas celas da carceragem da Delegacia de Polícia a capacidade é para dezesseis detentos, manterei presos somente dezesseis. Não mais deixarei encarcerados trinta ou quarenta, como já ocorreu, e acrescento que não posso continuar transferindo detentos de Brumado para estabelecimentos prisionais situados fora da Comarca, exceto os já condenados, que, em regra, são levados à Penitenciária ou à Colônia Penal, em Salvador.

Esclareço que o presidio proporcionará, inclusive, o cumprimento de alguns mandados de prisão, pois, na situação atual, por vezes temos que retardar o cumprimento, ou soltar alguns presos, antes do julgamento, para que surjam vagas para outros".

Mesmo com todos os argumentos mostrando a extrema necessidade da construção do presídio, a comunidade da Vila Presidente Vargas deixou bem claro que não é contra a construção, mas deseja que o Governo do Estado da Bahia o construa bem longe da Vila.

Ocorre que a construção se dará a cerca de dois quilômetros daquela comunidade, sentido Caetité, e não há tempo para que se providencie outro imóvel, pois se em menos de duas semanas as obras não forem iniciadas, a unidade prisional será construída em outro Município, e Brumado novamente perderá a chance de ver melhorada a questão relativa à segurança pública.

 



Para conscientizar a clientela brumadense

Foto Montagem Cledeilton Santos

A redação do 97news esteve hoje pela manha no comércio de Brumado para comprar um Transformador, e por incrível que pareça nas lojas que visitamos ficamos informados do preço do produto e quando perguntamos qual a validade do produto, os atendentes afirmaram categoricamente que “a validade era até o objeto sair da loja” ou não existia validade. Quando questionamos sobre a proteção da lei do Consumidor, os atendentes reafirmaram que a garantia do produto não existia. Então, resolvemos colocar aqui no site as regras da Defesa do Consumidor para alertar os brumadenses que, tudo que é comercializado sendo ele produtos, bens de consumo ou prestação de serviço tem garantia perante a lei. Segue texto da lei abaixo para conscientizar o cliente:

 

Regras

 

Chama-se de “Garantia Legal” o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) encontrados num produto. Vício é um termo adotado pelo Código de Defesa do Consumidor que indica problema no produto.

 

É importante saber que o consumidor tem o direito de reclamar, mesmo não tendo o Certificado de Garantia, basta apresentar um documento que comprove a compra, por isso, é fundamental guardar a nota fiscal.

 

O artigo 26 do CDC define claramente os prazos para reclamação de garantia. Defeitos aparentes e de fácil constatação – aqueles que são facilmente identificáveis como mau funcionamento, defeitos no acabamento, por exemplo – devem ser reclamados em até 30 dias a partir da data da compra.

 

Se constatado esse tipo de defeito, o consumidor deve registrar sua reclamação, primeiramente junto à loja onde efetuou a compra. A lei prevê que, em algumas situações, seja necessário um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício de fabricação. Em alguns casos o produto deverá ser enviado para análise no fabricante ou importador.



Festa e acidente na vitória do Brasil

Foto: Marcos Paulo

Ontem durante a tarde/noite o clima de Copa do Mundo foi evidente em todos os lugares do Brasil e em Brumado não poderia ser diferente. A torcida marcou presença em todos os cantos do município. Em cada bar, em cada residência, em cada fazenda, distritos ou povoados, quando a bola rolou a expectativa era um só, que a Seleção Brasil desse um show de bola, vencer e convencer, mas, o que aconteceu dentro de campo em São Paulo não foi bem o que os torcedores esperavam. 

 

 

O Brasil fez quatro gols na partida e definiu o placar por 3x1 já que um gol foi contra. A vitória não foi com grande exibição, mas, com certeza o suficiente para o brumadense sair pelas ruas da cidade comemorando e fazendo muita zoada.   

 

 

 

 

O momento que deveria ser só de alegria não foi bom para uma torcedora, que em exato momento comemoração perdeu o equilíbrio e acabou caindo de uma moto. O SAMU quando solicitado prestou socorro à vítima que foi conduzida para o hospital local. Outros torcedores mais eufóricos com suas motos com descargas alteradas acabaram tirando a paz e o clima de festa, de pessoas e crianças que não compactua com esse tipo de barulheira além do limite e do tolerável pelos tímpanos de um ser humano normal.



MPF condena ex-prefeito, ex-vereador e ex-secretária

Foto Montagem Cledeilton Santos

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal condenou de forma definitiva, no último dia 6 de junho, o ex-prefeito de Tremedal/BA, José Carlos Vieira Bahia (Zé Bahia), o ex-vereador Marcelo Nunes de Oliveira e a ex-secretária de educação do município Dagmar Leite Gomes Bahia, por improbidade administrativa. Os condenados utilizaram o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Governo Federal, como moeda de troca para favores políticos, tendo inscrito um analfabeto para o cargo de alfabetizador. De acordo com a ação que iniciou o processo judicial, Zé Bahia havia procurado e prometido emprego a um morador da cidade, caso fosse eleito prefeito em 2008, em troca de apoio na campanha.

 

Com a vitória eleitoral, o então vereador Marcelo Nunes indicou o eleitor para ser professor no PBA e, constatando que a pessoa era analfabeta, instruiu-o a passar o emprego à filha. A inscrição ficou por conta de Dagmar, então secretária de Educação do município e responsável pela gestão do projeto, ainda que o pré-requisito mínimo de escolaridade para a função fosse ter o ensino médio completo. Ele recebeu uma bolsa de 250 reais por mês durante oito meses, enquanto sua filha ministrava as aulas. Para o MPF os acusados lesionaram os cofres públicos e incorreram em desvio de finalidade, conforme os Art. 10 e 11 da Lei 8.429/92. (CN)



Brasil faz 4 gols, e vence na estréia por 3x1

Foto Google

A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 começou nesta quinta-feira em São Paulo. Na Arena Corinthians, Brasil e Croácia protagonizam o primeiro duelo da saga brasileira em busca do hexacampeonato, em um torneio que teve uma abertura onde as cores, a dança e a natureza tipicamente brasileiras, marcaram presença em uma cerimônia simples e rápida.

 

Quando a bola rolou, tivemos uma partida disputadíssima no primeiro tempo, com a boa Seleção Croata levando perigos em dois contra-ataque rápidos. Nos dez primeiros minutos, a Croácia teve as principais oportunidades, a partir deste momento, o Brasil impulsionado pelos 62 mil torcedores presente no Estádio Itaquerão teve o domínio de jogo quase que integralmente, mas acabou saindo atrás do placar, quando aos 11 minutos, Jelavic não conseguiu chutar e a Marcelo desviou a bola para dentro do próprio gol, fazendo 1 x 0 para os Croatas. A reação brasileira demorou, mas aconteceu aos 28 minutos, com Oscar que fez uma grande partida tocando para Neymar e atacante partiu para a entrada da área e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave esquerda e entrou sem chance à defesa do goleiro Pletikosa. Era o empate do Brasil.

 

No segundo tempo, a partida perdeu em qualidade com a marcação de lado a lado sobrepondo todas as investidas dos ataques, com o Brasil não pressionando o adversário como se esperava, ainda que o técnico Luis Felipe tenha trocado Bernard por Hulk visivelmente cansado e Paulinho por Hernanes tentando dá maior poder ofensivo ao time brasileiro. Mas nem era preciso. Já que aos 28 minutos quando o jogo já havia se transformado um autentico marasmo, o juiz japonês Yuichi Nishimura resolveu ser co-autor do triunfo brasileiro, quando inventou e depois marcou uma penalidade máxima inexistente em cima de Fred, que Neymar bateu e converteu. Já nos acréscimo quando o Brasil levava um sufoco danado, Oscar aliviou as tensões da torcida brasileira quando marcou o terceiro, decretando assim, a primeira vitória da seleção brasileira pelo placar de 3 x 1. Mas ficou claro que será preciso melhorar e muito para realizar o sonho do Hexa.

 

Encerrada está etapa, o Brasil volta ao campo de jogo somente na próxima terça-feira (17) quando às 16h na Arena Castelão, em Fortaleza, enfrenta o México. No dia seguinte, às 19h a Seleção da Croácia irá enfrentar Camarões em Arena Amazonas, fechando a 2º rodada do Grupo A da Copa do Mundo.



Atiradores acertam em cheio na festa da cidade

Foto divulgação TG

No dia 11 de junho de 2014 o empresário BETO BIKE foi ao Tiro de Guerra de Brumado para entregar um prêmio aos atiradores WILLIAN e ROCHA que participaram da corrida de atletismo e corrida de ciclismo nos dias 7 e.8.

Entre os atiradores que participaram das competições em comemoração aos 137 anos de Brumado, WILLIAN e ROCHA se destacaram entre os demais acertando em cheio os primeiros lugares da corrida e fazendo jus ao prêmio que receberam.

Nas centenas de Tiros de Guerra distribuídos em todo Território Nacional, os jovens atiradores recebem instrução militar para se tornarem Combatente Mobilizável de Força Territorial (Reservista de 2ª Categoria) e também aprendem a ser “CIDADÃOS” através do incentivo ao esporte, que é proporcionado ao jovem durante a prestação do Serviço Militar.



Reivindicações atendidas, buracos tapados

Foto Luciano Santos

Depois de várias reclamações na mídia, a Prefeitura de Brumado resolveu concertar parte da Rua Ápio Cardoso da Paixão, local onde os moradores do Bairro Santa Tereza a partir de agora, podem respirar aliviados.

Esta semana a nossa reportagem flagrou a equipe de infraestrutura realizando reparos no buraco aberto durante o período das chuvas, onde parte do calçamento lateral da rua foi arrancado e um enorme buraco se formou na via, comprometendo a trafegabilidade e podendo causar acidentes.

Segundo os moradores da rua, o risco de acidentes era muito grande devido ao grande movimento de veículos que entram e saem do bairro por ser divisa com o bairro São José. 



Manelão Parabeniza Brumado e agradece

Foto Cledeilton Santos

Desde que se tornou gente, jovem, batalhador, funcionário publico, esposo, pai, avô e acima de tudo cidadão brumadense, Emanuel Araújo Lima ou simplesmente Manelão, sempre procurou de alguma forma ajudar as pessoas do município e ao mesmo tempo, criar meios para tornar Brumado uma cidade mais feliz, foi assim quando resolveu construir o Grupo Alternativa de Comunicação.

 

Hoje no aniversário de Brumado Manelão comemora junto com os comunicadores da Alternativa, com o aniversariante do dia Cledeilton Santos do 97news, e com toda comunidade, a alegria de poder fazer parte do  desenvolvimento permanente da capital do minério.

 

Manelão ao ser questionado sobre o sentimento de ser brumadense no dia de hoje ele declarou: “ser brumadense é ser feliz independente da situação que cada um vive e convive no dia a dia, e tenho certeza que, além do que já fiz em prol de Brumado através da comunicação, poderei fazer muito mais com ajuda do povo. Peço a Deus que me proporcione vida e saúde para ajudar esta terra”.



Seleção de Porto Seguro estará na mídia da Suíça

Foto Liga de Porto Seguro

Entre os jornalistas que acompanham a seleção Suíça nesta copa do Mundo. Dois Reportes suíços procuraram o presidente da Liga de futebol Cristiano Ferreira, para fazerem uma reportagem sobre a Seleção de Porto Seguro que disputa o Intermunicipal. A reportagem será publicada em um dos principais jornais da Suíça.

Na matéria, os jornalistas pretendem mostrar o prestigio de uma seleção amadora com seus torcedores local, saber quais dificuldades e investimentos tem para o sucesso dessa seleção, como treina, como e a convivência dos atletas e até que ponto a vinda de uma seleção Profissional que disputara a copa do mundo FIFA influencia para o nosso esporte local. Fiquem atentos em breve colocaremos a matéria direta do jornal suíço



Lixos e livros estão prejudicando fazendeira

Foto Cledeilton Santos

A falta de bom senso, limpeza e compromisso com a saúde pública está em todos os cantos, tanto na cidade quanto na zona rural. Sofrendo com essa falta de comprometimento com bem-estar alheio, dona Zenaide dos Santos Lima esta denunciando e até fazendo um apelo as autoridades que combata um lixão na fazenda Bernardo José, distrito de Itaquaraí município de Brumado.

 

 

A fazenda é propriedade particular de Zenaide, mas, tem pessoas jogando vários tipos de entulhos como, por exemplo: lixo caseiro, ossada de animais e até livros que poderiam esta sendo usados por alunos da rede pública de ensino. Todo material é jogado ao lado da pista na área da sua fazenda. Com a existência de lixo na localidade, os cachorros chegam para comer os produtos e acabam atacando o pequeno rebanho que tem do lado de dentro da cerca. Os livros foram entregues na redação do 97news e posteriormente serão encaminhados para a biblioteca municipal.



Incêndio em mercado pode ter sido criminoso

Foto: Marcos Paulo

Funcionários do Supermercado Disbahia viveram momentos de pânico durante a madrugada desta terça-feira 10 de junho. Um incêndio de grandes proporções atingiu o depósito do estabelecimento que fica localizado na Rua Padre Miguelino atrás do mercado.

 

 

De acordo com informações dos funcionários que passaram a madrugada tentando conter as chamas que tomavam conta do depósito, o fogo pode ter sido provocado por alguém que passou pela localidade, e tocou fogo nos papelões que estavam na porta. A Polícia Civil que esteve no local acredita em um incêndio criminoso, mas tudo será esclarecido com uma perícia.

 

 



Vem ai em Brumado a Rádio Escolar

Foto Cledeilton Santos

Com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela comunicação e ao mesmo tempo, mostrar na prática como funciona internamente uma emissora de rádio, a Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo levou na manha desta terça-feira 10 de junho, 09 alunos de várias salas para visitarem e conhecerem as instalações da Rádio Educativa Alternativa FM de Brumado. 

 

A visita à rádio Alternativa FM faz parte de um cronograma que integra o Projeto Rádio Escolar. O projeto tem como finalidade criar e colocar para funcionar uma rádio, através de um serviço de alto-falantes dentro da Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo que fica localizada na parte interna do CAIC.

 

 

Durante um bate-papo com o comunicador Luciano Santos a professora Shirlley Lôbo declarou que, “o principal objetivo da escola ao criar o Projeto Radio Escolar é da aos alunos a oportunidade de desenvolver a comunicação dentro e fora da sala de aula, e que, o serviço de sonorização terá uma programa voltada para a educação, falando diariamente sobre os eventos da instituição, entrevistas e veiculando musicas educativas proveitosas para o saber dos jovens que fazem parte atualmente da escola”.



CEB promove desfile sobre a Copa do Mundo

Foto Marcos Paulo

Em comemoração ao São João e ao mesmo tempo a realização da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o Colégio Estadual de Brumado estará encerrando hoje o projeto estudantil realizado por professores e com a participação de todos os alunos da instituição.

 

Ontem aconteceram as apresentações na quadra da escola, em uma disputa sadia, alegre, bonita e participativa. Hoje a escola estará realizando uma caminhada pelas ruas da cidade, com carroças enfeitadas e mostrando o que tem de melhor teoricamente em cada estado brasileiro que estará sediando a Copado Mundo de Futebol.

 



CDP será discutido hoje na Vila Presidente Vargas

Foto Cledeilton Santos

A polêmica envolvendo a construção do presidio no município de Brumado terá mais um capítulo hoje à noite, desta feita, na Vila Presidente Vargas que poderá ser o novo local, aonde foi escolhido para a construção do Centro de Detenção Provisória (CDP).

 

O debate envolvendo a construção do presidio em Brumado começou em 2006 e de lá para cá muitas coisas aconteceram, e muito foi dito sobre a aprovação ou a reprovação da referida construção. Agora, depois de ter sido definido que seria no povoado de Lagoa Funda, a prefeitura escolheu um novo logradouro para a construção do referido CDP. De acordo com informações do Poder Executivo Municipal existem falhas geográficas no terreno de Lagoa Funda e por isso acontecerá à mudança.

 

A moradora Maria Aparecida residente na Avenida Saldino Lopes nº 343 na Vila Presidente Vargas, assim que soube da possível implantação do CDP, já demostrou sua indignação e reprovação quanto à novidade divulgada na Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado. De acordo com declarações dela, parte da comunidade daquele logradouro vai manifestar reprovação hoje a noite durante reunião na Escola Sá Teles onde será debatido o assunto. 



Decisão mista amanhã na AABB

Foto Cledeilton Santos

Amanha acontece a final do Torneio Misto de Vôlei de Areia na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil. A competição que começou semana passada terá a sua decisão exatamente no dia 11, dia que comemora o aniversário de Brumado. As duplas finalistas do evento são: no primeiro confronto Tião e Binha contra Darlin e Kid e na segunda partida Lípio e Geane terão pela frente Lana e Bruno.

 



Câmara Homenageia Padre na sua despedida

Foto Cledeilton Santos

 

Deixando a cidade de Brumado após doze anos de serviço religioso e social prestado a comunidade, o padre José Silva Figueiredo foi homenageado pelos Edis e religiosos católicos Na Casa Legislativa de Brumado. A homenagem e o reconhecimento do seu trabalho foram realizados através de uma Sessão Solene, onde estiveram presente representante de todos os segmentos sociais, inclusive os políticos adeptos a forma do padre trabalhar socialmente ao longo da sua caminhada em Brumado. Um dos destaques da noite durante a solenidade foi a apresentação do coral ”Nossa Voz” que deu um show de apresentação.

 



Mais um estupro de idosa na região

O estupro é um crime que acontece há décadas no Brasil e a cada dia que um novo caso aparece deixa o brasileiro mais triste e revoltado. O último a ser registrado na região sudoeste foi na noite de domingo (8) no município de Caetité.

 

A idosa Lindaura Maria de Jesus de 65 anos residente no distrito de Anguá foi estuprada e assassinada por bandidos que invadiram a sua casa e cometeram a barbaridade. Adelina Maria de Jesus que é mãe da vítima também foi agredida fisicamente e encaminhada para o hospital local.