ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Horas antes da invasão, Abin alertou autoridades do DF sobre risco de atos antidemocráticos

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Cerca de 5 horas antes de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro “furarem” o bloqueio da polícia e invadirem o Congresso Nacional, neste domingo (8), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) havia emitido um alerta sobre o risco das manifestações para autoridades do Distrito Federal (DF). Por volta das 10h, a Abin já tinha realizado um comunicado a respeito da  movimentação dos responsáveis pelos atos antidemocráticos até a Esplanada dos Ministérios. No entanto, somente às 17h30, após um cenário de destruição ter se instalado no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), policiais iniciaram a dispersão dos envolvidos nos atos terroristas. Vale ressaltar que no sábado (7) a Abin já havia informado para membros do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) sobre a movimentação de bolsonaristas até a Esplanada dos Ministérios, segundo o jornal Folha de S. Paulo.



Pelo menos 1200 bolsonaristas acampados em Brasília são detidos

Foto: Reprodução l Pedro Iff / Metrópoles

A Polícia Federal (PF) cumpriu a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e desmobilizou o acampamento bolsonarista que abrigava terroristas em frente ao quartel-general do Exército em Brasília. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (9), um dia após os grupos extremistas destruírem as sedes dos Poderes na Esplanada. Pelo menos 1200 pessoas foram detidas. Os golpistas estão sendo deslocados para a sede da PF em 40 ônibus. Todos passarão por uma triagem e poderão ser fichados pelos ataques terroristas. Os veículos foram escoltados por agentes da PF no trajeto. Os ataques na capital federal foram orquestrados e financiados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado democrático das eleições gerais de 2022. Bolsonaro abandonou o mandato dois dias antes do fim e seguiu para os Estados Unidos, onde ainda permanece. 



Brumado: Projeto Casar é Legal promove parceria para realização de 50 casamentos civis coletivos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O projeto “Casar é Legal” informa que a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XX (Brumado), por meio do Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, em parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Brumado e com o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito (CEJUSC), tem como finalidade realizar 50 casamentos civis coletivos, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda inscritas no CadUnico, no dia 31 de maio de 2023. As inscrições já estão abertas. Os interessados devem procurar o Núcleo de Prática Jurídica da Uneb/Brumado, que está localizado na Rua Pompílio P. Moura Ribeiro, 158, Centro (em frente ao Sac) para se inscrever. O núcleo funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. As vagas são limitadas.



Bahia: Governador reúne áreas de Segurança e Justiça para atuação em conjunto contra atos golpistas

Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na manhã desta segunda-feira (9), uma reunião de trabalho com as pastas de Segurança, Justiça e outras áreas estratégicas da gestão para manter a atuação conjunta de monitoramento, acompanhamento e combate aos atos antidemocráticos registrados desde domingo (8) em Brasília. Participaram da agenda, os secretários de Segurança Pública, Marcelo Werner e da Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, além dos secretários de Gabinete, Adolpho Loyola, e de Relações Institucionais, Luiz Caetano, o comandante da Polícia Militar, Coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a Procuradora Geral do Estado, Bárbara Camardelli. Dentre as demandas do grupo de trabalho está o cumprimento da ordem do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que as áreas de acampamento em frente aos quartéis do Exército Brasileiro sejam liberadas. A agenda desta manhã antecede a reunião emergencial com os governadores, nesta segunda-feira (9), agendada para às 18h, na capital federal, com o objetivo de impedir que novos atos antidemocráticos se espalhem pelo país. Segundo o governador Jerônimo, devem ser reforçadas as “posturas firmes para que a gente possa continuar fortalecendo a Democracia. A Democracia não vai ser destruída nesse país”. Desde domingo (8), a segurança foi reforçada pela Polícia Militar em alguns prédios públicos na Bahia. Entre os locais monitorados está o Centro Administrativo, em Salvador, onde estão localizados secretarias e outros órgãos da administração pública estadual. O objetivo é evitar a destruição do patrimônio público. Na madrugada desta segunda-feira (9), o governador Jerônimo enviou para Brasília uma tropa de 70 policiais militares para atuação no combate aos atos que atingiram os prédios do Palácio do Planalto, do STF e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes. O chefe do executivo, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, estiveram no Aeroporto Internacional de Salvador para acompanhar o embarque da tropa.



Ao menos 400 criminosos já foram presos por ataques no DF

Foto: Reprodução

Depois de ataques aos prédios públicos em Brasília, a Polícia Civil do DF já confirma ao menos 400 detidos. O número de presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, foi divulgado pela Polícia Civil do Distrito Federal (DF), na manhã desta segunda-feira (9). Os criminosos que foram presos entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes foram encaminhados à sede da Polícia Civil. Ao menos 10 ônibus levando os criminosos foram vistos chegando à sede policial. No local, eles passam por exame de corpo e delito no Instituto Médico Legal (IML) na unidade que funciona dentro da sede da Polícia Civil, e então são encaminhados ao Complexo Penitenciário da Papuda.



Bahia envia PMs para reforçar segurança em Brasília

Foto: Divulgação l SSP/BA

O governador Jerônimo Rodrigues ordenou, no início da noite de domingo (8), o envio de uma tropa de 67 homens e 3 mulheres da Polícia Militar da Bahia, para Brasília. O comandante do Batalhão de Choque, coronel Wildon Reis, é o responsável pelo grupo que atuará no combate aos atos que atingiram os prédios do Palácio do Planalto,  do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília/DF.  Ainda no domingo, o governador solicitou  um reforço imediato na segurança de prédios públicos e foi convocada uma reunião para a manhã desta segunda-feira (9), na SSP, com o secretário Marcelo Werner e os comandos das polícias civil e militar.  O objetivo é acompanhar os desdobramentos na capital federal e orientar as forças de segurança estaduais. 

 



Brumado: Município registra o primeiro homicídio em 2023

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A cidade de Brumado registrou o primeiro homicídio de 2023 na noite de sábado (07). Segundo informações da Polícia, o crime foi registrado no bairro Baraúnas. No local, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada e registrou a ocorrência. De acordo com testemunhas, a vítima, identificada como Alex Santana da Silva, 27 anos, chegou correndo e caiu em via pública.  A PM encontrou o corpo em solo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito. De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Alex estava com várias perfurações de arma de fogo. O local foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que fez a perícia. O corpo de Silva foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.



Mãe é presa em flagrante por tentar matar filho de 8 anos

Foto: Divulgação

Uma mulher de 42 anos foi autuada em flagrante neste domingo (8), na Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), por tentar matar o próprio filho. A criança, um menino de 8 anos, está internada em uma unidade de saúde de Salvador. A Polícia Civil foi acionada ainda na madrugada pelo setor de assistência social da unidade, que informou, em relatório, que a suspeita confessou ter atentado contra a vida da criança ao forçá-la a tomar medicamentos controlados. Ela foi ouvida neste domingo na Dercca e alegou não se lembrar de ter cometido o ato. Já foi realizada uma perícia de local de crime do Departamento de Polícia Técnica (DPT) no local e um exame toxicológico na vítima. A mãe do garoto está presa pelo delito de tentativa de homicídio com o agravante do emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum. Ela terá sua prisão preventiva solicitada ao Poder Judiciário.



Governador Jerônimo Rodrigues determina reforço na segurança de prédios públicos

Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues determinou, no fim da tarde deste domingo (8), o reforço do policiamento no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, e em outros pontos da capital e do interior. A medida visa evitar  a reprodução, aqui no estado, dos atos terroristas praticados em Brasília. O Batalhão de Choque da Polícia Militar permanecerá de prontidão pelo tempo que for necessário para garantir a segurança. Jerônimo ainda defendeu a punição dos responsáveis pelas ações antidemocráticas. "Repudiamos essas ações criminosas e antidemocráticas em Brasília, nos solidarizamos com o STF, o Congresso Federal e a Presidência da República. Cuidaremos da Bahia com o rigor necessário e defendemos que essas pessoas que atuam contra o patrimônio público e contra a democracia sejam responsabilizadas de maneira firme e rápida", afirmou o governador.



Brasília: Em atos golpistas, manifestantes invadem STF e destroem plenário

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Manifestantes radicais invadiram na tarde deste domingo (8) o Congresso Nacional, em Brasília. Durante a ação, os manifestantes conseguiram invadir o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. Há registros de depredação nas sedes dos três Poderes durante o ato criminoso e antidemocrático contra o resultado das eleições presidenciais. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou em publicação no Twitter que conversou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem está em contato permanente. "O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", disse Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.



Polícia resgata jovem de 23 anos mantida em cárcere privado na Bahia

Foto: Reprodução

A Polícia Militar (PM) resgataram neste sábado (7) uma jovem de 23 anos que era mantida em cárcere privado por um homem suspeito de tráfico de drogas na cidade de Amargosa. Na ação, drogas e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Denúncias anônimas sobre uma mulher presa em uma residência chegaram ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), após ligação via 190. Uma guarnição foi até a rua Professora Aline Passos, no Centro da cidade, e desconfiou do nervosismo de um homem, parado próximo à residência indicada. Ao perceber a aproximação dos policiais ele tentou fugir, mas foi alcançado. Conforme detalhou a PM, a guarnição chegou na casa e constataram que a mulher estava presa. “Quando chegamos na residência nós soltamos a mulher e encontramos ainda três trouxas de cocaína, uma quantidade de crack e R$ 1,6 mil que acreditamos ser provenientes da venda de entorpecentes”, disse. Todo o material, o suspeito e a vítima foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Santo Antônio de Jesus para as providências de Polícia Judiciária.



Brumado: Após venda, prefeito declara utilidade pública e desapropria aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A RHI Magnesita negociou a venda do Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, para uma empresa privada. Após a negociação, a prefeitura publicou o Decreto nº 5.867, que declara o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação. A área global do imóvel rural é de aproximadamente 81.53 hectares. No decreto, o prefeito salientou que a desapropriação é de natureza urgente em razão de sua destinação e cuja indenização será, a priori, de forma amigável. Não havendo a possibilidade de acordo amigável, a Procuradoria Geral do Município fica autorizada a deflagrar o competente processo judicial para pagamento em juízo do valor declarado no respectivo Laudo de Avaliação. Segundo o decreto, trata-se de área com localização extremamente estratégia e adequada para sua utilização, destinada ao aprimoramento, construção e conservação do único aeroporto do município, para assim preservar seu valor histórico e econômico, constituindo-se uma aquisição de relevante interesse público. Em nota enviada ao site 97NEWS, a assessoria da mineradora informou que "o aeroporto está funcionando normalmente. Mas a RHI Magnesita não vai se manifestar sobre esse assunto no momento".



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Povo de santo protesta em frente a Disep de Vitória da Conquista, após terreiro ser invadido

Foto: Divulgação

Representantes das religiões de matriz africana realizaram na manhã de quinta-feira (05) uma manifestação na porta do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), localizado no bairro da Jurema, em Vitória da Conquista. O ato foi realizado  para protestar contra um ataque que destruiu os espaços sagrados da Comunidade Tradicional de Terreiro Nzo Reino Nzaazi, também conhecida como Casa de Xangô. O caso aconteceu no último domingo (01) e é considerado o primeiro caso de intolerância religiosa de 2023. Os membros do terreiro, assim como o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (Afa), LKeonel Monteiro, que acompanha o caso, tratam a situação como intolerância religiosa. No entanto, a ocorrência foi registrada como dano. O homem não foi preso, já que ele foi identificado, ouvido na delegacia e liberado. Além da Afa, a Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-Ba) informou que irá acompanhar o caso.



Brumado: Volta das chuvas preocupa e evidencia problemas nas ruas e pontos de alagamento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar da chuva ter dado uma trégua nos últimos dias, ela voltou a trazer preocupação aos moradores de Brumado e amarga lembrança do medo e prejuízos ocasionados em 2022. A previsão do tempo aponta que neste final de semana, pancadas de chuva devem retornar à cidade, o que já coloca em alerta a população. Logo após as chuvas do ano passado, vários pontos vulneráveis da cidade deixaram motoristas ilhados e provocou prejuízos em lojas e residências. A Rua Oflávio Torres fica na região central da cidade. A famosa "Ladeira do Cinema" quando chove forte, além do alagamento, o calçamento fica completamente destruído. A via, em parte, é calçada, e faz ligação com a Rua Coronel Tibério Meira. A drenagem é antiga e uma demanda recorrente entre quem vive ou transita pela área. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Outro ponto bastante conhecido é o da Avenida Centenário no qual recebe um curso d’água muito forte.  ponto crítico é próximo à um posto de combustível. Praticamente a vazão de água de todos os bairros próximos desce nesse trecho e alaga tudo. Também nesta área, a adrenagem é precária e a avenida fica bloqueada. Comerciantes acumulam prejuízos toda vez que chove. O problema fica mais grave uma vez que essa avenida é o principal acesso para bairros adjacentes e a rodovia BR-030. O local necessita de ampliação da drenagem pluvial nas ruas do entorno e manutenção do curso d’água para que ele suporte o aumento de volume durante as chuvas. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

E não menos importante ao exemplo aqui mostrado é da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, centro comercial. Apesar de não impedir o fluxo de veículos, a solução para esse caso seria pelo menos a manutenção e abertura de bocas de lobo. Outro local que registra uma grande vazão de água, é a Avenida Coronel Santos, no bairro São Felix. O treco com maior dificuldade é próximo a ponte, no qual em dias de chuva, chega a ficar bloqueado por alguns minutos. Nesta área, a terra e pedras que descem dos bairros adjacentes, podem provocar acidentes aos condutores de motocicletas.

 



Criança de um ano morre após casa pegar fogo no Sul da Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma criança de 1 ano morreu em um incêndio que aconteceu na quinta-feira (5). O menino faleceu, após a casa onde ele estava pegar fogo no bairro Pelourinho, no município de Barro Preto, no sul da Bahia. No imóvel havia outra criança de três anos que não se feriu e foi resgatada por vizinhos que perceberam as chamas e arrombaram a porta do imóvel. As causas são investigadas pela polícia. Não há detalhes se as crianças estavam com algum adulto no imóvel. Identificado com o prenome Henrique, o menino foi levado ao Hospital Manoel Novaes, na cidade de Itabuna, também no sul do estado, há cerca de 33km de Barro Preto, mas ele não resistiu às queimaduras. Não foi detalhado se há algum grau de parentesco entre as crianças.



Caminhão com 250 mil maços de cigarros sem nota fiscal é interceptado em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Um carregamento irregular com 250 mil maços de cigarros com nota fiscal fraudulenta foi interceptado na tarde de quinta-feira (05), na BR 166, em Vitória da Conquista, por equipes da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a PRF, o flagrante ocorreu durante a abordagem a um caminhão com placas do Ceará. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e durante a entrevista o motorista apresentou nervosismo e informações desencontradas, o que levou a equipe a aprofundar a vistoria no conjunto. Nesse momento ele mostrou uma nota fiscal que foi emitida de forma fraudulenta. Ele informou que os produtos haviam saído de Guarulhos (SP) e relatou também que desconhecia a irregularidade tributária. Ainda segundo a PRF a carga foi encaminhada à Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), para regularização fiscal, o que incluí o pagamento dos tributos e multas provenientes da irregularidade.



Bahia registra mais de 12 mil roubos à mão armada em 2022

Foto: Arquivo 97NEWS

Em 2022, a Bahia registrou 12.989 roubos à mão armada. O mês de março foi o período com a maior quantidade de ocorrências, com 1.364 casos. Os dados do Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), da Polícia Civil. As ocorrências levam em consideração três casos diferentes: Roubo com Emprego de Arma (2.186); Roubo com Emprego de Arma de Fogo (10.675); e Roubo com Emprego de Arma de Fogo de Uso Restrito ou Proibido (128). Salvador foi responsável por 5.222 casos de roubos à mão armada, sendo o município com a maior quantidade de ocorrências. Os 404 municípios que compõem o interior da Bahia reportaram 5.619 roubos à mão armada ao longo de 2022. Em 2021, a Bahia registrou 9.412 ocorrências de roubo qualificado, quando o crime é seguido de lesão corporal grave ou gravíssima, ou resulta na morte da vítima. Além disso, no ano retrasado houve 133 casos de latrocínio ao redor do estado, de acordo com os dados da polícia. Os meses mais violentos do ano retrasado, somando os latrocínios e os roubos qualificados, foram janeiro e maio, com, respectivamente, 1.087 e 1.061 casos.



Proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp recebe multa bilionária por infringir lei de proteção de dados

Foto: Divulgação

Após violar a lei de proteção de dados da União Europeia (GDPR), a companhia de tecnologia Meta, proprietária do Facebook, Whatsapp e Instagram, foi multada pela Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, nesta quarta-feira (4), no valor de 390 milhões de euros, o que equivale a aproximadamente 2,2 bilhões de reais. A medida aplicada pelos reguladores da União Europeia foi baseada nas violações de transparência que a Meta tem realizado ao longo dos últimos anos, assim como "para o processamento de dados pessoais para fins de publicidade personalizada", de acordo com uma nota emitida pela comissão. As multas fazem referência a duas redes sociais conduzidas pela empresa. A primeira por conta do Facebook, no valor de 210 milhões de euros, e a segunda pelo Instagram, em 180  milhões de euros.



PL propõe folga de até 3 dias durante período menstrual para servidores públicos

Foto: Reprodução l Shutter Stock

Um projeto de lei pode garantir três dias de "licença menstrual" para servidores municipais de Salvador e terceirizados do serviço público durante o período menstrual. A proposta é da vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), integrante do mandato coletivo Pretas Por Salvador e líder da bancada de oposição na Câmara Municipal. Caso aprovada, a licença seria garantida à pessoa que pedisse o benefício no período menstrual, mediante apresentação de atestado médico. A proposta, apresentada em dezembro de 2022, tramita em fase inicial na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, depois será encaminhada para Orçamento e provavelmente também para a Comissão de Mulheres. Se aprovada em todas, vai para análise no Plenário.