ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista


Quantos Somos Vereadores em Brumado?

A Câmara Municipal de Brumado está passando por reforma e ampliação, inclusive com adaptações para receber mais 2 vereadores (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Na condição de Cidadão atuante no tocante ao exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais não poderia jamais deixar de emitir a minha opinião e posição acerca da atualíssima discussão sobre o aumento do número de Vereadores – ou diminuição – do Município de Brumado/BA. O limite máximo de cadeiras para o Legislativo Municipal está previsto na Constituição Federal de 1988 e leva em consideração o número de habitantes. Brumado está posicionado na faixa dos municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes e de até 80.000 (oitenta mil) habitantes, podendo ter 15 vagas para o exercício da Edilidade. Hoje temos 13 Vereadores. Felizmente não podemos praticar a democracia direita de Atenas. Antes de tudo é preciso entendermos que essa faixa não nasceu por acaso ou foi uma mágica ideia aflorada numa roda qualquer. É um princípio constitucional da representatividade popular que respeita a autonomia municipal, neste caso, para optarmos entre 13 e 15 Vereadores.

Existe na sociedade brasileira um descontentamento com o modelo democrático, evidenciando uma crise de representatividade e desgaste dos sujeitos políticos, mas a solução é reduzi-los, elimina-los ou extirpa-los? No caso de Brumado poderemos manter o número de treze, mas a opinião geral é a de que ainda é muito.

“O Poder Legislativo deve reproduzir, a diversidade de interesses, valores e ideologias existentes na sociedade que ele representa. O Parlamento não é, contudo, apenas o espelho da sociedade, porque ele, com suas ações e decisões, ajuda a transformar esta sociedade, atuando na própria formação de sua identidade”.

O Poder Legislativo é a expressão personificada do Estado Democrático Brasileiro. É a linha de frente da representação dos interesses da população local e nenhum Vereador usurpou aquela cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, e sim foram eleitos democraticamente pelo voto popular, portanto são legítimos. É a democracia indireta das Revoluções Francesa e Americana.

Ao meu ver, se os nossos representantes no Legislativo estão a faltar com o decoro, a moralidade e a competência para nos representar, é preciso elegermos outros nomes. Lembrando que a alma da representatividade popular não é agradar apenas a minha pessoa e sim a maioria. A minha insatisfação – ou de algum grupo – pode não ser o sentimento da maioria.

Volto com a resposta ao questionamento: a solução para o problema é o mesmo que o gerou. O voto!

Representatividade é cosia séria e projeta o Município, classificando-o como pequeno, médio ou grande.

Representatividade popular é coisa séria e é o meio mais viável para a efetivação de uma política democrática mais participativa.

Sou plenamente favorável ao aumento de 13 (treze) para 15 (quinze) Vereadores em Brumado e não tenho nenhum problema em assumir minha posição, até porque já fui Vereador e tenho plena consciência desta importante ferramenta democrática.

Brumado não pode continuar pensando pequeno. Só temos a perder em termos de projeção, participação popular e futuro prospero já chutando o pilar democrático da representatividade popular.

Se o problema é o distanciamento político do representante com a sociedade: outro no lugar!

Se o problema é o custo financeiro com subsídios, assessores, gabinetes, etc. Redução do custo, já!

O que é, ao meu ver, equivocado é achar que manter ou reduzir o quantitativo de vereadores será a solução para os mais diversos problemas da nossa sociedade. É verdade que alguns estão sendo incompetentes até para colher os frutos das realizações do Poder Executivo local em suas comunidades.

Brumado é uma cidade de médio porte e, convenhamos, não pode ter o mesmo número de Vereadores de cidade pequena. O problema pode não ser o número de cadeiras, mas a qualidade ou responsabilidade de quem as abancam. Aos que estão insatisfeitos com a “qualidade” não acredito que com menos Vereadores teremos a melhora. Nem a matemática fecha essa conta.

Uma coisa é certa: O DISCURSO POLÍTICO CONTRÁRIO AO QUANTITATIVO DE VEREADORES É MUITO FÁCIL!

Por todos esses aspectos, sou favorável ao aumento de 13 (treze) para 15 (quinze) Vereadores em Brumado. Sou favorável a redução dos custos por Vereador. Sou favorável a democracia e a representatividade popular.

Brumado não é mais uma cidade pequena!!

Weliton Lopes – advogado, professor e cidadão brumadense.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário