ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


ADAB confirma a hipótese de intoxicação alimentar como a causa da morte do gado em fazenda em Tanhaçu

Os técnicos da ADAB estiveram no local e fizeram a coleta dos órgãos dos animais e também da ração utilizada (Foto: 97NEWS)

O caso ainda não esclarecido da morte de cerca de 60 cabeças de gado na Fazenda Pica-pau, zona rural de Tanhaçu, começa a ter o seu mistério desvendado, já que a possibilidade de intoxicação alimentar é cada vez mais provável. Isso foi, inclusive, reportado pela direção da ADAB de Barra da Estiva, que, em contato com a nossa redação explicou que um veterinário de Brumado, que está lotado inclusive no Mafrirb, foi ao local e fez os primeiros procedimentos de averiguação, tendo coletado os órgãos dos animais. Segundo o órgão, os indícios são de que os animais tenham ingerido o produto concentrado e não volumoso em altas doses. Não pode ser deixado de levar em conta o fato de que o aditivo alimentar possa ter molhado, o que teria gerado uma reação intoxicante. Foram abertos 4 animais que, a princípio, já comprovaram essa tendência, além de ser levada a ração para exames laboratoriais em Vitória da Conquista. O laudo final da causa das mortes deve sair nos próximos dias.

Os moradores da região ficaram muito assustados com a morte dos animais (Foto: 97NEWS)


Comentários

  • Delcarlos Martinez Médico Veterinário

    "Criar sem Assistência técnica Médico Veterinária, o resultado é prejuízo."

  • Arquinor Rodrigues Zootecnista

    "Delcarlos, não apenas um médico veterinário, mais em caso de assistência técnica pra esta finalidade, seria mais cômodo um profissional da área de nutrição animal, neste caso, o mais capacitado para tal seria um ZOOTECNISTA. No entanto não impede que agrônomos e veterinários capacitados venha prestar assistência. Mais como você bem disse: sem assistência de "um profissional" da área, o resultado é prejuízo. Porém muitas vezes a falta de conhecimento do pequeno produtor, pode acarretar em danos como este, e aí os órgãos de assistência tem tem uma parcela de culpa, pois esses produtores em muitos casos chegam numa casa agropecuária, que tem uma pessoa sem a mínima formação, e adquire os produtos e servem aos animais sem uma formulação adequada, sem um controle, que acaba levando prejuízos como este, ou quando não morre o animal, o produtor paga para manter, quando abate fica com saldo negativo. "

  • Arquinor Rodrigues Zootecnista

    "Delcarlos, não apenas um médico veterinário, mais em caso de assistência técnica pra esta finalidade, seria mais cômodo um profissional da área de nutrição animal, neste caso, o mais capacitado para tal seria um ZOOTECNISTA. No entanto não impede que agrônomos e veterinários capacitados venha prestar assistência. Mais como você bem disse: sem assistência de "um profissional" da área, o resultado é prejuízo. Porém muitas vezes a falta de conhecimento do pequeno produtor, pode acarretar em danos como este, e aí os órgãos de assistência tem tem uma parcela de culpa, pois esses produtores em muitos casos chegam numa casa agropecuária, que tem uma pessoa sem a mínima formação, e adquire os produtos e servem aos animais sem uma formulação adequada, sem um controle, que acaba levando prejuízos como este, ou quando não morre o animal, o produtor paga para manter, quando abate fica com saldo negativo. "

Deixe seu comentário