ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motorista perde controle de carro, bate em motociclista e atinge porta de loja no Centro

Setembro Amarelo - um simples abraço pode salvar uma vida

Mulher aciona PM após relatar agressão do companheiro durante discussão em Brumado

Carro pega fogo e chamas atingem vegetação na Serra das Almas, entre Livramento e Rio de Contas

Reservatório se rompe em unidade de urânio da INB em Caetité; ANSN determina paralisação da área

MPBA recomenda restrições a paredões, fogos e escapamentos durante campanha eleitoral em quatro municípios da região de Livramento

Incêndio de grandes proporções destrói cerca de 50 km² de vegetação em Caetité

TCM-BA nega suspensão de licitação de R$ 6,8 milhões para implantação de 108 usinas solares em Lagoa Real

Brumado: Operação conjunta do 24º BPM e 20ª Coorpin cumpre buscas contra suspeitos de homicídio em posto de gasolina

Caminhão perde os freios, sai da pista e bate em poste na BA-148, em Livramento

Hemoba anuncia novas regras para doação de sangue a partir de outubro

Brumado: Ministério Público da Bahia abre inscrições para estágio de pós-graduação na área jurídica

Brumado recebe etapa do Campeonato Baiano de Pickleball neste fim de semana no IFBA

TJBA lança curso de Justiça Restaurativa para prevenir violência no futebol baiano

Brumado inaugura Unidade Verde e Azul, anexo do Hospital Municipal Magalhães Neto

Empregados da Caixa mantêm greve nacional após rejeição de proposta em assembleia

Brumado: fiscalização identifica extração irregular de areia na zona rural

Helicóptero que levava cantor Rick, da dupla com Renner, é localizado com cinco mortos em SC

Homem é preso com revólver e droga durante ação da PM no bairro Irmã Dulce, em Brumado

MPBA promove encontro regional para discutir implantação do serviço Família Acolhedora no Sudoeste


Para conscientizar a clientela brumadense

Foto Montagem Cledeilton Santos

A redação do 97news esteve hoje pela manha no comércio de Brumado para comprar um Transformador, e por incrível que pareça nas lojas que visitamos ficamos informados do preço do produto e quando perguntamos qual a validade do produto, os atendentes afirmaram categoricamente que “a validade era até o objeto sair da loja” ou não existia validade. Quando questionamos sobre a proteção da lei do Consumidor, os atendentes reafirmaram que a garantia do produto não existia. Então, resolvemos colocar aqui no site as regras da Defesa do Consumidor para alertar os brumadenses que, tudo que é comercializado sendo ele produtos, bens de consumo ou prestação de serviço tem garantia perante a lei. Segue texto da lei abaixo para conscientizar o cliente:

 

Regras

 

Chama-se de “Garantia Legal” o prazo que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) encontrados num produto. Vício é um termo adotado pelo Código de Defesa do Consumidor que indica problema no produto.

 

É importante saber que o consumidor tem o direito de reclamar, mesmo não tendo o Certificado de Garantia, basta apresentar um documento que comprove a compra, por isso, é fundamental guardar a nota fiscal.

 

O artigo 26 do CDC define claramente os prazos para reclamação de garantia. Defeitos aparentes e de fácil constatação – aqueles que são facilmente identificáveis como mau funcionamento, defeitos no acabamento, por exemplo – devem ser reclamados em até 30 dias a partir da data da compra.

 

Se constatado esse tipo de defeito, o consumidor deve registrar sua reclamação, primeiramente junto à loja onde efetuou a compra. A lei prevê que, em algumas situações, seja necessário um laudo técnico detalhando os indícios de que o problema teve origem em um vício de fabricação. Em alguns casos o produto deverá ser enviado para análise no fabricante ou importador.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário