ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Grupo de alunos e professores da Uneb de Brumado fazem movimento endógeno contra o fascismo

O movimento foi concebido de forma endógena, dentro da universidade, mas irá se expandir para às ruas (Foto: Divulgação)

Com a proximidade da votação no primeiro turno das eleições 2018, o clima de tensão entre o eleitorado vem aumentando, o que vem sendo alimentado pelas redes sociais, que mostram um grande duelo da polarização entre direita e esquerda. Diante disso, nestes últimos dias que antecedem ao pleito vários movimentos irão ganhar as ruas das cidades, buscando o convencimento dos eleitores. Em Brumado, que não tem uma forte tradição de discussão pelo cargo de presidente, deste feita, acabou se contagiando, onde as duas principais vertentes na disputa estão realizando uma série de ações para defender as suas ideologias. Neste contexto, uma dessas ações chama a atenção que é de um grupo de professores e alunos da turma de pós-graduação em Literatura Brasileira do Campus XX da Uneb de Brumado, os quais formaram um grupo contra o fascismo, o qual está se difundindo de forma endógena, ou seja de dentro da própria instituição para fora. Várias postagens nas redes sociais estão circulando mostrando que eles se engajaram mesmo nessa luta, confeccionando cartazes, muitos deles com as hashtags #elenão, que acabou tendo um entendimento duplo, pois além do fascismo, o movimento estaria se opondo à ideologia do candidato à presidência, Jair Bolsonaro, do PSL, o qual seria o alvo principal do referido grupo. Tanto que na manhã deste sábado (29) onde acontecerá uma passeata na cidade com o mesta temático do #elenão, o grupo irá participar. Muitos questionamentos acabaram circulando em grupos de whatsapp sobre o fato de se fazer campanha política dentro de uma universidade pública, mas, isso, segundo o grupo faz parte do movimento democrático, pois o local é público. Ainda aconteceram algumas palestras acompanhadas de apresentações musicais com cantores vestindo a camisa do ex-presidente Lula (foto abaixo). Veja  também o vídeo divulgado pelo movimento: 

O cantor usou a camisa com a foto do ex-presidente Lula (Foto: Redes Sociais)


Comentários

  • Nei

    "Infelizmente é por essas e outras que vemos o por que da queda no nível de ensino no Brasil ,estão sendo doutrinados ,nossas faculdades públicas se transformaram meramente em fábricas de massa de manobra e idiotas úteis do Pt. ! "

  • Luciene

    "NOTA DE ESCLARECIMENTO ALUNOS DA UNEB No dia 28/09/2018 foi realizado por alguns alunos do curso de pós-graduação em Literatura Brasileira UNEB, campus XX, Brumado, um movimento apartidário, afim de demonstrar a indignação ao fascismo e aos discursos misóginos, homofóbicos e machistas por meio de um vídeo, que também foi um apoio a hashtag #elenão que circula nas redes sociais como protesto ao fascismo e ao candidato à presidência Jair Bolsonaro, que durante sua campanha disseminou discursos de ódio, racismo, homofobia, entre outros supracitados. Diante disso, as mulheres, a comunidade negra, LGBTs, e pessoas afins do protesto, manifestaram-se em todos os estados em um ato de repúdio em prol da verdadeira democracia brasileira, a que não exclui quaisquer grupos sociais. E nós, estudantes e conscientes do nosso papel na sociedade, manifestamos por meio de vídeos como também fomos às ruas para lutar contra a opressão. Nós compreendemos esta luta e fazemos parte dela. Portanto, nós, estudantes da pós-graduação em Literatura Brasileira, viemos através deste, demonstrar os nossos esclarecimentos a respeito das notícias levantas pelo portal. contudo, é a partir desta nota que expressamos a real intenção do movimento. "

Deixe seu comentário