ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Eleições 2024: MDB agenda convenção para o dia 05 de agosto em Brumado

Brumado: Eleição para escolha da nova mesa diretora do Conseg será em setembro

Casal de idosos morre em colisão de moto com carro em Caculé

Brumado: CDL realiza nesta sexta (19) o sorteio da Campanha de São João de Prêmios

Clínica Mais Vida amplia quadro de especialistas firmando nova parceria com gastroenterologista/endoscopista

Eleições 2024: PMB declara apoio à pré-candidatura de Guilherme Bonfim a Prefeito de Brumado

Brumado: Polícia Militar realiza operação no trânsito e autua 11 veículos

Servidores do INSS decidem por manutenção de greve na Bahia

TSE pode requisitar tempo de emissoras de rádio e TV para comunicados

Brumado é a 6ª cidade da Bahia com melhor qualidade de vida, diz IPS

Brasil registrou um crime de estupro a cada seis minutos em 2023

Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil

Bahia se torna referência na produção de queijos artesanais

Líder de facção morre em ação policial no município de Capim Grosso

Federação Bahiana de Futebol escala brumadense Celijunior, que morreu há mais de um ano, para o Intermunicipal 2024

Multinacional alemã planeja investir R$ 11 bilhões em nova unidade e gerar 3 mil vagas de emprego na Bahia

Motorista perde controle da direção e carro fica a centímetros de penhasco em Conquista

Comunidade rural na Bahia espera energia elétrica há mais de 20 anos

Ex-governador Nilo Coelho é homenageado com medalha 2 de Julho

Vitor Bonfim entrega Trator para comunidade rural em Brumado


MPD lança campanha Vote Inteligente! Eleições 2018 para mostrar o valor do voto consciente aos cidadãos

(Divulgação)

O Movimento do Ministério Público Democrático (MPD) lançou nesta quarta-feira (29), no auditório da USP/Direito, em São Paulo a campanha “Vote Inteligente! Eleições 2018”. A iniciativa recebeu o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o valor e a importância do voto pautado na escolha de candidatos confiáveis e honestos. Mais detalhes da campanha estão disponíveis no site. A proposta da campanha é mobilizar a população para o processo eleitoral de 2018, gerando ampla discussão sobre o voto consciente e inteligente. A busca por informações para a escolha dos candidatos, a importância de se ampliar a representação feminina no cenário político e outros temas visam contribuir com o mais importante exercício da cidadania. “A ideia central é enfatizar o valor do voto inteligente, fornecendo dicas para a seleção e incentivando o eleitor a buscar informações confiáveis sobre a trajetória dos candidatos, além de alertá-los sobre os danos provocados pelas fake news”, diz o presidente do MPD, Ricardo Prado Pires de Campos.Nos anúncios para a TV, o ator Cássio Scapin dá dicas de como o eleitorado pode selecionar os candidatos aos Poderes Executivo e Legislativo. Nos vídeos produzidos pela Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (Acesp), o ator alerta para que o eleitor não se iluda com promessas, e não venda, nem troque o voto por nenhum favor ou valor. Já a cantora Kell Smith fala da representação feminina no Congresso e incentiva a participação de mais mulheres na política.

 

Segundo o procurador de Justiça do MP/SP, a iniciativa é fundamental para o atual cenário da política brasileira, marcado pelos inúmeros casos de corrupção desvendados pela operação Lava-Jato. “Temos de criar uma nova forma de pensar as eleições. O cidadão precisa entender a importância do seu voto para combater a corrupção e melhorar o país.” Além de engajar o cidadão comum, a campanha busca mobilizar os filiados aos partidos políticos para que entendam a sua responsabilidade nas mudanças necessárias para restabelecer a moralidade e a ética na política e na gestão pública. Outro objetivo é estimular e fornecer informações não apenas aos associados da entidade, mas a todos os integrantes do Ministério Público, que atuam como fiscalizadores do processo eleitoral.

A ideia é orientar o eleitor a mudar de atitudes para votar com inteligência. Além de pesquisar as propostas dos candidatos, a campanha recomenda a pesquisa do seu histórico em sites confiáveis para certificar a idoneidade do seu passado e, se já foi eleito, como atuou nos mandatos anteriores. Entre os cuidados recomendados está o de se informar sobre as necessidades do seu bairro, cidade ou estado, e checar se elas foram contempladas na proposta do possível candidato. 


Acompanhar as propagandas e os debates, também, é fundamental para o processo de avaliação. A iniciativa chama a atenção para um tema cada vez mais relevante: as chamadas fake news. A população precisa tomar cuidado antes de compartilhar as notícias, para não contribuir com a circulação de informações falsas. Checar a atuação do partido dos candidatos, também, faz parte dessa conscientização.

Outro ponto relevante: descartar candidatos envolvidos em corrupção ou ficha-suja. A campanha indica sites importantes para a pesquisa na web, como os dos Tribunais Eleitorais, da Transparência Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, entre outros. 

Sobre o MPD – O MPD é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada por membros do Ministério Público Brasileiro, em 1991. Conta com mais de 300 associados em 22 estados e tem como objetivos promover a democracia e maior justiça para a população.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário