ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

MPBA firma acordo com Prefeitura de Brumado para regularizar serviço de hemodiálise da Clinefro

Caminhão irregular é interceptado e recuperado em Brumado

Suspeito de feminicídio em Maetinga é encontrado vivo após simular suicídio; aponta investigação da Polícia

Brumado entra na rota do maior gasoduto em construção na Bahia e reforça vocação industrial


Rio do Antônio: Polícias Civil e Militar apreendem armas, munições e produtos de origem ilícita

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

A Polícia Civil de Rio do Antônio vinha investigando o empresário Pedro Correia de Souza, de 42 anos, por suspeita de receptação de produtos de origem ilícita.  No decorrer da investigação a Delegada Ellen Mara Pierote solicitou ao Poder Judiciário a expedição de mandados de busca a serem cumpridos nas propriedades do comerciante. Em diligência conjunta com policiais Militares da 34a CIPM, delegados e investigadores da 20a COORPIN apreenderam, no Distrito de Ibitira, uma espingarda tipo cartucheira calibre .28, munições, grande quantidade de cigarro contrabandeado, grande quantidade de combustível de origem indeterminada, botijões de gás, pequena quantidade de maconha, uma arma branca, um brucutu (balaclava) e certa quantidade de cartelas do medicamento "pramil", o qual tem venda proibida no Brasil, pois não tem registro na ANVISA (foto abaixo). As investigações continuarão a fim de que seja apurada a origem dos produtos. O proprietário não se encontrava nos locais e deve ser intimado a comparecer na delegacia para prestar declarações.

(Foto: Divulgação Policia Civil)


TG de Brumado realiza estágio de Capacitação de Secretários de Junta do Serviço Militar

(Foto: Divulgação)

No dia 10 de março, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, o Subtenente Paulo Souza recebeu o Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM/Sul), Capitão Jorge Costa Correia, juntamente com o Delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM/Sul), 2° Tenente Vanderlei Oelsner, que estiveram no Tiro de Guerra de Brumado ministrando um Estágio de Capacitação para 30 Secretários de Junta do Serviço Militar, lotados em Brumado e demais cidades da região sudoeste da Bahia. O estágio visa capacitar os secretários para a nova sistemática de alistamento militar “on line” e demais procedimentos a serem adotados com esta mudança.
 



Livramento: Homicídio no Benito Gama pode ter sido motivado por acerto de contas

O corpo ficou estendido no chão (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Um homem identificado por Júlio de Jesus Santos, conhecido popularmente como “Leléo”, foi vítima de um homicídio no final da tarde desta quinta-feira (10), na Rua Q, no Bairro Benito Gama, em Livramento. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, "Leléo" foi armado buscar acertar as contas com um rival que mora das casas populares, mas chegando lá deixou cair a arma e o seu algoz pegou o revólver e efetuou os disparos à queima roupa. Leléo morreu ainda no local. Ele tinha passagens pela Polícia e era usuário de entorpecentes o que reforça a tese de um acerto de contas e até de legítima defesa. A Polícia irá investigar o caso. O corpo de Leléo foi encaminhado para o IML de Brumado. 

 

 



ASFAB discute a Políticas de igualdade racial para o semiárido baiano na Sepromi

(Foto: Divulgação)

A ASFAB junto com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) discutiu nesta quinta-feira (3), em Salvador, políticas voltadas à inclusão produtiva, reconhecimento e valorização de comunidades negras em diversos municípios do semiárido baiano. As ações visam contemplar populações dos Territórios de Identidade do Sudoeste, Sertão Produtivo, Velho Chico, dentre outros, incluindo os segmentos de terreiro, quilombolas e fundos de pasto. Na sede da secretaria fomos recebidos pela secretaria Vera Lucia da secretária de Promoção da Igualdade Racial, representando a ASFAB Márcio Aguiar e Evânio Oliveira, além de outras lideranças como Mario Augusto Jacó, do centro de assessoria do assuruá, a secretaria reforçou o compromisso do Governo do Estado para o fortalecimento e interiorização de políticas públicas, muitas, segundo ela, “já em andamento, no cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa”. Dentre as propostas levantadas durante o encontro está a criação de um fórum voltado às comunidades quilombolas no território sertão produtivo, que agrega um conjunto de 18 municípios. No encontro, a equipe da Sepromi divulgou o trabalho de certificação de comunidades de fundos e fechos de pasto, além da participação no processo de regularização fundiária de territórios quilombolas. As iniciativas estão sendo potencializadas pela Sepromi, por meio de um termo de cooperação firmado em 2015, por diversos órgãos, a exemplo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Fundação Palmares e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).



Ministério Público de SP pede prisão de Lula em caso de tríplex

Promotor público Cassio Conserino, um dos responsáveis pela denúncia do ex-presidente Lula (Foto: Divulgação)

Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo pediram a prisão preventiva do ex-presidente Lula junto com a denúncia que apresentaram nesta quarta (9) sobre o tríplex do Guarujá, que teria sido preparado para a família do ex-presidente. O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda não há um dia certo para a Justiça decidir sobre o caso. Até este momento a Folha não conseguiu apurar por que os promotores querem prender o ex-presidente. O pedido corre sob segredo de Justiça em São Paulo. Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Lúis Lula da Silva, também são acusados desses mesmos crimes. Nesta quinta (10), em entrevista coletiva no Ministério Público de São Paulo, os promotores negaram que a investigação tenha motivação política.

 

“O nosso calendário é judicial, pouco importando se este ou aquele procedimento tenha repercussão política”, disse José Carlos Blat, que tocou a apuração junto com os outros dois promotores. Segundo Blat, a apuração é uma continuidade de um caso da Bancoop que ele toca desde 2010 e está em fase final de julgamento. Um dos réus do primeiro caso é o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso em Curitiba sob acusação de intermediar propinas para o PT em contratos da Petrobras. O tríplex do Guarujá começou a ser construído em 2004, quando Marisa Letícia comprou uma das unidades, não o tríplex que está sob investigação. Em 2009, quando a Bancoop quebrou e a OAS assumiu a construção do prédio, a empreiteira teria preparado o apartamento tríplex para a família de Lula, mas o imóvel nunca foi transferido para o nome do ex-presidente. O Instituto Lula alega que a família visitou o tríplex na praia de Astúrias, mas desistiu do imóvel por considerar que a família não teria privacidade para desfrutar da praia. O aviso de que Marisa desistira do imóvel foi feito no final do ano passado, quando o imóvel já estava sob investigação em duas frentes: pelo Ministério Público de São Paulo e pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, de Curitiba. Os promotores dizem ter testemunhos de 20 testemunhas de que o imóvel foi reformado para Lula.

CONTINUE LENDO


Governo notifica empresas terceirizadas por atraso de salários

(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado emitiu nota, nesta quinta-feira (10), sobre a paralisação dos servidores terceirizados devido ao atraso de salários. Os trabalhadores prestam serviço nas escolas estaduais, que, em Vitória da Conquista, está desde a última sexta (4) sem aulas. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia afirma que está notificando oficialmente as empresas que apresentam irregularidades. “As empresas que ainda estão com fatura a receber precisam apresentar documentação comprovando que já efetuaram o pagamento de seus funcionários”, aponta a nota. Atualmente, dos 515 contratos de terceirizados do Estado, 341 já estão regidos pela Lei Anticalote. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia Informa, ainda, que assegura o cumprimento dos 200 dias letivos e informa que será elaborado calendário especial para compensar as aulas nas escolas que tiveram as atividades suspensas.



Au revoir Brasil: Xandy e Carla Perez se mudam para Orlando para morar com os filhos

Carla Perez se mudou para Orlando com os filhos (Foto: Raphael Castello/Agnews)

Carla Perez deu adeus à Bahia e se mudou com os filhos, Camilly Victória, 14 anos, e Victor Alexandre, 12, para Orlando, nos Estados Unidos. A apresentadora vai ficar morando um ano fora, segundo o colunista Léo Dias, do jornal O Dia.  Além de passar um tempo fora do país, Carla quer que os filhos voltem com o inglês fluente. Xanddy, que tem compromissos e shows no Brasil, deve ficar indo e vindo. A família já está bem instalada em um condomínio. Ainda segundo a publicação, Carla não tem divulgado a informação sobre a mudança nem para amigos mais próximos.



Filha é presa suspeita de matar pai a facadas com ajuda de namorado

Homem foi morto a facadas enquanto dormia na cidade de Jaguarari, norte da Bahia (Foto: João Carvalho/ Portal Jaguarari)

Um motorista foi morto a facadas dentro de casa, enquanto dormia, na madrugada de quarta-feira (9), na cidade de Jaguarari, norte da Bahia. A filha dele, de 18 anos, o namorado dela, de 51 anos, e a mulher da vítima foram presos pela Polícia Civil suspeitos de participarem do crime. Segundo a investigação policial, pai e filha teriam um desentendimento porque ele não aceitava que a jovem fosse usuária de drogas. Conforme a delegacia da cidade, câmeras de segurança instaladas nas proximidades da casa mostram o momento em que a filha e o namorado chegam à residência, na madrugada de quarta-feira, após terem ido a uma festa de aniversário. Apenas ele é visto saindo do local após o crime. Em depoimento à polícia, a jovem e o companheiro acusam um ao outro de terem esfaqueado a vítima. O namorado da filha da vítima ainda contou à polícia que descartou a arma do crime em uma praça. A faca não foi encontrada. A esposa nega qualquer participação no crime e diz que, no momento da morte, estava dormindo em outro quarto, com o filho menor. O trio de suspeitos continua detido nesta quinta-feira (10). Segundo a polícia, vizinhos e amigos ainda serão ouvidos para esclarecer o caso.



Inocente: Jovem alega que foi muito prejudicado por ação policial de combate ao tráfico no Bairro Malhada Branca

Bruno disse que estava no lugar errado e na hora errada e a publicação das sua foto nas redes sociais lhe trouxe muito prejuízo (Foto:Marcos Paulo / 97NEWS)

Com a explosão do aplicativo Whatsapp as operação policiais são umas das que mais viralizam, fazendo com que em poucos minutos uma imagem circule e se torne objeto de muitos comentários. Nessa semana em Brumado, mais especificamente na noite da última terça-feira (08) em uma ronda no Bairro São Félix, policiais militares acabaram apreendendo drogas e material para comercialização, prendendo várias pessoas. Entre elas estava o ajudante de pedreiro Bruno Morais Rodrigues (21), o qual procurou a redação do 97NEWS na manhã desta quinta-feira (10) para esclarecer que “estava no lugar errado e na hora errada”. Ele explicou que “eu estava na casa de uma amiga vendo DVD, quando passei num local que tenho a senha do wife, daí eu acabei me envolvendo numa conversa com amigos e sentei ali mesmo, quando, de repente a polícia chegou e efetuou as prisões e eu acabei sendo levado também”. Ele continuou falando que “eu provei a minha inocência, que não tinha nada a ver com aquelas pessoas que eu apenas conhecia do babá e fui solto, tanto que estou aqui dando essa entrevista”. E, subindo o tom disparou que “mas nessa história toda eu acabei sendo muito prejudicado, pois com a divulgação da minha foto nas redes sociais eu perdi o emprego, amigos e até os meus vizinhos que me conhecem há muito tempo estão me olhando como se eu fosse um bandido”. E finalizou dizendo que “eu já procurei o Ministério Público para buscar uma reparação, pois estão me julgando por uma coisa que não sou. Nunca tive passagem pela Polícia e nem cigarro eu fumo. Espero que a justiça seja feita”. 



Brumado: Comando da 34ª CIPM anuncia que o Proerd será implantado em Brumado nesse mês de março

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Na última sexta feira, dia 04/03, a 34ª CIPM teve dois policiais militares concluíntes do Curso de Formação de Instrutores do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O programa trabalha com crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 15 anos, nos níveis de escolaridade do 5 ano ao 7 ano. O Comando da 34ª CIPM irá implantar o PROERD, inicialmente, apenas no município de Brumado, já nesse mês, e depois , num segundo momento, expandir para o demais municípios. 



Comércio tem queda de 5,2% em 12 meses, a maior da série histórica

Vendas de hipermercados e supermercados, que tem o maior peso sobre o índice do varejo, caíram 0,9%. (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

As vendas do comércio varejista brasileiro iniciaram 2016 em queda, atingindo a maior queda para janeiro desde 2005. Na comparação com dezembro de 2015, o varejo caiu 1,5%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10).  Os recordes também são registrados em outras base de comparação. Frente a janeiro do ano passado, o comércio teve retração de 10,3%, a mais intensa, para o mês, desde 2001, início da série histórica. Em 12 meses, o comércio sofreu uma queda de 5,2% e também alcançou o pior resultado da história do indicador para período. De dezembro para janeiro, a maioria dos segmentos do varejo registrou resultados negativos. As vendas de hipermercados e supermercados, que tem o maior peso sobre o índice do varejo, caíram 0,9%. O comércio de móveis e eletrodomésticos também mostrou dados mais fracos. Na comparação com o final do ano passado, o setor teve baixa de 4,3%. “A pressão inflacionária sobre esse segmento faz com que os consumidores se ajustem às marcas mais baratas, e faz com que o volume de receitas caiam”, afirmou Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE. Também caíram as vendas nos ramos de material de construção (-6,6%) e de veículos e motos (-0,4%) - ambos segmentos fazem parte do que o IBGE chama de varejo ampliado, que teve uma retração de 1,6%. Na passagem de dezembro de 2015 para janeiro de 2016, série com ajuste sazonal, as vendas no varejo foram negativas em 17 as 27 Unidades da Federação. Com as maiores variações negativas observadas no Espírito Santo e Rio de Janeiro, ambos com taxa de -3,1%. Na comparação com janeiro do ano passado, o comércio varejista recuou em todos os estados, com destaque para Amapá (-24,4%), São Paulo (-9,7%) e Rio de Janeiro (-10,4%).



Brumado: Dellas Cosméticos e Perfumaria agora em novas instalações

Foto: 97news

A Dellas Cosméticos e Perfumaria para atender melhor os seus clientes e amigos está funcionando em novas instalações. Venha conhecer um espaço agradável e aconchegante, pronta para atender suas necessidades com uma variedade de produtos para tratamentos corporal, facial, capilar, manicure e pedicure. Diversas linhas de beleza.  Aqui você encontra, Secador, chapinha, baby Lease, Esmaltes, e muito mais. Conheça as melhores marcas profissionais como: Yamá, Maxilluring, Depil Bella, Hidra mais, Natura e Adcos. Dellas Cosméticos e perfumaria, agora em novo endereço, Rua Deolino de Carvalho, 330, Centro, próximo a praça da prefeitura, telefones (77) 3441-3418 ou 9-8812-6015.

Foto: 97news


Representante da Sowitec rebate boatos e afirma que não existe nenhum favorecimento na contratação de funcionários

(Divulgação)

Bom Dia a todos os cidadãos Brumadenses e da região em torno do Parque Eólico Cristalândia.

Trabalho na SOWITEC do Brasil e sou Desenvolvedor de Projetos Eólicos da Empresa e do Parque Eólico Cristalândia. Meu nome é Petrus e venho através deste veículo de informação esclarecer um pouco as questões que foram descritas acima.

A SOWITEC desenvolve este projeto a aproximadamente 6 anos e desde o seu início até a fase atual de pré-construção realizou uma série de benefícios para as comunidades em torno do projeto. Realizamos a regularização fundiária total de 36 imóveis, viabilizando a elaboração de escrituras públicas, inventários, cadastro e pagamento de CCIR e ITR, georreferenciamento das propriedades rurais no padrão INCRA, cadastro do CEFIR (Reserva Legal – 58 imóveis), etc.  Nestas atividades citadas e em outras para acompanhar nossos engenheiros como: abertura de picadas para definição de divisas, contratações pontuais em inspeções arqueológicas, estudos de engenharia civil, engenharia elétrica e montagem de torres de medição de vento, foram contratadas pessoas da localidade como colaboradores, que foram remuneradas pela suas contribuições. 

Viabilizamos um projeto eólico competitivo e que foi o único vencedor do leilão de energia (LFA/ 2015) no Brasil. Tal projeto irá gerar empregos na etapa de construção e operação, melhorar acessos existentes e construir novos, gerar renda adicional aos proprietários em virtude do arrendamento durante 20 anos em áreas que em sua maioria não produtivas. Os municípios terão sua tributação elevada por conta dos serviços gerados pelo Parque Eólico. Haverá um aquecimento da economia e valorização de imóveis rurais e urbanos. 

Portanto, não é justo que as informações que estão circulando com inverdades venham a afetar o que já foi feito pela SOWITEC e Parque Eólico Cristalândia.

São elas:  

1)      Colaborador da SOWITEC prometeu empregos - Apenas informamos que os mesmos seriam gerados e realmente estão sendo. Porém, as empresas terceirizadas pela construção é que são as responsáveis diretas pelas contratações e essas serão viabilizadas principalmente via SINE, conforme convênio com o Governo da Bahia. Brumado é a área de influência direta e o acordo com o SINE foi de que se priorizasse em processo seletivo a contratação das comunidades no entorno do Parque Eólico e, se não fosse possível, fossem expandindo a busca;

2)      foi solicitado o envio de currículos para hotéis -  O que ocorreu foi que algumas pessoas motivadas pela oportunidade em saber que haveria na região vagas para novos empregos, resolveram se antecipar e entregar currículos onde os funcionários da SOWITEC estavam hospedados, geralmente no HOTEL PORTAL PREMIUM. 


Em breve teremos reuniões públicas para ampliar e informar a população e público alvo à respeito do lançamento efetivo da obra. 
A SOWITEC do Brasil está a disposição para esclarecimentos. Informamos que o escritório não funciona aos sábados . Portanto, não temos expediente nestes dias.

Um bom dia a todos.



Lava Jato: MP-SP denuncia Lula e toda família por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

Promotor Cassio Conserino entrou com processo no Forum da Barra Funda. MP investiga envolvimento de Lula com apartamento triplex no Guarujá. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça nesta quarta-feira (9) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do triplex em Guarujá. O promotor Cassio Conserino entrou na 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, de São Paulo, com denúncia criminal contra o ex-presidente Lula. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, a denúncia apresentada por Conserino foi distribuída à 4ª Vara Criminal. O caso segue sob segredo de justiça. A Justiça precisa decidir agora se vai acolher a denúncia ou não. No caso de acolhimento, o ex-presidente para a ser réu em uma ação na Justiça. Ao todo 16 pessoas foram denunciadas, entre elas o ex-presidente Lula, a ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, que seriam beneficiários do triplex. Lula e outras 13 pessoas foram enunciadas pelos quatro crimes. Já Lulinha e dona Marisa foram denunciados apenas por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.



Conquista: Revitalizado, Estádio Lomanto Júnior é devolvido à população em solenidade

Na presença de autoridades, personalidades e representantes da sociedade, o equipamento foi entregue na tarde desta quarta-feira (9) (Foto: BDM)

Em evento realizado no final da tarde desta quarta-feira (9), o Estádio Lomanto Júnior foi devolvido à população, em solenidade realizada pela Prefeitura da Vitória da Conquista. O equipamento passou por obras de reforma e revitalização, em período que durou aproximadamente 5 meses. A principal melhoria foi a troca do gramado, feita pela mesma empresa que instalou os gramados as arenas da Copa. Esta foi a principal intervenção realizada no estádio, desde sua inauguração em 1966. O evento contou a participação do Prefeito Gulherme Menezes, seu vice Joás Meira, secretário da Cultura, Turismo Esporte e Lazer, Nagib Barroso, além de outros integrantes do governo municipal, autoridades e representantes da sociedade. A obra foi orçada em R$941,2 mil, pagos com recursos do próprio município. Apenas o gramado, levou três meses para ficar pronto. O estádio agora conta com diversas melhorias, visando maior conforto aos jogadores e aos torcedores. Nesta quinta-feira (10), está prevista uma partida entre o ECPP Vitória da Conquista e o Sampaio Corrêa, válida pela Copa do Nordeste.



Itapetinga: Trator da Prefeitura tomba às margens da rodovia BA-263, no perímetro urbano

Apesar do maquinário ter ficado com os pneus para cima, o maquinista não se feriu. (Foto: Itapetinga Repórter)

Um acidente no mínimo curioso chamou atenção de quem passava pela rodovia BA-263, no perímetro da cidade de Itapetinga, no Sudoeste do Estado, na tarde desta quarta-feira (9). Um trator que presta serviço para a prefeitura local acabou tombando após o condutor perder o controle do maquinário, por volta das 14 horas. O maquinista utilizava o trator (que funciona com pá carregadeira) para juntar lixo existente ás margens da rodovia, quando aconteceu o acidente, nas proximidades da Brasil Gás. Um poste de ferro, utilizado para sustentar uma placa de sinalização, teria sido o motivo do ocorrido. Apesar do maquinário ter ficado com os pneus para cima, o maquinista não se feriu.



Ponto das Churrasqueiras: O melhor em custo benefício para o seu churrasco de final de semana

Foto: Reprodução

O Ponto da Churrasqueira vem se estabelecendo como uma das referências do setor, buscando sempre a excelência de seus produtos. Produzindo churrasqueiras da melhor qualidade, que são a melhor escolha em custo benefício, pois são rápidas para montar e duram 10 vezes mais tempo do que as feitas de tijolos, o que é um grande diferencial que vem promovendo um grande volume de vendas. Confira nossos produtos e preços especiais no atacado e varejo. Aguardamos seu contato. Faça um orçamento agora mesmo (77) 9-9924-7962. Churrasqueiras pré-moldadas é no Ponto da Churrasqueira na Av. Cassimiro Pinheiro Azevedo, 458, Centro, telefones: (77) 9-9924-7962 ou 9-8827-7814. Lembrando sempre que o segredo de um perfeito churrasco está na carne, no tempero, mas principalmente na churrasqueira.



'Revolta do Colchão': ‘Queremos trabalhar, mas a corrupção não deixa’, gritam indignados postulantes a um emprego no parque eólico de Brumado

A turma da 'Revolta do Colchão' está indignada, pois está acampados há vários dias na frente do SAC e dizem que muitos já estão sendo chamados por indicação política (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A marca encravada da corrupção no país começa a promover de forma mais acentuada um clima de revolta em todos os brasileiros. Um dos efeitos mais nefastos na sociedade produzidos pela nefasta “putrefação” do sistema é o desemprego que vem atingindo níveis devastadores, fomentando a pobreza e também a criminalidade. Dentro dessa perspectiva negativa ainda surgem alguns fatos que devolvem a esperança do povo, como está acontecendo agora em Brumado, onde se iniciará a execução do parque eólico, gerando cerca de 2 mil postos de trabalho. Foi só ser aberto o início das inscrições para os postulantes que uma verdadeira “via crucis” se formou na porta do SAC de Brumado, já que as fichas teriam que ser preenchidas primeiramente no SineBahia, órgão que está agregado ao complexo do serviço de atendimento ao cidadão. O que chama a atenção e vem comprovar o alto índice de desemprego em Brumado e região é que um número elevado de pessoas veio fazer a inscrição e com isso se criou um verdadeiro “acampamento” em frente o órgão. A reportagem do 97NEWS que foi a primeira a registrar essa “busca frenética”, voltou ao SAC na manhã desta quarta-feira (09) e registrou um clima num misto de inconformismo, revolta e humilhação, já que várias pessoas afirmaram que estava na fila a cerca de dez dias, inclusive dormindo em colchões que eles trouxeram de casa. A maior revolta seria que eles estariam sendo feitos de bobos, porque todos os dias entram pelas portas do órgão na esperança de serem chamados e o que ouvem é “volte amanhã”, mas, informações de bastidores dão conta que inúmeras vagas estão sendo preenchidas por indicação política. Um deles mais exaltado disparou que “isso é mais uma prova que a corrupção dominou o Brasil, pois dormimos aqui todos os dias e tem gente que nem aqui veio e já está sendo chamado para fazer os exames por ter um pistolão. É revoltante uma coisa dessas, um total desrespeito com a população”. 



‘Obras eleitoreiras?`: Comunidade protesta indignada contra Praça e Passarela ‘Sonrisal’

A passarela que era para ser para caminhadas, hoje não tem as mínimas condições para essa prática, pois está se desintegrando (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Brumado para muitos é tida como a “terra do tudo pode”, não se sabe direitos os motivos, mas aqui por estas “plagas” algumas coisas que acontecem que causariam forte indignação e revolta em outras cidades do país, são tidas como normais ou “invisíveis”. E isso aumenta de forma considerável na época das eleições, onde as obras que são taxadas de “eleitoreiras” começam a surgir do nada, “pipocando” por toda a cidade. Mas, devido à forte onda de moralização que vem tomando conta do país, os brumadenses que são considerados tranquilos e favoráveis, já começam a demonstrar uma mudança comportamental, protestando contra os abusos cometidos pelas gestões, principalmente pela municipal. A equipe do 97NEWS registrou uma desses protestos da comunidade que mora na região dos bairros Parque Alvorada, Novo Brumado e Ginásio Industrial, a qual está extremamente revoltada com duas obras que foram feitas recentemente, no ano de 2012. A primeira é a passarela que teve sobre si a promessa de ligar a sede do município ao Distrito de Vila Presidente Vargas, a qual foi no início uma grande alegria para as pessoas que praticam caminhada, mas, agora, passados cerca de 3 anos, a passarela está se esfarelando, daí o apelido de Sonrisal.
 

A Praça Braulio Bonfim está se decompondo em vários locais (Foto: Marcos Paulo / NEWS)


Outra obra também iniciada no período eleitoral e entregue no final da gestão do então prefeito Eduardo Vasconcelos, a Praça Braulio Bonfim, fica próxima do Tiro de Guerra, no Parque Alvorada, a qual se encontra em estado muito parecido como o da passarela, se desintegrando. Não é necessário ser um técnico em edificações para notar que o material utilizado foi de péssima qualidade, visando somente impressionar a população (fotos abaixo). A nossa equipe buscará analisar o custo da obra para ver se pode ter existido um superfaturamento. Dando sequência à esta nova tendência, novas reclamações da população brumadense devem surgir neste período, pois o povo parece que está acordando para a realidade de que a cobrança do dinheiro do povo que é para ser em benefício do próprio povo, com obras e ações sérias e que visem o desenvolvimento do município. 

(Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)


Barreiras: Vítima salta de carro para escapar de sequestro e bandidos batem veículo

Roubo seguido de acidente ocorreu na cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Assaltantes fugiram após batida e deixaram pertences e armas, diz polícia (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Dois homens roubaram um carro e, em seguida, bateram o veículo em um ônibus na cidade de Barreiras, região oeste da Bahia. De acordo com a polícia, antes do acidente, a vítima dos assaltantes, um estudante, saltou do carro em movimento para não ser levado pelos bandidos. O caso ocorreu na noite de terça-feira (8). Não há informações se o proprietário do veículo ou bandidos ficaram feridos. Segundo a polícia, os dois suspeitos armados interceptaram o carro nas proximidades de um hotel, na altura do bairro Novo Horizonte. Depois do assalto e da reação da vítima, os bandidos seguiram em fuga e acabaram batendo em um ônibus nas proximidades da UNEB. Após o acidente, os dois rapazes abandonaram o veículo e fugiram por um matagal.