ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Operação do MP prende grupo formado por fazendeiros e policiais investigados por invadir terras na Bahia

Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia deflagrou na quinta-feira (23), a ‘Operação Destocado’ por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), que teve como alvo um grupo criminoso armado, formado por fazendeiros e policiais. O apoio à operação foi dado pelo Centro de Operações Especiais (COE), da Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Delepat da Polícia Federal. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão nos municípios de Santa Maria da Vitória, Santana, Barreiras e Várzea da Roça. De acordo com as investigações, o grupo criminoso estaria espalhando medo e terror aos moradores da comunidade “Fecho de Pasto do Destocado”, localizada na região do Mutum em Santa Maria da Vitória. A Vara Criminal de Santa Maria da Vitória determinou ainda o afastamento do policial civil investigado a pedido do MP. Na comunidade, famílias residem há pelo menos cinco gerações e sofrem, desde 2016, atos intimidatórios contra a posse tradicional da terra. A comunidade é reconhecida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O grupo criminoso vem agindo com o objetivo de expulsar de forma violenta a comunidade das terras, por intermédio de ameaças, constrangimento ilegal, esbulho possessório com emprego de violência e incêndio (grilagem), além da violação da integridade física e patrimonial, em contexto associativo ou de organização criminosa. Na madrugada do último dia 14 de julho de 2022, por exemplo, um grupo armado invadiu e ateou fogo em casas da comunidade, uma das quais ocupada por seis pessoas, entre idosos e crianças.



Brumado: Inquérito policial apura furto de postes, fios e destruição em área sagrada do Centro Cultural Alto de Xangô

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Polícia Civil de Brumado instaurou inquérito policial, para apurar furtos de postes e fiação elétrica, além da destruição de locais sagrados no Centro Cultural do Camdomblé, Alto de Xangô, localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito. Segundo o Delegado Claudio Marques, os crimes já haviam sido detectados em julho de 2022, no entanto, era aguardada a perícia da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), para atestar se o desaparecimento de fios eram provenintes de furtos ou se a referida empresa tinha retirado os postes e a fiação da área a ser investigada. Conforme disse o Delegado, após a perícia da prestadora de serviços de energia, foi determinado a perícia técnica da Polícia Civil no local para apontar a materialidade do furto e dos ataques a instituição religiosa. "Em depoimento, o sacerdote Dionata de Xangô relatou que as terras onde se encontram o Centro Cultural Alto de Xangô são públicas, de preservação e interesse público do uso sustentável da união e, que ao longo dos anos, vem sendo molestada com furtos de imagens, destruição de pontos sagrados e invasão das terras com a finalidade de grilagem", disse o delegado Claudio Marques. Ainda segundo consta nos autos, o local é uma área de preservação ambiental e de culto de matriz africana, o qual ocorrem  liturgias sagradas religiosas afro-brasileira. "A polícia para constatar a veracidade dos fatos instaurou inquérito policial e esteve no local onde realizou a perícia", disse Marques. O inquérito segue em andamento.

 



Ex-prefeito de Livramento perde direitos políticos e secretários devem ser exonerados

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste baiano, Carlos Roberto Souto Batista, o Carlão (PSD), perdeu os direitos políticos após condenação por improbidade administrativa – ato ilegal cometido por agente público. A decisão foi tomada pelo o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) após ação do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia. A medida também atinge os atuais secretários de saúde, Geraldo Azevedo Júnior; e de Obras, Gilton Rodrigues. Os casos se referem à primeira gestão do ex-prefeito, que governou a cidade entre 2004 e 2012. Conforme o MPF, Carlão, o atual secretário de saúde e os membros da comissão de licitação Gilton Hipólito Lima Rodrigues, Luiz Antônio Ferreira Castro e Elaíde Lúcia Dourado Santos frustraram, de forma consciente e voluntária, a legalidade de licitações em 2005. A defesa do ex-prefeito deve recorrer da decisão.



Anagé: MP recomenda que município solucione problemas do transporte escolar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público estadual (MP), por meio do promotor de justiça Marco Aurélio Rubick da Silva, recomendou na quinta-feira (23), que o prefeito e os secretários municipais de Educação e Finanças de Anagé, adotem medidas urgentes e prioritárias para solucionar os problemas do Transporte Escolar do município, sobretudo na zona rural. Na recomendação, o promotor salientou que as medidas atendem em especial aos cuidados com segurança, qualidade e regularidade no transporte. “O transporte escolar, sobretudo nessas localidades, se configura como elemento essencial à promoção da igualdade no acesso e permanência na escola e à materialização do direito fundamental à educação”, destacou. Ele deu um prazo de 15 dias para que o prefeito e os secretários apresentem à promotoria de justiça de Anagé um plano de ação com as medidas para solucionar os problemas identificados. O promotor também pediu que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realize a fiscalização nos ônibus escolares do município, comunicando com antecedência à promotoria de justiça, para que o MP possa acompanhar o processo.



Vitória da Conquista: Cirurgião plástico é denunciado por complicações e deformidades

Foto: Divulgação

Pacientes de diferentes cidades da Bahia, como Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis, denunciaram o cirurgião plástico Rossini Teobald Ruback, após terem complicações no pós operatório e deformidades. Segundo o site G1, algumas mulheres afirmam ainda que foram submetidas a procedimentos sem anestesia. O Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), disse que sete denúncias contra o cirurgião foram protocoladas, e estão sendo apuradas. O conselho diz ainda que as denúncias se encontram em diversos estágios de evolução processual. A Polícia Civil disse que existem dois boletins de ocorrência contra o médico, sendo um de ameaça e outro de cirurgia mal sucedida, mas a apuração ainda será iniciada. Ao site, o advogado do cirurgião, Erick Achy, disse que já foram adotadas medidas legais com relação às denúncias e afirmou que a clínica é totalmente equipada, além do médico ter competência para decidir quais procedimentos necessitam de anestesia. ''Como toda cirurgia, a estética também não é diferente, gera riscos e seu resultado negativo é multifatorial. É necessário que seja apurado se de fato houve algum tipo de erro e negligência''. Ainda segundo a defesa do médico, ele cumpriu com o protocolo médico e os procedimentos foram realizados dentro dos padrões legais exigidos pelo CREMEB e CRM.



Bolsa tem queda de mais de 2% após fala de Lula sobre juros

Foto: Reprodução

A Bolsa começou o dia em alta nesta quinta-feira (23), mas caiu mais de 2% e recuou para o patamar dos 97 mil pontos após reação a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os juros. Esta é a pior marca desde 21 de julho de 2022. Nesta quinta, Lula afirmou que a "história julgará" as decisões do Banco Central de manter a taxa de juros em 13,75%. "Como presidente da República não posso ficar criticando cada relatório do Copom. Eles que paguem o preço do que estão fazendo", disse ele. O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central tem não tem cedido a pressão do governo federal para redução dos juros e manteve nesta quarta-feira (22) a taxa básica (Selic) em 13,75% ao ano.



Univasf abre vagas para pós graduação na UAB de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu processo seletivo para o preenchimento de vagas para a Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias. O curso será ofertado na modalidade EAD e serão disponibilizadas 25 vagas para o polo de Brumado. Todas as informações sobre os critérios e o processo de inscrição estão no Edital (veja aqui). As inscrições são somente até a próxima segunda-feira, 27 de março.



Curso de Medicina completa um ano impactando comunidade com ações em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O primeiro curso de Medicina a chegar a Brumado e microrregião completa o primeiro ano de funcionamento com saldo positivo. Ministrado pela UniFG em um novo campus construído com estrutura de ponta, a graduação já começou a oferecer aos alunos a oportunidade de vislumbrar a prática profissional e se aproximar da comunidade. Além da rotina dentro do campus, com as aulas práticas realizadas nos laboratórios e simulações realísticas de atendimentos médicos, os estudantes participaram de atividades extensivas nas Unidades Básicas de Saúde do município. Dentre as principais ações conduzidas nas UBS’s, com acompanhamento e supervisão das preceptoras das Unidades, os estudantes tiveram a chance de orientar os pacientes quanto a cuidados com a saúde nas salas de espera. A atuação junto a Grupos da Atenção Primária à Saúde, com a promoção de palestras, atividades práticas em equipes multidisciplinares também fez parte da rotina dos acadêmicos. Esses trabalhos, que seguirão nos próximos anos, são realizados levando em consideração dados epidemiológicos mais atuais e perfis de saúde dos moradores atendidos nas UBS´s, que abarcam a população da zona rural e de bairros como Centro, Bairro das Flores, Urbis 1, Santa Teresa, São José, Olhos D’água, Dr. Juracy e São Félix. Uma das ações que ganhou destaque neste primeiro ano foi a Feira de Saúde promovida na UBS Liziane dos Santos Alves. Segundo o coordenador do curso de Medicina da UniFG em Brumado, Irineu dos Santos Viana, a realização dessas atividades já no primeiro ano da graduação permite que os alunos tenham uma vivência da rotina diária de uma UBS e entendam e valorizem o trabalho da equipe multiprofissional de saúde. Além disso, oportuniza que acolham os usuários do sistema em uma prática humanizada, visando uma melhor formação.



Brumado: Polícia Civil realiza operação para combater tráfico de drogas em estabelecimento comercial do Olhos D'água

Foto: Divulgação

A Polícia Civil, por meio da 20ª Coorpin, realizou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação "Falsus Sukarra" (falso churrasco) no bairro Olhos D'água, em Brumado. A ação foi realizada com o objetivo de combater o tráfico de drogas em um estabelecimento comercial da região. Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido e a polícia apreendeu dinheiro, uma pequena quantidade de substância análoga e maconha, além de outros materiais que serão utilizados para dar continuidade às investigações sobre tráfico de drogas e associação ao tráfico na região. Um homem foi conduzido à delegacia por posse de drogas para uso pessoal e foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência para este fato. Ele foi liberado posteriormente. De acordo com o Delegado Paulo Henrique de Oliveira, titular da Delegacia Territorial de Brumado, as investigações continuam para identificar e prender os envolvidos no suposto ponto de tráfico de drogas no estabelecimento comercial.



10ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizou, nesta quinta-feira (23), a sua 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação de conselheiros de saúde do município, trabalhadores do setor, prestadores de serviço e usuários da rede pública municipal. A conferência foi constituída por quatro eixos de discussão, sendo: eixo 1: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; eixo 2: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e eixo 4: Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Em entrevista ao site 97NEWS, o secretário municipal de Saúde, Claudio Soares Feres, destacou que as conferências são importantes para debaterem a saúde pública. "São nas conferências que surgem as demandas, as necessidades da população. Foram a partir das outras nove conferências que conseguimos ampliar a atenção primária na saúde, descentralizamos o LACEN, o SAMU 192, o Programa Melhor em Casa, ampliação do Hospital, o serviço de Hemodiálise. É a partir daqui [conferência] que a gente consegue desenhar as necessidades que serão encaminhadas para o âmbito Estadual e Federal ", pontuou o secretário.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele também destacou a importância dos recursos no Sistema Único de Saúde. "Sem recursos você não consegue ampliar a oferta de mais profissionais e procedimentos médicos. Pela constituição o município só tem obrigação de destinar apenas 15%, mas aqui, entre 2018 a 2022, a média aplicada é de 30%", disse. Claudio cobrou ainda mais atenção nos atendimentos com relação a saúde mental da população após a pandemia de Covid-19. "Um outro problema que surgiu após a pandemia, é a questão da saúde mental da população, não só em Brumado, mas em todo o país é preciso repensar sobre esses recursos, infelizmente a população está doente. A demanda hoje no serviço da saúde mental aumentou assustadoramente. Nós estamos falando de adultos, jovens e principalmente de crianças que praticam a automutilação e suicídio, então é preciso dar mais uma atenção nessa questão", destacou.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos destacou a importância da realização de mais uma conferência municipal e os investimentos na Saúde no período de 10 anos. "Nos últimos dez anos a saúde de Brumado tem tido uma evolução que é percebida não só pela população do município, mas de outras regiões", afirmou Vasconcelos. Conforme o gestor, Brumado se destaca como um micro polo de saúde na Região Sudoeste e no Sertão Produtivo. "Brumado faz parte de um conjunto de 417 municípios que compõem o Estado da Bahia, por outro lado, dentro do Estado, nós temos o Sudoeste baiano, o qual nós estamos inseridos, e que Brumado, dentro da macrorregião, é sede de uma microrregião de saúde compreendendo 22 municípios. Analisando dessa forma, a gente se orgulha muito de Brumado ter atingido um nível de saúde que não é o que exatamente sonhamos, não chegamos lá, mas nos deixa de forma muito confortável", comentou.



Dermatologista da Clínica Mais Vida fala sobre queda de cabelo e quando procurar um especialista

Foto: Divulgação

A queda de cabelo é bastante comum e afeta homens e mulheres diariamente. Mas quando é o momento de se preocupar e procurar um médico especialista? O dermatologista da Clínica Mais Vida, Dr. Roberto do Carmo explica que quando as entradas e a coroa da cabeça estiverem perdendo fios mais que o normal, os fios estiverem mais finos do que costumam ser, ao perceber diversas áreas falhas na cabeça ou quando houver aumento progressivo de perda de cabelo nessas áreas é necessária uma atenção maior. O especialista destaca que normalmente homens a partir dos 30 anos já podem sofrer com esses sintomas, devido a questões genéticas hormonais ou doenças capilares. Sendo esse o seu caso, procure um tricologista o quanto antes, pois o diagnóstico prévio aumenta as chances de combate às doenças. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Rede de alta tensão se rompe e população de Livramento e Paramirim ficam sem energia por 5h

Foto: Reprodução l Rede Social

Os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, ficaram por cerca de 5h sem energia elétrica na quarta-feira (23) devido a um rompimento de cabos elétricos na rede de alta tensão que atende parte dos dois municípios. Segundo informou os moradores ao site 97NEWS, o apagão teve início às 15h40 e a energia somente foi normalizada às 20h40. Diversos comerciantes da cidade reclamaram das perdas de produtos por conta do blecaute. A falta de energia também deixou a cidade sem comunicação. A Coelba ainda não se pronunciou sobre o caso.



Brumado: Conjunto Penal recebe mais 24 presos da cidade de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O Conjunto Penal de Brumado recebeu mais 24 detentos na manhã desta quinta-feira (23). Eles estavam custodiados no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. A escolta aconteceu por militares da CIPE/Sudoeste. Segundo prepostos da CIPE, a escolta transcorreu sem alterações. A transferência ocorreu por volta das 07h40. Com a transferência, a unidade prisional de Brumado passa a ter 156 presos.  A operação aconteceu com a autorização da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). 



Vereador Clóvis Silva foi o entrevistado do Tema Livre Podcast desta semana

Foto: Divulgação

O bate papo desta semana foi com o jovem advogado e vereador do município de Guajeru, Sudoeste baiano, Clóvis Silva. Com temas interessantes e esclarecedores, o parlamentar falou sobre seu mandato e os desafios da vereança. Comentou também dos projetos já aprovados e suas expectativas para o ano de 2023. O tema eleições também foi abordado e o vídeo está imperdível. Assista e compartilhe com os amigos. Tema livre Podcast tem vídeo novo toda semana no canal do YouTube. Se inscreva no canal. Veja:



UNEB convoca aprovados na 2ª chamada do SISU 2023.1 para matrícula

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A UNEB convoca os aprovados, em 2ª chamada lista de espera (veja aqui), pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023.1), do Ministério da Educação (MEC), para a matrícula. Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas. A entrega da documentação deverá ser realizada nos dias 22 e 23 de março, no departamento onde funciona o curso escolhido. Todos os que aparecem na lista e estão aptos após a etapa de validação do acesso ao sistema de cotas devem comparecer, nos dias 3 e 4 de abril, de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, nos departamentos dos respectivos cursos, para apresentar os documentos exigidos pelo Edital de Matrícula (veja aqui). A Gerência de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) orienta os aprovados a lerem com cuidado o edital de matrícula e a terem atenção com a documentação solicitada. 



Paratinga: Polícia apreende mais de 12 toneladas de carvão vegetal ilegal e flagra trabalho análogo a escravidão

Foto: Divulgação

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) interditou uma empresa no município de Paratinga, no Oeste da Bahia, na última segunda-feira (20), por comercializar carvão vegetal sem licença ambiental e explorava trabalhadores em condições análogas à escravidão. Dois caminhões carregados com sacos de carvão foram apreendidos, e três pessoas foram conduzidas à delegacia. No local, encontraram um galpão com grande quantidade de carvão ensacado e a granel. O responsável pela empresa não apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido para a realização da atividade. Ele foi conduzido à Delegacia de Bom Jesus da Lapa junto com os colaboradores, além dos materiais apreendidos. Durante a fiscalização, os policiais constataram que os trabalhadores envolvidos na produção do carvão vegetal estavam submetidos a condições precárias de alojamento, alimentação, higiene e segurança. Além disso, um dos trabalhadores era uma pessoa com deficiência mental que não recebia remuneração pelo serviço prestado.



Mulher é presa por suspeita de participar de estupro coletivo contra menor de idade no Oeste da Bahia

Foto: Divulgação

Uma mulher de 22 anos foi presa por suspeita de participar de um estupro coletivo contra uma menina menor de idade na cidade de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia. Conforme foi informado pela Polícia Militar e Civil, a prisão aconteceu na terça-feira (21). Ainda segundo a polícia, a vítima, que não teve a idade divulgada, pode ter sido dopada antes do abuso sexual. O caso estava em segredo de Justiça e, por isso, mais detalhes do crime não foram divulgados. Além disso, a polícia não informou se as outras pessoas envolvidas no crime foram presas. A suspeita presa na terça-feira foi levada para a Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia e está à disposição da Justiça.



Filho de PM é morto com disparo acidental ao manusear arma do pai na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O filho de um subtenente da Polícia Militar morreu após receber um disparo acidental, enquanto manuseava a arma do pai na cidade de Mascote, no sul da Bahia. Segundo o site G1, o caso aconteceu na última terça-feira (21) e a vítima é uma criança de nove anos. O menino foi identificado como Nicollas Brito Santana. A suspeita, de acordo com familiares, é de que o garoto tenha encontrado a arma do pai, que estaria escondida em cima do guarda-roupa. Esta versão será investigada pela 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da cidade de Itabuna. Depois do disparo, a criança foi socorrida para o Hospital Manoel Novaes, mas já chegou ao local sem vida. O pai de Nicollas e outras testemunhas deverão prestar depoimento à Polícia Civil. Nicollas foi enterrado nesta quarta-feira (22), na cidade de Mascote,



Ministro da Casa Civil ataca presidente do Banco Central por causa do juros

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), atacou, na quarta-feira (12), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao falar da Selic (taxa básica de juros) no Brasil, que está no patamar de 13,75%. "Vou insistir: o que o presidente do Banco Central está fazendo é um desserviço com a nação brasileira. Ele elevou a 13,75% esse patamar de juros quando a inflação estava em torno de 10%. Hoje, a inflação está um pouco acima de 5%. Então, o que justifica então ele estar com a mesma dose de remédio que estava com 10% de inflação?", questionou. Rui Costa afirmou ainda que o presidente do Banco não precisa aguardar o anúncio da nova regra fiscal para baixar a taxa de juros.



Brumado: Em nota de repúdio, Equipe Gestora e Colegiado Escolar do CEEP relatam perseguição política

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota enviada ao site 97NEWS, a Equipe gestora e o Colegiado Escolar do CEEP -- Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, relatam perseguição política e constrangimento aos servidores nos últimos dias. Segundo a nota, um grupo político local vem investindo na exoneração da diretora da escola, a professora Márcia Cecília Rocha Gondim, por divergências políticas, e até mesmo convidando professores da escola para assumir o cargo, utilizando a expressão "querem a cabeça da diretora". Os servidores também afirmam que a escolha da atual gestão se deu de forma democrática e com a participação da comunidade escolar, de acordo com as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia. Ainda conforme a nota, a escola conta com total credibilidade junto à comunidade, oferece uma educação profissional de qualidade e recebeu prêmio de Gestão Escolar em 2017. Confira abaixo a nota completa:

"A equipe Gestora e o Colegiado Escolar do CEEP Gestão e Meio Ambiente da cidade de Brumado, acreditando nos princípios basilares da gestão pública, a saber: moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, vem a público manifestar repúdio às ações de perseguição de cunho político e constrangimento impetrados a esta equipe e especificamente, à diretora da escola, professora Márcia Cecília Rocha Gondim, por parte de grupo político local.

Esta equipe de gestão ocupa o cargo atualmente por meio de processo democrático de escolha junto à comunidade escolar, representada por seus pares no Órgão Colegiado, que dispõe de atribuições consultiva e deliberativa, organizadas a partir de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia que demonstra seu interesse em defender que as escolas da rede pública estadual desenvolvam instrumentos democráticos de gestão com protagonismo de todos os atores e representatividade da comunidade escolar.

Eis que, nas últimas semanas a gestão do CEEP vem recebendo uma série de investidas que informam a exoneração da diretora escolar, professora Márcia Cecília Rocha Gondim, investidas essas demonstradas por visitas à escola de representantes do grupo político em questão, informando da exoneração por motivo de divergência política, além relatos e declarações presenciais ou por meio telefônico de colegas de profissão, inclusive professores desta escola, de terem recebido convite do grupo para assumir o cargo, com o uso da expressão: “querem a cabeça da diretora”. Para além das investidas, sinalizamos também o recebimento de ofício de uma ONG do município, sendo esta composta por pessoas ligadas ao referido grupo político, solicitando que a escola apresente sua prestação de contas, fato inédito, que foi reportado pela gestora escolar ao órgão o qual estamos submetidos, NTE 13, onde está registrada toda a prestação de contas da escola, inclusive em situação de total aprovação. O recebimento deste ofício ocorreu na noite do dia 20/03/2023, o que não aconteceu nas outras escolas estaduais da cidade, conforme constatado junto a seus gestores. O documento foi entregue nas outras duas escolas somente no dia 21/03, com data retroativa a 20/03, sendo esta uma tentativa inescrupulosa de “maquiar” a perseguição impetrada à Gestão do CEEP.

Diante da gravidade dos fatos e da preocupação com o futuro da instituição que hoje conta com total credibilidade junto à comunidade, com amplo funcionamento e oferta de Educação Profissional articulada com os arranjos produtivos locais, com  estrutura adequada ao ensino de qualidade e com uso de amplas tecnologias e laboratórios de ensino, aulas práticas, visitas técnicas, participação em feiras de projeção estadual e recebimento de prêmio de Gestão Escolar (eleita em 2017 pelo Comitê Prêmio Gestão Escolar- Nacional, como melhor equipe gestora do Estado da Bahia, concorrendo com centenas de escolas), nos manifestamos visto que, o relato que nos chega a todo momento é que “qualquer um que aceite assumirá a gestão. Assim, o COLEGIADO ESCOLAR se reuniu no dia 21/03/2023 para discutir a questão e decidiu em conjunção com a equipe gestora publicar a referida nota por acreditar que este tipo de atitude, que ilustram a velha política, suja e fraudulenta, não está de acordo com os princípios defendidos pela administração pública estadual na pessoa do Exmo. Governador, Jerônimo Rodrigues".

Assinam essa nota: equipe gestora e Colegiado Escolar do CEEP Gestão e Meio Ambiente de Brumado. 

CONTINUE LENDO