ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio


Brumado: Monitor do presídio sofre acidente à caminho do trabalho

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um monitor do Conjunto Penal de Brumado sofreu um acidente de moto na noite de domingo (26), na BA-262, enquanto ia para o trabalho. Segundo a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o acidente aconteceu por volta de 18h30 e o servidor identificado como identificado como André Justino Ramos estava pilotando uma motocicleta quando foi atingido por um automóvel que invadiu a pista contrária. Ele foi atingido por um veículo Fox de cor preta, ainda não identificado. Imagens de circuito de segurança da região vão ajudar na identificação do veículo e do condutor. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Municipal de Brumado. Justino fraturou o fêmur em dois locais e o braço em três, além de ter sofrido uma forte pancada na cabeça. André está com quadro estável. 



Volkswagen e GM iniciam férias coletivas para 5 mil trabalhadores nas fábricas do Brasil

Foto: Reprodução

As montadoras Volkswagen e General Motors (GM) iniciam nesta segunda-feira (27) períodos de férias coletivas para cerca de cinco mil trabalhadores de suas fábricas de Taubaté e São José dos Campos, no interior paulista. Com o mercado em desaceleração, montadoras no país anunciaram afastamento de funcionários e redução na produção entre março e abril. As paralisações também ocorrem em unidades da Hyundai, em Piracicaba; Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo; e Stellantis, em Goiana no Pernambuco, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen. Na Volkswagen, o afastamento dos funcionários na fábrica de Taubaté será inicialmente de 10 dias para cerca de 2 mil trabalhadores. Depois desse período, um novo período de férias coletivas será adotado para 900 funcionários, que só voltam ao trabalho após o feriado de Tiradentes. De acordo com a fabricante, a medida tem como objetivo a manutenção da linha de produção da unidade e ainda a instabilidade na cadeira de fornecimento de componentes, como por exemplo os semicondutores. Na General Motors, a medida atingirá três mil funcionários da unidade de São José dos Campos (SP) - cerca de 80% da área de produção. O retorno está previso inicialmente para o dia 13 de abril. As informações são do site G1.



Falta de iluminação e excesso de velocidade provoca acidente no acesso ao Apertado do Morro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A falta de iluminação e sinalização na avenida Umburanas, que liga o centro da cidade ao bairro Apertado do Morro, em Brumado, preocupa e coloca em risco a vida de moradores na região. Na última quarta-feira (22), um acidente na via deixou a dona de casa Gleice Silva Costa, 58 anos com ferimentos. Em entrevista ao site 97NEWS, ela afirmou que andava pela via sentido Apertado do Morro, quando foi atingida por uma motocicleta com o farol apagado. "Era por volta das 18h40, e eu seguia com uma amiga e mais duas crianças. E na escuridão da rua, um motoqueiro me atingiu. Só não foi uma tragédia, porque ele estava devagar", contou Gleice que teve uma fratura no braço.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

De acordo com o morador do bairro, Mosaque Pereira dos Santos, os acidentes são comuns, especialmente porque falta fiscalização e lombofaixas na via, e com isso, vários motoristas aproveitam para andar acima do limite de velocidade permitido. “Tanto a avenida Umburanas quando a entrada do bairro pela avenida Lindolfo Azevedo Brito são verdadeiras pistas de corrida”, diz. O morador afirma já ter cobrado a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), mas o problema não é resolvido. A falta de iluminação também propicia assaltos a pedestres que fazem caminhada na via. “Se com luz já tem roubo, imagina sem?” questiona outro morador.



Clínica Santa Clara fala sobre a importância dos Equipamentos de Proteção Individual para o trabalhador

Foto: Divulgação

Toda empresa é obrigada a fornecer, sem custo para o trabalhador, os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs necessários para realização de suas atividades. Cada funcionário teráo diferentes demandas de EPI’s para realização de suas tarefas com segurança. A empresa, além de fornecer os EPI’s necessários, deve treinar e fiscalizar os colaboradores quanto ao seu uso. O uso dos EPI’s é obrigatório por lei e o colaborador deve zelar pela sua integridade. A empresa, no momento em que disponibiliza o EPI, deve ter esse registro para que, em uma eventual fiscalização, tenha como comprovar a entrega e também registrar todos os treinamentos necessários para a utilização correta dos EPI’s. Em Brumado, a Clínica Santa Clara, especializada em saúde ocupacional, fica localizada na Av. João Paulo I, 590 - Nobre. O telefone é (77) 3441-5206.



Reconhecimento Facial da SSP alcança a marca de 750 foragidos da Justiça localizados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de 750 foragidos da Justiça, com mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo, já foram capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia. O balanço foi apresentado, neste sábado (25) pela SSP-BA, com a prisão de um homem procurado pelo crime de homicídio. Ele foi preso na Boca do Rio, em Salvador, após o alerta de 95% de similaridade. O Projeto Piloto foi implantado em dezembro de 2018. A tecnologia está em expansão na Capital e em outros municípios do interior do estado. 

 



33 mil criminosos são presos por dia na Bahia, em 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Trinta e três criminosos foram presos por dia, na Bahia, em 2023. O balanço corresponde ao período entre os dias 1° de janeiro de 25 de março, quando as polícias Militar e Civil retiraram das ruas 2.474 autores de assassinatos, tráfico, roubos, estelionatos, estupros, entre outros delitos. Entre os destaques, em 2023, está a operação Unum Corpus da Polícia Civil, promovida no interior do estado. Em menos de 24h, os delegados, investigadores e escrivães prenderam 263 criminosos. Pela PM, além das prisões diárias realizadas pelas CIPMs, Cipes e Batalhões, um dos destaques é a Operação Apolo. Cerca de 60 criminosos envolvidos com roubo, furto e adulteração de veículos foram capturados. "Estamos investindo na renovação dos efetivos. Cerca de quatro mil novos policiais e bombeiros serão formados até 2024. Além disso, seguiremos ampliando o uso de tecnologia e fortalecendo a integração. Não adianta cada força estadual ou federal atuar isoladamente", afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.



Correios abrem nesta segunda-feira processo seletivo em todo país

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abre, nessa segunda-feira (27), o prazo de inscrições para seu novo processo seletivo de 2023, com 4.383 vagas para a nova edição do programa de jovem aprendiz dos Correios. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 21 de abril para diversas regiões do país, incluindo a Bahia. Para concorrer, os jovens interessados devem cursar ao menos o 9º ano do ensino fundamental ou frequentar a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação. De acordo com o edital do processo seletivo Correios 2023, as oportunidades são para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. Os aprovados na seleção serão contratados por prazo determinado, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos, tendo sua anotação na Carteira de Trabalho. Os selecionados receberão um salário mínimo-hora, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios. Os jovens aprendizes dos Correios receberão um salário mínimo vigente, além dos benefícios de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação. A jornada será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. O Programa de Aprendizagem dos Correios terá duração de um a dois anos. Os interessados devem se inscrever (aqui). Para ler o edital (aqui). 



Após passar por 25 cirurgias, morre garoto de 2 anos em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um garoto, de dois anos, morreu neste domingo (26) em Brumado, Sudoeste baiano. Diagnosticado com hidrocefalia, o pequeno Bryan Loran Gomes dos Santos chegou a passar por 25 cirurgias. Neste sábado (25), ele sofreu uma piora e precisou ser internado no Hospital Municipal de Brumado, onde não resistiu após os esforços da equipe médica. O garoto nasceu prematura depois de sete meses de gestação, pesando um quilo e seiscentas gramas. De acordo com a família, no último mês, a criança iria para novamente para Itabuna, no Sul, para realizar um novo procedimento para retirada de líquido no crânio. A viagem não aconteceu devido ao falecimento do pai dele, Henrique Eli Alves dos Santos, de 21 anos, em fevereiro deste ano. Não há informações sobre o velório e o sepultamento da criança. 



Homem morre após cair de bicicleta em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação

Um homem identificado como João Batista, morreu na manhã deste domingo (26), após perder o controle de uma bicicleta na BA-148, na Serra das Almas, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo a 46ª CIPM, quando o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) chegou no local, o homem já estava sendo atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas já estava sem vida. De acordo com a polícia, João era natural de Rio das Contas, e devido ao impacto da forte queda não resistiu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias da morte.



Ciclista morre após ser atingido por moto na BA-152 em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um ciclista, de 58 anos, morreu após ser atingido por uma motocicleta em um trecho da BA-152 de Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste baiano. Segundo a 46ª CIPM, o fato ocorreu na noite deste sábado (25), na altura do distrito de Itanagé, por volta das 20h30. A vítima, identificada como Antônio José da Silva, chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu e foi a óbito no local. O casal que estava a bordo da motocicleta não sofreu ferimentos. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado, na mesma região. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Civil local, que já instaurou um inquérito. 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Ataque a tiros em bar deixa duas pessoas feridas e um morto no bairro das Flores

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um taque a tiros em um bar, na Rua Padre Feijó, deixou duas pessoas feridas no Bairro das Flores, em Brumado, no final da tarde de sábado (25). Segundo apurou o site 97NEWS, um veículo de cor preta passou pelo local e vários tiros foram deflagrados. A Polícia Militar foi acionada e fez o registro da ocorrência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu as vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Brumado. Elas foram identificadas como Jaquesson Cleiton Moreira Alves, 37 anos, Marcos Luiz Messias Almeida, 39 anos e João Batista da Silva Ramos, 48 anos. De acordo com a PM, João Batista não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele era vendedor de cachorro quente. Já Jaquesson e Marcos estão internados no Hospital Municipal de Brumado. Ainda de acordo com a PM, eles estão estáveis. Com a confirmação da morte, o município de Brumado registra o 7º homicídio de 2023. A Polícia Civil já instaurou um inquérito e investiga o caso.



Bahia: Idoso é preso suspeito de abusar sexualmente de criança de sete anos

Foto: Reprodução

Um homem de 68 anos foi preso na sexta-feira (24), por suspeita de abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. O crime aconteceu em um ônibus que fazia o trajeto Ilhéus, no sul da Bahia, para São Paulo. A prisão do idoso foi realizada em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), passageiros que estavam no veículo viram que o homem estava mostrando as partes íntimas e abusando sexualmente da vítima, que estava sentada na poltrona da frente. Os abusos foram filmados e os passageiros pediram que o motorista parasse no posto da PRF de Vitória da Conquista. O suspeito ainda teria tentado fugir, mas o condutor do ônibus travou a porta. O homem e a criança foram encaminhados para o Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP) da cidade. Segundo a delegada plantonista, a vítima, a mãe e o suspeito foram ouvidos na noite desta sexta. Não foi detalhado se a criança estava acompanhada pela mãe ou algum outro responsável. O homem será encaminhado para o conjunto penal de Vitória da Conquista.



Brumado: Prefeitura entrega certificados do curso para Assistente Administrativo

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, na noite da última quinta-feira (23), através de curso profissionalizante, entregou cerca de 30 certificados do curso de Assistente Administrativo, ministrado nos últimos meses pelo Senai e que vai proporcionar mais oportunidades aos profissionais de serem inseridas no mercado de trabalho. A solenidade de formação contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, e de representantes do Senai. Segundo o secretário, novos cursos estão sendo viabilizados e, em breve, serão anunciados.



Acelen anuncia redução no preço dos combustíveis na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A empresa de energia responsável por administrar a Refinaria de Mataripe, a Acelen, anunciou que o preço dos combustíveis na Bahia sofreu uma redução durante esta semana. Além da queda de 3% no preço do diesel nas distribuidoras, a gasolina também reduziu 2%. Em duas semanas, segundo a empresa, uma redução total do preço da gasolina ocorreu, com uma queda de 8,5%, já o diesel S10 sofreu diminuição de 5,2% e o diesel S500 de 5,3%. Além disso, a Acelen afirmou que as reduções são reflexos do mercado, já que ela permanece seguindo seus critérios e levando em consideração as variáveis do valor do petróleo atualmente, que é adquirido a preços internacionais.



Produção mineral comercializada sobe 50% nos dois primeiros meses do ano na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) cresceu 50% em janeiro e fevereiro, comparando com igual período do ano passado, alcançando R$ 1,8 bilhão. Ouro (33%) e Níquel (23%) foram os principais minerais produzidos no período, que teve como novidade os agregados para a construção civil. Formado por areia, brita, cascalho, argila e caulim, o ramo respondeu por 7% do total, superando cobre (6%) e ficando pela primeira vez na terceira colocação da PMBC. Os dados são do Sumário Mineral do mês de março, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo o relatório de desempenho da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no Brasil, a construção civil cresceu 6,9% no ano passado e deve avançar 2,5% neste ano. Estes números explicam o incremento na comercialização de agregados este ano na Bahia. O titular SDE, Angelo Almeida, destacou que “a mineração tem um grande potencial na Bahia. Tivemos um desempenho excelente na PMBC nos dois primeiros meses do ano. Também precisamos destacar o crescimento da produção de agregados, responsável pelo aumento de R$ 1 milhão na arrecadação do ICMS”. O gestor celebrou ainda o Plano Estratégico Ferroviário, destacando que a proposta contribuirá para o avanço da mineração na Bahia. “O estudo apresentado é um grande passo para estruturação e expansão da nossa malha ferroviária. A Bahia tem um grande potencial de crescimento, inclusive na produção mineral, e esse crescimento passa pelo fortalecimento da nossa infraestrutura de transporte”, pontuou.



Caminhão perde freio e cai em ribanceira na Serra das Almas em Rio de Contas

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um caminhão perdeu o freio e caiu em uma ribanceira, na noite da última quinta-feira (23), por volta das 23h, na Serra das Almas, na BA-148, trecho do município de Rio de Contas, na região Chapada Diamantina. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no veículo haviam duas pessoas, que trafegavam sentido Rio de Contas a Livramento de Nossa Senhora. O condutor alegou ter perdido o freio e consequentemente o controle do veículo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as vítimas, que tiveram escoriações leves. Após o atendimento, ambos foram liberados. A Polícia Militar controlou o trânsito no local.  



Fabrício Abrantes firma parceria com a Associação dos Aposentados de Brumado

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, (20), Fabrício Abrantes esteve reunido com o Sebastião Bernardino, Helio e Luciene, diretores da Associação dos Aposentados de Brumado, firmando compromisso e reafirmando a importância da Associação e da necessidade do apoio dos Poderes Públicos e da iniciativa privada brumadense. “Discutimos o futuro de Brumado e a necessidade de incorporar as entidades representativas do nosso município à administração municipal, dando-lhes melhores condições de atender os associados e o seu público. Isso só ajuda a melhorar as condições de vida da população e desafoga os órgãos públicos, a exemplo dos postos de saúde e o hospital municipal, pois a Associação dos aposentados também presta serviços de saúde básica, ambulatorial e odontológica”, frisou Abrantes. Ao final Fabrício e os diretores avaliaram a reunião como receptiva e produtiva, desenhando um futuro melhor para Brumado. “Tenham a certeza de que os idosos e aposentados de Brumado, em breve, serão ouvidos e participarão ativamente das decisões que irão melhorar as suas e as nossas vidas”, finalizou.



Dia Mundial da Tuberculose - Especialista da Clínica Mais Vida chama a atenção para importância da conscientização sobre essa doença contagiosa

Foto: Divulgação

O dia 24 de março foi proposto pela OMS - Organização Mundial da Saúde como “Dia Mundial da Tuberculose” - TB, doença que, infelizmente, ainda é tida como uma emergência global pelas instituições de saúde. A campanha tem como objetivo de aumentar a conscientização pública sobre as consequências devastadoras da TB nas áreas da saúde, sociais e econômicas e para intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença. A data marca o dia em que o Dr. Robert Koch anunciou, em 1882, que havia descoberto a bactéria causadora da tuberculose, abrindo caminho para seu diagnóstico e cura. A especialista da Clínica Mais Vida, Dra. Damille Sandes, explica que a tuberculose é uma doença infecciosa que apresenta como sintomas: tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite. É primordial dizer que a doença tem cura e o tratamento deve ser seguido corretamente conforme as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses. Logo nas primeiras semanas ocorre melhora dos sintomas, fato que leva o paciente, em alguns casos, a abandonar o tratamento. Não devendo acontecer de forma alguma, pois não terá a cura. No Brasil, a doença é muito prevalente, já que as condições sanitárias contribuem para esse alto índice. Portanto, cuide-se, a prevenção é o melhor remédio. Aos primeiros sintomas procure um especialista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Secretário de Saúde Claudio Feres acompanha de perto projeto do Hospital Particular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma visita do grupo que pretende contruir um Hospital particular em Brumado, Sudoeste baiano, esteve no ínício do mês de março na Secretaria Municipal de Saúde para atualizar o andamento do projeto. A informação foi passada pelo próprio secretário de saúde, Claudio Soares Feres ao site 97NEWS. "Eles estiveram comigo no início do mês e afirmaram que estam dependendo da aprovação da Vigilância Sanitária do Estado para o início das obras", disse. Feres relatou ainda que a aprovação pode acorrer no mês de abril. "Já vimos o projeto, é lindo, grande, arrojado. Esperamos que em maio, ou mais tardar junho, essa obra comece no nosso município. Mas, segundo o grupo investidor, para começar, depende da autorização da Vigilância", afirmou Claudio. O projeto (nº 09/2022) de doação do terreno público, localizado no bairro Santa Tereza, para a construção do Hospital particular foi aprovado na Câmara de Vereadores em Sessão ordinária do dia 28 de março (veja aqui). No entanto, há quase um ano, a obra ainda não saiu do papel.