ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Trabalhadores da rede estadual de educação da Bahia paralisam atividades por 48 horas

Casa de show desaba e deixa 44 feridos em João Pessoa

Mais de 500 acidentes de trabalho foram registrados em 2024 na Bahia

Grupo Hacker invade sistema de clínica de cirurgia plástica e divulga imagens íntimas de pacientes

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram


Brumado: Projeto prevê reajuste de 5% aos servidores concursados do Legislativo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Projeto de Lei de nº 016/2023, do Poder Legislativo, que viabiliza a concessão de um reajuste de 5% aos servidores concursados do da Câmara Municipal de Brumado, pode ser votado ainda nesta segunda-feira (17). O Projeto dispõe sobre atualização da tabela de vencimentos dos Servidores Públicos efetivos do município, regidos pela lei nº 1240 de 4 de julho de 2000. De acordo com o Executivo Municipal, após análises de projeções de impacto para os cofres públicos, vislumbrou-se a possibilidade de conceder o aumento aos servidores. Conforme o PL, o percentual acima será aplicado tomando-se por base o nível e a letra referencial em que o servidor esteja devidamente enquadrado. A expectativa que o Projeto seja aprovado por unanimidade.  

 



Brumado: Polícia investiga sequestro de homem no bairro São Felix

Carro desce na contramão - Foto: Reprodução l Vídeo

A Polícia Civil investiga o sequestro de um homem no bairro São Félix, em Brumado, Sudoeste baiano, na manhã do último sábado (15). Relatos iniciais apontam que ele teria sido sequestrado por traficantes rivais, mas a Polícia ainda não confirmou a informação. Ao 97NEWS, a Polícia Militar informou que faz policiamento ostensivo no bairro com equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e Rondesp devido ao "relato de desaparecimento de uma pessoa". Tudo começou, por volta das 11h50, quando um veículo Toyota Etios, de cor branco, desceu por uma via na contramão e acessou a Avenida Coronel Santos, no bairro São Felix. Dentro do veículo, testemunhas relataram que um homem tentou sair do carro em movimento. Um popular chegou a afirmar que o homem estava sendo forçado no banco de trás. Minutos depois,

Nesse momento, alguém tenta abrir a porta do carro - Foto: Reprodução l Vídeo

Imagens de monitoramento de uma empresa da Avenida mostram que após a colisão, o veículo branco sai em alta velocidade e segue pela Avenida Coronel Santos com destino ignorado. Ainda no sábado, a Polícia apurou que o homem sequestrado é Alessandro Borges Oliveira, de 38 anos, conhecido como "Léo Perninha", que possui em bar no mesmo bairro. Conforme relatos de pessoas que estavam no local, homens conseguiram Léo e colocaram no banco de trás do veículo. Ainda segundo o investigar, o veículo possui placas de Salvador. Desde o momento do sequestro, a família e nem a polícia sabem informar o paradeiro da vítima. Conforme a Polícia, Alessandro foi indiciado recentemente por tráfico de drogas e já foi condenado por homicídio. Na noite de 8 de fevereiro, Ramon Pereira da Silva, de 26 anos, foi baleado cinco vezes dentro do Bar de Alessandro, no Bairro São Félix. A polícia diz que a vítima seria Léo, mas como não o encontrou, morreu matando Ramon. A suspeita é que Alessandro foi sequestrado por uma facção criminosa. 



Funcionário de fábrica de cimento morre após cair em máquina de triturar em Porto Seguro

Foto: Reprodução

Um homem, de 28 anos, morreu após cair em uma máquina de triturar cimento na fábrica em que trabalhava em Porto Seguro, na tarde deste sábado (15). Segundo o site Bahia Notícias, a vítima foi identificada como Valdemir Mateus da Silva Melo. Na queda, ele ficou preso nas ferragens e sofreu múltiplas fraturas. Equipes do Samu e dos Bombeiros trabalharam por quase uma hora para retirar o trabalhador das ferragens. O trabalhador ainda foi levado ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo informações, a fábrica de cimento fica às margens da BR-367, perto de uma faculdade de medicina. A empresa ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Um inquérito deve ser aberto pela delegacia local como parte da apuração do caso. 



Clínica Santa Clara: Atividades que não apresentam riscos a? saúde também devem ser registradas

Foto: Divulgação

Especializada em saúde ocupacional, a Clínica Santa Clara esclarece dúvidas em relação a trabalhos que não apresentam riscos à saúde. Segundo a Santa Clara, ate? mesmo as atividades que na?o apresentam riscos a? sau?de devem ser registradas no e-Social. O manual de orientac?a?o na?o determina nenhum tratamento diferenciado para os colaboradores que na?o esta?o expostos aos agentes nocivos listados na tabela 24 do e- Social. Na clínica, há uma equipe qualificada para coletar todas as informac?o?es e orientar sua empresa sobre as obrigatoriedades do e-Social. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Vitória da Conquista: Homem ameaça companheira com canivete e é preso pela Polícia Militar

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante, após colocar um canivete no pescoço da companheira, na noite de sábado (15), em Vitória da Conquista. A prisão foi realizada por equipes da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. Os policiais foram acionados por pessoas que presenciaram a discussão entre o agressor e a vítima, na residência do casal, no bairro de Morada Real. De acordo com o major Vagner Ribeiro Almeida, comandante da 77ª CIPM, o homem colocou um canivete no pescoço da mulher e passou a ameaçá-la de morte. Os policiais controlaram a situação e negociaram a rendição do homem. O agressor foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) da cidade.



Bahia: Governo publica decreto que institui comitê de segurança para escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Diário Oficial da Bahia, neste sábado (15), trouxe o decreto que institui o Comitê Estadual Interinstitucional de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise). O objetivo da entidade é integrar os órgãos, entidades da administração pública e representantes da sociedade civil. A criação do comitê acontece após uma semana marcada por boatos e atos de violência ligados às escolas baianas. Na sexta-feira (14), o Governo da Bahia anunciou que seria criado um Centro de Controle e Comando e o Comitê Intersetorial de Segurança nas Escolas. As medidas foram estabelecidas após reunião entre o governador em exercício, Geraldo Júnior (MDB), com secretários e dirigentes. No Diário Oficial é explicado que, com a criação do Cise, o governo pretende favorecer a atuação colaborativa para a construção de ambientes educacionais isentos de ameaças a estudantes, professores, dirigentes e famílias.



Brumado: Homem é preso e dois adolescentes apreendidos com drogas no centro da cidade

Foto: Divulgação

Um homem de 20 anos foi preso e dois adolescente, de 17 anos, apreendidos portando drogas na noite de sexta-feira (14), em Brumado. Segundo a Polícia Militar, eles foram detidos durante rondas na Rua Exulperio Pinheiro Cangussu, centro da cidade. Os suspeitos estavam em duas motocicletas que tentaram fugir e se esconderem entre os clientes de um posto de gasolina. Durante a abordagem, foi localizado três trouxinhas de maconha e oito porções de cocaína além de dinheiro em células trocadas, um menor de 14 anos que estava na garupa foi entregue aos pais no local. O homem maior de idade e as drogas foram levados para a delegacia. As duas motocicletas que eram conduzidas pelos adolecentes foram recolhidas e eles também irão responder por ato análogo à crime de trânsito.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: Prefeitura Municipal abre vagas para fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, está com oportunidades de emprego abertas para profissionais das áreas de fonoaudiologia e terapia ocupacional. A iniciativa visa fortalecer a equipe de saúde e melhorar o atendimento à população local. Os interessados nas vagas devem se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h às 12h e das 14h às 18h.



Sem aumento real, governo prevê salário mínimo de R$ 1.389 em 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O salário mínimo em 2024 será de R$ 1.389, conforme o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado sexta-feira (14) pelo Ministério do Planejamento e Orçamento ao Congresso. O governo não prevê aumento real para o salário mínimo, considerando apenas a correção pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O reajuste previsto pelo PLDO segue a projeção de 5,16% para o INPC para este ano. Atualmente, o salário mínimo é de R$1.302, e já tem previsão de aumento para R$1.320 em maio. Nos últimos anos, o reajuste salarial passou a seguir apenas a reposição do INPC, pela determinaçao constitucional de manutenção do poder de compra do salário mínimo. “Eventuais novas regras de reajuste, que prevejam aumentos reais para o salário mínimo, serão oportunamente incorporadas ao cenário fiscal quando da elaboração da lei orçamentária anual”, divulgou em nota o Ministério do Planejamento. O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.



Polícia identifica adolescentes suspeitos de publicar ameaças de ataques a escolas em Senhor do Bonfim e Barreiras

Foto: Divulgação

Ações realizadas pela Polícia Civil nos municípios de Senhor do Bonfim e Barreiras, nesta sexta-feira (14), identificaram adolescentes suspeitos de publicar em redes sociais conteúdos com ameaças de ataques a escolas. A operação apreendeu objetos utilizados pelos jovens nas postagens. Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Senhor do Bonfim cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 16 anos de idade. Uma arma de brinquedo, quatro balaclavas de caveira, um notebook e um celular foram apreendidos na residência, localizada no bairro São Jorge. Já em Barreiras, equipes da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Oeste) da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) identificaram quatro adolescentes. O grupo aparece em um vídeo que circula nas redes sociais ostentando armas, fazendo símbolos nazistas e apologia ao crime. Um celular foi apreendido e as armas e equipamentos que aparecem nas imagens também foram identificados. O grupo, que poderá responder por ato infracional análogo aos crimes de ameaça e terrorismo, será ouvido na unidade policial acompanhado pelos pais. As ações compõem a Operação Nacional Escola Segura.



Brumado: Polícia Militar intensifica patrulhamento para garantir maior segurança nas escolas do município

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Vários municípios da Região Sudoeste promorevam reuniões ao longo da semana, para traçar estratégias que possam intensificar a segurança no ambiente escolar. Em Brumado, dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial pela 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), está a implementação de  patrulhamentos nas escolas municipais e estaduais. Em entrevista ao site 97NEWS, a subcomandante da Companhia, Capitã Débora, disse que o momento é delicado e a Polícia Militar tem feito o seu papel para aumentar a segurança nas escolas através das rondas e do contato constante com a comunidade acadêmica. "Muitas pessoas se aproveitam desse clima de insegurança para espalhar o pânico, porém a polícia está atenta para inibir qualquer tentativa nesse sentido, inclusive tomando todas as providências possíveis junto à Polícia Civil e às respectivas secretarias de educação", disse. A Subcomandante reforçou que a Polícia Militar está trabalhando diuturnamente para transmitir segurança à comunidade, que está visitando todas as escolas.



Cavalo é resgatado após cair em cisterna de 11 metros em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução

Um cavalo foi resgatado após cair em uma cisterna de quase 11 metros de profundidade em Vitória da Conquista, no Sudoeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fato ocorreu na noite da última quarta-feira (12) no bairro Lagoa das Flores, e foi informado nesta sexta-feira (14). Após ser acionada, a guarnição de Busca e Salvamento do 7º GBM se dirigiu ao local. Para resgatar o animal, a equipe apoiou o animal com um cabresto e utilizou a técnica de inundação, para isso utilizou uma viatura e o auxílio de um caminhão-pipa cedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O animal foi deixado aos cuidados do proprietário com leves escoriações.



Caminhão de piche pega fogo enquanto asfaltava ruas em Malhada de Pedras

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caminhão carregado com emulsão asfáltica, conhecido como piche, pegou fogo no início da tarde desta sexta-feira (14) no centro comercial de Malhada de Pedras, Sudoeste baiano. Conforme apurou o site 97NEWS, possivelmente uma das saídas do produto no veículo, utilizado para fixar o asfalto ao solo, se superaqueceu e fez com se propagasse as chamas. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ninguém ficou ferido no incidente. Na cidade não existe brigada de incêndio. Segundo especialistas, o piche é um produto de baixa combustão, por também ser derivado do petróleo, mas por se tratar de um material sólido não houve explosão. O veículo possui capacidade de 4 mil litros. 



Brumado: Adolescente é conduzida à delegacia após ameaças a diretora de escola

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma adolescente de 16 anos, foi conduzida à Delegacia de nesta quinta-feira (13) suspeita de preferir ameaças contra a diretora de uma escola localizada no Bairro do Tanque, em Brumado, Sudoeste baiano. Uma guarnição da 34ª CIPM foi acionada e aos policiais, a diretora da unidade afirmou que a jovem teria proferido frases de ameaça no momento em que a jovem seria suspensa disciplinarmente por atitudes inconvenientes ao ambiente escolar. Conforme a Polícia Militar, ambas foram conduzidas a sede da 20ª Coorpin, onde a menor foi ouvida na presença de representantes legais. Ela pode responder por ato análogo à ameaça de morte. Durante esta semana, a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), determinou que as forças de segurança intensifiquem ações nas escolas do Estado. Em Brumado, a 34ª Companhia Independente da Polícia Militar (34ª CIPM) vem realizando patrulhamento nas escolas. Até a quinta-feira (13), cerca de 30 adolescentes e adultos já teriam sido presos ou (apreendidos) na Bahia.



Vazam fotos do corpo de Marília Mendonça durante autópsia, família pede respeito e privacidade

Foto: Reprodução l Rede Social

Na quinta-feira (13), fotos vazadas do corpo da cantora Marília Mendonça durante a autópsia no Instituto Médico Legal (IML) após o acidente aéreo que a vitimou em novembro de 2021 chocaram fãs e admiradores da artista. As imagens mostram o corpo da cantora em uma maca, despido e com ferimentos visíveis. Assim que as fotos foram divulgadas, a família da cantora se manifestou sobre o ocorrido e pediu que o conteúdo não fosse compartilhado. “Estamos profundamente chocados e tristes com a divulgação dessas imagens. Pedimos, por favor, que todos respeitem a privacidade da família e amigos da Marília neste momento difícil. As autoridades já estão sendo acionadas para tomar as devidas providências e nós, como equipe, estamos trabalhando para garantir que nada assim aconteça novamente.” 

Em respeito aos familiares, não vamos mostrar as imagens - Foto: Reprodução

É importante lembrar que a divulgação de imagens de autópsias é crime, previsto no Código Penal Brasileiro. A cantora Marília Mendonça, conhecida como “Rainha da Sofrência”, faleceu em novembro de 2021, aos 26 anos, em um acidente aéreo junto com outros dois passageiros. Ela deixou um legado na música sertaneja, sendo uma das artistas mais populares e bem-sucedidas do país.



Brumado: PT de Brumado realiza neste sábado, Encontro Territorial do Sertão Produtivo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Partido dos Trabalhadores (PT), por meio do seu Diretório Municipal em Brumado, realiza neste sábado (15) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o Encontro Territorial do Sertão Produtivo. O evento começa às 09h e terá a participação dos filiados e simpatizantes, do diretório estadual, com a presença do presidente Eder Valadares e dos diretórios municipais do território. Serão discutidos a organização territorial base, desafios e avanços dos governos Lula e Jerônimo e planejamento eleitoral do PT para as eleições 2024. O encontro será aberto a população de Brumado e Região.



Mesmo com produção em alta, fila de espera por motos é grande

Foto: Divulgação

O Brasil fechou o primeiro trimestre de 2023 com alta de 21,4%, na produção de motos na comparação com o mesmo período do ano anterior, somando 397,1 mil unidades. É o melhor resultado do período em nove anos. Segundo informações divulgadas na quinta-feira (13) pela Abraciclo, entidade que reúne dez fabricantes com linhas de produção no Polo Industrial. A tendência é que a produção continue acelerada nos próximos meses de acordo com oferta e demanda do país. No entanto, a fila de espera pode chegar a cinco meses. As vendas estão puxando a produção. No primeiro trimestre foram licenciadas 357,2 mil motos, alta de 30% sobre o mesmo período de 2022. Em março foram emplacadas 146 mil unidades, aumento de 32,7% na comparação anual e de 45,1% sobre fevereiro. O crescimento expressivo sobre fevereiro se explica pelo número de dias úteis. Em março foram 23 dias úteis, contra 18 no mês anterior.

 



Lula é eleito uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 pela revista Time

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista  "Time"tg, nesta quinta-feira (13). O texto explica que a escolha de Lula é assinado pelo ex-vice presidente dos EUA, Al Gore. O americano afirmou que, "depois de anos de destruição de degradação ambientais endossada pelo estado, a população brasileira escolheu um novo caminho, elegendo um campeão climático". Gore destacou ainda que Lula renovou os compromissos do Brasil com a democracia, a justiça e com políticas econômicas igualitárias. Sobretudo, o texto ressaltou o compromisso de Lula de preservar a Amazônia e lembrou resultados de suas gestões anteriores, alegando que ele reduziu o desmatamento em 72% no passado. "A liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática", afirmou o ex-vice-presidente.



2024: Fabrício Abrantes lidera em pesquisa de intenção de voto para prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nesta quinta-feira (13), o Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco divulgou uma pesquisa de opinião realizada no município de Brumado, nos dias 06 e 08 de abril, com o objetivo de medir o potencial político de nomes colocados como pretensos pré-candidatos a sucessão municipal em 2024. Foram entrevistadas 490 pessoas da sede e das comunidades rurais de Brumado, seguindo um critério amostral com alocação proporcional. De acordo com o levantamento estatístico, realizado com intervalo de confiança de 95% ou 0,05 de significância e erro padrão de 4%, o empresário Fabricio Abrantes lidera com 40,6% em um cenário estimulado, quando os pesquisadores do O Eco apresentaram nomes de potenciais pré-candidatos aos entrevistados. Em seguida, Guilherme Bonfim atingiu 12%, Dr. Marlúcio Filho “Marlucinho” obteve 11,2%, Claudio Feres “Sec. de Saúde” aparece com 9,8%, João Nolasco, “Secretario de Educação” surge com 4,7%, e Márcio Moreira tem 4,5%. Os que afirmam não ter intenção de votar em nenhum são 9% e a parcela que não soube ou não quis opinar foi de 8,2%. Além disso, o Instituto Eco de Pesquisas mediu os índices de rejeição de cada nome citado na questão estimulada, como potencial pré-candidato a prefeito de Brumado em 2024. 

 

Foto: Divulgação

Independentemente da intenção de voto indicada por cada entrevistado aos pesquisadores do Instituto O Eco, as respostas indicaram que mais da metade do público selecionado na amostra acredita que o empresário Fabrício Abrantes é hoje o nome mais cotado para vencer as eleições municipais do ano que vem, com 51,6% de índice de confiança. Em seguida, Dr Marlúcio Filho “Marlucinho” teve 7,8%, Guilherme Bonfim 5,9%, João Nolasco “Secretario de Educação” 4,7%, Claudio Feres “Sec de Saúde” 0,8%, e Márcio Moreira 2,7%. Aqueles que não acreditam na vitória de nenhum dos nomes citados são 1,4%, enquanto os que não souberam ou não quiseram opinar somam 25,1%. O Jornal O Eco avaliou também o índice de rejeição dos principais nomes hoje postos como potenciais pré-candidatos, conforme pode-se observar no gráfico. O Instituto realizou este levantamento estatístico no município de Brumado obedecendo a todos os critérios legais, conforme preconiza a Lei. A empresa é credenciada junto ao CONRE – Conselho Regional de Estatística, sob o nº 8377 e por não estarmos ainda em ano eleitoral, não é possível registrar a referida pesquisa junto à Justiça Eleitoral TRE/TSE.

Foto: Divulgação