ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é preso após invadir a casa da ex-mulher com uma faca

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado


Brumado: Falta de vacina antirrábica coloca proprietários de animais de estimação em alerta

O governo federal não repassou as vacinas desde julho, o que fez com que os estoques municipais ficassem com um nível muito baixo (Foto: Arquivo 97NEWS)

Já não bastasse a falta da substância que faz o combate à larva do mosquito transmissor da Dengue na cidade, agora outra ausência começa a preocupar a população brumadense, que é a falta do repasse por meio do governo federal do imunizante para cães e gatos, o que já impediu que a tradicional campanha de vacinação contra a raiva, que geralmente é feita no mês de agosto, nesse ano de 2015, não fosse realizada. Realmente não há vacina nas prateleiras da Secretaria Municipal de Saúde, então, os proprietários de animais que queiram vacinar seus bichinhos de estimação tem que adquirir a vacina na rede privada e fazer a imunização por meio de um veterinário. É importante que esse procedimento seja feito, pois a raiva é uma doença grave que atinge os seres humanos, com possibilidade de ser letal em alguns casos. A projeção mais grave, porém, é para o meio rural, já que a dificuldade para vacinar os animais domésticos é muito maior, os quais estão muito mais expostos ao vírus, já que a raposa é hospedeira natural. A equipe do 97NEWS, buscou, por diversas vezes, contato com a coordenação do setor de endemias, mas não houve êxito. Em contato com o secretário municipal de saúde, Claudio Feres, ele disse que o estoque estava bem baixo, mas que somente o setor competente poderia dar uma resposta mais satisfatória. Diante desse impasse, vale deixar a orientação para os proprietários que cães e gatos que sempre tiveram um comportamento manso, que ficam agressivos de uma hora para outra, babando e sem vontade de comer, que não suportam a luz e, no caso dos cães, que ficam roucos, que estes sejam encaminhados a um profissional competente, para que sejam acompanhados no prazo de 10 dias, pois é este o período que, caso o animal esteja infectado venha a morrer, pois a doença é letal para os animais. 



Caixa Econômica Federal lança aplicativo para acompanhar situação do Bolsa Família

O lançamento, nesta segunda-feira (19), da ferramenta faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa (foto: divulgação)

A Caixa Econômica Federal lança, nesta segunda-feira (19), o aplicativo Bolsa Família CAIXA. A ferramenta, disponível para download gratuito em celulares com sistemas operacionais Android, Windows Phone e IOS, conta com funcionalidades que permitem, entre outras ações, verificar a situação do benefício, o calendário de pagamentos e a rede de atendimento da CAIXA. O lançamento do aplicativo faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa Bolsa Família. Para a presidenta da CAIXA, Miriam Belchior, a nova ferramenta é mais uma alternativa dada ao beneficiário, para que ele consiga acessar os serviços e informações do benefício, de maneira simples e rápida. “A CAIXA investiu na ferramenta porque acredita que este será mais um canal de comunicação seguro e direto entre a instituição e o beneficiário do Bolsa Família”, afirma a presidenta.



Justiça Federal condena Prefeito de Mirante/BA e quatro servidores do IBGE

(Divulgação)

A condenação do atual Prefeito Hélio Ramos Silva e de quatro servidores do IBGE foi requerida pelo MPF por fraude no censo demográfico do ano de 2000 no município de Mirante/BA. A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista/BA, a Justiça Federal condenou Hélio Ramos Silva, atual Prefeito do município de Mirante, na Bahia, e de quatro servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por improbidade administrativa em razão de fraude no censo demográfico. Os réus forjaram o número de habitantes do município, situado a 471 km da capital, com a finalidade de elevar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além de Hélio Ramos, então secretário municipal de Administração e Finanças, foram condenados os servidores do IBGE Cristiano Nolasco Meira Paraguai, agente censitário supervisor, Marcelo de Carvalho Lima, agente recenseador e primo de Hélio Ramos, Geraldo Santos Carvalho agente recenseador, então servidor público municipal, e Ubirajara Silva Pereira, coordenador de subárea. A conduta foi orquestrada por Hélio Ramos, que escalou Marcelo Lima e Geraldo Santos para a fraude. Os agentes recenseadores recebiam formulários já preenchidos de outros recenseadores e incluíam dados falsos, executando ilegalmente funções da agente censitária municipal, contando, para isso, com a permissão de Cristiano Nolasco. Ubirajara Pereira é acusado de não agir, mesmo tendo a função de supervisionar as atividades e estando ciente das evidências de fraude. A ação permitiu o aumento do coeficiente municipal de Mirante no FPM em 0,2%, além de ter repercussões eleitorais, pois legitima transferências ilegais e a criação de eleitores fantasmas. Os réus Hélio Ramos Silva, Cristiano Nolasco Meira Paraguai, Geraldo Santos Carvalho e Marcelo de Carvalho Lima foram condenados ao pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano, proibição de contratar com o Poder Público e dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos. Após, o trânsito em julgado da condenação, os direitos políticos dos servidores ficarão suspensos por cinco anos e eles perderão o cargo ou função que estiverem exercendo. Ubirajara Pereira terá seus direitos políticos suspensos por três anos e deverá pagar multa civil no valor de dez mil reais.



Lutador Tomás Neto esclarece sua prisão na 'Operação Griffo’

O lutador e comerciante Tomás Neto fez questão de garantir que não tem nenhuma ligação com o uso de drogas e o tráfico (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Muito conhecido da comunidade esportiva local, o lutador de MMA e também comerciante José Tomás dos Santos Neto (28) procurou a reportagem do 97NEWS para esclarecer detalhes de sua prisão que aconteceu na última sexta-feira (16), por ocasião da “Operação Griffo” em Brumado. Muito seguro ele declarou que “houve um mal entendido com a divulgação da minha imagem, pois, no meu caso, acabei sendo preso por porte ilegal de arma, já que encontraram, após uma denúncia, um revólver calibre 38 que era meu, o qual estava em minha residência há mais de 8 anos”. Mostrando estar abalado, ele fez questão de argumentar que “sei que isso não é certo, mas hoje com a violência que vivemos, infelizmente, para ter um pouco de segurança, acabamos guardando arma em casa, mas já fui autuado e estou ciente da minha falha. Paguei uma fiança de R$ 4 mil e fui logo liberado” e emendou de forma ríspida citando que “o que eu gostaria de esclarecer é que a minha imagem foi interpretada como se eu fosse um traficante, coisa que eu jamais faria, quem me conhece sabe muito bem disso. Eu estou abalado, pois várias pessoas chegaram em meu comércio falando que não esperava isso de mim. Na academia os meus colegas também me questionaram, então, diante disso, eu faço questão de esclarecer que foi detido por ter uma arma dentro de casa e não pode ter drogas ou cometer qualquer atividade relacionada ao tráfico, que isso fique bem claro. Nem usuário de tóxicos eu sou, ainda mais traficante. Espero ter esclarecido essa questão”.  



IV Feira de Ciências do Centro Educacional Paulo Freire: Sucesso, Reconhecimento e Qualidade

A IV Feira de Ciências foi um grande sucesso (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O ideal de oferecer uma educação de qualidade e em sintonia fina com os novos tempos foi a base para a criação do Centro Educacional Paulo Freire, que há 18 anos iniciou as suas atividades sabendo que tinha um grande desafio pela frente. Passadas quase duas décadas, a escola hoje é uma das referências do Ensino Fundamental Regular (até à 5ª série), conquistando o respeito e a admiração da comunidade estudantil brumadense. Dentre as várias atividades desenvolvidas, a Feira de Ciências, certamente é uma das mais notáveis, a qual, no último final de semana teve a sua IV Edição, com atividades na Praça Coronel Zeca Leite e em suas instalações que ficam situadas na AV. Mestre Eufrásio, 71. Com uma participação intensa dos alunos e também de seus pais, a Feira de Ciências 2015 superou as expectativas e recebeu o reconhecimento dos pais que fizeram questão de exaltar o grande trabalho realizado pela coordenação, pelos funcionários e pelos professores em especial. “Estou muito satisfeita, pois é uma equipe muito dedicada, que mostra um envolvimento pleno com as atividades escolares. A feira mais uma vez foi fantástica e chamo a atenção para a questão do reaproveitamento da água que foi muito bem abordada por um grupo de alunos”, ressaltou Juliana Dias dos Santos, mãe de um aluno. Do mesmo pensamento corrobora Magna Rocha, mãe de outro aluno que destacou que “estou muito encantada, mas não surpresa, pois conheço de perto a extrema capacidade desta equipe nota 10. O Centro Educacional Paulo Freire ensina com responsabilidade, é uma escola que só vem se aperfeiçoando e eu recomendo a todos, pois a sua qualidade é digna de todos os aplausos”. A coordenadora educacional, pedagoga Selma Figueiredo declarou que “só tenho que agradecer o reconhecimento dos pais pelo nosso trabalho. Estou muito feliz com o empenho de todos, isso vem nos estimular a melhorar cada vez mais. A Feira de Ciências é uma atividade muito relevante, pois proporciona aos alunos um aprendizado diferenciado, que é absorvido de forma integralizada”. Confira álbum de fotos: Dia 1 - Clique ; Dia 2 - Clique 



Contratações temporárias em Conquista não devem superar 500 vagas, diz Comerciários

Sindicato dos Comerciários prevê redução de 30% nas contratações, em relação a 2014, e confirma adiamento para início de novembro (Foto: Reprodução)

Em tempos de crise, ter uma oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho é fundamental. Todos os anos, épocas de festejos juninos e final de ano são momentos propícios para o comércio absorver mão de obra para suprir a demanda do aumento do consumo. As contratações temporárias, assim chamadas, começam a ocorrer normalmente em outubro, mas este ano a expectativa é que por conta do cenário econômico atual haja uma redução dessas contratações. É o que afirma a doutoranda em economia e professora assistente da UESB, Fernanda Calasans. “O nível de atividade econômica está decrescendo e este mesmo movimento é acompanhado pelo nível de renda da população, somado com o aumento do índice de desemprego. No entanto, o incremento na renda dos trabalhadores e aposentados, com o pagamento do 13° salário é sempre um canal de incentivo ao consumo. Além disso, as comemorações do final do ano tradicionalmente, também contribuem para o aumento do consumo por parte das famílias. A questão é que tanto empresários, quanto as famílias, estão cautelosos e com receio de investir (no caso dos empresários) e de consumir (no caso das famílias)”, afirmou.



Brumado: Moradores da ‘Curva dos 5’ buscam instalação de ‘guard rail’ no local

Alguns veículos já pararam muito próximos de caírem em cima das residências que ficam no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A famosa “Curva dos 5” está no topo dos locais em que mais são registrados acidentes, o que faz com que uma sinalização mais específica seja instalada, bem como um amplo “guard rail”, ou seja, uma grade de proteção, seja colocada para evitar que as famílias que moram ao lado possam ser atingidas. Esse é o clamor dos moradores, o qual foi registrado pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, que esteve no local nesse domingo (18). Segundo a moradora Eliana de Jesus (21) a situação é mesmo preocupante, já que acidentes no local são constantes. “Eu moro aqui com meu pai e mais 7 irmãos e corremos sim grandes riscos, já que não há uma grade de proteção. Se por acaso for uma carreta que perder a direção, o que irá acontecer conosco? Estamos sim correndo riscos e esperamos que as autoridades façam algo com urgência. Na noite deste sábado, por pouco o carro não veio parar em nossa casa (foto abaixo). A sorte foi que o meio fio e um pequeno poste acabou segurando o veículo”.  Para o morador Edivaldo José da Silva (52) já se passou da hora de ser tomada uma atitude. “Essa não é a primeira vez que essa cena acontece. Na semana passada um gol branco acabou perdendo o controle também. É comum carros e motos sobrarem nessa curva, então é necessário a colocada de uma grade de proteção e de uma melhor sinalização para alertar os motoristas” e ainda destacou que “eu tenho muita vontade de deixar esse lugar, porque os riscos são realmente grandes e não quero que nem eu nem meu entes queridos sejamos vítimas de uma desgraça”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Operação Griffo apreende 17 motocicletas irregulares do Distrito de Ubiraçaba

As motocicletas apreendidas foram trazidas para o pátio da 34ª CIPM (Foto: Divulgação PM)

Em continuidade às operações policiais do último final de semana, equipes estiveram no Distrito de Ubiraçava, zona rural da cidade de Brumado. Uma guarnição do TOR juntamente com a guarnição da 34ªCIPM, apreendeu 17 (dezessete) motocicletas com restrições diversas, sendo que uma delas estava com adulteração no chassi, uma Sundown prata sendo apresentada na delegacia para os procedimentos "Operação GRIFFO, 34 CIPM, TOR 2 CIPRV, RONDESP, ESQUADRAO FALCAO, Juntos somos fortes Unidos somos PMBA!!!"

(Foto: Divulgação Polícia Militar)


Conquista: Homem é executado a tiros; ele era pai de 9 filhos

Vítima foi identificada como sendo Agnaldo Jesus Oliveira, 42 anos, pai de nove filhos. O crime pode ter relação com o tráfico de drogas. (Foto: Blitz Conquista)

Um homem foi covardemente executado a tiros na noite deste domingo, 19, no Alto do Panorama, em Vitória da Conquista.Eram por volta das 22h30 quando moradores das imediações da Rua B ouviram vários estampidos. Ao saírem nas portas eles avistaram a vítima caída junto a um terreno baldio. Tratava-se de Agnaldo Jesus Oliveira, 42 anos, pai de nove filhos. Aparentemente ele foi baleado ainda em pé. Após cair os criminosos teriam efetuado mais disparos nas costas e cabeça de Agnaldo. A Polícia Civil investiga o crime. O crime pode ter relação com o tráfico de drogas. Depois da realização da perícia técnica, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.



Operação Griffo em Itaquaraí: Várias motos apreendidas e um suspeito de assaltos detido com armas

Cerca de 20 motocicletas foram apreendidas na operação (Foto: Divulgação PM)

O Distrito de Itaquaraí acabou figurando com mais intensidade na página policial brumadense, onde várias ocorrências começaram a acontecer na região, principalmente roubos a residências e a motocicletas. Diante disso, a “Operação Griffo” que está sendo realizada em Brumado, com a participação da Rondesp e do Esquadrão Falcão, esteve, na tarde deste sábado (17) no referido Distrito, onde foram feitas inúmeras apreensões de motocicletas irregulares bem como a prisão de um suspeito de liderar os assaltos na região. Conhecido como “Chula” (foto abaixo) ele já também foi denunciado por moradores do local por fazer ameaças. Chegando na residência do mesmo foram encontradas várias armas, o que fez com que ele fosse conduzido para a 20ª Coorpin, onde acabou saindo após o pagamento de uma fiança. 

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Brumado: Motorista sobra na ‘Curva dos 5’ e acaba capotando seu Golf branco

O carro foi parar no acostamento (Foto: Leitor 97NEWS via Whatsaap)

A “Curva dos 5” vem ganhando cada vez mais fama, se tornando cenário constante de acidentes, muitos dos quais com gravidades. Neste sábado à noite, por volta das 21h20m, um novo episódio ocorreu no local, onde um motorista que estava conduzindo um Golf branco, acabou sobrando e capotando o seu veículo. Muito alterado, ele lutou para impedir que a cena fosse registrada, mas devido ao local ser muito movimentado, inúmeras fotos circularam pelo Whatsapp, sendo que algumas delas chegaram à redação do 97NEWS. Ele, por sorte, nada sofreu, mas o veículo ficou danificado. Não se sabe se o motivo do capotamento, se foi falha mecânica ou falha humana. 



E-mail de Cunha pode revelar prova de corrupção na Petrobrás

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (Foto: Reprodução)

A conta de e-mail “sacocheio@” é um dos caminhos para a Operação Lava Jato provar que o dinheiro guardado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tinha como origem recursos desviados da Petrobrás. O operador de propinas do PMDB Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontou em sua delação premiada que o deputado usava o “sacocheio@” para se comunicar com ele. Fernando Baiano diz que foi desse e-mail que o presidente da Câmara enviou para ele uma planilha com dados sobre valor devido de propina de navios-sonda. O lobista, preso desde dezembro de 2014, em Curitiba, na Operação Lava Jato, apontou sua própria conta de e-mail onde estaria gravada a mensagem de Eduardo Cunha. A Procuradoria-Geral da República busca a mensagem nos e-mails de Fernando Baiano, a partir de quebra de sigilo autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira referência a uma suposta propina de US$ 5 milhões destinada a Cunha na contratação de navios sonda da Petrobrás em 2005 e 2006 foi feita pelo lobista Júlio Gerin Camargo, que também fechou acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. Ele disse ter sido ‘pressionado’ pelo deputado, em 2011, durante reunião em um escritório no Leblon, zona sul do Rio, para quitar parcelas em atraso da propina. Fernando Baiano participou desse encontro. Em sua delação, Baiano confirmou a reunião e a pressão exercida pelo deputado. O presidente da Câmara negou o recebimento da propina, mas a Procuradoria-Geral acredita que rastreando ‘sacocheio@ usada pelo deputado poderá encontrar mais uma prova importante. “O depoente (Baiano) recebeu por e-mail de Eduardo Cunha referente a uma divergência entre os valores devidos por Júlio Camargo”, relatou Fernando Baiano, que abriu mão do sigilo de sua conta de e-mail, no Canadá.



Após trégua de 23 dias, mais um assassinato é registrado em Barra do Choça

O crime ocorreu nas proximidades da Creche no Pedro Santino. Os homens fugiram sem deixar pistas. A Guarda Civil esteve no local.(foto: Reprodução)

Após 23 dias de trégua, novo assassinato volta a assustar os moradores de Barra do Choça. A vítima, um jovem de 21 anos conhecido como Bruno, foi assassinado por volta da 22:40 deste sábado, 17 de outubro. De acordo informações, dois homens em uma motocicleta efetuaram cerca de cinco disparos, um destes afetaram a região próxima ao ouvido levando-o a morte. O crime ocorreu nas proximidades da Creche no Pedro Santino. Os homens fugiram sem deixar pistas. A Guarda Civil esteve no local. O raveção da Polícia foi acionada para recolher o corpo.



Brumado: Craque do passado é violentamente agredido por menores que levaram todos os seus pertences

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Todos sabem que nos dias de hoje o saudosismo é um sentimento à beira da extinção, mas, mesmo que isso seja uma verdade, lembrar-se dos grandes feitos do passado é uma forma de fazer valer a cultura local. Em Brumado, que, aliás, vive, muitas vezes, na “contramão da existência”, como um planeta desgovernado, um ‘outsider’ em um mundo sombrio, ser saudosista, paradoxalmente, “é buscar curar as feridas do presente”. Valendo-se desta prerrogativa inefável, relatamos um fato funesto, onde um dos maiores nomes do futebol brumadense, que já foi considerado uma das maiores promessas do esporte bretão na década de 80, que hoje está com 71 anos e que já atuou no Fluminense de Feira e no glorioso Magnesita, acabou vivendo momentos de tensão e medo nesta sexta-feira (16), quando o mesmo foi violentamente agredido por dois menores de idade na área do Mercado Municipal, os quais, após o agredirem de forma muito hostil, levaram todos os seus pertences. Falando ao 97NEWS, o hoje aposentado relatou que “é uma profunda tristeza ver Brumado da forma que está, tomada pelos bandidos e pelos viciados em tóxicos que são capazes de fazer as piores atrocidades”. Ele destacou também que “eu estava indo ao cabelereiro cortar o cabelo quando os dois adolescentes vieram para cima de mim, me deram uma gravata, me bateram e levaram minha carteira com todos os documentos, meu dinheiro, além do celular”. E, em tom de lamento, finalizou disparando que “já não há mais paz, já não há mais tranquilidade, que foram substituídas pelo medo e pelo terror. Já não podemos mais sair de casa tranquilos, pois os riscos de sermos assaltos é muito grande. Alguém precisa se levantar e defender a nossa Brumado que parece uma cidade sem lei, onde os bandidos tomam as ruas e a população tem que ficar trancada em casa”. 



Asfixiado, Sindsemb se mostra fragilizado e moribundo; enquanto APLB ganha força e musculatura

Cada vez mais isolado e sem forças, o presidente do Sindsemb, Edilson Costa (à direita) vem buscando manter à duras penas a entidade (Foto: Kaká Silva | 97NEWS)

O Sindsemb – Sindicato dos Servidores Públicos de Brumado – vem passando por um processo de grande enfraquecimento, vivendo na sombra de outras entidades sindicais para poder se manter ainda vivo. Apesar dos esforços do seu atual presidente, Edilson Costa, a entidade está cada vez mais perdendo associados e caminha para um estrangulamento, seguindo a passos largos para um colapso administrativo. Buscando uma sobrevida, o Sindsemb estaria se mantendo hoje como um satélite “amébico” da APLB, que se fortificou muito, ganhou musculatura e muitos associados e está iniciando um processo de “fagocitose”, sugando as melhores células do Sindsemb, inclusive já dividindo as mesmas instalações. Segundo vários políticos e representantes de classe, o futuro do Sindsemb é bem complicado, tanto que já há quem aposte na sua extinção. Nesse processo de greve, que a princípio, seria composto por professores e servidores, isso teria ficado evidente, pois a participação de associados do Sindsemb é mínima, cabendo à APLB o protagonismo e a gerência das ações. Diante dessa situação, a atual diretoria terá que mostrar para que veio e fazer um grande choque de gestão, atraindo de volta os servidores que se desligaram e evitando que os que estão em vias de se desligar completem seu intento, pois só assim a entidade voltaria a ter a força de outrora, quando era comandado pela professora Maria Conceição Machado. .  



Brumado: Ladrão tenta roubar tablets da Insinuante, mas acabou sendo preso

O meliante acabou sendo conduzido para a Depol (Foto: 97NEWS)

Existem alguns bandidos que pensam que a impunidade é uma norma, já que afirmam que vão assaltar e nada vai acontecer a eles, já que a roubalheira foi “institucionalizada” no país. Um caso com esse perfil aconteceu na manhã deste sábado (17) em Brumado, onde um ladrão afirmou que entraria na loja Insinuante, na Av. Centenário e levaria vários tablets sem sequer aparecer uma policial para efetuar a sua prisão. Certamente sob efeito de alguma substância alucinógena, o homem tentou mesmo dar um desfalque na referida loja, mas devido ao grande movimento desistiu e mudou o seu intuito delitivo para uma loja vizinha, mas, para azar dele, um segurança do Banco do Brasil estava no local e logo imobilizou o larápio que acabou sendo preso e levado para a Depol. Que o crime não compensa, isso todos sabem, mas o caso em questão não é um fato isolado em Brumado, pois muitos outros meliantes vêm agindo com o mesmo pensamento, o que vem sendo um grande catalisador para o aumento da criminalidade no município. Além do mais, neste sábado havia uma grande operação policial, o que certamente, faria que ele fosse preso de qualquer jeito. Veja abaixo imagens da prisão: 

 



Brumado: Esquadrão Falcão faz mega blitz na cidade com apreensão de inúmeras motos

Várias motocicletas foram apreendidas na operação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A mega operação de combate à violência, que foi batizada de “Griffo”, que foi deflagrada nesta sexta-feira (16), sob o comando da Rondesp e do Esquadrão Falcão de Vitória da Conquista efetuou várias prisões, apreendendo drogas e um revólver calibre 38, além de munição.  Na manhã deste sábado (17) a operação deu continuidade às ações e realizou uma mega blitz em vários pontos da cidade (foto abaixo). Até o momento já tinham sido apreendidas cerca de 10 motocicletas irregulares. A operação irá continuar durante todo o dia, sendo que novos mandados de prisão devem ser efetuados. A população enalteceu a ação da Polícia, já que o índice de assaltos na cidade é muito alto.  

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Carreta carregada de maracujá tomba próximo à Cristalândia e carga é saqueada

O carreta acabou tombando na pista (Foto: 97NEWS)

Uma carreta placa de Barra da Estiva (NTD – 2631) carregado de maracujá acabou tombando no início da manhã deste sábado (17) na localidade da Fazenda Barreiro Branco II, entre o Distrito de Cristalândia e a Comunidade de Umburanas. Segundo informações passadas ao 97NEWS, o motorista ao entrar numa curva mais acentuada de uma estrada vicinal para escapar de um desvio da FIOL acabou perdendo o controle do veículo e tombando. Rapidamente apareceram os saqueadores que fizeram a “festa do maracujá” (foto abaixo). O motorista nada sofreu. 

(Foto: 97NEWS)


Nem Natal salva o comércio da crise

(Imagem Ilustrativa)

Silvio Ribeiro trabalha como Papai Noel em festas de fim de ano há 48 anos. Mais que isso: ele mantém uma equipe de 15 "bons velhinhos", que trabalham em shoppings, empresas, eventos e residências. Mesmo com uma inflação de mais de 9% prevista para 2015, ele decidiu não reajustar o preço do serviço, inalterado há dois anos. Para ter um Papai Noel com barba postiça, o preço é 650 reais. Com barba de verdade, o valor passa a 850 reais. Em outras épocas, as reservas já estariam aquecidas nessa época do ano, a pouco mais de dois meses do Natal. Neste 2015 de retração econômica, no entanto, até Papai Noel é termômetro do aperto financeiro da clientela. "Ainda não recebemos nenhum pedido", diz Ribeiro. "Nossa esperança está no recebimento do 13º salário."

Na última década, o comércio elegeu, a cada fim de ano, um produto-símbolo da fase de bonança do consumo no país. Os varejistas brasileiros já celebraram o Natal da TV de plasma, o do notebook e o dos smartphones, para citar três campeões de vendas. Em 2015, se houver algum campeão para eleger como símbolo, já será uma vitória. Praticamente todos os setores do varejo preveem para este ano seu pior Natal em muito tempo. O depoimento do Papai Noel Silvio Ribeiro ou o repentino aparecimento de panetones - tradicional produto de fim de ano - nas prateleiras de supermercados em pleno mês de setembro atestam o que economistas e empresários já anteveem: em 2015, nem o Natal salva os resultados do comércio.

A celebração de fim de ano da família da enfermeira aposentada Teresa Jonas vai ser mais simples que o do passado. "Não teremos amigo secreto, só vamos presentear as crianças", diz ela. "Para os adultos, daremos doce. E caseiro." Na casa da relações públicas Amanda Abed, a celebração também vai ser mais enxuta. A família grande já permitiu festas de Natal com até 70 pessoas. Em 2015, serão 20. "Decidimos não chamar todo mundo", conta.

Inflação, dólar e desemprego em alta estão entre os fatores que se somam para que as projeções de um Natal mais magro. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fala em impacto direto em todos os segmentos do varejo, que incluem lojas de rua, shoppings e o comércio eletrônico. Para o varejo físico, a entidade projeta vendas 4,1% menores que as de 2014, o que deve marcar a primeira retração desde 2004.

Os planos de fim de ano do aposentado Manuel de Abreu põem em cores vivas o que as planilhas de empresas e entidades de classe como a CNC já anteveem. Na família do aposentado, os adultos não ganham presentes - e o neto não vai ganhar um tablet novo, como Abreu planejava, mas um que, hoje, é de sua esposa. "Vamos aproveitar que ela não usa tanto", diz.

Quando os empresários afirmam que nem o Natal livrará 2015 de ser um ano ruim para as vendas, não se trata de pessimismo cego. Em todas as outras datas usadas como trampolim pelo comércio, os números deste ano foram decepcionantes. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2015, as vendas caíram no Dia das Crianças (-8,95%), Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%), Dia das Mães (-0,59%) e dos Pais (-11,21%).

Não que o consumo vá simplesmente desaparecer. O testemunho de Marlei Panighel dá mostras da prática que muitas famílias podem adotar neste fim de ano: em vez de troca de presentes, amigo secreto para direcionar o gasto. "Fixamos um preço e trocamos presentes", diz. Marcela Kawauti, economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), afirma que esse gasto mais direcionado poder ser a regra geral. "As pessoas não vão deixar de gastar, mas gastarão menos", diz. Assim, exemplifica a economista, quem comprava um vinho importado para a ceia, por exemplo, deverá optar por um nacional, e o panetone com frutas cristalizadas, mais barato, deverá virar a opção de quem em anos anteriores comprou a versão trufada.

Essa substituição tem sido sentida pelos supermercados, atesta Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados. E, mais que isso, os consumidores estão "priorizando as compras de abastecimento da casa", afirma. Nos shoppings, as vendas devem ser menores que as de 2014 - que já tinha sido o mais fraco em oito anos, diz Luis Augusto Ildefonso da Silva, diretor de relações institucionais da Alshop. Roupas, calçados, e eletroeletrônicos, afirma, estão entre os itens com as piores perspectivas para o Natal. "As pessoas estão adiando as compras de produtos que podem ser substituídos mais tarde porque não têm certeza se terão emprego daqui a alguns meses.", diz.

Esse cenário deverá frear a demanda por trabalhadores temporários em 2015. No fim deste ano, nove em cada dez empresários (88%) disseram que não contrataram nem pretendem contratar funcionários para reforçar o efetivo, segundo levantamento do SPC e da CNDL. Além disso, apenas 27% dos empresários consultados disseram que pretendem investir no Natal - os que disseram que não o farão somam 71%. De acordo com a CNC, pela primeira vez desde 2009 a estimativa aponta para uma retração de 2,3% no número de vagas em relação ao ano anterior, para 139,6 mil posições. A entidade estima que o salário médio de admissão poderá chegar a 1.442 reais.

Exceções positivas - Ao menos por ora, a projeção é menos nebulosa para o e-commerce. A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (Abcomm) prevê crescimento de 18% das vendas neste Natal em comparação com o de 2014. De qualquer forma, a projeção é menor que os 26% que a entidade previa no início de 2015. "Serão afetadas principalmente as categorias de eletrônicos e informática, mais ancoradas no dólar", diz Maurício Salvador, presidente da entidade.

E o panetone, que chegou mais cedo às prateleiras, também pode ficar entre as exceções positivas de um Natal de más notícias. A Pandurata, que produz as linhas Bauducco, Visconti e Tommy, prevê aumento de 10% das vendas neste fim de ano, para um total de 75 milhões de unidades. Para concorrer com outras lembrancinhas, a Pandurata sofisticou as embalagens e segurou os preços. O reajuste, segundo a empresa, ficará abaixo da inflação de 9% projetada para 2015.

De qualquer forma, essas são exceções. A regra geral será a do corte de gastos por parte dos consumidores - e queda nas vendas e nas contratações do lado do varejo. E há quem tenha decidido levar o enxugamento ao máximo possível. Luis Fernando Bayer, que já chegou a fazer jantar para 30 pessoas no Natal, neste ano,decidiu passar sozinho. "Está tudo muito caro", diz. Em Natal em que até Papai Noel não consegue se empregar, de fato não há espírito natalino que se sustente.

CONTINUE LENDO


Preso mais um suspeito de tentativa de assalto frustrada, à frigorífico em Jaguaquara

“Darlan dava cobertura aos assaltantes e, quando viu a polícia, empreendeu fuga em direção a Jequié”, afirmou delegado. (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil prosseguiu nas investigações a cerca da tentativa de assalto frustrada no Frigorífico Samar, no distrito Stela Dubois – Entroncamento de Jaguaquara e deteve em Jequié, na noite desta sexta-feira (16/10), mais um suspeito de participação na ação, conforme informações divulgadas para a imprensa pelo delegado Chardison Castro de Oliveira. De acordo com a autoridade policial, Darlan de Oliveira Borges foi preso em Jequié sob suspeita de liderar a quadrilha oriunda de Salvador, que teria sido frustrada após invadir a empresa Samar, no Entroncamento de Jaguaquara. ”A informação é que, ele – Darlan, dava cobertura aos assaltantes e, quando viu a polícia, empreendeu fuga em direção a Jequié. Realizamos diligências e conseguimos captura-lo aqui em Jequié”, relata o delegado Chardison Castro de Oliveira. Darlan, morador de Jaguaquara, foi apresentado na sede da 9ª Coopin/Jequié e permanece a disposição da Justiça.