Um bombardeio de mensagens falsas, com vírus, ameaça diariamente os computadores dos brasileiros. Os golpes virtuais se multiplicam e, por isso, é essencial reconhecer um e-mail falso. A curiosidade levou um grande prejuízo para a supervisora administrativa Gabriela Estrela Martins. Ela recebeu um e-mail que falava sobre as fotos de uma festa. Sem saber, instalou o programa do bandido. Quando foi acessar a conta bancária pela internet ativou o vírus. “Dentro da conta, apareceu uma outra tela, tela falsa, pedindo para eu digitar a senha do cartão de débito. Eu digitei e ele começou a debitar IPVAs que não são meus. O prejuízo foi de R$ 4.048”, conta. O banco devolveu o dinheiro de Gabriela. Demi Getschko, diretor do Núcleo Informação Coordenação Ponto BR, ONG que administra páginas na internet, ensina um dos pulos do gato para se proteger: quando for digitar o nome do banco, colocar o nome do banco e trocar o “ponto com ponto br” por “ponto b ponto br”. “Uma letra só, ponto br, que também serve aos bancos, só aos bancos. Então,se você escrever o nome errado e terminar com “b ponto br” ou é um banco ou não existe. Não há chance de você cair na mão de um fraudador”, garante.
Saiba como reconhecer emails falsos e se proteger de golpes virtuais
Na caixa do correio eletrônico, cada dia mais lotada, fica grande parte do perigo, sempre com propostas tentadoras: tem a promoção que é só acessar e concorrer a um carro novo, a oferta de ganhar dinheiro apenas respondendo um email, entre muitas outras. “Primeiro se informe para ver se essa promoção realmente existe, se é real. Se existir, não clique no email, entre diretamente no site da promoção e faça cadastro diretamente pelo site da promoção”, orienta Thiago Bordini, especialista em segurança da informação. Ainda existem situações em que a pessoa recebe uma mensagem que parece não fazer sentido: um boleto de pagamento ou uma email falando sobre um cheque que foi devolvido. Quem recebe fica até em dúvida pensando: “Será que eu me esqueci disso?”. “O que a gente tem que fazer é se perguntar: ‘eu estou aguardando esse e-mail? Eu aguardo realmente um email de uma instituição? Eu tenho conta em determinado banco?’”, recomenda o especialista. Em alguns casos, é só prestar um pouco de atenção. Tem o exemplo de um email, que finge ter sido mandado por um grande banco. O texto explica que a conta expirou e se não for reativada o cliente vai ter que pagar mais de R$ 70. É só ficar atento e perceber que na mensagem tem “envitando” no lugar de “evitando” e “refente” ao invés de referente. Gabriela, que trabalha o dia todo com computador, alerta que qualquer um pode ser vítima se não prestar atenção: “Mesmo tendo informação, usando a internet todos os dias, eu acreditei”.
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