ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Agricultores recebem 40 mil animais para repor o rebanho morto na seca

Depois de uma seca de mais de três anos, agricultores familiares do semiárido receberão 40 mil caprinos e ovinos (33 mil de corte e 7 mil de leite). A ação do Governo do Estado, executada pela Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e pela Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), tem o objetivo de recuperar os rebanhos afetados pela estiagem prolongada. A iniciativa faz parte do Programa Vida Melhor, com recursos do Ministério da Integração, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep). De acordo com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, o edital de nº 10 deverá ser publicado ainda esta semana. “Esta ação é importante porque vai recuperar a cadeia da caprinovinocultura no Estado”, destacou. Cada família selecionada receberá cinco matrizes (fêmeas) e um reprodutor Puro de Origem (PO) será entregue para grupos de 20 a 30 fêmeas. Após um ano e meio, as famílias atendidas doarão a mesma quantidade de animais para outra família, garantindo o prosseguimento do projeto e a ampliação do número de agricultores familiares beneficiados. As raças distribuídas possuem dupla aptidão (carne e leite) e se adaptam muito bem ao semiárido, com alta taxa de fertilidade e baixo custo de criação. Agricultores familiares contemplados também receberão mil mudas de palma forrageira, para garantir a reserva alimentar para os animais e uma máquina forrageira.

De acordo com o assessor da Diretoria de Pecuária da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), José Tosato, “técnicos visitaram as comunidades para constatar se elas estavam preparadas para receber os animais e plantar as mudas de palma e prestaram assistência técnica”. “A intenção é fazer com que todo agricultor familiar tenha reserva de palma para se preparar, em caso de períodos prolongados de estiagem”, disse o secretário Eduardo Salles, acrescentando que esta seleção é apenas uma de quatro editais que serão publicados no decorrer do ano de 2014. A seleção das famílias aconteceu por meio de chamada pública, voltada para associações e cooperativas. De acordo com a diretora de Fomento à Produção da Seagri, Maria Auxiliadora Alvim, que coordenou o processo, houve manifestação de interesse das instituições ligadas à agricultura familiar e a secretaria exigiu documentação mínima para comprovar a existência e as condições legais dessas entidades, bem como foi realizada análise técnica, com visita de campo, para confirmar a necessidade da comunidade para receber os caprinos e ovinos. Participaram das etapas de seleção a Ebda, CAR, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf).

Tribuna da Bahia



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário