ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal


Um morto e dois feridos em colisão entre carretas no km 843 da BR-116

(Foto: BlitzConquista)

O acidente ocorrido na noite deste domingo, 10, no km 843, na BR 116, município de Vitória da Conquista, deixou uma pessoa morta e duas feridas. Duas carretas se chocaram provocando um rastro de destruição na rodovia. Um dos veículos, oriundo de Juazeiro – BA, seguia sentido Minas carregado com cebola. O outro, com placa de Novo Hamburgo – RS, que transportava tecidos e produtos calçadistas, trafegava em direção a Vitória da Conquista. De acordo com testemunhas, a carreta carregada de cebola invadiu a via oposta ocasionando a colisão. O condutor deste veículo ficou preso nas ferragens e morreu no local. Duas pessoas, que estavam a abordo da outra carreta, foram retiradas da cabine por outros caminhoneiros, explodindo logo depois.Duas carretas se chocaram provocando um rastro de destruição na rodovia. Um dos veículos, oriundo de Juazeiro – BA, seguia sentido Minas carregado com cebola. O outro, com placa de Novo Hamburgo – RS, que transportava tecidos e produtos calçadistas, trafegava em direção a Vitória da Conquista. De acordo com testemunhas, a carreta carregada de cebola invadiu a via oposta ocasionando a colisão. O condutor deste veículo ficou preso nas ferragens e morreu no local. Duas pessoas, que estavam a abordo da outra carreta, foram retiradas da cabine por outros caminhoneiros, explodindo logo depois.

(Foto: Blitz Conquista)


Brumado: Polícia Civil identifica um dos suspeitos de participar do assalto ao Centro Espírita; ele foi ouvido e liberado

O assalto aconteceu na última quinta-feira (07) (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O assalto ao Centro Espírita Viveiro de Luz, ocorrido na última quinta-feira (07), teve uma grande repercussão, já que membros da sociedade brumadense viveram momentos de terror sob a mira de um revólver de bandidos encapuzados. Imediatamente ao fato ocorrer, a Polícia Civil iniciou uma ampla investigação na busca de prender os autores do assalto. Passadas algumas horas do fato, investigadores da PC chegaram à residência de Lucimário Guilherme Amorim Santos, de 28 anos, com o qual foram encontrados 5 aparelhos celulares, que, ao que tudo indica, eram de vítimas do referido assalto. Um dos aparelhos, inclusive, foi rastreado, o que levou os policiais a irem ao local, que fica no Bairro Apertado do Morro. O suspeito foi ouvido e liberado em sequência e irá responder em liberdade. A Polícia continuará a trabalhar no caso, na busca de outros possíveis autores do assalto. Não há informações se o suspeito foi identificado por uma das vítimas. 



Jovem moradora do Olhos d'Água é pega em flagrante enquanto comercializava drogas durante o São Pedro de Aracatu

(Fotos: Divulgação 34ª CIPM)

Neste final de semana, durante os festejos do São Pedro de Aracatu a Polícia teve muito trabalho, principalmente para combater o tráfico de drogas que teve um índice elevado durante o evento. Várias foram as prisões, principalmente de jovens, portando drogas, com fortes indícios de que eram para serem comercializada. Dentre as várias prisões, uma foi a da jovem conhecida como Anastacia,  19 anos, residente no bairro Olhos D Agua em Brumado, a qual foi flagranteada no circuito da festa em Aracatu comercializando substâncias entorpecentes. Com ela foram encontradas 30 petecas de cocaina, 01 peteca de maconha e R $ 152,00 em espécie. (As informações são da 34ª CIPM)



Aracatu: Indivíduos são presos com 48 trouxinhas de maconha

Foram presos em flagrante durante uma abordagem da Guarnição de motociclistas da 34 CIPM durante os festejos do São Pedro de Aracatu, dois indivíduos com 48 trouxas de substância similar a maconha. Sendo um menor de iniciais V. A. S., de 17 anos e Carlos Henrique Alves Barbosa- idade: 19 anos. Ambos estavam em uma moto honda titan 125 prata PP  GYE-0344. (As informações são da 34ª CIPM)



BA-142: Motorista parou na beira da pista para espantar o sono e acabou sendo atingido por outro veículo

(Foto: Whatsapp 97NEWS)

É muito comum nessa época de festas juninas pessoas voltarem de eventos no amanhecer do dia, o que se torna um risco, já que muitos às vezes fazem ingestão de bebidas alcóolicas, além do sono querer vencer os motoristas. Nas primeiras horas da manhã deste domingo, na BA-142, um caso desse tipo ocorreu, onde um motorista, que conduzia um Parati com 5 passageiros a bordo, que estava sendo vencido pelo sono, parou à beira da pista para molhar o rosto e despertar para continuar a viagem, quando, de repente, um Fiat Pálio, acabou colidindo com a traseira do seu veículo. A colisão foi de alto impacto, fazendo a Parati capotar (foto abaixo), mas não foram divulgados os nomes e nem o estado de saúde dos mesmos. 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Jovem de 23 anos está entre as vítimas de descarga elétrica que matou cavalos em cavalgada

Acidente ocorreu durante festa de cavalgada, em Simões Filho. A moça foi levada em estado grave para o HGE, em Salvador. Um rapaz teve uma das pernas amputadas.(Fotos: Reprodução)

Íris Cintra de 23 anos de idade é uma das vítimas do acidente que aconteceu durante uma ‘Festa de Cavalgada’, em Mapele, em Simões Filho, na tarde deste domingo (10).  Além de Ísis, um rapaz teve a perna amputada e outra garota ficou bastante queimada. De acordo com relatos de pessoas que participavam do evento, parte do trio tocou na rede elétrica. O resultado foi que um fio entrasse em contato com a poça de água que se formou durante às chuvas das últimas horas, atingindo os animais e três pessoas durante a cavalgada. Entre os feridos, uma jovem identificada como Íris Cintra de 23 anos de idade – segundo informações, ela já recebeu cuidados médicos e se encontra no Hospital Geral do Estado (HGE), passando por exames médicos. Veja vídeo: 



Contra tese de Temer, PMDB lança candidatos

(Foto: Reprodução)

A bancada do PMDB na Câmara acabou por se tornar um problema para o presidente em exercício Michel Temer na sucessão do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou à presidência da Casa na quinta-feira. Cinco deputados da legenda já apresentaram suas candidaturas ao partido a despeito de o Planalto trabalhar por um nome de consenso entre o Centrão (bloco que inclui 13 partidos) e a antiga oposição (PSDB, DEM, PSDB e PSB). O governo espera que o candidato, provavelmente Heráclito Fortes (PSB-PI) ou Rogério Rosso (PSD-DF), unifique a base. Mas o PMDB, no entanto, está indo na contramão dessa estratégia. Dos cinco, dois já protocolaram suas candidaturas, caso de Marcelo Castro (PI) e Fabio Ramalho (MG). Outros três comunicaram que vão disputar: Carlos Marun (MS), Sergio Souza (PR) e Osmar Serraglio (PR). A orientação é de que eles viabilizem seus nomes com as outras forças políticas da Casa. A expectativa é de que seja fechada questão em torno do nome em reunião por ora agendada para a manhã de terça-feira. “A decisão que a maioria tomar será a que eu defenderei”, disse ao Estado o líder da bancada, Baleia Rossi (SP). Para integrantes da legenda, diante da pulverização de candidaturas, o partido também tem o direito de reivindicar a vaga. Ainda mais por ser a maior bancada da Câmara, com 66 deputados. No entanto, por trás das candidaturas, há a necessidade de parte do grupo demonstrar insatisfação com o governo Temer por demandas represadas, como a não indicação de cargos de segundo e terceiro escalões e o baixo índice de liberação de emendas parlamentares. Foi nesse contexto que o governo sofreu a primeira grande derrota do governo Temer. Na quarta-feira passada, quando a Câmara rejeitou o requerimento de urgência para a votação do projeto de renegociação das dívidas dos Estados. Dentre os peemedebistas, 37 votaram a favor do governo, houve 21 ausentes e oito votaram contra a proposta. Por quatro votos, o projeto foi rejeitado.



Laranja de fornecedor de campanhas petistas negociou ‘cala boca’ com empresário

(Reprodução)

Após 10 anos trabalhando como motorista pessoal de Carlos Roberto Cortegoso, dono da Focal Comunicação, segunda maior fornecedora da campanha de Dilma, da qual recebeu R$ 25 milhões nas eleições de 2014, Jonathan Gomes Bastos admite ter atuado como laranja do empresário que está na mira da Polícia Federal e tentou negociar na Justiça um acordo com seu ex-chefe para receber uma indenização mensal de R$ 6 mil por 12 anos e ficar em silêncio. O acordo foi proposto no fim do ano passado, ao mesmo tempo em que ele acionou a Justiça contra seu antigo patrão pedindo uma indenização de ao menos R$ 4 milhões por não ter recebido dinheiro movimentado em uma das empresas de Cortegoso na qual aparecia como sócio até 2011: a CRLS Consultoria e Eventos, que está na mira da Procuradoria da República por suspeita de caixa 2 do PT. O valor é referente ao lucro que a empresa teria obtido ao adquirir e depois revender em 2010 sete terrenos do pecuarista José Carlos Bumlai, em São Bernardo do Campo. Os advogados de Cortegoso e de Jonathan tentaram negociar os termos do acordo. Nele, contudo, o valor que seria acertado ficaria em menos de um quarto do que foi pedido pelo ex-motorista inicialmente: R$ 846 mil em 144 parcelas mensais depositadas na conta da advogada de Jonathan. Cortegoso teria ainda que pagar todas as dívidas que Jonathan tivesse herdado por conta da empresa. Uma das cláusulas previa que cada um dos envolvidos devia manter o sigilo das informações “quer pessoais, profissionais, não podendo um falar do outro, para com terceiros, funcionários e, afins”, diz o documento, que foi encaminhado ao juiz da 4ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, onde está a ação contra Cortegoso. 



PM é morto após ter arma roubada por atirador; Veja vídeo

Um policial militar morreu e outro ficou ferido após troca de tiros na noite de sexta-feira (8) em Itacaiu, distrito de Britânia (GO). Os agentes atendiam uma ocorrência de som automotivo acima do limite permitido em uma festa quando um deles teve a arma roubada durante uma confusão. Um vídeo do momento foi compartilhado nas redes sociais.  As imagens mostram a dupla efetuando a prisão de um homem por “perturbação da ordem pública” e uma mulher tentando impedir a prisão. Um dos agentes tenta imobilizá-la para que parasse de impedir o trabalho da polícia. Neste momento, um homem de camiseta branca e bermuda amarela se aproxima, pega a arma do sargento Uires Alves da Silva, de 45 anos, e atira contra os PMs. Caído, o sargento Uires ainda foi alvejado mais de uma vez pelo homem. No vídeo, ainda parecem pessoas que estavam no local tentando se esconder. Segundo a Polícia Militar de Goiás, o autor do crime foi baleado durante o tumulto e morreu no local. A denúncia foi feita originalmente ao Corpo de Bombeiros e repassada à guarnição que estava próxima ao local.



Se a Moda Pega: Mulher irrita esposas de vizinhos com seu banho de sol na janela de apartamento

A forma como a mulher toma sol realmente chama a atenção (Foto: Reprodução)

Os moradores da vizinhança relataram que a mulher, que não teve o nome divulgado, constantemente é vista deitada no local usando apenas fio-dental  Uma mulher foi fotografada tomando sol deitada no parapeito do primeiro andar de um prédio no centro da cidade de Novosibirsk, na Rússia. A imagem, que é uma cena irritante aos vizinhos, viralizou nas redes sociais do país e chamou atenção da imprensa do país. Indignado, um morador de um prédio em frente disse aos jornalistas que pretende fazer uma queixa oficial contra a vizinha. “Todos os dias das 10h às 13h essa mulher toma sol quase nua em sua janela”, afirma. “Eu entendo que não há nada de especial sobre isso, mas todos nós temos que vê-la todos os dias e é demais. Nossas esposas querem organizar uma petição para proibi-la de tomar sol dessa maneira”, completou. Em sua defesa, a mulher alegou que seu banho de sol não causa mal a ninguém e garantiu que não faz topless e tão pouco fica nua enquanto toma sol. “Este é o meu apartamento e eu não estou incomodando ninguém”. Apesar das declarações, depois que a foto viralizou e muitas pessoas passaram a ir ao local, a mulher interrompeu o hábito e passou a tomar sol em uma praia da região.



Sem cirurgia e sem remédios, jovem baiano perde 85 kg em um ano, apenas pelo 'foco'

Vinícius Galiza, de 29 anos, tatuou a mensagem “nunca duvide da força que tem”. Ele é de Serrinha e tem 3 filhos. ‘Agora eu escolho a minha roupa. Não é a roupa que me escolhe’, festeja. (Fotos: Repro

No pescoço, uma tatuagem marca a mudança de um corpo inteiro: “Nunca duvide da força que tem”. A frase resume a história do empresário e músico Vinícius Galiza, de 29 anos, que perdeu 85kg em pouco mais de um ano. Para quem chegou a pesar mais de 170 kg, a mudança na alimentação e a dedicação aos exercícios físicos “foram esforços que valeram a pena”. “Agora, eu a escolho a minha roupa. Não é a roupa que me escolhe”, celebra. Para além da autoestima, destaca os ganhos à saúde. “Já estava com problemas de pressão arterial. Estava tomando remédios três vezes ao dia”, acrescenta. Morador de Serrinha, no nordeste da Bahia, Vinícius lembra que começou a engordar aos oito anos de idade. Por conta do peso e altura, logo ganhou um apelido dos amigos: Vinão. Já adulto, foi percussionista de uma banda de axé durante seis anos. “Não tinha hora para comer, não tinha hora para parar”, detalha um pouco da vida sedentária. (Rede Bahia)



Conquista: ‘Manelão’ participa de evento pró-Herzem juntamente com inúmeras lideranças regionais, estaduais e nacionais

Manelão juntamente com as lideranças que compareceram ao encontro (Foto: Anderson Oliveira)

Vitória da Conquista, mais especificamente, a Fazenda Beija-Flor foi palco de em encontro político muito representativo para a região sudoeste, já que novas lideranças estão surgindo e, com isso, uma renovação do mapa político está sendo projetada. Promovido pelo experiente político Nilo Coelho, que tem uma larga folha na política baiana, o encontro que teve como foco o fortalecimento da pré-candidatura de Herzem Gusmão (PMDB), tendo a presença do presidente estadual da legenda, o deputado federal Lúcio Vieira Lima. O presidente do PMDB de Brumado, “Manelão” que é pré-candidato a prefeito em Brumado, fez questão de estar presente ao evento acompanhado da sua esposa Fátima Pessoa. Ele aproveitou para dar mais robustez ao seu planejamento, pois teve conversas muito produtivos com Lúcio Veira e com o próprio Herzem Gusmão. “Manelão” que está sendo apontado como uma aposta certa para se consolidar como uma liderança regional, falou que o encontro foi muito positivo e produtivo, onde ele pode manter conversas muito interessantes, inclusive com Nilo Coelho, que lhe deu uma atenção especial. “Foi realmente um encontro marcante, onde está sendo estabelecida uma nova frente para a política regional”, citou e ainda complementou que “estou muito satisfeito em poder ter participado desse momento de renovação política. Saímos ainda mais fortes e revigorados para enfrentarmos o período que vem pela frente”. Veja fotos do evento: 



Polícia fecha bar que anunciou mulher como ‘prêmio principal’ de bingo

Evento estava agendado para ocorrer neste sábado (9) em cidade no interior do Ceará. Grupo encontrado no local foi levado a uma delegacia para depor. (Imagem: Reprodução)

A polícia fechou um comércio nesta sexta-feira (8) em Barbalha, no interior do Ceará, por ofertar um mulher como prêmio de um bingo. De acordo com a delegada Camilo Brito, o anúncio se tratava de um programa sexual. O sorteio foi anunciado para ocorrer neste sábado (9), e a cartela era vendida por R$ 100. Um grupo encontrado no local foi levado à delegacia do município. Eles prestaram depoimento e foram liberados em seguida. O local onde seria realizado o bingo é conhecido na cidade como “Espaço Vip”. A polícia investiga agora se o estabelecimento é utilizado também para a exploração sexual de crianças e adolescentes. A denúncia foi feita por um grupo de ativistas da cidade que lutam por direitos da mulheres.



Malhada de Pedras: ASFAB agradece a todos pelo sucesso do 2º Seminário sobre Tecnologias Sociais

Foto: Asfab

O município de Malhada de Pedras, na região sudoeste da Bahia, sediou, no último mês de junho, o 2º Seminário “Tecnologias sociais: implantações que vem transformando o semiárido, com autonomia e direito”. O evento foi organizado pela Associação dos Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFAB), que há 15 anos desenvolve um trabalho em favor do homem do campo, na luta pela convivência com a seca. O seminário contou com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do estado, Geraldo Reis, da coordenadora de água para produção da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Camila Santos, do representante da ASA Bahia e suplente de deputado estadual, Mario Jacó, do coordenador de projetos e do representante técnico da ASFAB, respectivamente, Márcio Aguiar e Evânio Oliveira. Entidades sociais e autoridades municipais e da região também estiveram presentes no encontro, que contou com a participação de centenas de agricultores de diversos municípios. “O objetivo deste seminário foi discutir os avanços e também os resultados que ao longo desses anos a gente vem construindo, na perspectiva da convivência com o semiárido, a partir das políticas públicas”, destacou Aguiar. O seminário marcou a entrega de 704 cisternas de consumo para captação de água da chuva para o consumo humano e de 250 tecnologias de água para produção, distribuídas para 12 municípios da região. “E o momento de afirmamos a nossa caminhada na construção dessa políticas, provocamos o nosso governo a continuidade desses programas que vem melhorando a vida do nosso povo, uma dessa e a continuidade do programa cisternas, onde temos  muitas famílias que não tem o acesso dessa política ” destacou Oliveira. Na oportunidade foi entregue pelo supervisor técnico da ASFAB, Evânio Oliveira os cadastros das famílias que não tem cisterna para o consumo humano do município de Malhada de Pedras.
 


O agricultor Valdeci de Souza Lima, 55 anos, veio de Brejinho Velho, no município de Condeúba, para receber a cisterna de consumo. “Essa cisterna para nós foi uma grande benção, vai ajudar muito, porque a gente não tem água encanada em casa”, contou ele, que paga, por mês, R$ 150 para trazer água da cidade até a casa dele. O agricultor Urandi Rodrigues Silva, 53, também está feliz com a conquista. Ele veio da zona rural de Guajeru para receber a tecnologia com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. “Devo obrigação, primeiramente, a Deus e depois a ASFAB, porque foi através deles que nós vamos ter esse grande benefício em casa”, explicou. “Minha mulher toda semana tem que levar uma trouxa de roupa na cabeça para lavar no tanque e, agora, a água vai estar dentro de casa, na torneira”, comemorou o agricultor. O secretário Geraldo Reis utilizou o cenário do evento – a maquete de uma propriedade rural, com cisternas, plantações e energia - para destacar a nova conjuntura da agricultura familiar. “Isso simboliza não uma cisterna de produção ou de consumo, mas um novo conceito de vida rural, de agricultura familiar; uma nova visão de convivência com o semiárido, da pequena economia, da economia solidária, que busca sua  auto sustentação”, disse Reis. “Nós estamos falando de vidas humanas, de mãos calejadas de pessoas que acordam cedo para pegar na labuta, para tratar a terra, para cuidar dos animais, para colocar as crianças para ir à escola”, finalizou o representante da pasta. O secretário Geraldo Reis aproveitou para fazer um compromisso que será construídas 100 cisternas para o consumo humano no município de Malhada de Pedras. Para Camila Santos, que na ocasião representou o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o seminário foi um momento de muito significado para os agricultores. “É a concretização de um sonho dos nossos camponeses, é o direito ao acesso à água sendo garantido pelo estado, algo que foi negado durante anos e só agora tem sido efetivado pelo esforço do governo da Bahia, em primeiro lugar, e pela parceria com as organizações da sociedade civil. E, é claro, pelo esforço também das próprias famílias da zona rural que percebem que são sujeitos de direito e os reivindicam”, disse. Durante o seminário, foram exibidos vídeos de agricultores, que já foram comtemplados com as tecnologias sociais implementadas pela ASFAB, com o apoio dos governos federal e estadual. Eles relataram as mudanças que os benefícios proporcionaram à vida no campo. O evento contou, ainda, com apresentações culturais e exposição de materiais de associações e particulares.   Por Anderson Ferreira-ASFAB

Foto: Asfab


Brumado: Moradores do Arrecifinho denunciam crime ambiental; areia estaria sendo retirada do leito do rio de forma criminosa

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Mesmo em tempos de forte consciência sobre a importância de se preservar o meio ambiente, ainda existem aqueles que teimam em devastar a natureza, muitas vezes movidos pela ganância econômica. A equipe de reportagem do 97NEWS foi comunicada de um crime ambiental que estaria acontecendo na Comunidade de Arrecifinho, onde caçambeiros, de forma descriminada e voraz, estão retirando areia do leito do rio de forma criminosa. A nossa equipe foi ao local e constatou o fato. Em contato com o morador mais velho da comunidade, José Gonçalves Neto, o qual citou que “além de estarem levando a areie do rio, esses caçambeiros estão desmatando as matas ciliares e despejado óleo no leito, o que vai acabar de matar o sofrido Rio do Antônio”. Questionado há quanto tempo isso estaria acontecendo, ele respondeu que “tem uns dois anos que isso começou, na época houve uma forte resistência de nossa parte e conseguimos impedir a ação, mas de uns meses para cá os caçambeiros voltaram com mais intensidade”. Outro morador representativo da comunidade, Sebastião Raimundo de Oliveira, conhecido como “Tião do Arrecifinho”, também expressou que “é um ato de uma brutalidade contra o meio ambiente, pois essa areia é fundamental para que as águas continuem a correr no rio, se continuar no ritmo que está, o rio vai realmente morrer aqui nesse trecho”. E finalizou subindo o tom ao dizer que “queremos que as autoridades tomem providências urgentes, pois isso não pode continuar”.

Foto: Marcos Paulo/97NEWS


Flagrante 97NEWS: Pontilhão margeando a linha férrea está para ruir; riscos de acidentes são muito grandes

A situação é cada vez mais precária (Foto: Luciano Santos/97NEWS)

Brumado é uma cidade que tem um déficit de obras estruturantes muito alto ainda e, quando algumas dessas obras são feitas esbarram na burocracia, o que impede o desenvolvimento da cidade. Entre as várias situações que vêm acontecendo na cidade, a reportagem do 97NEWS destacou uma, já que a obra, apesar de nova, já apresenta grandes rupturas, estando à beira de ruir, o que pode causar um grave acidente, já que existe um fluxo pesado de veículos no local, que fica ao lado do Campus da Uneb, beirando a linha férrea, nas proximidades da nova ponte do São Félix, que ainda não pode ser inaugurada devido a entraves burocráticos entre a Prefeitura e a FCA. Fica aqui o alerta para quem passar pelo local e um aviso às autoridades competentes para que sejam feitos, com urgência, os serviços de reparo, já que a estrutura está bem danificada. Confira o videoreportagem que mostra bem a situação: 



Itabuna: 3º Desafio Cidade de Itabuna de Mountain Bike acontece dia 31

Foto: Divulgação

A cidade de Itabuna, sul do estado já se prepara para o 3º Desafio Cidade de Itabuna de Mountain Bike que acontecerá no próximo dia 31 de Julho de 2016, juntamente com as comemorações do aniversário da cidade. Os ciclistas poderão competir em categorias individuais ou duplas, com classificações masculinas, femininas e mistas, com arbitragem da Federação Baiana de Ciclismo. O evento terá largada na Avenida Aziz Maron, próximo a Câmara de Vereadores para os percursos Light, 35 quilômetros, e PRO com 55 quilômetros. Serão cerca de 5 horas de prova com muita adrenalina, obstáculos naturais e muita emoção no circuito que, em sua maior parte, fica na zona rural da cidade. Durante a prova, os atletas poderão contar com vários pontos de apoio onde estarão a disposição: agua, frutas, energéticos e muito mais, sempre escoltados por apoios em motos para qualquer eventualidade. Premiação para todos os atletas, sendo no total R$ 5.750,00 + brindes. Informações pelos telefones: (73) 988529193 / 991128722 / 988110029. As Inscrições vão até dia 30/07/2016. Inscrições: www.pedalbom.com.br / Email: [email protected].



Centro Espírita Viveiro de Luz é assaltado pela segunda vez esse ano por quadrilha de encapuzados

Os bandidos invadiram o local encapuzados e colocaram as armas na cabeça das vítimas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Até o ato de exercer a fé está perigoso em Brumado nos dias atuais, o que mostra a fragilidade do sistema de segurança pública, que apresenta um déficit logístico e um contingente policial insuficiente, o que acaba facilitando a ação dos criminosos. Na noite desta quinta-feira (07), pela segunda vez em cerca de 3 meses, o Centro Espírita Viveiro de Luz, localizado no Bairro São Félix foi alvo de um assalto praticado por uma quadrilha de encapuzados, os quais, por volta das 20h invadiram o salão principal e com armas na mão anunciaram o assalto, levando bolsas, dinheiro e inúmeros aparelhos celulares dos presentes à cerimônia religiosa. Eles não usaram de violência apesar de se mostrarem bem agressivos, fugindo rapidamente após a ação. As vítimas seguiram para a delegacia onde foram feitos os boletins, sendo citado por alguns, que o local dos bandidos tinha sido descoberto pelo sistema de rastreamento de dois Iphones que foram levados, mas não se tem conhecimento, até o momento se a Polícia foi ao encalço dos bandidos e se foi efetuada alguma prisão. 



Na sofrência e no prejuízo: Brumadense ouvia Pablo, mas vacilou e acabaram levando a sua caixa de som

O fã sendo consolado na delegacia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Já foi o tempo que era só passar em Brumado que os ouvidos eram invadidos pelas melodias do “Rei da Sofrência”, o cantor Pablo que era o sucesso na maioria dos carros que transitavam na cidade. Mas, hoje, a decadência do artista espantou a grande maioria dos fãs, mas ainda existem aqueles que resistem e continuam a curtir o cantor. Na manhã desta quinta-feira (07) um fã de Pablo de 68 anos, morador da Caatinga Grande, zona rural do município, foi a delegacia para registrar um furto inusitado. Segundo o relato, ele estava ouvindo Pablo, numa “sofrência absoluta”, chegando a entrar no estado catártico, devido à qualidade de sua moderna caixa de som, dessas de última geração, quando num pequeno vacilo, a caixa desapareceu, ou seja, foi levado por algum “gatuno de plantão”, que ao ver que a sua vítima estava fora de si, passou literalmente a mão no objeto. Infelizmente o fã de Pablo ficou na sofrência e no prejuízo, podendo até virar, quiçá, tema de uma futura música do cantor, que poderá até chamar “Sofrência e Prejuízo que a Caatinga é Grande”.  



Das telas para a eternidade: Morre aos 58 anos o ator Guilherme Karan

(Foto: Reprodução)

O ator Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7), no Rio, aos 58 anos, no Hospital Naval Marcílio Dias. Carioca, ele ficou conhecido, principalmente, pelos seus personagens cômicos na TV e no teatro. Longe da TV desde 2005, quando participou da novela "América", na Globo, Karan foi diagnosticado com uma doença neurológica degenerativa rara, a síndrome de Machado-Joseph. Ele estava internado havia dois anos. Nos últimos anos, ele viveu isolado em sua casa no Rio. "Ele herdou da mãe [a doença]. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não", disse Alfredo Karan, pai do ator, em entrevista aoJornal Extra, em 2012. Artistas lamentaram a morte do ator. Bernardo Falcone, ator e músico, disse no Twitter: "Baixo Astral, um dos melhores/piores vilões da minha infância. Adorava o Guilherme Karan...". Já o ator Eduardo Martini, escreveu no Facebook: "Descansou de uma doença horrivel... Que Deus te receba de braços abertos... Dia triste...". A doença é desconhecida pela maioria dos brasileiros. Sua principal característica é a perda dos movimentos até o ponto de o portador precisar de uma cadeira de rodas para se locomover, explicou a neurologista Eliana Meire Melhado, membro da Academia Brasileira de Neurologia. O nome da doença é uma homenagem ao cientista que a classificou entre as doenças neurológicas. Entre os sintomas mais comuns está a falta de equilíbrio, e por isso a síndrome é conhecida popularmente como "doença do tropeção". Outros sintomas são a perda dos movimentos e o impedimento de continuar em pé. Como a doença é progressiva, os sintomas aparecem lentamente. Por isso o mais indicado é, a partir do diagnóstico, fazer exercícios físicos, fisioterapia e hidroterapia para evitar que se chegue ao ponto de precisar da cadeira de rodas. Não há medicação específica para tratar a doença e o paciente tende a morrer de complicações. Mas quanto mais fisioterapia fizer, melhor se torna a qualidade de vida desse paciente. Por conta da doença, Karan sofria de problemas na coluna e recebia a ajuda de dois enfermeiros e de um fisioterapeuta.