ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Brumado: Vítima de furto relata violência de criminoso durante roubo de celular

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma técnica em contabilidade saiu do seu treino de uma academia localizada no centro de Brumado e foi vítima de um furto de celular bastante violento nesta terça-feira (6). Em entrevista ao site 97NEWS, a vítima afirmou que era por volta das 18h30, enquanto aguardava sua irmã na rua lateral, um criminoso se aproximou e arrancou o celular de suas mãos. "Veio pra cima de mim, eu tentei segurar o celular ele me agrediu, me jogou no chão. Em seguida o pessoal da academia desceu e tentou correr atrás dele, mas não conseguiu pegá-lo", contou a vítima. Ela disse ainda que a ação do criminoso que estava de "cara limpa" foi bem violenta. "As pessoas falavam comigo que Brumado está ficando violenta, mas eu não acreditava (...) e agora passei por isso. Estou com medo", relatou a técnica em contabilidade. "Ele apertou meu pescoço, meu corpo está dolorido por conta da agressão", disse. Conforme a vítima, o suspeito vestia camiseta azul e short preto tactel. "Ele era negro e tinha cerca de um metro e setenta", relatou. 



Ikaro Lobo encanta público em apresentação na 33ª Missa e Vaquejada de Lagoa Real

Foto: Divulgação

No último sábado (03), a cidade de Lagoa Real viveu momentos de emoção e animação com a 33ª edição da Missa do Vaqueiro e Vaquejada. E um dos grandes destaques da noite foi o talentoso cantor brumadense, Ikaro Lobo, que conquistou o público com sua performance única e carisma contagiante. Ikaro Lobo tem ganhado cada vez mais reconhecimento e admiradores por onde passa. Com sua voz marcante e estilo autêntico, ele vem se destacando no cenário musical e conquistando o coração de muitos fãs. Sua apresentação na Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real foi um verdadeiro sucesso, sendo muito aplaudido pela grande multidão que marcou presença no evento. O show de Ikaro Lobo foi repleto de energia e envolveu o público do início ao fim. Com um repertório diversificado, que mesclou canções autorais e grandes sucessos do universo sertanejo, o cantor brumadense demonstrou todo o seu talento e versatilidade no palco. A participação de Ikaro Lobo no evento foi ainda mais especial, pois ele se apresentou antes do renomado cantor Eduardo Costa, consolidando seu espaço no cenário musical e compartilhando o palco com grandes nomes da música nacional. Essa oportunidade de dividir o mesmo evento com um artista consagrado demonstra o reconhecimento e o potencial de Ikaro como uma grande promessa da música.

Foto: Divulgação

O cantor brumadense agradeceu ao público de Lagoa Real pelo carinho e pela receptividade calorosa. Ele destacou a importância desse tipo de evento para valorizar a cultura local e enaltecer a figura do vaqueiro, figura emblemática do sertão nordestino. Com sua performance marcante e talento indiscutível, Ikaro Lobo segue conquistando novos fãs e consolidando sua carreira no mundo da música. Seu sucesso é fruto de muito trabalho, dedicação e paixão pela arte de cantar, e ele promete continuar surpreendendo e encantando o público em cada apresentação. A trajetória de Ikaro Lobo é inspiradora e demonstra que com talento e perseverança é possível alcançar os sonhos. O cantor brumadense é motivo de orgulho para sua cidade natal e para todos os admiradores de sua música. A expectativa em torno de sua carreira só cresce, e o público aguarda ansiosamente por novos lançamentos e apresentações memoráveis. Ikaro Lobo é uma prova viva de que o talento brumadense está ganhando cada vez mais destaque no cenário musical nacional. Sua participação na 33ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real certamente marcará um capítulo importante em sua carreira, impulsionando-o para voos ainda mais altos. Inclusive ja foi contratado para tocar novamente em Lagoa Real no próximo dia 12 de junho no aniversário da cidade.



Brumado: Câmeras de segurança flagram assalto a posto de combustíveis na Vila de Catiboaba

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Câmeras de segurança de um posto de combustíveis, situado na Vila de Catiboaba, em Brumado, flagraram um assalto ao estabelecimento, na noite desta terça-feira (6). Até a manhã desta quarta-feira (7), ninguém havia sido preso pelo crime. As imagens mostram o momento em que os suspeitos chegam em uma motocicleta vermelha. Eles descem, enquanto abastecem o veículo e o passageiro saca uma arma da cintura e solicita do frentista todo o dinheiro. A dupla armada está com o rosto coberto pelo capacete e máscara, em seguida, o passageiro segue até o outro frentista e rouba mais dinheiro. Após o assalto os homens seguiram pela rodovia BR-030, sentido a Vila Presidente Vargas. A Polícia Militar foi acionada e realiza rondas pela região.



Ouvidoria da Defensoria faz homenagem a baianos e brumadenses pela defesa dos Direitos Humanos

Foto: Divulgação

O evento de entrega da Menção Honrosa de Direitos Humanos que a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública da Bahia promoveu no dia 11 de maio, e que lotou o auditório do Centro Cultural da Câmara de Salvador, homenageou cerca de 360 autoridades e personalidades de diversos estados do país foram homenageadas com um certificado que atestou a parceria dinâmica estabelecida com a Ouvidoria da Defensoria da Bahia durante os quatro anos em que a ouvidora-geral, Sirlene Assis, esteve à frente do órgão. Ainda em maio, Sirlene passou o bastão para a nova ouvidora-geral eleita Naira Gomes, a quinta mulher negra a ocupar o cargo, e que assumirá o órgão pelos próximos dois anos. 

Foto: Divulgação

Dois brumadenses estiveram na cerimônia de entrega de Menção Honrosa dos Direitos Humanos, o terapeuta Osmagno Meira e Dionata de Jesus Silva, "Pai Dionata de Xangô,  representantes de Brumado no Conselho de Usuários da Ouvidoria. No evento, várias autoridades foram homenageadas, além de diversas entidades e movimentos sociais da Bahia.



Brumado: SESOC convoca catadores de material reciclável para cadastro e ter direitos a benefícios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), convida a todos os catadores de material reciclável para que procurem a pasta e conversem com o setor sobre cadastro em programas sociais, projetos de desenvolvimento pessoal e cursos profissionalizantes. A SESOC irá promover várias ações que visem a melhoria de vida do grupo de trabalhadores. Os cadastros e maiores informações podem ser consultados a partir da próxima segunda-feira (12), das 08h às 12h, e das 14h às 18h, na sede da Prefeitura de Brumado, no setor de Desenvolvimento Social.

Foto: Divulgação


Clínica Santa Clara ressalta importância dos momentos de pausa programada no trabalho

Foto: Divulgação

Especializada em saúde ocupacional, a Clínica Santa Clara, em Brumado, destacou que os momentos de pausa também são necessários. Passar horas sentado de frente para o computador e executando a mesma atividade prejudica o seu desempenho e criatividade, além de impulsionar o cansaço. A Santa Clara disse ainda que é importante separar alguns minutos para fazer pausas programadas, aproveitando esse tempo para relaxar, alongar o corpo, respirar um pouco e limpar a mente. Esses pequenos intervalos até ajudam a resolver aquela demanda que estava difícil de sair, por exemplo. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Brumado: PM recupera 12kg de cobre furtados na Av. Centenário

Foto: Divulgação l 34ª CIPM

Acionada pelo CICOM, uma guarnição da 34ª CIPM, recuperou no fim da tarde desta terça-feira (6), cerca de 12 quilos de fios de cobres furtados, na Avenida Centenário, em Brumado. Os militares foram informados que por volta das 18h25, estaria ocorrendo um furto numa empresa de construção e manutenção de empreendimentos elétricos próximo à Rodoviária da cidade. Segundo a PM, imagens de monitoramento ajudaram identificar o suspeito de 47 anos que foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia juntamente com o material furtado.



Pesquisa indica por que sete municípios baianos figuraram entre os menos pobres

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A nova edição da Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 106, com o título Projeto 7 Municípios: processos históricos diferenciados que geraram menor pobreza, acaba de ser lançada e está disponível gratuitamente no site da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). A publicação apresenta um estudo da pobreza sob a ótica multidimensional e chama atenção por identificar os processos estruturantes que fizeram com que sete municípios baianos de pequeno porte populacional, e com menor densidade relativa de suas atividades econômicas, figurassem entre os municípios com melhores indicadores associados à pobreza. A investigação que gerou o Projeto 7 Municípios, o primeiro a ser disponibilizado na Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab (veja aqui), foi estruturada com a colaboração de pesquisadores e especialistas de diversas instituições e tem por objetivo explicar por que Abaíra, Caculé, Ibiassucê, Jussiape, Mucuri, Rio de Contas e Valente estão entre os menos pobres, em termos proporcionais ao total de suas populações, na perspectiva das dimensões analisadas no estudo anterior da SEI intitulado Pobreza na Bahia em 2010: dimensões, territórios e dinâmicas regionais, publicado na Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 97 em 2014. 

 

Além desse estudo de 2014, a SEI publicou outros trabalhos a respeito da pobreza, cuja leitura é fundamental para a compreensão do que essa nova SEP n. 106 apresenta: a Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 79, publicada em 2008, com o estudo Evolução e Caracterização das Manchas de Pobreza na Bahia, 1991-2000 e a Série Estudos e Pesquisas (SEP) n. 101, publicada em 2017, com base no estudo Manchas de Pobreza e Desenvolvimento Regional na Bahia, realizado em 2015. A nova publicação, ancorada em abordagem eminentemente qualitativa, identifica os processos estruturantes que fizeram com que esses pequenos municípios baianos figurassem entre os menos pobres, ao lado dos municípios mais importantes do estado. A SEP ainda analisa se os fatores condicionantes que contribuíram para o desenvolvimento desses sete municípios possibilitariam a identificação da lógica de suas formações sociais e econômicas, bem como avalia as condições passíveis de serem reproduzidas e estimuladas em outras regiões e municípios para a mitigação da pobreza. Para uma melhor compreensão das possíveis causas de diferenciabilidade da incidência da pobreza nesses municípios, buscou-se compreendê-los dentro de seus contextos regionais. Nesse sentido, o estudo elaborou um processo de identificação de manchas espaciais, as quais corresponderam a espaços compostos por municípios que compartilham de características comuns, tanto do ponto de vista do desempenho em indicadores sociais e econômicos quanto do ponto de vista da formação histórica local. Os processos diferenciados que produziram um desenvolvimento peculiar nas regiões estudadas e especialmente em tais municípios e seu entorno abarcam, por exemplo, a atuação de ONGs, a formação de teias associativistas, cooperativistas, a presença marcante de agentes religiosos com formação social crítica, a influência de lideranças intelectuais da área educacional, da política, de alguns segmentos religiosos e igrejas, a força do capital por meio de grande investimento industrial, dentre outros fatores que são detalhados na SEP, assim como a composição do que se denomina “manchas” na obra – Mancha Sudoeste, Mancha Valente – e o porquê de Mucuri não ter formado mancha.  

 

CONTINUE LENDO


Brumado: 52 novos Agentes Comunitários de Saúde irão atuar na atenção básica

Foto: Divulgação l ASCOM

52 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), passaram a integrar a equipe da atenção básica do município esta semana. Em uma cerimônia que contou com a presença do Prefeito Eduardo Vasconcelos, do Secretário Municipal de Saúde Cláudio Feres e da coordenação da rede de Atenção Básica, os ACS tomaram posse em um momento marcante para a saúde local. A contratação dos novos ACS atende à necessidade de suprir as demandas crescentes da rede de atenção básica de Brumado. Com a incorporação desses profissionais, serão reforçadas as 21 equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município. Na última segunda-feira (05), os Agentes receberam os tablets que serão utilizados em seu trabalho diário. 



Mais uma importante liderança declara apoio à pré-candidatura a Prefeito de Amarildo

Foto: Divulgação

O Presidente da Igreja Restauração em Cristo, Pr. Waltemir Falcão, declarou publicamente, no início desta semana, apoio à pré-candidatura a Prefeito de Amarildo Bonfim. Segundo informações fornecidas pela assessoria do vereador, Pr. Waltemir Falcão é Presidente da referida denominação há 20 anos e exerce um trabalho social de destaque na sociedade brumadense. "Há um sentimento muito positivo e de confiança no nome de Amarildo, que tem desempenhado, como vereador, um mandato social e de atenção às necessidades do povo. Com pouco tempo que anunciou sua pré-candidatura ao cargo de Prefeito, o vereador Amarildo tem recebido uma série de apoios para pleitear o principal cargo político municipal nas eleições de 2024", finalizou a assessoria oficial.



Brumado: Sem apoio, campeão baiano de jiu-jitsu recebe incentivos financeiro da família para participar de campeonatos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O brumadense João Antônio de Souza Oliveira, 17 anos, campeão baiano de jiu-jitsu, conta com o apoio da família para poder participar de campeonatos fora do município, devido a falta de incentivos por parte da gestão pública ou de empresas. Ele que além de ajudar o seu pai na oficina de pintura e funilaria, se dedica aos estudos e ao esporte. "Já fazem dois anos e cinco meses que pratico a modalidade e amo o jiu-jitsu", disse ao site 97NEWS. Em 2022, o atleta participou do campeonato promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu o qual se sagrou campeão em sua modalidade. "Fui com a ajuda do meu pai que sempre banca as minhas viagens e graças a Deus fui campeão", diz.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O objetivo do atleta, é conseguir apoio, seja da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado ou de alguma bolsa do Governo Federal, o que ainda não se tornou realidade. "Infelizmente o esporte ele é pouco valorizado no nosso país, a agente tem que correr atrás de incentivos da família e amigos", afirmou. Dedicado, João disse que treina três vezes por semana após sua rotina de trabalho e estudos. "Minha vontade é treinar toda hora, mas sabemos que o atleta também precisa trabalhar e principalmente estudar", comentou. Com os olhos lacrimejando e com muito orgulho do filho, o pai, Wenderson Santos, destacou que o filho é um exemplo de dedicação e amor pelo que faz. "É o sonho dele, e a gente apoia. Infelizmente a cidade não dispõe de apoio para o esporte, então temos que ajudar o sonho", disse. Para este ano, o atleta tem uma agenda extensa de eventos. Dia 11 deste mês viaja para o município de Teixeira de Freitas. Já em julho, ele segue para a cidade de Itabuna e 14 de setembro, participa de um evento em Vitória da Conquista na categoria faixa azul - peso 2. Além do jiu-jitsu, João Oliveira está treinando as modalidades MMA e Muay Thai.



Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado com ampliação de diagnóstico em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado todo dia 6 de junho. Em 2022, foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos. O exame é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança. Em Brumado, o dia é celebrado com a ampliação dos diagnósticos. Ao site 97NEWS, a vacinadora Geisa Nunes afirmou que o teste do pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. "A coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, a partir do terceiro até o quinto dia de vida do bebê e também é realizado aqui no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto", disse. Ela afirma ainda que o teste é coletado de forma gratuita desde a triagem. "Muitas mães saem do Hospital após o parto e tem dúvidas de como e quando é realizado o teste do pezinho e por isso, nesta terça-feira, no Dia Nacional a gente amplia essa orientação", destacou Geisa Nunes.



Brumado: Homem é preso por não pagar pensão alimentícia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite da última sexta-feira (02), um homem com mandado de prisão em aberto foi preso pela Polícia Militar durante rondas no Bairro São José, em Brumado. O suspeito foi abordado nas imediações de um bar. Durante a abordagem, a PM constatou que o mesmo possuía um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial de Brumado, onde está à disposição das autoridades. Em breve, ele deve ser transferido para o Conjunto Penal até o pagamento do valor devido.



São João 2023 pode aquecer mercado de venda de fogos de artifício em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Apesar da venda de fogos de artifício ocorrer também em outros períodos do ano, como no réveillon, é durante os festejos juninos que o setor tem a maior renda no Nordeste. Após o período pandêmico, a expectativa dos comerciantes para a venda dos artefatos e 2023 é de 20% a mais em relação à 2022. Em Brumado, vendedores ainda são cautelosos e não acreditam muito nessa perspectiva. O vendedor de fogos Talysson Rodrigues, dono da barraca 'Aparecida', conta que desde o dia 27 de maio começou a comercializar os produtos, mas as vendas ainda não fluíram. "No início é fraco, um ou outro aparece, o pessoal deixa mais para a última hora", conta. Segundo ele, mesmo com a tendência positiva de vendas no São João 2023, o cliente não vai gastar muito. "Mesmo com os produtos subindo na fábrica, ainda vamos manter o preço de 2022, justamente prevendo manter às vendas na alto estima", avalia.



Após furtar loja, homem se arrepende e deixa carta para dono do estabelecimento

Foto: Divulgação

Um homem suspeito de furtar uma loja em Paranatinga, no Mato Grosso, tomou uma atitude surpreendente após cometer o roubo na madrugada da última sexta-feira (3). Se declarando arrependido, ele devolveu os itens roubados e deixou uma carta ao dono do estabelecimento. O proprietário, declarou ao site G1 que mora há apenas 10 dias na região. O material foi devolvido no sábado (3), e  suspeito declarou que pegou as coisas para trocar por drogas. De acordo com o proprietário, ao chegar na loja, ele percebeu que a porta de entrada estava violada e percebeu que faltava uma maleta contendo uma parafusadeira, duas baterias, um carregador das baterias, uma extensão e quatro jogos de chave de fenda.

Foto: Divulgação

Ele registrou um boletim de ocorrência na delegacia e acabou recebendo a carta do suspeito, que além de ter pedido perdão, solicitou a retirada da denúncia, o que não foi feito. "Peço mil perdão pelo que fiz. Estou te devolvendo suas coisas, pois não me pertencem. Estou muito arrependido, pois eu estava sobre efeito de drogas e álcool. Sei que não é desculpa, mas eu em sã consciência não faria isto. Aqui estão todas as suas coisas, eu só te peço uma coisa. Se for possível, se o senhor pode retirar a queixa contra mim com o Padilha na delegacia, pois estou muito envergonhado. Me perdoa", diz trecho da carta. A Polícia Civil investiga o caso, mas o homem não foi preso.



Homem é preso por suspeita de acariciar pernas de mulher e de criança em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante por suspeita de acariciar a perna de uma mulher e de sua filha de quatro anos em um cinema em Vitória da Conquista. O caso aconteceu no domingo (4) e, segundo a Polícia Civil, o homem responderá por importunação sexual. Ainda conforme foi informado pela polícia, a mulher foi com a filha, o companheiro e o outro filho do casal assistir um filme em um shopping na Avenida Juracy Magalhães. Durante a sessão, ela se assustou ao sentir que alguém pegava em sua perna e usou a lanterna do celular para entender a situação. O suspeito estava sentado na cadeira na frente da vítima, com as mãos para trás. A mulher chamou a segurança do shopping e a Polícia Militar para deter o homem. Ele foi conduzido para o Distrito Integrado De Segurança Publica (Disep) e depois foi levado para o Conjunto Penal da cidade, onde segue à disposição da Justiça.



Inscrições do Enem 2023 já estão abertas

Foto: Divulgação

As inscrições para a edição de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram abertas, nesta segunda-feira (5), e vão até a próxima sexta (16). Para participar, o interessado deve realizar seu cadastro através do portal do Inep (veja aqui). Aqueles que não conseguiram isenção para realizar o Enem só terão a inscrição confirmada após o pagamento da taxa, que custa R$ 85. Já aqueles que estão isentos da taxa, apesar de não precisarem pagar, ainda têm que se inscrever porque sem o cadastro não é possível realizar a prova.



Brumado: Mês Mundial do Meio Ambiente é aberto com plantio de árvores na Escola Émerson Kawã

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente abriu o mês de junho --  considerado o ‘Mês Mundial do Meio Ambiente’ --, com o plantio de árvores. O objetivo é plantar mudas nas escolas, além de doar mudas à comunidade. A unidade escolhida para o lançamento do projeto foi a Escola Infantil Émerson Kawã dos Santos Souza, do bairro Hospital. Na manhã da última sexta-feira (2), os alunos puderam realizar o plantio de mudas da espécie oiti. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A professora Nivalda reforçou a importância das ações desenvolvidas pela equipe visando a participação efetiva, a reflexão e a conscientização dos alunos. “Eles estão muito empolgados com esse plantio. Estavam numa ansiedade danada para fazer esse trabalho. Ficaram muito felizes. A gente espera que essas crianças cresçam e progridam cada vez mais nesse sentido de cuidar do meio ambiente”, afirmou.



Vereador de Caetité critica atuação da PRF durante abordagens na BR-030

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O vereador Paulo de Cássio Santana Souza, conhecido como “Paulão da Rádio” (PDT), criticou a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas rodovias que cortam o município de Caetité, no Sudoeste baiano. As informações são do site Folha do Vale. O parlamentar afirmou durante o pronunciamento na última sessão realizada no dia 29 de maio, que o assunto tem sido muito debatida pela Câmara Municipal. Ele disse que os agentes fazem abordagens “arbitrárias e constrangedoras”. Além de Paulão, o vereador Paulo de Cássio Santana Souza, também do (PDT), concordou com o colega. Cássio disse ter recebido uma reclamação de um morador da zona rural que, uma abordagem, foi supostamente tratado com “abuso de autoridade e arrogância dos agentes da PRF”. Paulão disse que denunciante diz ter sido abordado e, supostamente, multado, pelo fato de estar com as luzes apagadas, mesmo com o carro e o condutor com a documentação em dia. “Os ocupantes do veículo estavam vindo à Caetité com um adolescente que estaria com problemas respiratórios e que se trataria de uma emergência. O vereador disse que mesmo informando o fato aos agentes, eles teriam ignorados a urgência e prosseguiram com a abordagem mantendo a família por um bom tempo às margens da rodovia para prosseguirem viagem para a Unidade de Pronto Atendimento em Caetité. Paulão da Rádio ainda revelou que o comércio de Caetité deu uma caída por conta de as pessoas da zona rural estarem com receio de vir para a sede do município. “Estão com medo de veículos serem apreendidos”, afirmou. O vereador pede diálogo entre a PRF e os condutores durante as ações nas rodovias federais de Caetité. “Não pode atuar para causar medo ou constrangimento ao cidadão de bem. Acho que o ponto principal é o diálogo”, finalizou.



TCM acata recurso e afasta ressarcimento e representação contra prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em sessão plenária no último dia 1º de junho, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deu provimento ao recurso interposto pelo prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, para afastar a determinação de ressarcimento da quantia de R$ 4.077.350,93 com recursos pessoais, bem como o encaminhamento de representação ao Ministério Público Estadual (MPE) para apurar eventual irregularidades em dispensa de licitação para a aquisição dos imóveis pela administração. Também uma multa no valor de R$10 mil foi substituída por uma advertência. O prefeito apresentou – no recurso – diversos documentos, inclusive laudos de avaliação elaborados pela Caixa Econômica Federal, que, segundo ele, comprovam a regularidade no andamento dos processos de dispensa de licitação em análise, bem como a ausência de superfaturamento ou sobrepreço nas aquisições dos imóveis. Os documentos foram encaminhados para análise da área técnica do TCM, que considerou os documentos aptos a desconstituir o sobrepreço apontado na decisão inicial. Além disso, a autenticidade dos documentos foi confirmada por comunicado enviado pela Caixa Econômica Federal, após contato mantido pelo gabinete da relatoria. O gestor conseguiu, assim, descaracterizar a maior parte das irregularidades constantes no termo de ocorrência, restando tão somente falhas formais de menor gravidade, o que permitiu ao relator emitir novo decisório sobre a questão.