ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu


Mulheres e mães de presos brumadenses que estão custodiados em Conquista clamam pela inauguração do Presídio; 'que seja o mais rápido possível'

O Presídio de Brumado, após tantas polêmicas, foi construído, mas ainda não foi inaugurado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado uma das maiores urgências do município, o Presídio de Brumado, que, antes era um sonho, veio para o campo da realidade e, atualmente, já está com a sua construção concluída desde o início deste ano. Envolta em muitas polêmicas, a tão aguardada unidade prisional, já deveria estar funcionando, mas, devido aos fortes entraves burocráticos, ainda não entrou em funcionamento. A questão que vem emperrando o processo está centrada no sistema de contratação dos funcionários, pois o governo do estado iria adotar o Reda, só que o Ministério Público do Trabalho avaliou essa situação como imprópria, o que gerou um forte entrave, que vem desagradando sobremaneira os parentes dos presos brumadenses, os quais, por essa razão, continuam confinados nos complexos penitenciários de Vitória da Conquista e de outras cidades da região, inclusive de Salvador. Esta semana várias mães e mulheres destes custodiados relataram ao 97NEWS a sua dor e sofrimento, já que o custo para a visita vem sendo cada vez mais alto e, com isso, a viagem vem ficando cada vez mais inviável. 

A ansiedade das mães e mulheres dos reclusos para que a unidade prisional seja inaugurada o quanto antes é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Elas citaram que informações extraoficiais dadas em Conquista, por funcionários das unidades, apontam que o Presídio de Brumado iria inaugurar no próximo dia 18, o que parece muito improvável, pois faltando apenas 15 dias, não existe nenhuma movimentação nesse sentido na cidade. Nos bastidores existem fortes especulações de que o governador Rui Costa já teria agendado uma visita a Brumado neste mês, mas por desentendimentos com o prefeito municipal, a visita deverá ser transferida para outra data, já que a atual gestão estaria fazendo exigências de que a UTI, a UPA 24h da Malhada Branca e o Presídio sejam colocados em funcionamento e, como isso estaria fora da programação, a vinda deverá ser abortada e acontecer em outra data, quando essas pendências forem resolvidas. No meio desse impasse, está o clamor das mulheres e das mães para que o Presídio seja inaugurado o quanto antes, pois elas não suportam mais a situação de terem que ir para outros municípios fazer as visitas. As últimas informações colhidas pela nossa equipe, as quais não carregam o manto da oficialidade, dão conta que a inauguração da unidade poderá acontecer no mês de dezembro, pois o governo do estado vem buscando resolver a situação a todo o custo. Quanto às unidades da área de saúde, a previsão não aponta para que as mesmas entrem em funcionamento neste ano de 2017. Segundo fontes, a UPA poderia até ser em 2018, mas a UTI seria muito mais complicada, pois na agenda do Ministério da Saúde, a unidade de terapia intensiva de Brumado estaria situada no Lote IV, o que remete que somente no ano de 2019 ela iria entrar em funcionamento.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário