Mulheres e mães de presos brumadenses que estão custodiados em Conquista clamam pela inauguração do Presídio; 'que seja o mais rápido possível'

O Presídio de Brumado, após tantas polêmicas, foi construído, mas ainda não foi inaugurado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Considerado uma das maiores urgências do município, o Presídio de Brumado, que, antes era um sonho, veio para o campo da realidade e, atualmente, já está com a sua construção concluída desde o início deste ano. Envolta em muitas polêmicas, a tão aguardada unidade prisional, já deveria estar funcionando, mas, devido aos fortes entraves burocráticos, ainda não entrou em funcionamento. A questão que vem emperrando o processo está centrada no sistema de contratação dos funcionários, pois o governo do estado iria adotar o Reda, só que o Ministério Público do Trabalho avaliou essa situação como imprópria, o que gerou um forte entrave, que vem desagradando sobremaneira os parentes dos presos brumadenses, os quais, por essa razão, continuam confinados nos complexos penitenciários de Vitória da Conquista e de outras cidades da região, inclusive de Salvador. Esta semana várias mães e mulheres destes custodiados relataram ao 97NEWS a sua dor e sofrimento, já que o custo para a visita vem sendo cada vez mais alto e, com isso, a viagem vem ficando cada vez mais inviável. 

A ansiedade das mães e mulheres dos reclusos para que a unidade prisional seja inaugurada o quanto antes é cada vez maior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Elas citaram que informações extraoficiais dadas em Conquista, por funcionários das unidades, apontam que o Presídio de Brumado iria inaugurar no próximo dia 18, o que parece muito improvável, pois faltando apenas 15 dias, não existe nenhuma movimentação nesse sentido na cidade. Nos bastidores existem fortes especulações de que o governador Rui Costa já teria agendado uma visita a Brumado neste mês, mas por desentendimentos com o prefeito municipal, a visita deverá ser transferida para outra data, já que a atual gestão estaria fazendo exigências de que a UTI, a UPA 24h da Malhada Branca e o Presídio sejam colocados em funcionamento e, como isso estaria fora da programação, a vinda deverá ser abortada e acontecer em outra data, quando essas pendências forem resolvidas. No meio desse impasse, está o clamor das mulheres e das mães para que o Presídio seja inaugurado o quanto antes, pois elas não suportam mais a situação de terem que ir para outros municípios fazer as visitas. As últimas informações colhidas pela nossa equipe, as quais não carregam o manto da oficialidade, dão conta que a inauguração da unidade poderá acontecer no mês de dezembro, pois o governo do estado vem buscando resolver a situação a todo o custo. Quanto às unidades da área de saúde, a previsão não aponta para que as mesmas entrem em funcionamento neste ano de 2017. Segundo fontes, a UPA poderia até ser em 2018, mas a UTI seria muito mais complicada, pois na agenda do Ministério da Saúde, a unidade de terapia intensiva de Brumado estaria situada no Lote IV, o que remete que somente no ano de 2019 ela iria entrar em funcionamento.