ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Justiça condena ex-prefeito de Caetité a 5 anos de prisão

Servidora da Justiça de Brumado, Idália Pires, morre aos 79 anos

UNEB realiza em maio a Feira de Trabalho, Emprego e Renda, no Campus de Brumado

Brumado: Sesoc, Semec e PM promovem ação contra ‘Bullying’ nas escolas

CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral para discutir 'Campanha de São João 2024'

Faleceu em Vitória da Conquista a ex-diretora do Campus XX da UNEB de Brumado

Sete em cada dez bancos adotam biometria facial

Onebra Brasil - Inovação em Apostas Online

Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a bater a marcar de 10 bilhões de streams no Spotify

Colisão entre dois helicópteros mata dez pessoas na Malásia


Conheça o trabalho da ONG Viver Arte

(Foto: 97NEWS)

Já dizia o poeta que “a vida sem arte é triste e vazia”, então, buscando dar um tom de alegria a existência humana a arte surgiu desde o tempo dos primórdios para acompanhar a trajetória dos seres humanos. Em Brumado vários projetos artísticos vêm se destacando, os quais mostram a grande vocação do povo da terra do minério para essa vertente tão especial. Dentre os vários projetos, destaque especial que é feito pela ONG Viver Arte, que está fincada na égide do desenvolvimento sustentável, que é presidida pelo brilhante e versátil artista Mesaque Mendes Cunha, um brumadense que viveu um bom tempo em São Paulo, comercializando a sua arte na Praça da República, um dos locais mais reverenciados na arte nacional.

 

O Projeto da ONG Viver Arte está cada vez mais dinâmico e com uma produção artística muito interessante, principalmente nos objetos da linha retrô (Fotos: 97NEWS)

 

Ele que retornou a Brumado iniciou um projeto que hoje ganhou respeito e que vem sendo também um grande instrumento de inclusão social que é a ONG Viver Arte que foi criada há 5 anos e atualmente conta com cerca de 60 crianças de todos os bairros da cidade que vêm aprendendo os segredos da concepção artística. Trabalhando com uma grande diversidade de materiais, como madeira, plástico, resinas e tantos outros, uma grande produção é feita, a qual é comercializada para manter a instituição. Segundo Mesaque Cunha o trabalho vem crescendo e a participação maior das crianças vem sendo um diferencial importante para que elas desenvolvam habilidades psicomotoras, além da intelectualidade e a percepção. Hoje a ONG funciona em dois espaços, a sede que fica na Rua Rua Auta Leite de Oliveira, 303, Bairro Santa Tereza e outra unidade no Bairro Baraúnas. O grande sucesso hoje são os móveis retrôs que vem tendo uma saída muito satisfatória. Veja abaixo um vídeo e conheça o trabalho da ONG Viver Arte. Contato pelo fone:  (77) 9 9959-5289. 



Brumadense é preso acusado de tráfico de drogas em Ibicoara, Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Deflagrada na última segunda-feira (10) após intensa investigação, uma operação onde resultou na prisão de um brumadense identificado como Charles Alves Paixão, que atuava no distrito de Cascavel na cidade de Ibicoara. Investigações levaram a polícia até o "Bar Jardineira" no Bairro Renascer, onde seria um ponto de drogas, constatado o fato, os policiais verificaram que havia uma movimentação estranha e quando entrou no estabelecimento, após vistorias foi verificado que havia drogas escondida debaixo da cerâmica, vassouras e no telhado. Segundo o delegado responsável pela operação, o detido, preso em flagrante, está sendo acusado de tráfico de drogas. Durante a operação, a polícia apreendeu grande quantidade de drogas. Entre elas, 437 papelotes de Cocaína, 204 pedras de Crack, 7 buchas de Maconha,  R $ 1.134 em espécie, R $ 245,96 em moedas, recibos e anotações de depósitos bancários. No local havia até um sistema de monitoramento de filmagem para ver quem entrava e saia do estabelecimento. Após o material ser encontrado, Charles confessou ser o proprietário dos entorpecentes. O mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia local.



Clínica Master, prazer em cuidar de você!

Foto: Divulgação

A Clínica Master oferece o mais completo serviço para cuidar de sua saúde em Brumado, contando com profissionais renomados e comprometidos com sua saúde e seu bem-estar. Na Clínica Master você conta com o ginecologista-obstetra Dr. David Tanajura realizando consultas de rotina, acompanhamento pré natal, realização de preventivo ginecológico, inserção e retirada de DIU, dentre outros procedimentos. Ligue já e agende a sua consulta. (77) 3441 5396; (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. Clínica Master. Prazer em Cuidar de Você!

 



Brumado: Unidades móveis do Mutirão de Cirurgias já estão instaladas

(Foto: Divulgação)

As unidades móveis que farão parte do Mutirão de Cirurgias já estão instaladas no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. As pré-consultas para realização das cirurgias eletivas terão início a partir de 7h desta quarta-feira (12) e serão encerradas na sexta-feira (14). No local, serão realizados exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (maiores de 45 anos) e ultrassonografia. A partir do dia 17 de julho, as cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula (colecistectomia) serão realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Nas unidades móveis, os pacientes devem apresentar os resultados dos exames laboratoriais: Hemograma Completo, TAP, TTPA, Uréia, Creatinina e Glicemia. As mulheres que se submeterão a histerectomia devem apresentar ainda um exame preventivo feito há pelo menos 01 (um) ano, além do Beta HCG. Vale ressaltar que os exames laboratoriais têm validade de 06 (seis) meses. Os exames para o pré-operatório serão realizados posteriormente na unidade de saúde. O Mutirão de Cirurgias é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem por finalidade auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades.



Violência: Bahia registra 17 mortes de policiais civis e militares em sete meses

Foto: Conteúdo l 97News

Dezessete policiais, entre civis e militares, foram mortos na Bahia de janeiro a julho de 2017, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA). A maioria das vítimas é formada por PMs. Dos 17 mortos, 14 foram militares e 3 foram civis. O maior número de casos ocorreu no interior do estado. As ocorrêncais na capital baiana somam 5, enquanto na região metropolitana somam 2. Durante todo o ano de 2016, a SSP registrou 24 mortes de policiais na Bahia. O número computado até pouco mais da metade deste ano já representa 70,8% dos casos ocorridos no ano passado. Das mortes de policiais registradas em 2016, 13 foram em Salvador, duas nas cidades próximas a Salvador e nove no interior. A assessoria de comunicação da Secretearia informou que não disponibiliza os dados por cidade -- apenas por região. Com relação aos crimes registrados até agora em 2017, a SSP-BA informou que 13 casos já foram elucidados, com 13 inquéritos remetidos à Justiça. Dos suspeitos de envolvimento nesses crimes, nove foram presos e oito mortos em confrontos com policiais. Dos 24 crimes registrados em 2016, 21 foram elucidados. No mesmo ano, 26 pessoas suspeitas de envolvimento nas mortes de agentes foram presas e 14 morreram em confronto. Os dados relativos a policiais que foram baleados esse ano mas que conseguiram sobreviver não foram divulgados pela secretaria. A SSP disse, em nota, que as investigações de crimes cometidos contra policiais são conduzidas por uma "Força-Tarefa" que trata exclusivamente desses casos. Com relação aos registros desse ano que ainda não tiveram um desfecho, o órgão informou que continua investigando e que os crimes já possuem autorias definidas e mandados de prisão solicitados à Justiça. A SSP ressaltou, ainda, que realiza constantes investimentos em capacitação, promovidos pelas instituições policiais com o objetivo de preparar os policiais para o que chamou de "adversidades e os riscos da profissão".



Violência: Jovem de 21 anos é assassinada a tiros por criminosos de moto quando voltava da escola

Tainá Apolinário Soares, 21 anos, foi abordada por dois homens em uma moto e alvejada com 04 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 21h45 (Fotos: Itiruçu OnLine)

Uma jovem foi morta a tiros na noite desta terça-feira (11), em Itiruçu, no Bairro Roberto D’ Gregório, popular Agarradinho. De acordo com informações colhidas no local pela equipe do Itiruçu Online (único veículo de imprensa a ter ido ao local), Tainá Apolinário Soares, 21 anos, foi abordada por dois homens em uma moto e alvejada com 04 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 21h45. A Unidade médica do Hospital Pedro Pimentel Ribeiro foi acionada e esteve no local, mas a vítima não tinha mais sinais vitais. Acionada, a Polícia Militar permanece no local onde aguarda a chegada da política técnica, que deve periciar o local. O corpo será levado ao IML e posteriormente devolvido aos familiares para sepultamento. A motivação do crime será investigada pela Polícia. Os homens, que não foram identificados, fugiram em uma moto logo após o crime. // Itiruçu Onlinee.



Tecnologia: Robô chama a polícia ao ver homem batendo em namorada; ele foi preso

Foto: Reprodução

Uma assistente pessoal digital da Amazon chamou a polícia enquanto um homem batia e ameaçava sua namorada de morte nesta segunda-feira (10) no Novo México. De acordo com informações do G1, Eduardo Barros, de 28 anos, discutia com sua namorada por achar que ela o estava traindo. Barros teria sacado uma arma e perguntado se sua namorada teria chamado os policiais. A assistente pessoal, semelhante à Google Home e HomePod, entendeu a frase como uma ordem e ligou para os policiais. Barros teria ficado mais violento ao perceber que a polícia teria ligado para o celular de sua namorada. Ele, então, teria a jogado no chão e dado uma dezena de chutes no rosto e estômago dela. Uma equipe da Swat foi encaminhada ao local e libertou a namorada e sua filha.



Boca no Trombone: ‘A praça só existe no papel’, afirmam moradores da Lauro Farani

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

O clamor popular por melhorias na área de infraestrutura urbana ainda continua ininterrupto e no “máximo volume”, pois são constantes as reclamações da população nesse sentido. Desta feita foram os moradores da Rua Lauro Farani, que fica bem no centro da cidade, ao lado da agência dos Correios e Telégrafos, que resolveram colocar a “boca no trombone” e protestar contra a situação que eles classificam como “completamente absurda”. Segundo eles um esboço de praça existe no local, mas nenhum político até agora fez o projeto se tornar realidade. “A praça só existe no papel, enquanto nós vemos as nossas crianças brincando na rua e correndo o risco de serem atropeladas. Isso é um grande descaso com os moradores”. Eles esperam que um “bom samaritano” que atua na área política possa atender os clamores dos moradores que afirmam não suportar mais a situação. 



Neto é preso suspeito de roubar R$ 6 mil do avó para pagar divida de droga em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Um homem de 29 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (10) suspeito de assaltar a loja de um idoso de 76 anos - ele é neto da vítima. O idoso foi abordado dentro da loja, e teve que passar todo o dinheiro que estava no cofre durante o assalto, cerca de R$ 6 mil. De acordo com a Polícia Civil, os policiais chegaram até os suspeitos após analisarem as imagens do circuito interno de monitoramento - isso indicou que o autor do assalto seria uma pessoa que conhecia o acesso à loja e os valores do cofre. O suspeito conhecia o local - o que levantou a suspeita de ser um parente da vítima. Segundo parentes, ele é usuário de drogas. "Quando surgiu essa hipótese, vimos as imagens, e reconhecemos como um dos autores do assalto. Ele não teve mais como negar e confessou que efetuou o roubo para quitar uma dívida com um traficante de drogas", contou um parente. De acordo com o delegado, o rapaz combinou com o traficante toda operação, tanto que alugaram uma casa no centro da cidade para monitorar a vítima. O neto foi identificado como Gilberto da Silva Meira. Na casa alugada pelo traficante foi encontrada uma pequena quantidade de "maconha".

 

O assalto

 

Em depoimento, a vítima disse que, após roubar os R$ 6 mil, ele fugiu do local juntamente com o comparsa que estava lhe esperando do lado de fora em uma moto. Após identificar o piloto da motocicleta nas imagens, a Polícia prendeu em flagrante, Gilberto (neto da vítima). Já os supostos comparsas dele, identificados por “Bananinha de Caetité” e o outro como Alberto Teixeira de Matos (Beto), conseguiram fugir do local antes que a polícia chegasse. A polícia também apreendeu a motocicleta utilizada no crime. Gilberto foi conduzido até a Delegacia de Livramento, e está a disposição da justiça.



Malhada de Pedras volta a viver clima de suspense e de forte tensão na área política

A prefeitura de Malhada está de pintura nova, mas o clima de tensão é antigo e ainda tira o sono de muita gente (Foto: 97NEWS)

O município de Malhada de Pedras localizado na região sudoeste da Bahia, vive mais uma vez, em pleno período das festividades de aniversário da cidade, um forte clima de tensão política, já que inúmeros rumores envolvendo até prisões, voltam a rondar a cidade. No final de novembro de 2016 uma grande operação da Polícia Federal que foi intitulada de “Vigilante” acabou levando para trás das grades o ex-prefeito Valdecir Alves Bezerra, o Ceará (PT) e o até então vice-prefeito eleito, Adriano Paca (PSD) e deixando sob suspeita outras lideranças políticas. Cerca de 8 meses de passada a tempestade, uma nova onda de suspense volta a rondar Malhada de Pedras criando assim um forte clima de tensão. Segundo informações passadas ao 97NEWS, nos últimos dias, uma forte movimentação de possíveis agentes da Polícia Federal na cidade está tirando o “sono” de muita gente. As especulações recaem de forma muito severa sobre a possibilidade de uma nova prisão de Ceará, que, inclusive pode ser considerado um foragido, já que teve uma nova ordem judicial nesse sentido, por um possível não pagamento dos valores fixados na fiança. Ele foi acusado de formação de quadrilha e desvio de verbas federais da Educação que eram utilizadas para custear o Transporte Escolar. Outro fator que vem corroborar para isso é que foram emitidas várias notificações de pessoas ligadas à área pública para que, no prazo de 10 dias, apresentem as suas versões ainda nas investigações da Operação Vigilante, que, ao que tudo indica, continua em andamento, o que tem feito “gelar” o coração de muita gente na cidade, que ainda tem um outro fato a destacar é que o próprio vice-prefeito eleito foi afastado do cargo por ser peça chave no processo. Nesta segunda-feira (10) um novo episódio colocou ainda mais “lenha na fogueira”, porque o ex-prefeito Ramon dos Santos (PP) foi visto, em Brumado, ao lado da sua esposa a prefeita Terezinha Baleeiro Alves Santos (PP) durante uma reunião oficial para a formação do consórcio regional de saúde (foto abaixo), o que gerou muitos comentários e indagações, pois alguns afirmam como “todas as letras” que ele estaria terminante proibido por uma ordem judicial de frequentar órgãos públicos, o que poderá lhe render alguma espécie de punição, no entendimento de membros da política local, pois teria existido um flagrante descumprimento. Em suma, as incertezas ainda pairam sobre o município que poderá voltar a fazer parte das manchetes policiais. 

(Foto: 97NEWS)


'Despacito' não sai da sua cabeça? Ciência explica o sucesso das músicas-chiclete

Com este gráfico, Nahúm García explica, em espanhol, a 'magia' de 'Despacito': há uma quebra no ritmo (Foto: Nahúm García)

Pode ser que a canção te agrade. Ou não. Mas a ciência ajuda a explicar por que Despacito, dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, parece "grudar" na memória de quem a escuta. Estudos na área de neurociência e psicologia encontraram certos elementos em comum nas chamadas "músicas-chiclete". "A música ativa as áreas do cérebro relacionadas com sons e movimentos, mas também as associadas às emoções e recompensas", explica Jessica Grahn, cientista da Universidade do Oeste de Ontario, no Canadá, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC. Especialista em estudos ligados à música, Grahn conta que as canções que geram maior comunicação entre as áreas do cérebro ligadas ao som e às emoções são as que mais agradam. "Vocêm riem de 'Despacito', mas a maneira como o ritmo quebra antes do refrão é uma genialidade", escreveu ele em sua conta no Twitter.

Não há uma fórmula mágica, mas certos elementos funcionam como "guloseimas" para o cérebro. O primeiro ingrediente é o ritmo. Quando uma canção tem uma batida fácil de seguir, como é o caso de Despacito, ela aumenta a atividade cerebral na zona associada ao movimento, segundo experimentos. Mesmo se a pessoa está totalmente quieta. Em geral, as canções pop a que estamos expostos têm ritmos familiares, o que até certo ponto é previsível. Essa característica, diz Grahn, funciona como uma espécie de recompensa para o cérebro, pois é agradável que a canção se desenvolva como pensamos que vai ocorrer. A "mágica", porém, ocorre quando a canção inclui algum elemento que fuja do previsível. "Trata-se usar a batida, mas fazê-la mais interessante com alguma novidade. Fazer a canção interessante, mas sem tirar muito do que esperamos ouvir", afirma a cientista. Nahúm García, um produtor de música espanhol, acredita ter encontrado o pequeno detalhe que tornou Despacito algo especial. García se refere ao que acontece após 1m23s de canção, momento em que a melodia para e Fonsi diz pela primeira vez a palavra despacito (algo como "devagarzinho" em espanhol). É quase imperceptível, mas o fraseado "atravessa" o ritmo durante uma parada da batida. "A ruptura é radical e faz alusão a intenção sexual da letra (que contém um pedido de ritmo mais lento para o ato), criando uma unidade entre intenção e efeito", disse García em sua página no Facebook. "O cérebro se dá conta de que houve uma parada incomum, e isso chama a atenção." Segundo García, esse truque não é muito comum na música pop. Mas... por que esse efeito ocorre apenas na entrada do primeiro refrão? "Se usado de novo, pode cansar", acredita o espanhol. "Não se pode quebrar o ritmo de uma canção muitas vezes, porque isso resulta em um esforço para o cérebro." Psicólogos e cientistas chamam canções-chiclete de "vermes de ouvido". O termo foi criado por James Kellaris, compositor e professor de marketing da Universidade de Cincinnati, nos EUA, e cujos estudos têm como tema a influência da música sobre consumidores. Kellaris argumenta que os "vermes" são normalmente canções repetitivas e pouco complexas seja em ritmo, letra ou ambos. Mas outra característica é justamente que a canção conte com elementos inesperados, como um compasso irregular ou um padrão de melodia pouco usual. "Despacito tem elementos de um 'verme'. É animada, simples, repetitiva e tem um ritmo pegajoso", diz Kellaris. Mas o especialista americano menciona outros elementos que ajudam a explicar o sucesso, como o atraente vídeo ou o nível de exposição que as pessoas tiveram à canção. O êxito é inegável: Despacito já encabeçou as paradas de sucesso em 45 países e se tornou a primeira canção em espanhol a chegar ao posto de número da revista americana de música Billboard desde 1996, quando Macarena tomou o mundo de assalto. O vídeo da música já ultrapassou a impressionante marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube.

 

 

CONTINUE LENDO


Blogueiro de Itambé escapa do 'golpe do carro quebrado'; saiba como identificar

A tentativa de extorsão foi logo percebida pelo blogueiro, que levou à frente a conversa para mostrar aos leitores como o golpe acontece (Imagem: Reprodução)

O telefone da sua casa toca, toca…, e você de maneira ingênua atende e acaba confundindo a voz do interlocutor que está do outro lado com a de algum parente ou amigo. Pronto era tudo que os golpistas queriam. O que vem a seguir é tentativa de extorsão. Aquela pessoa que você inicialmente confundiu como sendo um parente ou amigo, alega, que estava indo visitá-lo, e acabou envolvendo-se em acidente de trânsito em alguma rodovia, vai alegar que está machucado e encontra-se com a carteira de habilitação vencida e outras mentiras mais. Na tarde de hoje, terça-feira (11), o moderador do Blog Itambé Agora recebeu uma destas ligações de golpistas que tentaram lhe aplicar o “Golpe do acidente de carro”.  A tentativa de extorsão foi logo percebida pelo blogueiro, que levou à frente a conversa para mostrar aos leitores como o golpe acontece, para que se previnam e não sejam vítimas destes farsantes. O foi observado na ligação, originada do número (062-99851-6233) é que o golpe só vai à frente se a vítima se antecipar a falar o nome do parente, que ele imagina que seja, porque a partir daí, o golpista assume essa identidade. Acompanhe até o fim da gravação para que possa entender como funciona o golpe:

 


O que você pode fazer diante de uma situação esta:


1º Desligue o telefone, tente ligar para aquele parente ou algum familiar; Não faça qualquer tipo de depósito ou transferência bancária;


2º Não forneça nome completo, número de CPF ou RG;


3º Se a pessoa voltar a ligar e insistir, pergunte por exemplo o nome da sua tia, namorada ou esposa, se for verdade certamente a pessoa não irá responder errado.



4º Se foi informado que o acidente ocorreu em alguma rodovia, ligue para a Polícia Rodoviária ou administradora da rodovia e peça orientação.


6º Se tiver condições compre um telefone com identificador de chamadas e fique atento sempre que seu telefone tocar.

CONTINUE LENDO


Música: Cantor Eduardo Costa quase é vítima de golpe milionário; suspeito foi preso

Foto: Reprodução

Um homem foi preso em Goiânia acusado de estelionato após tentar aplicar um golpe milionário no cantor sertanejo Eduardo Costa. Thales Câncio Carvalho se apresentava como Thales Ferraz e pode ter feito outras vítimas além do cantor, segundo as autoridades que investigam o caso, de acordo com o site G1. O delegado responsável pela detenção de Thales disse que o cantor sertanejo não chegou a ser uma vítima do estelionatário. O artista cancelou o contrato entre eles antes que o homem pudesse se apossar de uma residência avaliada em R$ 5 milhões, em negociação entre eles. Segundo Alessandro Tadeu de Carvalho, o contrato entre Eduardo Costa e o criminoso foi rescindido após Thales não honrar com o primeiro pagamento do acordo feito entre eles. Carvalho explicou que o suspeito se passava por um pecuarista bem-sucedido, fechava vários negócios, mas não honrava com os pagamentos. Ele dizia ainda ser uma pessoa influente e ostentava nas redes sociais, postando fotos em jatos particulares, carros caros e ao lado de pessoas importantes.



'Há muitas pessoas que não se incomodam', diz promotor sobre nepotismo na Bahia

Foto: Imprensa / Cecom / MP-BA

Não é de hoje que as prefeituras baianas são usadas ao bel-prazer pelos grupos políticos que as assumem. Basta uma rápida consulta nos sites dos municípios para reconhecer um sobrenome comum a prefeitos e vereadores. E por aí entram mãe, pai, filhos, tios, primos, sem necessidade de concurso nem de qualificação técnica. Segundo o promotor de Justiça Pedro Taques, esse tipo de condição faz a Bahia ser um dos estados onde o nepotismo tem mais casos em relação ao resto do Brasil. Em entrevista ao Bahia Notícias, Taques diz que, ao contrário da corrupção clássica feita pela propina e pelo superfaturamento, de obras e serviços, o nepotismo é mais tolerado pela população. O promotor acredita que haja “uma cultura disseminada”. Na entrevista, Taques também conta como as ações contra o nepotismo chegam e são encaminhadas pelas promotorias. Ele também fala sobre a relação do MP com o prefeito de Itabuna, “caso crônico”, e ainda comenta a fala do prefeito de Iraquara em relação a casos de contratação de parentes. Confira a entrevista na íntegra clicando no "continue lendo': 



A gente tem dado muita notícia referente a recomendações do Ministério Público quanto a práticas de nepotismo na Bahia. Existe um número de municípios com esse tipo de irregularidade?
Sim. A gente tem uma quantidade de prefeitura que ainda se verifica esse problema de contratação e tem sido feito, com base nisso, ações para reprimi-las. Tanto em nível de prevenção, através das recomendações, orientando a eles não agirem assim, quando naqueles casos, em que se verificam situações de nepotismo, com ações judiciais.



Como é que o MP recebe essas informações sobre nepotismo. São as promotorias que se mexem, ou as denúncias chegam através de políticos, moradores?

Geralmente, essas queixas são formuladas diretamente nas promotorias dos municípios. Em cada cidade em que existe uma promotoria de Justiça funcionando, a população, ou os próprios agentes políticos, quando identificam algum tipo de prática que consideram irregular, eles vão noticiar ao Ministério Público. E assim acontece com frequência. Os colegas costumam receber essas representações e a partir daí se inicia o procedimento de investigação para ver se aquilo ocorre mesmo na realidade.


Nas recomendações encaminhadas às prefeituras, o MP costuma destacar que já existe precedente de afastamento de parentes como forma de alertar os prefeitos e vereadores. É citado o caso de Morro do Chapéu em que a Justiça decidiu pela demissão de cinco pessoas, entre elas a mãe do prefeito (lembre aqui). Como é que se deu esse caso específico?

A questão específica se deu com o afastamento daquelas pessoas que estavam nessa relação de nepotismo. Mas isso é uma prática bem antiga do Ministério Público, tendo em vista que há um combate frequente. O que é importante frisar é que o nepotismo é uma espécie de gênero mais amplo. Qual é esse gênero mais amplo? É o princípio da impessoalidade que tem na constituição federal. No artigo 37, ela estabelece os princípios da administração pública. Um desses é o da impessoalidade que determina que não haja na seleção de pessoas que vão trabalhar ou contratar na administração pública nenhuma espécie de preferência subjetiva. Ou seja, quem exerce a função pública não pode chamar alguém para trabalhar, para prestar serviço, ou realizar qualquer contrato por alguma predileção pessoal, familiar, amizade, político-partidária, ideológicas ou religiosas. O critério de seleção deve ser objetivo, técnico e que seja melhor para administração pública. Então, dentro desse âmbito maior de defesa da impessoalidade existe a prática do nepotismo que viola a impessoalidade por um desses vieses específicos, que é a relação de parentesco. É a única forma de violação? Evidente que Não. Vamos dizer que um gestor público que tenha uma convicção religiosa muito forte e resolva só contratar gente que partilha da mesma crença que ele. Isso também é uma violação do princípio da impessoalidade. Só que o nepotismo é mais identificado pela população.
 
 
Depois que o prefeito ou vereador recebem a sentença, por quanto tempo ainda demora para que os servidores sejam afastados?

A expectativa do MP é que essas ações sejam julgadas o mais rápido possível. A questão é que uma vez ajuizada a ação, já não é o MP que vai dar curso ao julgamento. Vai depender das instâncias judiciais. Mas isso é um fato que chama a atenção do MP porque existe a necessidade de rapidez pela Justiça. 


No começo do ano, nós entrevistamos o prefeito de Iraquara, que foi o prefeito eleito mais jovem do estado em 2016. Lá em Iraquara, a oposição o acusava de empregar parentes. Na resposta, ele disse que não havia pessoa de maior confiança do que o irmão [lembre aqui]. Até que ponto um parente pode ser empregado e não configurar nepotismo, já que os gestores têm direito a contratar pessoas da confiança deles?

A pessoa pode estar em uma relação em até terceiro grau e ainda assim não ser considerado nepotismo. Em primeiro lugar porque ela pode ter qualificação técnica. Eu já tive situações como essa quando atuei no interior do estado. Um sujeito tinha nomeado um tio para um cargo na prefeitura só que esse tio tinha um currículo que ninguém na cidade tinha para desempenhar uma atividade. A questão é saber se há outro motivo justificável que tenha levado a essa contratação. Aí, cabe ao gestor justificar. Se ele fizer isso, nenhuma medida será tomada pelo Ministério Público. Em muitos casos a justificativa é essa que você se referiu: “em quem mais eu vou confiar”. Tudo bem, mas aí o gestor tem que buscar outros referenciais.


A impressão que eu tenho é que os prefeitos, quando nomeiam parentes e não são poucos os casos, pelo contrário, ignoram essas recomendações do MP. É isso mesmo?

Historicamente, a gente tem tido uma diminuição muito grande desses casos. O Ministério Público passou a trabalhar com mais afinco nessa questão do nepotismo lá pelo ano de 2007. Antes disso, a gente tinha uma prática mais intensa. Eu diria que era uma regra absoluta. Hoje, não. Hoje ainda existem casos, mas quantitativamente é muito menor do que antes de se fazer um combate mais intenso. Tanto é que foi justamente isso que levou a edição da Súmula 13 [do Supremo Tribunal Federal, que veda a nomeação de parentes até o terceiro grau].
 
BN: Além do nepotismo tem o clientelismo, quando os prefeitos contratam gente do mesmo grupo político. O que fazer nesses casos?
LT: Sim, não é só nepotismo. Existe uma prática de beneficiar pessoas com interesse de perpetuação no poder, mas que não são do interesse público. Essas questões demandam uma apuração mais complexa, porque como você não tem relação de parentesco evidente você tem que buscar outros elementos de prova.
 

Uma figura que está sempre em choque com o MP é o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, não é mesmo? 

Este é um caso crônico porque há um histórico de resistência a regularização da gestão pública. Mas quando não se consegue resultado através de recomendação, o caso é transferido para o Poder Judiciário para que ele decida. 
 
 
O senhor acha que o momento político atual favorece a essa fiscalização sobre o nepotismo, ou ainda vai demorar para as pessoas entenderem que é um problema e denunciar mais os casos?

Eu acredito que a gente vive um momento de mudança de cultura política que tem incentivado muitas denúncias ao Ministério Público. Mas, notadamente, com os casos de corrupção, ou seja, de receber dinheiro ilicitamente, de cobrar propina, de superfaturar preços de obras e serviços. Isso, talvez, era algo que não passava tanto pela sensibilidade da população e tem levado mais denúncias ao Ministério Público. Já na situação do nepotismo, eu não percebo que houve um aumento.  Acho que se mantém constante porque há muitas pessoas que não se incomodam. Eles não veem nisso um ato grave à moralidade pública quanto eles veem em um ato de corrupção. Porque há talvez uma cultura disseminada. E não é só a visão do gestor, mas do cidadão. Não é raro que os próprios cidadãos, quando há mudança de grupo político, vão até a prefeitura pedir emprego, um encaixe na prefeitura, vão pedir que contrate ele ou um parente, ou que a prefeitura compre mais na loja dele ou na do amigo. Então, existe, talvez, nessa parcela da sociedade brasileira a visão de que isso é normal, não tem problema nenhum. 


Em relação ao Brasil, o nepotismo na Bahia é um dos mais gritantes?

Eu diria que a gente tem uma incidência bastante grande desses casos. Já em relação ao Nordeste, a Bahia está na média dos outros estados.
 

CONTINUE LENDO




Eunício suspende sessão após senadoras da oposição ocuparem mesa do plenário; Lídice da Mata fez parte do protesto

(Foto: Reprodução G1)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), suspendeu nesta terça-feira (11) a sessão aberta para analisar a reforma trabalhista após senadoras da oposição ocuparem a mesa do plenário, onde fica a cadeira do senador, e se recusarem a deixar o local. Cerca de cinco minutos após Eunício ter determinado a suspensão, as luzes no plenário foram parcialmente apagadas (foto abaixo). Nessa hora, o painel eletrônico marcava a presença de 49 dos 81 senadores no plenário. Questionado sobre a situação, a assessoria de Eunício não disse de quem partiu a ordem para desligar as luzes. A oposição diz que a ordem partiu do presidente da Casa. As senadoras oposicionistas que ocuparam os lugares na mesa são: Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI). Elas sentaram à mesa do plenário assim que a sessão foi aberta, por volta de 11h, quando Eunício ainda não estava no local. Pelas regras do Senado, qualquer senador pode abrir uma sessão, desde que haja quórum. Foi isso que as oposicionistas fizeram. Contrárias à reforma trabalhista, as senadoras aproveitaram a primeira hora da sessão para passar a palavra para outros parlamentares que discursavam contra a proposta enviada pelo governo.

(Foto: Reprodução G1)


Vereador Lek faz importante indicação para beneficiar o Esporte em Brumado

O vereador Lek espera que a sua indicação seja atendida para o bem do Esporte em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Conhecido pela postura vibrante e de posicionamento firme em defesa da população, o vereador Lek Cabelereiro, desta feita, faz uma importante indicação a favor do esporte, a qual foi apresentada na noite desta segunda (10) em sessão ordinária da câmara de vereadores. A indicação de n° 394/2017, que sugere ao executivo municipal a destinação de 1% da sua arrecadação direcionada ao Esporte de Brumado, trouxe esperança aos amantes do esporte. É de conhecimento público que as últimas gestões pouco investiram no Esporte em nossa cidade, de modo que o esforço maior fica na grande maioria das vezes por parte dos particulares, sejam empresas e empresários ou voluntários que contribuem para a existência/realização de alguma prática esportiva no município. Portanto nada mais justo de que exista uma previsão legal, com destinação de recursos do próprio município para as atividades esportivas. Desta forma o parlamentar apresentou esta indicação, entendendo ser ponto crucial para a sustentabilidade das práticas esportivas em Brumado. Ele argumentou que “essa destinação faz com que o município de Brumado volte a estimular a prática esportiva e permita que os jovens talentos da nossa cidade não só do futebol, como do ciclismo, basquete, handebol, ou seja, todas as modalidades, possam ter a prática de maneira organizada e ciente de que tem o apoio do município para tanto”. Lek disse ainda que “espero que esta indicação seja acolhida, pois a sua inclusão no orçamento terá um cunho de organização para a prática esportiva, pois existem muitas equipes esportivas em Brumado, mas quase todas são desorganizadas, e essa inclusão possibilitaria retorno aos praticantes do esporte e ao mesmo tempo obrigaria os mesmos a se organizarem para que ter o direito de acesso a esse recurso.A esperança é a de que Brumado seja uma cidade onde as pessoas tenham satisfação em morar, tendo acesso a saúde, educação e também a cultura, esporte e lazer.”. 



Prefeito de Dom Basílio explica a polêmica envolvendo o caso da ambulância flagrada em Copacabana

O prefeito Roberval Meira explicou o episódio da ambulância (Fotocomposição: 97NEWS)

O prefeito da cidade de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PR), popularmente conhecido como “Roberval Galego”, prontamente enviou à redação do 97NEWS as explicações pertinentes à questão envolvendo uma ambulância do município, a qual foi flagrada em uma rua do famoso bairro de Copacabana, que fica na capital carioca. Segundo ele “realmente esse fato gerou uma polêmica, mas temos o maior prazer em dar as devidas explicações”. Em sua argumentação ele continuou citando que “que bom que essa ambulância foi vista no Rio de Janeiro, pois isso mostra que agora Dom Basílio tem eficiência no transporte dos seus pacientes, pois antes se faltava gasolina, pneus e muita coisa, mas agora a situação é outra, pois existe um governo compromissado com as grandes causas do município, que se preocupa com a saúde do seu povo”. O gestor relatou que “a ambulância estava lá para buscar um paciente que fez uma cirurgia da coluna, somente isso, mas foi bom a divulgação porque está sendo muito útil para a divulgação das grandes mudanças que estão ocorrendo no município”. E encerrou destacando que “ontem fui eleito vice-presidente do Consórcio Público Regional de Saúde e, com isso, iremos investir R$ 50 mil mensais para dar aos nossos munícipes inúmeros procedimentos de média e alta complexidade que serão oferecidos pela Policlínica Regional”. 



Ambulância de Dom Basílio é flagrada estacionada em rua da mundialmente famosa Copacabana no Rio de Janeiro

O fato da ambulância estar tão distante do local de origem levanta questionamentos (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Os casos envolvendo supostas irregularidades com ambulâncias de municípios baianos continuam a figurar na mídia e, na manhã desta terça-feira (11), um novo episódio nesse sentido voltou a chamar a atenção. O fato em questão tem, nada mais, nada menos, do que a mundialmente famosa Cidade Maravilhosa, em especial o bairro de Copacabana, que já foi cantado e reverenciado por grandes artistas nacionais. Só que desta vez a protagonista da história é uma ambulância do município baiano de Dom Basílio, a qual foi flagrada no último domingo (09) estacionada numa rua do bairro carioca em frente à uma farmácia (foto abaixo). O que chama a atenção e despertou uma forte curiosidade seria o que essa ambulância estaria fazendo na capital do Rio de Janeiro, que fica a cerca de 1.300 km de Dom Basílio?. A nossa equipe recebeu as fotos do flagrante por meio de leitores indignados com o fato, já que, segundo eles, será difícil encontrar uma justificativa para explicar o que um carro oficial estaria fazendo em um local tão distante. Tentamos contato com a prefeitura do referido município, mas, até o momento não obtivemos sucesso, mas continuamos aberto às explicações sobre a situação em questão. 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Homem tenta contra a vida de prefeito e vereador em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Reprodução/WhatsApp/97news

Na manhã desta segunda-feira, 10 de julho, um homem de 57 anos foi preso por policiais militares, em frente à casa do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Chapada Diamantina.  Segundo informações, o homem identificado como Juscelino Francisco da Silva, sofre de problemas psicológico e estava na frente da residência do atual gestor José Ricardo Assunção (Rede), com tons de ameaças e agressivo. Juscelino também é acusado de agredir e danificar com golpes de marreta o veículo do vereador João Batista Pereira (PTB), no último domingo, dia 09. Após ser imobilizado, o agressor foi conduzido à delegacia local e autuado por tentativa de homicídio, danos ao patrimônio particular e ameaça. Juscelino também é acusado por uma ONG de esfaquear um gato dentro de uma Igreja evangélica no dia 31 de maio deste ano. Segundo os fiéis, Juscelino, começou a surtar e atacou a facadas um gato de estimação que sempre visitava o salão religioso. O felino foi atingido em várias partes e conseguiu fugir das mãos do agressor.