ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação

Baiano 'Davi' é o homem mais jovem a vencer o BBB24

Lava Jato atuou de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada, aponta CNJ

Vigep confirma primeira morte por dengue em Brumado

Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

Cobrando por reajustes, professores de universidades baianas paralisam nesta quinta

Brumado: Filha procura por pai de 45 anos que desapareceu ao sair para visitar parentes

Senado inicia votação de PEC das Drogas nesta terça-feira (16)

Sede da Academia de Letras da Bahia é arrombada e prejuízo ultrapassa R$ 8 mil em roubos

Defasagem no preço da gasolina no Brasil subiu 19% devido a conflito no Oriente Médio

Brumado: Artesãos reclamam de baixo público em Mercado de Artes, mesmo após reinauguração


Atuação de Édio Pereira foi fundamental para a formação do consórcio regional de saúde e consequentemente para a vinda da UTI para Brumado

A participação do vice-prefeito Édio Pereira (penúltimo à direita) para a formação do consórcio foi fundamental (Foto: Divulgação)

Um dos grandes desafios da atual gestão municipal de Brumado era colocar em funcionamento a UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Magalhães Neto, que ainda estava no campo dos sonhos, mas que, agora, está vindo para o solo firme da realidade. Na manhã desta segunda-feira (10), uma reunião realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Brumado, selou a formação do consórcio regional de saúde, dando assim o “start” para a vinda da tão sonhada UTI. Nesta luta um nome merece o destaque, que é o do vice-prefeito Édio Pereira (PC do B), o qual teve um papel fundamental para a formação do consórcio regional. Com uma larga experiência política, Édio fez uma articulação notável, comprovando que ele hoje é um grande interlocutor regional, o que o credencia naturalmente para voos mais altos no mundo da política. Reconhecido pela sua fidelidade histórica ao PT, Édio Pereira tem outro forte aliado nesse sentido, o deputado federal Daniel Almeida, que é um grande parceiro do governador Rui Costa, que é o grande responsável pela vinda da UTI para Brumado. Esses atributos foram fundamentais para a conquista da formação do consórcio regional, já que o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) sempre foi um crítico ferrenho e declarado do PT, o que o deixou numa situação desconfortável nesse processo da vinda da UTI. Então vale ressaltar o empenho, a dedicação e o grande senso de articulação do vice-prefeito Édio Pereira nesse contexto que vem realizar um dos maiores anseios da população brumadense. Ele, inclusive, como reconhecimento de sua brilhante atuação, fez parte da mesa diretora da reunião decisiva ocorrida nesta manhã que contou com a presença dos prefeitos de 13 municípios da microrregião: Aracatu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Guajeru, Ibicoara, Ituaçu, Jussiape, Malhada de Pedras, Rio de Contas, Maetinga, Jânio Quadros e Tanhaçu (foto abaixo). Na oportunidade foi feita uma votação e nomeados o presidente do consórcio, o prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos e o vice-presidente, Roberval Meira, prefeito de Dom Basílio. 

(Foto: Divulgação)


Vergonha: ‘A situação aqui é desastrosa’, afirmam moradores da Praça da Cebola

A situação da praça é realmente de abandono (Foto: Carlos Silva | 97NEWS)

A área de infraestrutura urbana em Brumado tem alguns pontos extremamente deficitários, que, além de causarem um aspecto muito negativo para a cidade, mostram um descaso dos governantes. Um desses pontos é a Praça Armindo Pereira Pinto, a popular Praça da Cebola, que fica localizada na região central, ao lado do Mercado Municipal. O repórter Carlos “Kaká” Silva esteve no local e fez um registro da situação, o qual vem comprovar de forma contumaz, o total abandono do equipamento público. “O que era para ser um local de lazer, acabou se transformando num retrato do abandono”, citou Silva que ainda fez questão de dizer “os moradores me falaram que a situação era desastrosa e realmente isso é inegável”. As imagens falam por si só e realmente retratam o descaso com a referida praça, assista: 



Caculé: Filha é presa após descumprir medida protetiva em tentar matar a própria mãe

Foto: Aloísio Costa

A Polícia Militar de Caculé prendeu neste fim de semana, Adriana Gonçalves de Oliveira, de 27 anos. De acordo com a Polícia, a filha descumpriu uma medida protetiva e invadiu a residência da própria mãe e tentou matá-la. Adriana deveria manter-se afastada da residência da mãe, mas não cumpriu a determinação do Juiz e quebrou vários móveis. Com uma faca em mãos, Adriana tentou matar sua genitora de 56 anos. A mulher foi presa em flagrante e conduzida para a delegacia de Guanambi, onde ficará à disposição da justiça. 



Mais de 40 municípios participam de Oficina sobre agricultura familiar em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

A Bahia é o estado do Brasil com maior número de agricultores familiares. Mais de 4 milhões de pessoas compõem esta estatística. E, na manhã deste sábado (8), centenas de lideranças comunitárias, sindicais, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos públicos puderam debater o desenvolvimento da agricultura familiar na região Sudoeste, durante evento realizado em Vitória da Conquista. A Oficina de Gestão Municipal - Agricultura Familiar, realizada pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), contou com a participação de 44 municípios das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Bacia do Paramirim e Chapada Diamantina e com representantes de órgãos do Governo do Estado. O coordenador executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, falou sobre a importância da produção da agricultura familiar no desenvolvimento dos municípios. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, apresentou as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado que vêm beneficiando os agricultores familiares baianos. Já a coordenadora de Reforma Agrária da CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), Isabel Oliveira, analisou a regularização fundiária no estado, os avanços vividos nesta área durante os governo Lula e Dilma Rousseff e as ameaças que vem sofrendo pelas políticas conservadoras do governo  de Michel Temer. O deputado Waldenor relatou que está, além de uma oportunidade para dialogar com os gestoras e lideranças da região, orientando-os no desenvolvimento de ações para os seus municípios, "é um momento de prestar contas das ações dos nossos mandatos e a agricultura familiar tem sido uma área prioritária da nossa atuação parlamentar". "Já entregamos para associações e prefeituras mais de 100 tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e carga-seca, caminhões frigoríficos, tubos e caixas d'águas para abastecimento de água e desenvolvimento da produção. Semana passada em Guanambi foram entregues para municípios daquela região 150 km de canos e 5 mil caixas de 500 litros", acrescentou o parlamentar. Para o deputado Zé Raimundo, fortalecer a agricultura familiar é promover mais desenvolvimento, gerar emprego e renda nos diversos municípios da região, que tem grande potencial em suas produções. Ainda segundo o deputado "O governador Rui Costa tem incentivado o fortalecimento da agricultura familiar em todo o estado por entender que é necessário promover o desenvolvimento dos municípios. E contem com o meu mandato e do deputado Waldenor Pereira para continuar trabalhando, com recursos, equipamentos e obras, para contribuir com esse crescimento", finalizou.



Brumado: Semana começa com garoa e o tempo frio continua na cidade

Foto: Luciano Santos/97NEWS

A semana será gelada e com garoa em Brumado. A chegada de uma frente fria derrubou as temperaturas, que já no início de julho, chegaram a mínima de 15°C. A mudança acontece devido a uma frente fria, que passa pelo Brasil e atinge as regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Esta segunda-feira (10) já amanheceu com céu nublado, e chuva fraca. A temperatura cai no decorrer do dia. Segundo o Climatempo, os termômetros marcarão máxima de 25°C e mínima de 16°C. A terça-feira, 11, será mais úmida na Capital do Minério. Haverá nuvens com sol, e a temperatura máxima será de 27°C e a mínima, de 17°C. No fim da tarde, o ar gelado trará a sensação térmica de, 15°C. Na quarta-feira, 12, a umidade continua, e a previsão é de céu nublado. As madrugadas, no entanto, continuarão frias.



Anatel pode desativar 40 milhões de celulares até o final do ano

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pode bloquear cerca de 40 milhões de celulares no Brasil até o final do ano. Segundo informações do jornal O Globo, a medida visa atingir aparelhos sem registros válidos junto ao órgão. O objetivo é combater o comércio paralelo de celulares, que vende equipamentos sem homologação, falsificados ou roubados. A previsão da Anatel é que as empresas de telefonia avisem no dia 15 de setembro aos seus clientes que o seu aparelho não está regularizado e será bloqueado. O bloqueio poderá ser feito 75 dias após o aviso.



Correntina: Homem mata companheira e enterra corpo no quintal de casa

Foto: Reprodução l Whatsapp 97NEWS

Um crime bárbaro chocou a população da cidade de Correntina, no Oeste da Bahia, homem assassina companheira por ciúmes na zona rural do Alto do Extremo. De acordo com informações, uma adolescente de prenome Adriele, de 16 anos que estava desaparecida, foi encontrada morta na última sexta-feira (07) no quintal de uma residência com sinais de esfaqueamento. O corpo da garota estava enterrado e segundo a Polícia Civil, um homem identificado como Ivando de Jesus Souza, que era marido da vítima confessou ter assassinado a companheira e enterrado o corpo da vítima no fundo do quintal. Segundo ele, o crime foi motivado por ciúmes. Ivando está preso na carceragem da Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Santa Maria da Vitória, e responderá por ocultação de cadáver e feminicídio. 





Justiça decreta perda de mandato do deputado federal Luiz Caetano

(Foto: Carlos Augusto | Guto Jades)

O juiz de direito da 1ª Vara da Fazenda Pública da Camaçari, César Augusto Borges de Andrade, condenou o deputado federal Luiz Caetano (PT) à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos e proibição de contratar com o poder público. A decisão do magistrado expedida no último dia 5 é referente a uma ação civil por ato de improbidade administrativa ingressada pelo Ministério Público Estadual depois que aprovados em concurso público de 2010 para o cargo de procurador jurídico reclamaram que Caetano, então prefeito da cidade, teria descumprido a lei municipal que tratava da criação de cargos para a Procuradoria Jurídica.

De acordo com a ação do MP, os aprovados para as seis vagas oferecidas não foram nomeados porque Caetano manteve procuradores jurídicos em cargos comissionados na Procuradoria Municipal. Pela lei municipal número 874/2008, que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores Públicos Municipais de Camaçari, os cargos em comissão de procurador jurídico e assistente jurídico seriam extintos na medida em que ocorresse o provimento através de concurso público com a previsão de 16 cargos de procurador do município. No entanto, em 2010, foi lançado um edital para concurso que previa somente seis vagas para procurador, embora a legislação municipal apontasse a criação de 16. "Aproximadamente dois anos após a homologação do referido certame, os cargos de procurador do município continuavam sendo exercidos irregularmente por servidores comissionados, sob a denominação de procuradores jurídicos, em clara e manifesta omissão do requerido nos autos na condição de gestor público municipal", ressaltou o MP na denúncia levada à Justiça. Segundo o juiz César Andrade, o então prefeito Luiz Caetano apresentou sua defesa com o argumento de que, em agosto de 2011, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer apontado que as condutas denunciadas pelo MP "encontravam-se em conformidade com a legislação". A defesa jurídica de Caetano também afirmou que a ação civil não deixava claro "o dolo" que teria cometido. "Sem esta indicação precisa, não há possibilidade legal de condenação pelos supostos atos de improbidade administrativa", teria argumentado o ex-prefeito e agora deputado federal, que pediu a improcedência da ação civil. O petista disse que não houve ocupação indevida de cargos públicos na sua gestão, uma vez que "os integrantes da Procuradoria Geral possuíam qualificações técnicas para o exercício das referidas funções". No entanto, o juiz não concordou com os argumentos apresentados pelo acusado e lembrou que, mesmo com candidatos aprovados para a Procuradoria Jurídica do município, o então prefeito determinou a publicação de edital de licitação para contratação de escritório de advocacia para prestação de serviços administrativos e judiciais, "funções privativas da Procuradoria do Município". "Após apreciação dos depoimentos colhidos em audiência, bem como da prova documental produzida nos autos, restou demonstrado de que o concurso público regulamentado através do Edital nº 01/2010, disponibilizou seis vagas para provimento de advogados ao cargo de procurador do município de Camaçari, porém a legislação municipal na época dos fatos estabelecia dezesseis vagas para provimento do referido cargo público, ao qual, em nenhum momento fora preenchido através de concurso público. [...] Luiz Carlos Caetano manteve-se omisso e não promoveu a nomeação e posse dos candidatos aprovados, nem mesmo dentro das vagas estabelecidas através de edital, tendo mantido servidores precários para a execução das referidas funções jurídicas, sob o argumento de que os candidatos aprovados não encontravam-se familiarizados com as diversas ações judiciais envolvendo a municipalidade, tendo optado em manter, no quadro funcional da administração pública, os servidores nomeados e contratados pelo próprio", elencou o magistrado em sua sentença condenatória. À reportagem do BNews, o deputado afirmou, por meio da sua assessoria de imprensa, que vai recorrer da decisão expedida em primeira instância. "Iremos recorrer contra essa decisão. Acho que, nos últimos cinco anos, essa é quarta vez que surgem fatos apontando inelegibilidade, em todos os casos, nós recorremos e conseguimos reverter. Vamos recorrer ao Tribunal de Justiça e, se for necessário, iremos até outras instâncias superiores", diz a nota do parlamentar e ex-prefeito. O congressista também ressaltou que não houve dolo ou malversação de recursos públicos em seus atos praticados à época prefeito de Camaçari.

CONTINUE LENDO


Passageiros da Novo Horizonte que seguiam para Conquista passam 'sufoco' na BA-670

Ônibus com 50 passageiros que vinha de Porto Seguro, ficou desgovernado, saiu da pista e desceu uma ribanceira (Foto: Reprodução)

Usuários da linha Porto Seguro-Vitória da Conquista, da empresa Novo Horizonte, passaram por um grande susto neste sábado (9), na rodovia BA-670, perto de Potiraguá. Por motivos ainda não esclarecidos pela PRE, o motorista perde o controle do ônibus, que saiu da pista e desceu uma pequena ribanceira, indo parar em uma pastagem às margens da rodovia. Segundo testemunhas, haviam cerca de 50 passageiros no veículo. Por sorte, o veículo não tombou e ninguém teve ferimentos. Minutos após o acidente, um caminhão boiadeiro parou para prestar socorro. Os passageiros ficaram na pista aguardando por cerca de três horas até a chegada de um outro ônibus que a empresa enviou ao local. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.



Brumado: Modera questiona supressão vegetal nas margens do Riacho do Bate-pé

(Foto: Divulgação)

Atendendo solicitação de um morador do Bairro São Vicente, no último dia 30 de junho, ativistas do MODERA estiveram nas margens do Riacho Bate Pé, trecho adjacente à Rua Elias Alves Ataíde, URBIS I (São José), Brumado – BA, para verificar uma supressão vegetal por máquinas da Prefeitura. O Secretário de Infraestrutura (SEINF), André Cardoso, informou ao Secretário Geral do MODERA, Jorge Valério Gomes, que a supressão tem o objetivo de construir uma rede de drenagem pluvial, paralela à Rua Elias Ataíde e que o seu projeto não havia sido ainda aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, devido à falta de quórum em sua última reunião. Posteriormente, o Coordenador Geral e o Secretário do MODERA, Henrique Rocha e Jorge Gomes, estiveram na Reunião do CODEMA no último dia 06 de julho, quando foi apresentado pelo Secretário da SEINF, o projeto da rede de drenagem, a qual consistirá em um canal com abertura em forma de trapézio, tendo a sua base inferior dois metros e altura, três. O projeto ainda compreende área verde com arborização, passeios e parques infantis nas adjacências do canal. Na oportunidade, o Coordenador do MODERA alertou para a necessidade de se elevar os muros de arrimo do canal, no sentido de se evitar o despejo clandestino de esgoto e os lançamentos de lixo e entulho. Fez objeção à construção de calçamentos nas margens do canal, para evitar o abalo das estruturas dos muros de arrimo em decorrência do fluxo de veículos. Ainda na Reunião do CODEMA, os Coordenadores do MODERA propuseram que a urbanização da Zona de Proteção Ambiental e da Área de Preservação Permanente - APP do Bate Pé seja feita com preservação das espécies arbóreas da Caatinga e construção de bancos, passeios, ciclovias, parques de diversão para as crianças e academias públicas, uma vez que é preciso proteger as áreas verdes para garantir a amenização do micro-clima, a população adjacente merece a melhoria da sua qualidade de vida e não pode correr o risco de ser atacada por animais e insetos peçonhentos, bem como por marginais que tendem a buscar refúgio no matagal do Riacho. Os Coordenadores ainda propuseram que o CODEMA baixe uma resolução ratificando a APP de 30 metros de largura para as margens do Bate Pé, conforme a Lei Federal Nº 12.651, porque embora o leito do Riacho tenha vazão somente nos períodos de chuva torrencial, o regime da sua nascente é perene e a captação da sua água na Serra das Éguas impede a perenização de todo o seu curso. O CODEMA aprovou a licença ambiental para a construção da rede de drenagem pluvial, incluindo entre as condicionantes, a recomposição ambiental da área que for degradada pela obra. A nascente do Riacho Bate Pé está localizada na Serra das Éguas, o seu curso atravessa a Cidade de Brumado e desemboca no Rio do Antônio com o nome de Riacho do Bufão.



Crise: Mercado de prostituição vive seu pior momento. Garotas de luxo 'rifam' encontros

Programas que em média custariam R$400, já podem ser encontrados por R$100. Mesmo assim, garotas que perderam empregos formais estão recorrendo à prostituição (Foto: Reprodução)

Em tempos de crise, até o trabalho mais antigo do mundo precisa se reinventar. Prostitutas de luxo do Rio de Janeiro e de São Paulo estão tendo que lidar com a escassez de clientes dispostos a pagar valores mais altos pelos serviços. Nem só o mercado de luxo, porém, passa por apertos. As meninas da Vila Mimosa, zona de prostituição do Rio de Janeiro, enfrentam uma realidade ainda pior: sua clientela foi embora da cidade. Com isso, elas precisam buscar trabalho em outros lugares. A acompanhante de luxo paulistana Yasmin Bergamin resolveu rifar seus serviços pelo preço de R$ 30 por aposta. São cem números e o sorteio vai de acordo com os da loteria federal — ela ainda faz promoções de 2 números por R$ 50 e 3 por R$ 80. Dessa forma, o cliente leva um serviço que valeria R$ 3 mil por um centésimo do valor, e ela não perde um real com isso.
 

As profissionais chegam até a rifar seus serviços (Foto: Reprodução)

 

A paulista tatuada Valentina Valente é crítica à atitude. Passando uma temporada no Rio, ela conta que começou no ramo já durante a crise, há um ano. Ela cobra R$ 400 por hora. — Eu iniciei em um momento de crise, mas acho complicado isso das meninas fazerem rifas. Assim, elas não estão só desvalorizando o trabalho delas, mas também o de outras garotas. A desvalorização do trabalho nem sempre é uma escolha, mas sim uma condição. Uma influente personagem da Vila Mimosa conta que, desde que as crises política e financeira se instalaram no país, o negócio no local está caindo. — O problema é que a Vila Mimosa depende de peão. Como as obras pararam, o local esvaziou e as garotas estão tendo problemas para achar programa — conta ela, que preferiu não se identificar. — Agora, elas estão no meio da pista, topando fazer trabalhos dentro do carro mesmo por R$ 20, R$ 30. Muitas garotas que conheci por aqui foram embora, viajaram para Belo Horizonte, para o mundo. O perfil da carioca Gabi está num site de classificados de acompanhantes. Ela trabalha há cinco anos no ramo e se queixa de que, quando começou, era muito mais fácil achar trabalho.— Senti um pouco a crise, o movimento deu uma caída. O último mês foi muito difícil, cheguei a perder alguns clientes que eram fixos — explica. — Os valores sempre são negociados. Na contramão, Rafinha começou a fazer programa há seis meses, por falta de trabalho formal. Antes, ela era atendente de telemarketing. Agora, segundo ela, sua condição financeira melhorou. — Agora, eu cobro R$ 150 a hora e estou recebendo um retorno financeiro positivo. // Extra

(Fotos: Reprodução)


Itapetinga: Identificados os dois adolescentes assassinados durante festa

Guilherme Dutra Almeira e Elivelton dos Santos, foram baleados e mortos em um sítio próximo ao perímetro urbano (Foto: Reprodução)

Dois adolescentes identificados como sendo Guilherme Dutra Almeira e Elivelton dos Santos, foram baleados e mortos durante evento realizando na noite desta sábado (8) no Sitio Bela Vista Mangabeira, localizado no Bairro Vila Érica. Os adolescentes não tiveram tempo para reação e morreram no local. O adolescente Guilherme pode ter sido alvejado por engano, ou mesmo por estar próximo ao adolescente alvo dos disparos. Assim que foram informados, de imediato Policiais da 8ª CIPM saíram em diligência até o local, porém o atirador já tinha evadido do local. Ainda não se sabe a motivação do crime. A policia foi acionada e esta trabalhando no levantamento de informações que possam ajudar a elucidar o homicídio. A pericia e o Instituto Médico Legal também foram acionados para recolher os corpos para o IML de Itapetinga. // Itapetinga 24Horas.



Mais de 40 municípios participam de Oficina sobre agricultura familiar em Vitória da Conquista

(Foto: Divulgação)

A Bahia é o estado do Brasil com maior número de agricultores familiares. Mais de 4 milhões de pessoas compõem esta estatística. E, na manhã deste sábado (8), centenas de lideranças comunitárias, sindicais, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos públicos puderam debater o desenvolvimento da agricultura familiar na região Sudoeste, durante evento realizado em Vitória da Conquista.  A Oficina de Gestão Municipal - Agricultura Familiar, realizada pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), contou com a participação de 44 municípios das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Bacia do Paramirim e Chapada Diamantina e com representantes de órgãos do Governo do Estado.  O coordenador executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, falou sobre a importância da produção da agricultura familiar no desenvolvimento dos municípios. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, apresentou as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado que vêm beneficiando os agricultores familiares baianos. Já a coordenadora de Reforma Agrária da CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), Isabel Oliveira, analisou a regularização fundiária no estado, os avanços vividos nesta área durante os governo Lula e Dilma Rousseff e as ameaças que vem sofrendo pelas políticas conservadoras do governo  de Michel Temer.

 

(Foto: Divulgação)

 

O deputado Waldenor relatou que está, além de uma oportunidade para dialogar com os gestoras e lideranças da região, orientando-os no desenvolvimento de ações para os seus municípios, "é um momento de prestar contas das ações dos nossos mandatos e a agricultura familiar tem sido uma área prioritária da nossa atuação parlamentar". "Já entregamos para associações e prefeituras mais de 100 tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e carga-seca, caminhões frigoríficos, tubos e caixas d'águas para abastecimento de água e desenvolvimento da produção. Semana passada em Guanambi foram entregues para municípios daquela região 150 km de canos e 5 mil caixas de 500 litros", acrescentou o parlamentar. Para o deputado Zé Raimundo, fortalecer a agricultura familiar é promover mais desenvolvimento, gerar emprego e renda nos diversos municípios da região, que tem grande potencial em suas produções. Ainda segundo o deputado "O governador Rui Costa tem incentivado o fortalecimento da agricultura familiar em todo o estado por entender que é necessário promover o desenvolvimento dos municípios. E contem com o meu mandato e do deputado Waldenor Pereira para continuar trabalhando, com recursos, equipamentos e obras, para contribuir com esse crescimento", finalizou.

(Foto: Divulgação)


Blogueira mirim vai representar Euclides da Cunha no concurso de Miss

(Foto: Divulgação)

A  blogueira mirim, Nina Sol Rocha Souza, nascida em Salvador é a representante de Euclides da Cunha-BA no grande concurso baiano de miss na categoria. O concurso vai acontecer no dia 20 de agosto no Hotel Fiesta e reúne representantes de toda a Bahia. Nina Sol, que só tem 9 anos,  escolheu Euclides da Cunha por ser  a cidade natal dos seus bisavós Ademar José de Almeida (ademar do Onibus) e Firmina Bezerra de Almeida (Dona Nina) e de sua mãe Arieli de Almeida Rocha.



Projetor portátil funciona sem fios e pode ser usado por crianças

Minúsculo, projetor dispensa uso de fios e roda Android (Foto: Divulgação/Cinemood)

Cinemood é um projetor pequeno, desenvolvido para uso por famílias e crianças. O dispositivo foi projetado para distrair crianças com conteúdo de qualidade, fotos, vídeos e até experiências educativas. A ideia é que a ação de assistir a filmes e desenhos não se restrinja mais à passividade do sofá diante da TV e que esse tipo de atividade possa engajar a família toda, atingindo projeção de até 150 polegadas em resolução Full HD. O Cinemood protagoniza uma campanha de financiamento coletivo de sucesso no site Indiegogo. Os criadores do projetor garantem que pais podem ter controle preciso sobre o conteúdo acessado pelo dispositivo e que até mesmo a ação de contar histórias na cama se beneficia do aparelho: é possível projetar os contos no teto, criando um ambiente mais imersivo e interativo. Por trás de tudo, o projetor roda o sistema Android 4.4, que garante acesso a aplicativos e material como livros e fotos, possibilitando um funcionamento similar ao do Chromecast, mas sem a TV e com direito a projeção nas paredes da sala. Embora a versão do sistema seja antiga, o fabricante não fala em atualizações previstas. O projetor cabe na palma da mão, pesa só 250 gramas e pode ser personalizado por um conjunto de capas oferecidas pelo fabricante. Há um aplicativo para iOS que controla o aparelho via Wi-Fi. O fabricante também fala em liberar planos de assinatura para distribuição de conteúdo ao longo do tempo.Sem fio, o aparelho tem bateria para 3 horas de reprodução de vídeo, 32 GB de espaço para dados, que podem ser expandidos com um pendrive. Sem interface HDMI, é preciso copiar o conteúdo para o projetor antes de exibi-lo. A campanha de arrecadação já foi encerrada, mas ainda é possível adquirir o produto via Indiegogo. Por US$ 399 (R$ 1.320, em conversão direta), o comprador fica com o projetor mais um pacote com desenhos, filmes, audiobooks e conteúdo educacional.

 

 



Após casos de esquistossomose na Chapada, Sesab realiza videoconferência sobre doença

Caramujos são hospedeiros intermediários da doença | Foto: Divulgação

Após a interdição de ponto turístico na Chapada Diamantina, na última quinta-feira (4), por conta da incidência de casos de esquistossomose (clique aqui), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou uma videoconferência para discutir a doença. Promovida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a “Videoconferência Diagnóstico, Manejo Clínico e Vigilância da Esquistossomose” acontece no dia 19 de julho, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com transmissão para as demais salas de videoconferências regionais. Conduzirão a atividade os palestrantes Mitermayer Galvão, pesquisador da Fiocruz, que falará sobre "Manejo Clínico"; Felicidade Pereira, do Laboratório Central (Lacen), com o tema "Vigilância Laboratorial" e; Marta Lima, da Divep, que abordará "Vigilância Epidemiológica".



ACUMULADA: Mega-Sena de ‘Férias’ pode pagar R$ 32 milhões neste sábado (8/7)

(Foto Ilustrativa)

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 32 milhões neste sábado (8/7). O sorteio do concurso 1.947 acontece às 20h na praça São Januário, em Ubá (MG). O valor está acumulado desde a terça-feira (4/7), quando a Caixa lançou a “Mega-Semana de Férias” e incluiu mais um sorteio nesta semana. O prêmio começou em R$ 23 milhões, mas como ninguém acertou as seis dezenas, subiu para R$ 26 milhões no sorteio de quinta (6/7) e acumulou de novo. Segundo a Caixa Econômica Federal, se houver um único ganhador, ele poderá aplicar o dinheiro na poupança e ter R$ 177 mil por mês de rendimento. Se o ganhador não for investir, pode também comprar oito iates de luxo ou seis mansões à beira-mar. Ou então montar uma frota de 800 carros populares. O valor da aposta é de R$ 3,50. Ela pode ser feita em qualquer lotérica do país, até as 19h. Clientes com acesso ao site do banco também podem fazer as apostas pelo computador, tablete e celular.



Em delação, Eduardo Cunha promete entregar a cabeça de Temer

Eduardo Cunha deixa a sede da PF após depor em Curitiba - 14/06/2017 (Jonathan Campos/Gazeta do Povo/Folhapress)

Se no Congresso Nacional a base aliada de Michel Temer ameaça debandar, fora de lá o presidente está em vias de sofrer outro duro baque. Preso há quase nove meses em Curitiba, o notório Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara e conhecido operador dos esquemas de corrupção do PMDB, negocia com o Ministério Público os termos de um acordo de delação premiada que promete selar o destino do presidente. Na negociação com a Lava-Jato, Cunha prometeu entregar a cabeça de Temer: em pelo menos dez dos 130 capítulos de sua proposta de delação, o ex-deputado se dispõe a narrar histórias que mostram que o presidente não só sabia dos esquemas de corrupção montados no coração do governo nos anos Lula e Dilma como tinha poder de mando sobre eles, além de se beneficiar diretamente das propinas pagas por empresas parceiras do PMDB. O acordo, que nos próximos dias entrará na fase decisiva de negociação, é visto pela Procuradoria-Geral da República como peça importante para compor as investigações das quais o presidente é alvo. No entender dos investigadores, como partícipe privilegiado da máquina de corrupção montada pelo PMDB no governo federal durante os anos de sociedade do partido com o PT, Cunha tem condições de trazer à luz elementos que possam ajudar a esquadrinhar a cadeia de comando do esquema. Os representantes do ex-deputado já informaram aos auxiliares de Janot que, além dos relatos que complicam a situação de Temer, ele promete aniquilar os dois ministros mais próximos do presidente: Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). “Ele acaba com o Temer, com Padilha e com o Moreira”, disse a VEJA, sob a condição de anonimato, um interlocutor de Cunha que participa das tratativas. Em breve, a Procuradoria-Geral da República apresentará duas novas denúncias contra Temer e seus aliados mais próximos. Uma delas, pelo crime de organização criminosa, fará parte de um pacote mais amplo – a ideia do gabinete de Janot é, ao mesmo tempo, apresentar denúncias similares contra “organizações criminosas” formadas por dirigentes de outros partidos, como o PT e o PP, que nos últimos anos, em aliança com o PMDB, ganharam propinas milionárias em troca de favores prestados a empresas.



Moradores da Comunidade de Lagoa do São João protestam contra abuso de donos de paredões sonoros

Segundo os moradores todos os finais de semana os abusos acontecem tirando a paz da comunidade (Foto: Whatsapp 97NEWS)

No momento em que Brumado está para discutir e implantar novas medidas de combate à poluição sonora, em alguns locais do município, os abusos continuam ocorrendo de uma forma normal, trazendo muitos transtornos, principalmente, para os moradores do meio rural. Esse é o caso da Comunidade de Lagoa do São João, zona rural de Brumado, onde os moradores afirmam já não estarem mais suportando a situação. Em contato com a redação do 97NEWS eles afirmam que “não aguentamos mais o desrespeito com os idosos e enfermos da comunidade, pois os donos dos paredões sonoros vêm tirando a nossa paz”. Eles ainda explicam que “todo o final de semana tem competição aqui que dura até 2 ou 3 da madrugada, o que não deixa ninguém dormir” e ainda complementaram que “já ligamos para a Polícia por diversas vezes, mas a resposta dada é que não existe viaturas para atender a nossa solicitação. Isso é absurdo, pois pagamos os nossos impostos e quando reivindicamos os nossos direitos recebemos uma resposta como essa”. Eles esperam que com a divulgação na imprensa o caso pode ganhar notoriedade e a Justiça e a Polícia venham agir para acabar com esses constantes abusos. Os moradores gravaram um vídeo feito à distância para comprovar a denúncia, veja abaixo: