ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Prefeitura exerce o seu poder de polícia e derruba muros no Bairro São José

Segundo a administração municipal as edificações foram erguidas em terreno público, o que as deixou irregulares (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Como já era esperado, algumas edificações localizadas no Bairro São José, mais especificamente na Rua Padre Cícero, próximo a Praça Edimundo Dantas Coelho que já tinham sido notificadas, por estarem irregulares, já que eram considerações invasões pelo poder público municipal acabaram sendo derrubadas em uma ação da prefeitura municipal na última sexta-feira (12). A ação acabou causando revolta em alguns moradores como o aposentado José Almeida, o popular "Zezito" que expressou que "a máquina da prefeitura chegou e foi logo derrubando, nem sequer observou se tinha alguém, poderia ter acontecido algo trágico" e emendou dizendo que "um idoso que sempre está no local, por sorte, não estava na hora, porque poderia ter morrido". E subindo o tom disparou que "o prefeito gosta é de derrubar, porque, ao invés disso ele não faz o esgotamento do bairro que é a grande urgência que temos aqui". Buscando maiores esclarecimentos sobre o ocorrido, ouvimos o secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro André Cardoso, que explicou que "primeiramente todo o procedimento foi observado, então não teria como acontecer um acidente. Quem afirmou isso está equivocado". 

No local será feita uma obra de canalização do Riacho do Bate-pé (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

E continuou narrando que "esses muros foram derrubados porque são invasões de terrenos públicos. Isso já tinha que ter acontecido, inclusive já tinha sido enviadas as devidas notificações. O município está usando o seu poder de polícia para defender o que é do interesse coletivo. Essas obras, que fique bem claro, estavam irregulares, foram feitas na calada da noite, então não há justificativas plausíveis para aqueles que querem apenas criar factóides contra a gestão municipal". Cardoso ainda destacou que "agora poderemos executar as obras de canalização do Riacho do Bate-pé, o que irá evitar que, na época das chuvas, muitas residências sejam invadidas pelas águas, inclusive daqueles que ficaram insatisfeitos com as nossas ações". 

Os restos do muro que ficaram ao chão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Se Neto não atrapalhar, já estará fazendo algo, recomenda Zé

(Foto: Divulgação)

Do deputado estadual Zé Raimundo (PT) ao destacar ações do governador Rui Costa na capital baiana, que estariam incomodando e atrapalhando os planos eleitorais do prefeito ACM Neto para 2018: “Se o prefeito não atrapalhar, já estará fazendo grande coisa”, disse hoje no plenário, argumentando que o importante é trabalhar pelo benefício da população, como o governador está fazendo em Salvador, com intervenções para melhorar a mobilidade, assim como em todo o estado, com recuperação de estradas, serviços de saúde, abastecimento de água e outras. Inclusive ele aconselhou que os adversários façam o mesmo: “Trabalhem”.  E acrescentou: “Enquanto a oposição está preocupada com eleições, o governador segue trabalhando, investindo, destacando a Bahia como o estado que mais investe, enquanto governos do PSDB e do PMDB estão em estado de calamidade”, disparou.



Cantor sertanejo é encontrado ferido atrás de palco e morre a caminho do hospital

Jhonatan Oliveira Ferreira, 23 anos, foi encontrado ferido, esta madrugada, atrás do palco principal da Expojuína, feira agropecuária realizada em Juína (487 quilômetros de Sinop). Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o hospital municipal. No entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de duas horas depois. Um investigador da Polícia Civil informou, ao Só Notícias, que Jhonatan tinha diversos ferimentos pelo corpo. Ainda não está confirmada a causa da morte, no entanto, a polícia não descarta as hipóteses de assassinato ou, até mesmo, atropelamento. A causa da morte ainda não sabemos. Ele foi encontrado em um lugar onde tinha espaço para trânsito de veículos. Agora, vamos abrir a investigação e tentar achar alguma testemunha que tenha presenciado esta situação”, explicou o policial. O corpo de Jhonatan foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Após a liberação, terá início o velório, que será realizado na capela da Associação Ministério da Esperança (AME), no módulo 4. O sepultamento deve ocorrer amanhã, no cemitério municipal de Juína. Jhonatan era morador do módulo 6 em Juína. Ele se apresentava com o nome artístico de Jhonat Os cantores eram bastante conhecidos nos municípios da região Norte de Mato Grosso e se apresentaram por diversas vezes em bares e programas de televisão de Sinop. Eles chegaram a morar e trabalhar no município. Nas redes sociais, dezenas de amigos e familiares lamentaram o falecimento do jovem artista. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Brumado é contemplado em programa estadual que promoverá a qualidade de vida através do esporte

O vice-prefeito Édio Pereira esteve representando o prefeito Eduardo Vasconcelos na cerimônia (Foto: Divulgação)

O governador Rui Costa lançou na manhã desta segunda-feira (14) o Programa de Esporte e Lazer da Cidade - Pelc, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas através do esporte e de ações culturais e artísticas que serão promovidas na capital e em cidades do interior do estado. São mais de R$ 18 milhões em investimentos, através de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb e o Ministério do Esporte, para atender a 25 territórios de identidade, cerca de 400 pessoas por núcleo, que começam a ser implantados até o próximo mês. O município de Brumado foi contemplado com o programa e o vice-prefeito Édio Pereira esteve na cerimônia de lançamento realizada no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O vice-prefeito se encontrou pessoalmente com o governador Rui Costa e com a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana. Além dos benefícios para o esporte e a cultura, o programa ainda vai gerar mais de 700 empregos. Para o vice-prefeito, o Pelc se configura como uma política pública efetiva de esporte e lazer, que impactará significativamente no município, visto que atividades esportivas e culturais são uma importante ferramenta de inclusão social.



Filhas do deputado Alex de Piatã são sequestradas após assalto frustrado; veja vídeo

(Fotos: Reprodução)

As duas filhas adolescentes do deputado Alex da Piatã (PSD), L, de 15 anos e L, 17, foram feitas reféns por um homem, no final da tarde deste domingo (13), quando chegavam à residência de uma tia na Rua João Ferreira da Silva, no bairro da Caixa D’Água, Conceição do Coité. Segundo relato de uma tia das jovens, divulgada inicialmente no grupo de WhatsApp da Associação do Bairro, as sobrinhas estavam chegando em sua casa por volta das 17h15, quando foram abordadas pelo criminoso que simulava está armado, ou seja, colocava uma das mãos dentro da camisa como se estivesse segurando um revólver. A abordagem aconteceu na rua e as adolescentes foram levadas para dentro do muro da residência, onde também estava a esposa do deputado, Val, atual secretária de Assistência Social e vice-prefeita do município, duas irmãs, sobrinhos e dois cunhados. Momento que o individuo chega a pé até quando é dominando. 

As jovens não aparecem na imagem, mas estão na frente do portão. Os cunhados da vice-prefeita conhecidos por Luciano e Gileninho foram ao encontro das sobrinhas, pois, foram vistas pelo sistema de monitoramento da frente da casa, sendo seguradas pela gola da blusa, quando saíram flagraram o individuo segurando as adolescentes. Ao perceber os tios das jovens o bandido passou a ameaçar e chantagear, quando eles começaram a negociar a libertação, porém, o sequestrador permanecia irredutível. Um das filhas do parlamentar percebeu que o mesmo não estava armado e avisou aos tios que reagiram e dominaram o criminoso.

A Policia Militar foi chamada ao local e ao chegar encontrou o homem dominado colocou na viatura e o levou até a Delegacia de Polícia. Na nota publicada, a cunhada do parlamentar relata que ao chegar a delegacia para registrar a ocorrência e prender o individuo, encontrou o departamento fechado e “o cara tá solto”. O criminoso teria dito que é natural de Salvador e que está respondendo por outros crimes, as pessoas cogitaram a possibilidade de o mesmo ter sido beneficiado com o indulto do dia dos pais.

O deputado Alex da Piatã disse que foi informado do fato pela esposa e no momento participava de um ato na igreja católica, quando estava sendo empossado o novo padre da Paróquia. “Assim que fiquei sabendo, mantive contato com a polícia e procurei acalmar a todos. Eu já tinha agendado uma audiência para esta segunda-feira, dia 14, com a Secretária de Segurança Pública, para tratar desta questão da delegacia não funcionar nos fins de semana, pois, já tinha recebido outras queixas e para realizar uma ação para acabar com essa guerra de facções que está existindo em Coité, conforme vocês mesmo do Calila tem divulgado, resultando no episódio do bairro do Pampulha na semana passada onde o desespero da população foi externado nas redes sociais, a morte de um jovem no CAIC sendo o corpo encontrado na manhã de sábado, e por último, os tiros ouvidos e com uma pessoa ferida no domingo à noite também próximo ao CAIC. Não é possível continuar assim”, desabafou.

O motivo da liberação do indivíduo que manteve as filhas do deputado por alguns minutos de refém, o CN não teve conhecimento, mas é de conhecimento de pouca gente que qualquer apresentação de suspeito a Delegacia no fim de semana nas cidades que são vinculadas a 15ª Coordenadoria de Policia do Interior – COORPIN com sede em Serrinha, deve ser na referida cidade onde tem sempre um delegado de plantão e este delegado pode ser o titular de qualquer Delegacia, inclusive da cidade para onde o suspeito foi levado e encontrou fechada. Minutos depois da ação da PM na captura do indivíduo que tentou assaltar ou sequestrar as filhas do deputado a PM foi solicitada para se dirigir ao Caic onde ocorria uma tentativa de homicídio.


Delegacia justifica

A delegada titular da DEPOL de Conceição do Coité Ludmila Araújo entrou em contato com a redação do CN para justificar o motivo de não receber flagrantes nos finais de semana, pois, foi citado na matéria que o indivíduo foi levado na viatura da PM e como a delegacia estava fechada acabou sendo liberado, quando deveria ser apresentado em Serrinha. 

CONTINUE LENDO


UBS da Vila Presidente Vargas em condições estruturais cada vez mais precárias

A UBS da Vila Presidente Vargas está com a sua estrutura muito deficitária (Foto: 97NEWS)

O paradoxo na área de saúde do "engole camelos e se engasga com mosquito" continua deixando alguns brumadenses ainda céticos quando à uma grande melhoria do setor. Enquanto se anunciam aportes milionários visando a regionalização do setor, algumas unidades básicas de saúde estão com duas condições estruturais muito deficitárias, como é o caso da UBS da Vila Presidente Vargas. A nossa equipe foi ao local e verificou que as paredes estão se deteriorando, assim como o teto, ou seja, uma reestruturação urgente tem que ser efetivada. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, ele informou que "na última semana visitamos a maioria das UBSs de nosso município e já estamos elaborando um relatório e um planejamento para ser entregue ao prefeito para que as reestrurações se iniciem. Essa semana iremos concluir as visitas, para que possamos ganhar o maior tempo possível". Ele ainda abordou que "realmente a estrutura da UBS da Vila Presidente Vargas é deficitária, mas ela será uma das primeiras a receber os serviços". E finalizou destacando que "estamos rumando e trabalhando firme para transformar a Saúde Pública de Brumado, podem ter certeza disso". Confira fotos da unidade e das reuniões com a equipe da SMS nas unidades: 



Internet: Loja HE-NET é inaugurada em Brumado com ofertas imperdíveis

Foto: Luciano Santos l 97News

A semana começa com uma excelente novidade para a capital do minério. Acaba de ser inaugurada a loja da HE-NET na cidade, trazendo que há de melhor em tecnologia FTTH, com internet 100% fibra óptica na casa do cliente e preços competitivos, já que a empresa trabalha com planos de internet a partir de R$59,90. Atuando no mercado desde o ano de 2004, a HE-NET é uma empresa de telecomunicações que tem como missão proporcionar momentos de felicidade para os clientes, fornecendo a melhor solução em conectividade. Com o objetivo de ser a melhor provedora de soluções integradas em serviços de comunicação de voz e dados voltada ao mercado corporativo e residencial, a HE-NET trabalha com uma capacidade única de relacionamento com o cliente e já é uma das líderes do mercado na Bahia, distribuindo os melhores produtos e serviços com a melhor qualidade do mercado. A empresa, que já atua em Caculé e Vitória da Conquista, acredita muito no potencial de desenvolvimento de Brumado, fez investimos e já vem gerando empregos diretos e indiretos na cidade. A loja da HE-NET fica na Praça Armindo Azevedo, 466 e já foi inaugurada com promoção: Os doze primeiros clientes que assinarem o plano de internet ganham um ingresso para o camarote do Festival de Inverno Bahia.



Programa vai levar atividades físicas e lazer para 78 municípios; Brumado está na lista

(Foto: Secom)

Mais saúde e qualidade de vida através da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, no interior e na capital. É com esse objetivo que o Governo do Estado lançou, na manhã desta segunda-feira (14), o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Bahia – Esporte, Diversão e Lazer para Você, que vai instalar 100 núcleos em 78 municípios baianos. A ideia é levar esportes e outras atividades para 40 mil pessoas, de todas as idades, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência. São mais de R$ 18 milhões em investimentos, através de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Ministério do Esporte, para atender a 25 territórios de identidade, cerca de 400 pessoas por núcleo, que começam a ser implantados até o próximo mês. “Anunciamos hoje uma parceria para 78 municípios baianos e eu gostaria de convidar a cada prefeito a abraçar esse programa como seu. Porque acreditamos que a prática esportiva e a cultura são para a juventude, mas sem esquecer aqueles que estão na melhor idade. Eu assumi compromissos importantes nesse sentido, como os centros de treinamento de canoagem, que estarão em construção no interior, e ainda este ano esperamos lançar o centro de treinamento de boxe na Cidade Baixa. Estamos estimulando e capacitando para a prática esportiva, como fator importante para levar saúde e afastar a juventude da violência”, afirmou o governador Rui Costa. Entre as modalidades previstas pelo programa estão atividades físicas como alongamento, caminhada, ginástica; esportes como karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação, canoagem, voleibol, handebol, basquete, futebol campo e futsal. Além destes ainda tem espaço para ações culturais e artísticas como música, coral, teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil e brinquedoteca; além de recreação, e jogos de damas e xadrez.

(Foto: Secom)

O lançamento foi feito pelo governador Rui Costa, no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com a presença dos agentes dos núcleos e prefeitos das cidades que receberão unidades do programa. O programa que vai gerar mais de 700 empregos vai levar atividades para as cidades selecionadas nos próximos 20 meses. Segundo a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, havia uma expectativa muito grande para o lançamento do programa que vai ajudar na popularização do esporte na Bahia. “Com o Pelc teremos, na Bahia, 40 mil pessoas sendo atendidas por uma política pública efetiva de esporte e lazer, impactando 25 territórios, gerando também emprego e renda através do esporte. Estamos apostando nos esportes de participação popular, priorizando isso como vetor de desenvolvimento sustentável, abrindo oportunidades para juventude, para infância”, contou a secretária. Lauro de Freitas é um dos municípios contemplados com a ação, e vai receber três núcleos, envolvendo 1.200 jovens e adultos nas ações. Para a prefeita Moema Gramacho, é importante trabalhar o esporte, cultura e lazer como fatores de inclusão social, pois é uma forma de retirar as crianças da possibilidade de serem absorvidas pelo mundo das drogas. “É um programa maravilhoso. O Pelc é amplo, além dos alunos, ele trabalha também com a comunidade. É de fato um programa de inclusão social muito importante, nós queremos agradecer por isso”, afirma a prefeita do município, que explica de que forma as estruturas do município serão utilizadas no projeto. “O centro Pan-americano de Judô faz parte do nosso projeto Cidade Educadora, vamos utilizar toda a estrutura, mas também mapeamos todas as estruturas esportivas e culturais do município próximo das escolas, pra que nós possamos utilizar essas estruturas no turno alternativo da escola. Se não podemos colocar escola em tempo integral, colocamos educação em tempo integral, entendendo a educação como essa transversalidade das diversas políticas públicas”, afirmou. De acordo com o Secretário Nacional do Esporte, Leandro Cruz, esse anúncio é resultado de um esforço conjunto. “Gostaria de agradecer ao estado da Bahia que fez acontecer esse projeto, para colocar um dos principais projetos de assistência social e de iniciação esportiva do Ministério à disposição dos baianos. Este projeto é resultado de esforço conjunto e estou muito feliz em fazer esse anúncio aqui, em Lauro de Freitas, no Centro Pan-americano, um símbolo do incentivo ao esporte para nosso País”. 

Confira a lista dos municípios beneficiados com núcleos do Pelc:

Alagoinhas, Andorinha, Barreiras, Boquira, Brumado, Cachoeira, Caculé, Caetité, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Chorrochó, Coaraci, Correntina, Cruz das Almas, Encruzilhada, Eunápolis, Filadélfia, Gandu, Gentio do Ouro, Gongogi, Guanambi, Heliópolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ichu, Ilhéus, Ipupiara, Iraquara, Irecê, Itabuna, Itagibá, Itajuípe, Itapetinga, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Laje, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Macarani, Macaúbas, Mairi, Morro do Chapéu, Paramirim, Pé de Serra, Planaltino, Poções, Porto Seguro, Presidente Dutra, Riachão do Jacuípe, Riacho De Santana, Rrodelas, Salvador, Santa Cruz de Cabrália, Santa Inês, Santana, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Sebastião do Passé, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Ubaíra, Ubaitaba, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Vitória da Conquista.

CONTINUE LENDO


Congresso das Testemunhas de Jeová reuniu fieis de toda região em Brumado

Foto: Divulgação

Mais de 2 mil Testemunhas de Jeová e apreciadores se encontraram durante o Congresso Regional que foi realizado no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, durante o último final de semana. Várias caravanas de cidades vizinhas da microrregião estiveram presentes nos três dias de evento que começou na última sexta-feira (11). O congresso trouxe consigo um tema motivacional, “Não Desista”, baseado em algumas passagens da Bíblia. O evento contou com uma grande dinâmica onde além das palestras, os congressistas também deram bastante atenção aos vídeos que apresentaram conselhos bíblicos direcionadas para a vida e ministérios cristão, vida familiar e convivência social, além de entoarem belos cânticos de louvor. Atualizados com os avanços da tecnologia moderna, a maioria dos presentes puderam acompanhar os discursos com o uso de tabletes e smartphones, onde utilizaram Bíblias, publicações bíblicas, cancioneiros e o programa do congresso em formato eletrônico. O congresso de Brumado esteve conectado em tempo real com outros congressos espalhados por todo o país e contou com a transmissão simultânea de alguns discursos direto do Salão de Assembleia do Betel do Brasil em São Paulo. Em entrevista a imprensa, Leandro Silva, superintendente do programa do congresso, destacou os temas relacionados a vida familiar, e aos alertas aos pais quanto aos cuidados preventivos diante das ações de pedófilos e contra aqueles que promovem males e enganos contra as crianças e adolescentes, principalmente nas redes sociais na internet. O maioria das palestras desenvolvidas no sábado (12) foram direcionadas a educação das crianças e dos adolescentes, que ao final da tarde ainda apreciaram o lançamento atualizado da publicação, Meu de Livro de Historias Bíblicas que agora passa a se chamar, “Aprendas Com as Histórias da Bíblia”. O Livro retrata 103 histórias da Bíblia, com ilustrações e linguagem que facilita aos pais ensinarem seus filhos. A publicação ainda está em formato eletrônico no site oficial www.jw.org, mas em breve a versão impressa passará a ser distribuída também ao público em geral mediante a principal atividade das Testemunhas de Jeová, a pregação de casa em casa. “Nossa principal motivação de estarmos reunidos é para obter os ensinamentos da Bíblia e aplica-los em benefício da nossa sociedade. Não somos os melhores cidadãos, mas queremos ser cidadãos melhores, como melhores pais, melhores cônjuges, melhores filhos e melhores vizinhos. A Bíblia destaca o papel a ser desempenhado por cada um de nós em nosso meio social, e nós buscamos alcançar esse objetivo, nos tornar cidadãos melhores através da instrução bíblica”. Pontuou o coordenador.

Foto: Divulgação


Vereador José Carlos de Jonas participa de reunião na comunidade de Tamburil

(Foto: Divulgação)

Na noite deste domingo (13.08) o vereador José Carlos de Jonas participou de reunião na comunidade de Tamburil a fim de discutirem as principais necessidades da localidade e as ações a serem efetivadas para conquistar os melhoramentos. Foram solicitadas ao parlamentar a limpeza da lagoa da localidade, a realização de um projeto de lei para que a Associação possa ser reconhecida de utilidade pública municipal, o conserto da estrada que dá acesso ao colégio e a colaboração na organização da cavalgada, que se tornou uma tradição na comunidade José Carlos de Jonas se colocou à disposição para buscar junto aos órgãos competentes as solicitações realizadas pela comunidade, assim como apresentar o projeto na Câmara de Vereadores solicitando que a Associação seja reconhecida de utilidade pública, para que posteriormente a votação e aprovação seja encaminhado ao Executivo Municipal..A reunião foi muito produtiva e ficamos bastante satisfeitos por participar e ouvir as necessidades da comunidade. Temos responsabilidade com nosso mandato e comprometimento em buscar melhorias para as localidades”, destacou Zé Carlos de Jonas.     

 



Dois itabunenses estão foragidos após pirâmides quebrarem, mostrou o Fantástico

(Fotos: Reprodução)

Itabuna apareceu, novamente, na mídia nacional de forma negativa. E, agora, figurou no Fantástico (Rede Globo) como a cidade das “pirâmides financeiras”. O repórter José Raimundo mostrou o esquema da D9 e Tips Club, estourado pela Polícia Civil há cerca de 10 dias ao cumprir mandados de busca e apreensão em imóveis do esquema. O programa também abordou a ascensão financeira e a boa vida dos criadores das pirâmides no sul da Bahia, Danilo Santana (D9 Clube) e Isaac Albuquerque (Tips Clube). Pessoas que botaram dinheiro no esquema de olho nos lucros e os delegados André Aragão e Humberto Matos, que investigam a pirâmide financeira, foram ouvidos. Veja vídeo: 



Angiologista na Clínica Master com Dr. Thiago Marques Coelho

Foto: Divulgação

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos como varizes, feridas crônicas, má circulação, dores crônicas nas pernas, trombose, alterações dos vasos sanguíneos em decorrência da diabetes, dentre outras. A angiologia encarrega-se do diagnóstico e tratamento clínico das doenças vasculares. O tratamento consiste em ações para promoção, prevenção, recuperação da saúde através de alterações dos hábitos de vida, medicamentos e exercícios físicos usualmente. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado angiologista Dr. Thiago Marques Coelho. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Agende já a sua consulta! (77) 3441 5396, (77) 9 9991 5396 e (77) 9 9126 1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Em setembro acontece o `Encontro dos Grupos de Montaria´ de Brumado

Foto: Divulgação

Dia 17 de setembro no espaço Haras Silveira em Brumado, acontece o "Encontro dos Grupos de Montaria". E o primeiro lote de ingressos já estão a venda na selaria Silveira e comissários. Atenção cavaleiros, amazonas, grupos de montarias e comitivas de toda região! Preparem a tropa e avisem os amigos, porque será o maior encontro de apaixonados e amantes de cavalgadas da região. Uma festa pontual, com selo de qualidade, feita especialmente para vocês!  Shows com, Jhony Padilha, O Cigano Cantador, Mateus Araújo - O Fenômeno das Vaquejadas. Comida inclusa; churrasco, sarapatel, feijoada e farofa no percurso. Por tanto, não esqueça, dia 17 de setembro! Marque em sua agenda.



Discurso do ex prefeito Gerson Martins levanta suspeita de compra de voto para a presidência da Câmara de Rio do Antônio

(Foto: Folha Regional)

Circula nas redes sociais gravação do discurso do Ex Prefeito Interino de Rio do Antônio, Gerson Martins, proferido na comunidade Jardim, Distrito de Ibitira, durante a entrega de maquinário agrícola pelo Presidente da Câmara, André Berkovitz. O ex Prefeito faz duras críticas contra a atual Administração através de comentários essencialmente de cunho político partidário, em que pese o encerramento das eleições municipais. Tanto assim, que em determinado trecho, Gerson Martins mostra-se realizado ao ter “conseguido” eleger Presidente da Câmara Municipal, o então vereador, André Berkovitz, após negociações na sala de estar da sua residência, o que leva a crer que os votos dos vereadores foram conquistados mediante promessas financeiras, troca de cargos ou favores, ferindo frontalmente a legitimidade do voto.



Brumado: Baixe o aplicativo da Viação Catarino e facilite o seu transporte

Foto: Divulgação

Com o aplicativo da Viação Catarino você tem modernidade tecnológica de alta funcionalidade que facilita a sua vida no transporte coletivo da cidade. O aplicativo pode ser baixado de forma gratuito, o qual organiza a rota do transporte coletivo, podendo assim, você fazer o seu planejamento diário com muito mais eficácia, ganhando tempo e chegando no ponto poucos instantes antes da chegada do ônibus, além do que o aplicativo permite o compartilhamento das informações. Para baixar, basta acessar o site, www.rotsat.com.br e clicar no link do aplicativo, que está disponível apenas para os dispositivos Android. Em seguida, o cliente deverá ligar para a empresa Rotsat no telefone (77) 3453-1734 e solicitar a liberação do seu aplicativo. Digite login "Catarino" e a senha "Popular". Depois, o cliente poderá localizar em tempo real onde estão todos ônibus da empresa no perímetro urbano e planejar sua rota. Selecione a rota que você deseja fazer, e localize-se com o coletivo que você escolheu como rota e acompanhar no mapa, onde o ônibus está e qual o tempo de chegada. A Viação Catarino dispõe de cinco rotas em Brumado, que são elas, Bairro Baraúnas, Bairro São Félix, Urbis I, Vila Presidente Vargas (Rota 1) e Vila Presidente Vargas (Rota 2).



O governo quer mudar a atenção básica à saúde. Quais os efeitos?

Uma unidade básica de saúde. O governo vai reformular a Política Nacional de Atenção Básica – e pode tirar incentivos do programa Saúde da Família (Foto: Rogério Cassimiro/ ÉPOCA)

Em 2010, a prestigiosa revista científica britânica BMJ dedicou um de seus editoriais ao sistema de saúde brasileiro. O tom era elogioso. Ainda que reconhecesse problemas, a revista destacava a capacidade brasileira de, desde a criação do SUS, em 1988, universalizar o acesso à saúde e, com isso, melhorar indicadores importantes: como a mortalidade infantil (que caiu) e as taxas de vacinação (que cresceram). Chegava mesmo a uma conclusão ousada: "Os gestores britânicos têm o hábito de buscar nos EUA exemplos inovadores de cuidados em saúde", dizia a revista. "Talvez eles devessem olhar para o Brasil." Para a BMJ, o Brasil "acerta em muitos pontos". Um desses acertos, dizia a revista, tinha sido a criação da Estratégia Saúde da Família (ESF). O programa Saúde da Família, criado em 1994, foi alçado em 1998 a principal estratégia do governo brasileiro para ampliar e consolidar a atenção básica no país. A atenção básica é aquela que se encarrega da complexa missão de acompanhar a pessoa durante a saúde, de modo a evitar que doenças surjam ou se agravem. Funciona como a porta de entrada do sistema de saúde. A ideia do Saúde da Família era facilitar o acesso a esses cuidados. O programa divide a população do município em grupos, chamados territórios. E cada território passa a contar com uma equipe de profissionais formada por médico de família, enfermeiros e agentes de saúde - agentes que fazem visitas domiciliares para orientar a população sobre consultas, uso de remédios, prevenção de doenças, entre uma infinidade de outras questões. Idealmente, esse pessoal deve conhecer as condições de vida daquela população, para pensar maneiras de melhorar os cuidados que essas pessoas recebem. Maneiras de garantir que sejam mais saudáveis.Ouça abaixo a opinião do ministro da Saúde Ricardo Barros: 

A proposta do governo preocupa mais pelo que deixa de dizer do que por aquilo que expressa em suas pouco mais de 40 páginas. “Em muitos trechos, ela é enfática ao dizer que o Saúde da Família continua sendo a estratégia prioritária”, diz Thiago Trindade, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC). “Mas não explica como vai manter essa prioridade, agora que vai reconhecer outros modelos.” As mudanças, e a falta de definição do texto, preocuparam entidades de saúde. Em uma nota, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) criticou a proposta: “Embora a minuta da PNAB afirme ser a Saúde da Família estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica, o texto na prática rompe com sua centralidade na organização do SUS, instituindo financiamento específico para quaisquer outros modelos na atenção básica (para além daquelas populações específicas já definidas na atual PNAB como ribeirinhas, população de rua) que não contemplam a composição de equipes multiprofissionais com a presença de agentes comunitários de saúde”.


>>O brasileiro gasta muito com saúde?

Em uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (10) o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que, ao estimular outros modelos de atenção básica, o governo quer passar a financiar "o mundo real": "Essa flexibilização na PNAB permite financiar formas de atendimento que já existem em diversos municípios brasileiros", disse o ministro. "São equipes e serviços que não estão no padrão estabelecido pelo Saúde da Família. Vamos passar a financiar o mundo real". A proposta da nova política foi discutida em uma reunião do Conselho Nacional de Saúde na quarta-feira (9). Dali, segue para ser debatida na Comissão Intergestores Tripartite, um grupo que reúne representantes de gestores da saúde das esferas federal, estadual e municipal. Além dos possíveis desdobramentos para o Saúde da Família, outras duas mudanças chamam a atenção no novo texto da PNAB. Uma diz respeito ao trabalho dos agentes de saúde e dos agentes de controle de endemias. Outra estabelece uma carteira de serviços essenciais que deverão ser oferecidos pela atenção básica em todo o país. 

O que vai acontecer com o Saúde da Família

Para entender as possíveis mudanças, é importante entender como a atenção básica é financiada no Brasil. O financiamento do sistema de saúde é responsabilidade de todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. Para sustentar a atenção básica, o governo federal transfere aos municípios um valor fixo preestabelecido, determinado pelo tamanho da população: "É um valor baixo, R$ 24 por habitante por ano", diz Lígia. É esse o Piso da Atenção Básica (PAB) fixo. Os municípios ainda podem receber repasses adicionais, desde que implantem equipes de Saúde da Família: é o PAB variável, cujo valor mais baixo gira em torno de R$ 7 mil a cada equipe de Saúde da Família existente do município. Esses recursos adicionais funcionam como um mecanismo de indução: por meio dele, o governo tenta estimular as prefeituras a aderir a um programa que, comprovadamente, traz resultados.

CONTINUE LENDO


Intermunicipal: Fora de casa, Brumado empata com a seleção de Guanambi

Foto: Luciano Santos l 97News

A seleção de Brumado empatou em 0 a 0 com a de Guanambi na tarde deste domingo (13), em jogo realizado no Estádio 2 de Julho, em Guanambi, pela segunda rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol. No outro jogo do grupo 15, Brumado perdeu para Vitória da Conquista, dentro de casa, pelo placar de 3×1. Com o empate fora de casa diante de um baixo público, o jogo da seleção brumadense não agradou os torcedores de Brumado que compareceram ao 2 de Julho. Para alguns, por ter sido o segundo jogo sem o grupo ter tido tempo de treinar para ajustar as coisas, o resultado não foi considerado tão ruim. No próximo domingo (20), Brumado enfrenta a seleção de Palmas de Monte Alto, novamente no Estádio 2 de Julho em Guanambi, devido as péssimas condições do estádio da cidade de Palmas de Monte Alto. Já o selecionado de Guanambi vai até Vitória da Conquista para o confronto com Conquista. 

 

Foto: Luciano Santos l 97News


Centro Médico São Gabriel: Referência na área de Saúde em Brumado e região

(Divulgação)

O Complexo de Saúde do Centro São Gabriel é um dos mais modernos da região sudoeste e é composto por médicos especialistas nas mais diversas áreas, se constituindo num centro de referência integrado que oferece o melhor para os seus clientes. 

Com um mix de serviços médico-hospitalares muito diversificado e um espaço amplo, moderno e muito agradável o Centro Médico São Gabriel traz um novo conceito na área de saúde, onde os mais variados procedimentos são realizados por profissionais altamente gabaritados. 

Localizado na Praça dos Meira, bem no centro de Brumado, em frente ao LAB Laboratório, o Centro Médico São Gabriel é o local onde a sua saúde tem a prioridade. 


Com especialistas nas áreas de: Angiologia, Cardiologia, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia, Nutrição, Otorrinolarinlogia, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Reumatologia e Urologia; o Centro Médico São Gabriel está totalmente estruturado para atender a população de Brumado e região. 

Então, quando você precisar de serviços na área de saúde, não pense duas vezes, vá ao Centro Médico São Gabriel, que oferece serviços diferenciados com especialistas renomados, promovendo o que há de mais moderno em atendimento médico-hospitalar. 



Voluntários fazem limpeza na BA-148 que liga os municípios de Livramento a Rio de Contas

Foto: Divulgação

A BA-148 contou neste domingo (13) com uma ação de limpeza, trabalho que foi realizado entre às 7h e 12h, com a limpeza das duas margens da rodovia. Foram cerca de 20 participantes entre eles crianças e adultos. Durante a ação foram encontradas garrafas pet, latas de bebidas, chinelos, roupas, embalagens plásticas de alimentos, bitucas de cigarro e embalagens de papel. Os sacos de lixo e luvas de proteção foram adquiridos pelos próprios voluntários, e a ação serviu como conscientização para que todos que usam a rodovia mantenham o local sempre limpo. O grupo abordou vários motoristas e relataram o problema de lixo na estrada e pontos turísticos na Serra das Almas, como a, Cachoeira Véu de Noiva, Nega do Zofir e outros locais, bem como dando dicas onde depositar corretamente materiais inservíveis. O grupo diz que as ações não vão parar por aí. Todo o material recolhido na BA-148 foram encaminhados para reciclagem. 

Os sacos de lixo e luvas de proteção foram adquiridos pelos voluntários.

Segundo os voluntários, eles estão assumindo a responsabilidade com o meio ambiente e, os efeitos são sentidos não só na comunidade em que eles ocorrem, mas do outro lado do planeta. Segundo um dos participantes do mutirão, o grupo de pessoas se mobilizaram após perceber o descaso em que se encontra a estrada e os pontos turísticos da cidade. O grupo reuniu voluntários que se dispuseram a ajudar na limpeza. “Foram retirados latas, garrafas e todo o lixo que estava nas margens. Fizemos essa primeira ação e depois vamos intensificar o apoio e os cuidados com a estrada verde, conscientizando os motoristas sobre isso”, disse o voluntário. Atirar objetos de dentro do carro é infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Agora transitar com veículo derramando, lançando ou arrastando objetos é infração gravíssima, com multa de R$ 191 e sete pontos.



Terceiro dia da Fligê transforma Mucugê num grande caldeirão cultural e literário

Sábado (12), foi o dia mais badalado da Feira Literária de Mucugê. Muitos visitantes chegaram à cidade para apreciar as 20 atividades que aconteceram no Centro Cultural, Calçadão Literário, Colégio Horário de Matos, Cemitério Bizantino, no Espaço Academia da Leitura, na Casa da Filarmônica e ultrapassou os limites da cidade chegando até Andaraí, na Vila de Igatu com a primeira edição da FLIGÊeTU. O dia começou com o fechamento das atividades desenvolvidas pelos inscritos nas cinco oficinas realizadas no Colégio Estadual Horácio de Matos: Escrita Criativa, Contação de Histórias, Animação, Musicalidade e Brinquedos Lúdicos, ministrados por oficineiros convidados pelo evento. Ana Amélia Medrado participou o ano passado como espectadora e este ano voltou ministrando a oficina de Contação de Histórias. “Fiz uma promessa que este ano eu viria todos os dias e estou aqui, como oficineira, que foi um prêmio para mim, um sonho”, comentou a professora.

“Pensar no público infantil é muito importante porque o adulto já está formado e quando você trabalha a criança tem uma importância dupla, pois está formando leitores e conquistando coraçõezinhos pequenos para que tenham um olhar diferenciado da própria realidade”, disse o escritor Antônio Moreno, que bateu um papo com as crianças sobre o seu livro “Tomate, Pimentão e Cia”, na Fligezinha.

No período vespertino, as contações ficaram por conta de Palmira Heine e Danielle Andrade. “Quando você tem a oportunidade de trazer escritores, as crianças tem acesso a eles e suas histórias, então, a literatura fica mais próxima da criança e ela passa a ver que aquilo não é coisa de outro mundo e quem sabe um dia ela também possa publicar um livro”, contou Heine.

Os Sertões de Euclides da Cunha foram cantados em verso e prosa pela escritora Clara Carolina Santos e pelo músico Tom Lemos durante a Conversa Cantada no Centro Cultural de Mucugê, evento que marcou o início do terceiro dia da Fligê.

O colorido dos desenhos de Chico Liberato fez parte da paisagem da cidade de Mucugê na sessão da Fligecine, com a exibição dos filmes "Boi Aruá" (1984) e "Amarilis" (2016). Chico Liberato, diretor dos filmes, e Alba Liberato, que também fez parte da produção, estavam na sessão. "Esse trabalho já tem algumas décadas e hoje fiquei encantado pelo público, me senti realizado", declarou Chico, ao ver a recepção das pessoas após a exibição do primeiro filme.

“Fizemos um desafio e a comunidade escolar de Mucugê aceitou. Numa tentativa de provocar os alunos envolvidos no projeto intitulado “Fotopoemas: escrituras de luz foi um sucesso”, lançamos mãos de duas linguagens que se complementam, a fotografia (o olhar) e a poesia (o sentir), explica Lana Sheila, coordenadora acadêmica da Fligê e do projeto, junto com o professor doutor em fotografia, Rogério Luiz Oliveira, responsável pela coordenação de conteúdo que culminou na produção do livro-álbum homônimo.

“Estava muito nervosa para saber se minha poesia tinha sido selecionada e quando li aqui no livro fiquei muito feliz”, declarou a estudante Maria Eduarda Costa, do Colégio Eurico Belo.

O Calçadão Literário da Fligê também foi palco de grandes acontecimentos. Foi lá onde a Assembleia Legislativa da Bahia – Alba apresentou o seu catálogo público de edições, que dentre elas conta com a biografia de Horácio de Matos, fundador do município e representante histórico da Chapada Diamantina.

“Homenagear Horácio de Matos nas figuras dos seus filhos Horácio Junior e Tácio de Matos é celebrar a história viva da Chapada Diamantina. E a Fligê cumpre hoje esse papel fundamental para que a história regional seja também motivo de orgulho para as novas gerações”, disse o deputado estadual. Emocionado, Horácio de Matos Júnior disse que sente muita alegria e participar desta homenagem a seu pai: “Me sinto muito honrado, muito satisfeito com todos vocês que têm nos ajudado a viver esse momento”.

A segunda edição da Feira Literária de Mucugê - Fligê já se consagrou como um evento para além dos limites do município, chegando a Andaraí, na Vila de Igatu, com a primeira edição da FLIGÊeTU. A Feira Literária de Igatu aconteceu com eventos realizados na praça do município e no Museu Galeria Arte & Memória. No início da tarde foi lançado o projeto Pipoca Moderna, com objetivo de incentivar a leitura e fomentar o livro utilizando um carrinho de pipoca para distribuir livros aos que passavam pela praça. Esse é um desdobramento do PIL – Projeto Institucional de Leitura da secretaria de educação de Andaraí.

No final da tarde aconteceu uma Conversa Literária na Galeria, com a participação de Emiliano José, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do governo do estado. Além de falar sobre o tema Leitura e Resistência, Emiliano também comentou seu novo livro: A última clandestina em Paris, quinto volume da série Galeria F, sobre os porões da Ditadura de 1964.

Marcos Zacaríades, artista visual responsável pelo museu reiterou a importância da Fligê para toda a Chapada Diamantina. “A feira traz a literatura à Chapada, mostrando, principalmente aos jovens e crianças, a importância da leitura”. Também estiveram presentes na Conversa Literária, a coordenadora da Escola Municipal Eurico Costa, Kátia Regina, a diretora Nívea Maria, e o secretário de cultura de Andaraí, Emílio Tapioca. O músico conquistense João Luiz proporcionou o fundo musical que emoldurou todo esse momento especial.

Voltando para Mucugê, quem deixou seu encanto e emoção foi a atriz Ingra Lyberato, no lançamento do seu livro “O Medo do Sucesso”, uma autobiografia que relata a sua vida nos palcos, cinema e televisão, “escancarando demais, como tinha de ser”, diz ela. Sempre bem-humorada e disposta a compartilhar os seus mais íntimos sentimentos, assim como faz no livro, ela abraçou, cumprimentou e deu autógrafos a todos que foram recebe-la, sem estrelismos, com a simplicidade daquela que conhece o sucesso e sabe as barreiras que a fama podem impor no relacionamento com o outro. Mas, com Ingra, não há barreiras.

Os 120 anos de Canudos e o conselheirismo foram tema da tarde, na sessão especial com a participação dos professores Luiz Paulo Neiva, Sérgio Guerra e Iraci Rocha, do núcleo Canudos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Para o professor Luiz Paulo Neiva, "é difícil preservar a memória e a história de movimentos como esse. Certamente, sem Euclides nós não estaríamos aqui hoje discutindo esse assunto, por mais que existam críticas e considerações a fazer". Por isso, o escritor é o homenageado desta edição da Fligê.

"É uma justa homenagem. A obra de Euclides é uma obra de peso, é o primeiro romance da nossa literatura com o representativo da brasilidade", afirmou a professora de literatura Iraci Rocha. "É uma poesia". Refletindo sobre o conflito que aconteceu na velha cidade de Canudos, o professor Sergio Guerra questionou a história das pessoas, a individualidade de cada homem, mulher e criança que foram "sequestrados" pelas forças militares. "A história social é a historia das 'gentes', não de mitos e não de heróis".

 

 

A atividade D’Falas e D’Versos reuniu sete autores que falaram um pouco de suas publicações mais recentes para o público da Feira Literária de Mucugê. Luís Altério abriu as explanações contando sobre “Mural Sujo”, Roberto Faria questionou de maneira inusitada sobre sua presença na Fligê: “Antes de começar minha participação, eu me perguntei o que estaria fazendo no meio de escritores que escrevem com a palavra” para falar do livro de fotografias “Bahia dos deuses e das crenças”, que retrata as principais festas religiosas do nosso estado. Adroaldo Almeida explanou sobre a questão da edição por demanda, que é o jeito como seu livro “Labirinto dos Bárbaros” pode ser adquirido através do site Amazon.com.

Cristian Santos revelou que sua obra “Devotos e Devassos” é fruto de uma paixão escrita em quatro anos, período da produção do seu texto de doutorado. “Furúnculos” é um livro de contos que fala sobre verdades contidas e desejos reprimidos revelou Amós Heber. Fotografias de todas as 84 espécies do pássaro existentes no Brasil, sendo que 22 delas presentes na cidade de Mucugê fooi revelado por Thalison da Silva Ribeiro é co-autor de “Beija-Flores do Brasil”.

Quantos sertões estão dentro do sertão? Aliás, o que é o sertão? Seria apenas o contrário ao que é o litoral? Ou aquilo que não está no centro? Para ajudar a responder estas questões, os professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rita de Cássia Pereira e Luiz Otávio de Magalhães fizeram uma exposição denominada "O sertão de Euclides e o elomariano", na noite de sábado da Fligê.

"Euclides era um militante, escrevia sobre as questões do seu tempo e se afirmava positivista e republicano", comentou o professor Luiz Otávio, revelando o discurso racista e europeu do jornalista. A perspectiva de pensar o futuro de Euclides é muito diferente da obra elomariana, que dialoga com o passado. "Elomar tem sua obra permeada pelo passadismo, com apego às tradições, as quais ele ressignifica e as reinventa, mas ele seleciona, escolhe e também recusa", comentou a professora Rita de Cássia.

E foi o menestrel quem encerrou a noite do terceiro dia da Fligê. Com as botas desamarradas, vestido de preto e com um chapéu de massa - "não encontrei o de couro", Elomar subiu ao palco e não abriu mão de uma prosa antes de iniciar sua apresentação. "Eu li Os Sertões em quadras pretéritas, ali pelos meus 32 anos. Me encantei por sua grandeza estilística, um linguagem dura e vernácula, bela, sobretudo quando trata da terra", falou, a respeito da obra de Euclides da Cunha, o artista homenageado pela Feira.

Entre as canções que seguiram, tiveram Lamentos de Vaqueiro, Gabriela, Riachão do Gado Brabo, Sei que vou voltá e a famosa Cantiga de Amigo. Ao longo da apresentação, Gabriela Mello (violoncelo) e Indira Monteiro (clarinete) se ajuntaram. "Gosto muito de Elomar, estava na expectativa pelo concerto, que foi belíssimo. Me senti privilegiada por ter esta oportunidade", comemorou a jovem Vitória Cazumbá, de Feira da Santana, que o assistiu pela primeira vez.

CONTINUE LENDO