ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Polícia Civil prende um dos acusados de invadir hospital e matar paciente

Oeste da Bahia pode sofrer aumento de até 5ºC na temperatura nesta semana

Clínica Santa Clara: Segurança e saúde no trabalho são essenciais para todos

BNDES libera R$ 45,4 milhões para Instituto Butantan desenvolver vacina tetravalente contra gripe

Motociclista é arremessado após colisão com caminhonete em Guanambi

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo morre aos 85 anos

Brumado: Homens armados entram em hospital e matam paciente que já havia sido baleado

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil


Bahia: Criminoso rouba veículo, bate em muro de casa e morre linchado pela população

(Fotos: Reprodução)

O combate à criminalidade esbarra, na maioria das vezes, na falta de educação e desigualdades sociais. Há ainda as deficiências do poder publico e pontos questionáveis do Código Penal Brasileiro. Tudo isso tem gerado uma sensação imensa de impunidade e as consequência podem ser sérias e muitas vezes, a população faz justiça com as próprias mãos. Um caso recente aconteceu na noite deste domingo (17). Um homem que não teve a identidade revelada acabou sendo morto pela população, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS). O caso foi aconteceu por volta das 20h30, na Rua Direta do Bairro de Mapele. O acusado teria roubado um carro e na fuga entrou no local errado e sem saída.O veículo acabou colidindo contra um cercado. Depois de contido, ele foi pego pela população que, revoltada, decidiu fazer justiça com as próprias mãos. Moradores da comunidade, ao saber que o suspeito estava praticando roubo, começaram a espancá-lo com chutes, socos e pedradas até a morte. Agentes lotados na 22ª Companhia Independente da Polícia Militar foram acionados, mas não chegaram a tempo de encerrar as agressões e o suspeito veio a óbito. 



Arena Safadão: União inédita de empresários promoverá o maior show da história de Brumado e região

O cantor Wesley Safadão é o maior sucesso do momento da música brasileira e Brumado receberá o artista e sua banda no dia 27 de outubro num evento que foi batizado de "Arena Safadão", mas, buscando dar ainda mais grandiosidade ao espetáculo que irá ocorrer no Parque de Exposições Gilson Brito, os promoters Edmilson Alves de Matos da EdyShow e Allan Kardec Bonfim Bacelar da Allanbick Produções, que são os detentores dos direitos do show, os quais já tinham se unido ao empresário brumadense Lázaro Brito, estiveram em Brumado nesta semana na busca de contemplar os milhares de fãs com o maior show da história de Brumado e região e, com este objetivo, se reuniram com os promoters Gilson Porto da Só Legal Produções, Beto Bonelly da BB Produções e Ney Trindade da Ney Eventos e Empreendimentos para celebrar uma união de forças inédita. A grande qualidade e o conceito altamente positivos desses 3 promoters que têm um histórico fantástico na realização de grandes eventos, foi o fator preponderante para que o convite fosse feito, pois a visão era agregar valor e competência à Arena Safadão, para que o show tenha uma alta qualidade, com uma estrutura nunca vista na região. Após os detalhes terem sido acertados, a união foi celebrada, tendo sido ampliada a grade da programação que agora também terá outro grande sucesso do momento, o cantor Gabriel Diniz. Então prepare as emoções, pois, de forma inédita, 6 empresários se unirão num evento fantástico e quem irá ganhar são os milhares de fãs de Safadão com um espetác



Atletas brumadenses brilham na 3ª Corrida de Rua de Bom Jesus da Lapa

O grupo de atletas de Brumado fazendo bonito mais uma vez em uma competição importante (Foto: 97NEWS)

Não é só de grandes talentos do Futebol que Brumado é conhecida na área esportiva, pois existem outros grandes valores nas mais diversas modalidades esportivas. Entre elas está o Atletismo, em especial as corridas de rua, tendo representantes de peso nessa categoria, os quais vêm conquistando ótimos resultados em várias competições importantes do calendário esportivo baiano. Neste domingo (17), um grupo de atletas brumadenses, composto por Genaldo, Everton, Marcão, Taiane, Macarius, Aline e José Carlos, tendo como destaque o maratonista Serginho Pinheiro, que é uma lenda viva do esporte da terra do minério, participou e brilhou em Bom Jesus da Lapa na IIIª Edição da Corrida de Rua da Academia Boa Forma. Mais de 150 atletas de toda a Bahia disputaram o evento e Brumado fez bonito mais uma vez já que Genaldo obteve a primeira colocação na Categoria de 20 a 29 anos. Mostrando que ainda está em ótima forma, Serginho Maratonista ficou em 2º lugar na Categoria de 40 a 49 anos e Taiane conquistou a 3ª colocação no geral feminino.

 



Em Condeúba, Waldenor e Zé Raimundo apresentam ações dos mandatos para a região

Fotos: Vinícius Brito

Representantes políticos de dez municípios da microrregião do Médio Sudoeste fizeram-se presentes em Condeúba para a 3ª Plenária Regional dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), evento que tem como objetivo prestar contas das atuações dos parlamentares nos municípios e apresentar a estrutura dos mandatos que estão à disposição das lideranças políticas. Sob a coordenação regional de Elane Ferraz e assessoria de Ulenice Ribeiro, a microrregião do Médio Sudoeste agora contará com uma nova abordagem dos parlamentares para melhor atendimento das demandas dos municípios, que já têm sido atendidos com emendas e ações articuladas por Waldenor e Zé Raimundo em diferentes áreas como agricultura familiar, educação, saúde, infraestrutura e abastecimento de água. 

 

Fotos: Vinícius Brito

Na Plenária de Condeúba, os deputados contaram com a participação de diversas personalidades políticas como os prefeitos Delci Luz (Cordeiros), Rita de Cássia (Mortugaba), Alex Silva (Jânio Quadros) e Edcarlos Oliveira (Maetinga), além de vices-prefeitos, vereadores, presidentes de associações e outras lideranças.

Fotos: Vinícius Brito


Brumado: Foi um sucesso o maior `Encontro de Grupos de Montaria da Região´

Foto: Luciano Santos l 97News

Com o objetivo de resgatar a cultura e tradição das cavalgadas na região, o promoter e apresentador, Iago Santana, promoveu neste domingo (17) o primeiro "Encontro de Grupos de Montaria" de Brumado, que teve seu inicio em frente ao antigo espaço de eventos Olímpia, na Av. Lindolfo Azevedo Brito, percorrendo as principais ruas de Brumado, com destino final, no Haras Silveira, na Comunidade de Campo Seco, zona rural do município. O encontro foi um grande sucesso e superou a expectativa, ficando registrada como o maior Encontro de Grupos de Montaria de todos os tempos em Brumado, com uma organização sensacional os cavaleiros e amazonas chegaram ao haras onde degustaram uma deliciosa refeição enquanto ouviam as bandas, Matheus Araújo, Jhony Padilha e O Cigano Cantador. Em sua página nas redes sociais o promoter escreveu. "Queremos agradecer a todos que marcaram presença no nosso evento. Graças a vocês, foi o maior encontro de Grupos de Montaria e Cavaleiros de todos os tempos. Foi algo inexplicável, um evento que ficará marcado na memória de todos nós, marcado nos nossos corações. Foi um trabalho intenso, mas feito com muito amor e carinho, mostrando o sucesso, a organização e detalhes impecáveis. Nosso Encontro foi lindo, até o próximo." O evento também teve o apoio de Bárbara Lobo. Clique e veja o album.



Administração Municipal lamenta a morte da servidora Maria Silva dos Santos

(Foto: Reprodução)

Na madrugada desta segunda-feira (18), faleceu a servidora Maria Silva dos Santos, mais conhecida como Lia Silva. Ela era funcionária do Estado da Bahia, mas havia sido cedida para o Município, onde atuava há 32 anos. Lia trabalhava no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto como Auxiliar de Enfermagem. Na unidade, desempenhava um serviço exemplar e era querida por todos. A Administração Municipal, em nome do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, lamenta profundamente a morte da servidora e presta os seus sentimentos aos familiares e amigos. 



Luto em Brumado: Morre a enfermeira Maria Silva dos Santos

Foto: Arquivo da família

É com profundo pesar que o 97NEWS informa o falecimento precoce de Maria Silva dos Santos (Lia Silva). Muito querida em Brumado, Maria faleceu na madrugada desta segunda-feira (18) em Vitória da Conquista após complicações no seu quadro de saúde. Servidora Pública e dedicada, Lia trabalhou 32 anos na área da saúde. No Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, atuava como Auxiliar de Enfermagem. O corpo foi transladado para a capital do minério e está sendo velado na Igreja São Cristóvão, o sepultamente acontecerá na terça-feira (19) a partir das 09h da manhã. A morte de Lia deixa amigos e familiares enlutados. Nesse momento de profundo pesar, o 97NEWS se solidariza com a família.



Alunos do Curso de História da UNEAD/UNEB realizam visita ao Quilombo Barra do Brumado em Rio de Contas

(Foto: Iacy Santos)

Os alunos do 5° Semestre de História da UNEB/UAB Polo de Brumado estiveram visitando neste domingo (17) o Quilombo Barra do Brumado no município de Rio de Contas. Segundo eles, a visita foi muito produtiva e serviu para o conhecimento histórico/educacional que irá enriquecer sobremaneira a continuidade do curso. Estiveram presentes à visita, o tutor presencial Gustavo Aguiar Araújo; a professora de História Maria da Conceição Amorim e Pedro, um morador de Brumado que e é remanescente quilombola."Este momento ficará marcado para sempre em nossas vidas e no crescimento da nossa caminhada de futuros historiadores" acrescestaram Iacy Santos e José Avelino responsáveis pela visita que aproveitam para agradecer a Secretária de Educação do Município, Acácia Gondim, pelo apoio. 

O remanescente Quilombola, Pedro, que atualmente mora em Brumado também participou da visita (Fotos: Iacy Santos)


BA-026: Caminhão tomba no trecho entre Contendas do Sincorá e Maracás deixando duas vítimas fatais; carga foi saqueada

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um caminhão tombou no trecho da BA-026, entre Contendas do Sincorá e Maracás. Segundo testemunhas, o motorista e um passageiro identificados apenas como Gustavo e Zé Barreto ficaram presos às ferragens, não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito ainda no local. O caminhão estava carregado com carne de "Charque". A carga foi saqueada por populares. O acidente aconteceu por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (18). A Polícia Técnica de Brumado, já se dirigiu ao local para realizar a perícia e remover os corpos ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A causa do acidente será investigada pela polícia. 

Foto: Whatsapp l 97NEWS


Prefeitura e FADESB entram em acordo e obras de urbanização no Bairro Santa Tereza irão continuar normalmente

Quem passou pelo local nessa manhã estranhou a cerca rompida e a máquina trabalhando (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A polêmica inicial envolvendo a FADESB - Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado e a administração "Educar para Libertar", agora, foi equalizada, já que a supremacia do bem coletivo foi o fator primordial para a celebração de um acordo entre as partes. Com isso as obras de urbanização e canalização do Riacho do Sapé, no Bairro Santa Tereza, poderão ter a sua continuidade normal. Segundo informações colhidas junto ao secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, foi realizada uma reunião na última sexta-feira (15) com a diretoria da FADESB, que confirmou que a obra é importante e beneficiará a todos e, que, a resistência inicial que aconteceu foi porque não tinha sido feita uma comunicação prévia. 

As obras irão promover modernidade e resolver um dos problemas mais antigos da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Ainda segundo Cardoso as obras da abertura de uma via se iniciaram novamente na manhã desta segunda-feira (18), só que foram paralisadas novamente, porque será necessário uma autorização judicial, já que o estatudo da entidade exige. "Já estamos providenciando a autorização e vamos retomar as obras o mais rápido possível", declarou o secretário. As obras foram aprovadas pelos moradores do bairro, já que irão dar um aspecto muito melhor à região, valorizando a mobilidade urbana e promovendo o desenvolvimento. 

Assim que for dada a autorização judicial as obras serão imediatamente retomadas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Prefeito autoriza início das obras de canalização no Riacho Bate Pé

(Foto: Divulgação)

Através da Ordem de Serviço nº 022/2017, assinada na tarde da última sexta-feira (15), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos autorizou o início das obras referentes à construção de um canal aberto no Riacho do Bate Pé, no Bairro São José, em Brumado. As obras estão sendo executadas pela empresa Coliseu Construtora e Empreendimentos Eireli - Me. O Secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que o projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água, promovendo, assim, maior aproveitamento do terreno, bem como proporcionando a urbanização de toda a área. O secretário afirmou ainda que a obra irá melhorar a qualidade de vida dos moradores dos Bairros São José, Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos, que sofrem com transtornos causados pelo riacho em períodos chuvosos. 



Brumado: Coletores de recicláveis são instalados em locais estratégicos

Fotos: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), instalou caixas coletoras de materiais recicláveis para estimular a separação do lixo entre os moradores e efetivar a coleta seletiva no Município. Desde o mês de agosto deste ano a população brumadense pôde conferir, nas ruas da cidade, que foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para  a população depositar materiais recicláveis. Os coletores são grandes caixas verdes com capacidade para 1000 litros cada. Todos os recipientes são pintados com informações dos tipos de materiais que podem ser dispensados no local. “No total foram instalados 5 PEV's em pontos estratégicos. Foram escolhidas áreas  com grande fluxo e de fácil acesso ao público”, explicou Charles Granger, Secretario de Meio Ambiente. Todo o material reciclável depositado nos PEV´s será recolhido pela Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (Catamarb) e encaminhado para a Central de Triagem da Cooperativa. Lá os associados irão separar e revender os produtos, gerando renda à eles. A frequência da coleta vai variar de acordo com o local de instalação do coletor, sua demanda e adesão dos moradores, mas segundo o Secretario de Meio Ambiente ela pode ser solicitada pelos próprios moradores em locais onde o coletor já estiver cheio. Para isso basta entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura (3441-8734). Esses primeiros equipamentos, que já estão a disposição da população, devem incentivar a separação do material para reciclagem e a entrega voluntária. “Essas caixas não são depósito de lixo, e sim de materiais recicláveis. Pedimos que não joguem material orgânico, pois poderão atrapalhar a coleta pela cooperativa”, alertou o secretário.



'Quadrilha do Capuz' aterroriza Umburanas

Os bandidos invadiram o bar, mas a população se uniu e tentou uma ação arriscada, mas os elementos conseguiram fugir (Foto: 97NEWS)

A violência na zona rural é cada vez maior, o que vem deixando os moradores muito assustados, pois os casos de assaltos vêm aumentando de forma considerável. O déficit do contingente policial acaba sendo um fator que facilita ainda mais a ação dos marginais, que, ao melhor estilo "terra sem lei" apavoram as comunidades. Em Brumado, um dos locais que mais vem sofrendo com a ação de bandidos é o Povoado de Umburanas, o qual vem tendo registros constantes de assaltos, principalmente de motocicletas. Segundo informações colhidas pel0 97NEWS, na última semana, aconteceram, no mínimo 4 dessas ocorrências, nas quais os bandidos se mostraram muito violentos e dispostos a tudo. Na noite do último sábado (16), dois indivíduos encapuzados, que provavelmente fazem parte da "Quadrilha do Capuz", a qual vem agindo naquela região, invadiram o Bar de Zequinha dando voz de assalto. Eles estavam armados de uma faca e o proprietário revidou e acabou sendo atingido, mas sem gravidade. A população revoltada se juntou e foi rapidamente ao referido estabelecimento para tentar pegar os bandidos, mas eles conseguiram fugir. Uma viatura da Polícia Militar foi ao local, fez buscas na região, mas os assaltantes não foram encontrados. Os moradores apelam para que a Polícia Militar esteja mais presente no povoado para prender os elementos ou, no mínimo, inibir futuras ações desta quadrilha que vem aterrorizando Umburanas e região.

 



Poções: Vaca dá luz à três bezerros; caso raro ocorre a cada 100 mil gestações

Foto: Reprodução l TV Globo

A uma situação rara, que ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos, aconteceu na cidade de Poções, sudoeste do estado. Uma vaca deu luz à três bezerros, e segundo os veterinários, o caso é raro e aconteceu na Fazenda Boa Sorte, que possui 13 vacas no rebanho. A vaca chamada "Jabuti" foi a responsável pela gestação. Aos 66 anos, Ademário Pires, que há mais de 30 trabalha como vaqueiro, nunca viu uma situação semelhante. “A primeira vez eu vim ver foi essa semana agora que passou”. Essa é a segunda vez que a vaca Jabuti dá à luz. Na primeira gravidez, tudo ocorreu dentro da normalidade, com o nascimento de um bezerro. O veterinário Diego Alves explica o motivo pela qual a última gestação da vaca chama tanta a atenção. “A cada 10 mil, você tem o parto gemelário de gêmeos e cada 100 mil você tem parto de trigêmeos ou quadrigêmeos, até porque 95% [dos nascimentos] em monta natural é só um bezerro por vaca”. Durante a gestação, ninguém percebeu que a vaca esperava três animais. Os bezerros nasceram grandes, com cerca de 25 quilos cada. “Nasceram bem grandes, bem fortes. Todos saudáveis e em ótimo estado clínico”, diz o veterinário. O dono da vaca, Mario Sérgio de Araújo, ficou com medo da rejeição de algum dos filhotes pela mãe. “E agora? Será que ela vai pegar os três bezerros? Para minha surpresa, ela pegou os três bezerros”. Jabuti é da raça Girolanda, que é muito conhecida pela produção de leite. Só essa vaca, produz 12 litros de leite por dia.



General fala em 'intervenção militar' em palestra em Brasília

(Foto: Divulgação Exército)

Em palestra promovida pela maçonaria em Brasília na última sexta-feira (15), o secretário de economia e finanças da Força e general da ativa do Exército, Antônio Hamilton Mourão, declarou que uma “intervenção militar” poderá ser a saída caso o Judiciário não solucione “o problema político”, em referência aos políticos envolvidos em corrupção. Segundo matéria da Folha, o general ainda afirmou que pode chegar a um momento que os militares podem “impor isso”, e que essa “imposição não seria nada fácil”. Essa posição ainda seria compactuada por seus “companheiros” do Alto Comando do Exército. Mourão é natural de Porto Alegre (RS) e está no Exército desde 1972. Ele ficou conhecido em 2015 por fazer críticas ao governo Dilma Roussef, e na ocasião foi exonerado do Comando Militar do Sul, pelo comandante do Exército Eduardo Villas Boas. Na época, um oficial sob seu comando fez uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, acusado de inúmeros crimes de tortura e assassinato na ditadura militar.



Rock in Rio: Alicia Keys faz o maior protesto político do festival

Alicia Keys incendiou o Palco Mundo e abriu alas para a atração principal da terceira noite Foto: Fábio Motta/Estadão

Uma mulher e um piano segurando tudo em frente à multidão que ocupava o palco Mundo. Alicia Keys é a amálgama de tudo o que a música norte-americana produziu de mais sensacional. Grande voz, carisma sem apelações, sensualidade, com uma banda sensível, de aparecer em poucos momentos. Alicia e seus longos e coloridos rastas tem um poder de atração incrível. Superwoman foi de ver casais dançando juntos e muitos beijos apaixonados. Ao lado de Pretinho da Serrinha, trouxe ao palco uma lider indígena chamada Sonia, que fez o maior protesto e mais contundente até aqui: "Existe uma guerra contra a Amazônia. O governo quer colocar a venda uma área grande de reserva mineral. Senadores, vocês têm a chance de evitar isso na votação que vai haver. E nós estaremos de olho. Não existe plano B." Ela estava se referindo à polêmica Renca, sobre a qual a Gisele já protestou antes também. E a tal votação será no dia 20 de setembro. Isso tudo enquanto Alicia tocava Kill Your Mama. Foi de arrepiar.



Paraná: Dois terremotos atingem cidades; maior magnitude foi de 5,1 graus

Foto: Reprodução Google Maps

Dois terremotos foram registrados em duas cidades do Paraná na madrugada desta segunda-feira (18). Os fenômenos foram confirmados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. O primeiro tremor, de 4,5 graus de magnitude, foi registrado à 0h16, com epicentro na cidade de Rio Branco do Sul, a 50 quilômetros da capital, Curitiba – inicialmente, o Centro de Sismologia informou ser a cidade de Itaperuçu, mas a correção foi feita às 4h45. O terremoto estava a 51 quilômetros de profundidade. O outro abalo sísmico, de 5,1 graus de magnitude, ocorreu na cidade de São Jerônimo da Serra, que fica a 337 quilômetros de Curitiba. Neste, o terremoto foi gerado a 10 quilômetros de profundidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foram registradas ocorrências durante a madrugada. 



Em posse de Raquel Dodge na PGR, Temer pedirá harmonia entre Poderes

(Foto: Reprodução)

Em guerra declarada com o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o presidente Michel Temer vai adotar um tom conciliador e defender a independência e maior harmonia entre os Poderes no discurso que fará nesta segunda-feira, 18, na posse de Raquel Dodge. Ela é a primeira mulher a assumir a Procuradoria-Geral da República (PGR), o que também será destacado na fala do presidente. A expectativa é de que Temer não faça menção a Janot em seu breve discurso na cerimônia, marcada para as 8 horas, na sede da instituição. Em seguida, o presidente embarca para os Estados Unidos, onde participa da Assembleia-Geral da ONU. Alvo de duas denúncias e um inquérito apresentados na gestão de Janot, o presidente pretende chamar a atenção para a participação feminina no comando de órgãos ligados ao Judiciário – além de Raquel no Ministério Público Federal, Cármen Lúcia no Supremo Tribunal Federal (STF) e Laurita Vaz no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Outro desafeto do ex-PGR, o ministro Gilmar Mendes, do STF, também tem presença confirmada na cerimônia desta segunda-feira. Há dez dias, o ministro chegou a dizer que Janot foi o procurador-geral “mais desqualificado da história”. Janot deixa o cargo após enfrentar o seu pior momento – em suas próprias palavras – na reta final do mandato. O ex-procurador rescindiu na semana passada o acordo de colaboração premiada com executivos do Grupo J&F após suspeitas de “jogo duplo” de um de seus auxiliares, o ex-procurador Marcello Miller, que teria orientado a delação. O desfecho do acordo, o mais bombástico da gestão de Janot tanto pelos benefícios aos delatores como por acusar diretamente o presidente da República, abriu brecha para uma série de críticas ao ex-procurador-geral.



Tubarão-duende apavora redes sociais

Tubarão-duende se alimenta de peixes, lulas, camarões e outros moluscos (Foto: Reprodução/Facebook/The Ocean Portal)

Pense no animal mais bizarro que você já viu. Agora, multiplique por 10 e você vai chegar perto do que é o tubarão-duende. O animal, cujo corpo rosado e flácido pode chegar a até quatro metros de comprimento na fase adulta, está aterrorizando os sonhos de muitos. Isso porque, como é de se imaginar, o bicho não é nem um pouco bonito. Pelo contrário. E se engana quem pensa que o animal só está causando pesadelos por causa da sua aparência. Uma das principais características do tubarão-duende é a capacidade que ele tem de expandir a mandíbula na hora de atacar a presa.Essa “habilidade” lhe rendeu o apelido de Alien, em referência à série de filmes, que teve o primeiro longa rodado em 1979.  O aspecto rosado do corpo tubarão, aliás, é por causa da pele quase transparente, que deixa os vasos sanguíneos do animal à mostra. O animal raro – desde 1898 foram encontrados apenas cerca de 40 exemplares na natureza – vive a aproximadamente 1,2 mil metros de profundidade. Ele se alimenta de peixes, lulas, camarões e outros moluscos e já foi encontrado em águas brasileiras. Em 2011, pescadores encontraram um tubarão-duende no litoral do Rio Grande do Sul. O bicho foi doado para o Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.



Prefeitos e vice-prefeitos de Ibipeba e Barra do Mendes têm mandatos cassados

Segundo o TRE, como se trata de decisão em primeira instância, os prefeitos deverão continuar no exercício de seus cargos até que ocorra o julgamento na Corte Eleitoral | FOTO: Divulgação/Morro Notíci

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação dos prefeitos e os vice-prefeitos dos municípios baianos de Ibipeba e Barra do Mendes por conta de supostas irregularidades cometidas nas eleições de 2016. Os gestores são suspeitos de arrecadação para financiamento de campanha, abuso de poder político, dentre outras irregularidades. As duas prefeituras rebatem as acusações e informaram que já recorreram das decisões. As decisões foram assinadas pela juíza da 176ª Zona Eleitoral, Marina Lemos de Oliveira, e publicadas na edição da última quinta-feira (14) do Diário da Justiça Eletrônico. Além da cassação dos mandatos e a inelegibilidade por oitos anos, a magistrada determinou a realização de novas eleições nos dois municípios. Segundo o TRE, como se trata de decisão em primeira instância, os prefeitos deverão continuar no exercício de seus cargos até que ocorra o julgamento na Corte Eleitoral. O prefeito de Ibipeba, Demóstenes de Souza Barreto Filho, e o vice dele, Otaniel Pereira da Cruz, são suspeitos de condutas em desacordo com as normas eleitorais relativas à arrecadação e gastos de recursos em campanha nas eleições do ano passado. Eles também foram denunciados por ilícitos com transporte de eleitores, gastos ilícitos com evento festivo e até distribuição de bebidas alcoólicas. Já o prefeito de Barra do Mendes, Armênio Sodré Nunes, conhecido como Galego, e o vice, Erick Gilliard de Sousa Bastos, são suspeitos de abuso de poder econômico e abuso de poder político, também nas eleições do ano passado.