ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy

Consumo de ovos no Brasil deve crescer e chegar a 307 unidades por pessoa em 2026


Palmas de Monte Alto: Carro pipa para abastecimento humano é flagrado captando água contaminada de lagoa para molhar estradas

Foto: Reprodução

Um carro pipa da prefeitura de Palmas de Monte Alto (BA), cedido à Secretaria Municipal de Agricultura, vinculado ao programa Convivência com a Seca, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, que deveria ser utilizado para abastecer - com água potável - comunidades do referido município, não está cumprindo com esta finalidade, conforme revela o vídeo enviado por internautas à redação do site Sudoeste Bahia. Segundo as imagens, o veículo citado está constantemente captando água da Lagoa do Agrestinho -  reservatório que não possui água dentro das condições básicas para consumo humano - a fim de utilizá-la para molhar estradas vicinais na zona rural e da cidade. Além da água da lagoa não ser tratada, durante o período de chuvas, boa parte das correntezas da sede é escoada para este local, e esta água ainda é consumida diretamente por animais. Ou seja, esta ação contamina o tanque do carro pipa e consequentemente o veículo ficará inutilizado para atender o abastecimento das famílias da agricultura familiar que necessitam de água potável. No vídeo, ainda é possível visualizar que o tanque do mencionado veículo sofreu alteração, onde fora adaptado um sistema conhecido por ‘rabo de pavão’, comprovando assim o desvio de finalidade do transporte doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Procurado pela reportagem do site Sudoeste Bahia, o secretário municipal de Agricultura, Francisco Emílio Pereira Lima, ‘Miro Lima’, garantiu que em momento nenhum desta gestão o referido carro pipa abasteceu algum morador da sede ou da zona rural. Ele confirmou que o veículo é realmente utilizado para molhar as estradas do município que estão em recuperação. “A determinação do prefeito é que a população seja abastecida apenas com água tratada”, manifestou. Sobre a acusação de adaptação do ‘rabo de pavão’, Miro diz desconhecer que o sistema tenha sido modificado na atual administração e afirmou que “se houve alteração deve ter sido feita pela ex-gestão”. O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Olinto Vidal, foi contatado via mensagem, mas até o fechamento da matéria não se manifestou sobre o assunto. Em contato com a líder da oposição na Câmara Municipal, vereadora Ana Bárbara de Castro Pinto Laranjeira (PMDB), ela afirmou já ter conhecimento do caso e prometeu tomar as medidas necessárias para que a denúncia seja devidamente apurada. “Algumas pessoas me procuraram informando que o caminhão pipa do município estava abastecendo em uma lagoa com água poluída. Assim, fui averiguar se realmente era verdade, estive no local e constatei a veracidade do fato. Desde já, deixo registrada a minha indignação com o gestor, Manoel Rubens, aceitar que um caminhão pipa que deveria estar abastecendo com água potável as pessoas da zona rural, esteja sendo usado para outros fins com uma água contaminada, como é a Lagoa do Agrestinho. Encaminharei representação ao Ministério Público Federal e aos demais órgãos responsáveis para que o prefeito seja punido pelo desvio de finalidade", esclareceu a parlamentar. O ex-secretário de Agricultura, Ednaldo Medrado, ao ser questionado sobre a modificação do sistema do veículo, encaminhou fotos, de acordo com ele, registradas no final de dezembro de 2016, onde mostra que não havia nenhuma adaptação no veículo.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário