ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista


‘A Embasa está sendo desumana, injusta e até criminosa’, afirma moradora de Rio do Antônio; colapso de água é cada vez maior na cidade

Reservatórios vazios e o desespero cada vez maior. Esse é o relato dos moradores de Rio do Antônio (Fotos: 97NEWS)

A forte estiagem que assola a região sudoeste da Bahia vem causando um grande sofrimento em vários municípios da região. Um dos que mais sofre é o de Rio do Antônio que vive um colapso cada vez mais intenso no abastecimento, deixando os moradores em grande aflição. A moradora Lucia Marcelina, moradora do Bairro Estação Xavier, entrou em contato com a nossa redação trazendo um registro de uma situação que beira a calamidade pública. Segundo ela já são 13 dias que não cai água nas residências e, em algumas delas, já não existe mais água. “Como que numa situação de uma seca tão forte como essa, sem previsão de chuvas, a Embasa só faz a distribuição de água para a cidade de Rio do Antônio apenas 2 vezes por mês, isso é um absurdo” e subindo o tom ela dispara dizendo que “as contas deste mês já chegaram e o que é pior vieram de forma abusiva, com preços exorbitantes, o que chega a ser um crime, pois como a que a população pode ser humilhada e penalizada dessa forma”. Ela ainda informou que “diante dessa situação desesperadora criei um grupo no whatsapp e já conseguimos apoio de advogados para agirmos contra a empresa. Estamos fazendo um abaixo-assinado que será entregue ao diretor da Embasa em Caetité e também ao Ministério Público”. E concluiu dizendo que “não queremos políticos no movimento, porque eles não fizeram nada até agora, então que fiquem no lugar deles. Estamos vivendo realmente um situação muito triste, pois temos que usar pratos, talheres e copos descartáveis porque já não há água para lavar a louça. Fica aqui o apelo em nome de toda a população de Rio do Antônio para que essa situação seja o resolvida o mais rápido possível. Estamos organizando um protesto popular para chamar a atenção da mídia e do governo do estado quanto à este quadro terrível que vivemos em Rio do Antônio”. Confira abaixo o vídeo emociante enviado pela moradora, onde se comprova a situação: 



Brumado: Cartório realiza mutirão para biometria aos sábados; 8 mil eleitores ainda não realizaram o recadastramento

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cartórios eleitorais de todo o Estado irão abrir aos sábados nos próximos dias 20 e 27 de janeiro em um mutirão de biometria. Não há necessidade de agendamento prévio. Nesses sábados de plantão, com atendimento das 8 às 19 horas, além de cadastrar a impressão digital, também será possível tirar o primeiro título de eleitor ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. “O Cartório Eleitoral quer que o maior número de pessoas faça a biometria e, por isso, está promovendo esse atendimento aos sábados para as pessoas que têm dificuldade de comparecer durante a semana”, explica o chefe da 90ª Zona Zona Eleitoral, em Brumado, Igor Araújo. Nos mutirões, o atendimento será por ordem de chegada, e não por agendamento prévio, como é nos dias de semana. "Orientamos que as pessoas cheguem cedo, porque deve haver fila. Por volta das 17 horas, poderão ser distribuídas senhas para os últimos atendimentos. Cada um deve levar documento oficial com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver". Comentou Igor. Em Brumado, cerca de 8 mil eleitores ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Quem não fizer, vai poder benefícios do governo e terá o título cancelado. O prazo vai até o dia 31 de janeiro.



BA-148: Caminhão carregado de maracujá tomba na Serra das Almas

Foto: Whatsapp l 97News

Na manhã desta segunda-feira (15), um acidente foi registrado na Serra das Almas, trecho da BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo a polícia militar um caminhão carregado com maracujá tombou em uma curva, ainda não se sabe o que teria provocado o acidente. Ainda de acordo com a PM, o motorista teve apenas ferimentos leves.  



Correntina: Bandidos explodem duas agências no oeste da Bahia

Foto: Whatsapp l 97News

Uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos de duas agências, na madrugada desta segunda-feira (15), na cidade de Correntina. Os bandidos só conseguiram levar o dinheiro de uma delas. Um homem foi feito de refém, mas foi liberado em seguida. De acordo com a Polícia Militar, o grupo estava dividido em dois carros e atirava para cima, para assustar os moradores. Ninguém foi preso. Na primeira agência, eles conseguiram levar o dinheiro. Por conta da explosão, portas de vidros foram quebradas e estilhaços espalhados. O mesmo grupo tentou roubar outro banco, mas não conseguiu. A agência também ficou destruída. Toda a ação durou cerca de 15 minutos. O valor roubado não foi divulgado.



Brumado: SMTT muda sinalização vertical na praça Senhor do Bonfim; motoristas aprovam a medida

Foto: Luciano Santos l 97News

A Prefeitura de Brumado, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), concluiu a mudança na sinalização viária vertical no cruzamento do sentido da Av. Dr. Guilherme Dias e a Praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura), com o objetivo de disciplinar o trânsito de veículos e, assim, diminuir o risco de acidente nas vias contempladas. Foram acrescentadas placas de regulamentação indicando “Faixa 1, Faixa 2 e Faixa 3”, além das indicações de "Retorno". De acordo com o Engenheiro André Cardoso, a medida que tem a finalidade de alertar aos condutores de veículos para o perigo de acidentes nos cruzamentos e em outros pontos críticos das vias por onde flui o trânsito. O projeto de melhoria e fortalecimento da sinalização viária horizontal e vertical em Brumado, que inclui a colocação de sinalização vertical de regulamentação e pintura de faixas para condutores de veículos e pedestres, em diversos bairros da cidade, está sendo possível graças à parceria da Secretaria de Infraestrutura que fornece as placas e demais materiais necessários à sua instalação e o SMTT . Segundo o órgão, o trânsito em Brumado está cada vez mais perigoso em função do crescente número de veículos em circulação e não será por falta de sinalização adequada e eficaz que os acidentes continuarão acontecendo. O SMTT faz a sua parte, mas os motoristas e pedestres têm que fazer a sua, sendo mais responsáveis e obedecendo rigorosamente a sinalização. "A sinalização existe para que seja obedecida. Só assim teremos um trânsito cada vez mais ágil e mais tranquilo”. Comentou o Coordenador da SMTT, Jansen Ricardo.



Negociações com a RHI Magnesita e Ibar Nordeste serão retomadas nos próximos dias

(Foto: Sindmine)

Após o fechamento das negociações com a Xilolite S.A, inclusive com a garantia de aumento real para os trabalhadores, a diretoria do Sindmine retornará a mesa de negociações com a RHI Magnesita e com a Ibar Nordeste, respectivamente nos dias 19 e 22 próximos. As duas empresas como nos anos anteriores, mesmo com a posição contraria do Sindicato, conseguiram postergar as discussões para este ano que se inicia. Depois de tanta demora, a diretoria do Sindmine, bem como os trabalhadores esperam que estas duas empresas apresentem propostas factíveis que contemplem os anseios dos trabalhadores. O Sindicato não defenderá nenhuma proposta que não garanta ganhos que minimizem as perdas acumuladas nos últimos dois anos que giram em torno de 4,5%. Logo após as reuniões serão agendadas assembleias com os trabalhadores para discussão das proposta, bem como avaliar os rumos da campanha salarial.



Informe internacional destaca alta da febre amarela no Brasil

Foto: Reprodução

Um informe divulgado neste fim de semana pela Organização Panamericana de Saúde (Opas), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca o crescimento da febre amarela no Brasil, alerta para o risco de o surto no País se expandir e admite que há limitação de vacinas para toda a população. A Opas afirma que a América Latina registra desde 2016 o maior número de casos da doença em décadas. “O aumento tem relação com um ecossistema favorável à disseminação do vírus e uma população não imunizada.” Mas, desde 13 de dezembro de 2017, apenas o Brasil teve novos casos. Segundo a Opas, foram 777 casos entre o segundo semestre de 2016 e junho de 2017, com 261 mortes. Depois, porém, o País viveu uma fase de baixa transmissão. Recentemente, o número de macacos infectados surpreendeu. O informe diz que é preciso o uso racional da vacina, diante da limitação na disponibilidade, e que 95% da população em áreas afetadas devem ser vacinadas. 



1ª `Caminhada para Jesus´ foi um sucesso em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

Centenas de pessoas foram para as ruas de Brumado para clamar pelas bênçãos de Deus na noite deste sábado (13) na primeira edição da "Caminhada para Jesus". Após a caminhada, um culto foi realizado ao ar livre, com a participação dos ministérios, além da pregação realizada pelo Pastor Wellisson Santos. Fechando com chave de ouro, as bandas, 70x7, Adora Samba, Fabrício Matos, Rodolfo Souza e Banda  animaram os adoradores. O evento já vinha sendo programado em reuniões entre as lideranças evangélicas do município com apoio da Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste da Bahia (OMESB). “Não medimos esforços para que tudo fosse realizado”, disse Fabrício Matos. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A concentração inicial aconteceu na Avenida Centenário. De lá, os fiéis saíram pelas ruas do município, passando pela Rua Antônio Mourão Guimarães. “Graças a Deus a caminhada, foi realizada com sucesso. Esse não é um evento em vão. A semente foi plantada e temos fé em Deus que iremos colher os frutos em nossa cidade. Fica o nosso agradecimento a todos que compareceram, aos pastores, as caravanas de outros municípios e também ao prefeito Eduardo Vasconcelos pelo apoio”, comenta o Pastor Wellisson Santos. Os organizadores já estão programando a 2ª Caminhada para Jesus na cidade.



Alvo de críticas da imprensa internacional, Neymar dispara: ‘Abaixar a cabeça só para orar’

Foto: Reprodução

A imprensa francesa, em especial o jornal L’Equipe, não vem dando sossego ao jogador Neymar. Ele tem se mostrado incomodado com algumas notícias no Brasil que envolvem o relacionamento com a atriz Bruna Marquezine. Fora dos gramados, o craque foi às redes sociais, neste domingo (14), e postou uma mensagem que reflete o momento que vive atualmente. “Existem pessoas que vão gostar de você e existem pessoas que vão te odiar mesmo você sendo a melhor pessoa do mundo. Não se culpe quando fulano achar que você é chato ou metido. As pessoas podem achar o que quiserem, isso não muda o que você é! Abaixar a cabeça só pra orar”, escreveu Neymar em um post do Instagram. Na última sexta-feira (12), o L’Equipe citou atritos entre brasileiros e outros sul-americanos e colocou Neymar como causador de inveja. A reportagem de capa do jornal mostrou um desconforto dos argentinos, como Di Maria, Pastore e Giovanni Lo Celso, com os brasileiros. O principal aliado deles seria Cavani, que já teve atrito com Neymar no início da temporada para definir quem seria o batedor de pênalti do time. O jornal afirmou que a viagem de Neymar ao Brasil no fim de 2017, alegando problemas pessoais e familiares, teria feito ressurgir os problemas internos. 

O gesto, contudo, é visto culturalmente na França como um deboche. O jornal francês encerra sua análise afirmando que a arbitragem precisará encontrar um equilíbrio entre proteger a integridade de Neymar e a necessidade de se permitir que faltas aconteçam. “Caso contrário, esse irritante e zombador Neymar, já visto diversas vezes no Barcelona, reaparecerá. Muitas vezes”, escreveu o diário.



Bahia: Garoto de 13 anos é apreendido com submetralhadora

Foto: Divulgação l Polícia Civil

Adolescente de 13 anos é apreendido com uma submetralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas, na cidade de Porto Seguro, neste sábado (13). De acordo com a polícia, o adolescente foi localizado com dois criminosos, Davi Santana Silva, 18 anos, conhecido como 'Pica-pau', e Ângelo Santos Ruas, 20, que foram presos. O armamento foi encontrado com o adolecente durante uma ação das Polícias Civil e Militar de Eunapolis. O objetivo da operação era cumprir mandados de busca e apreensão, em diferentes locais do município. Segundo a Secretaria, o adolescente e os dois jovens presos são integrantes de uma organização criminosa que atua na região, e é responsável por diversos crimes envolvendo tráfico de drogas, homicídios e roubos a instituições financeiras. Na ação, além da submetralhadora foram localizadas duas placas de coletes balísticos, um quilo de maconha, uma balança, dois rádios comunicadores e dois aparelhos celulares. Conforme informações da polícia, o grupo tem participação na tentativa de homicídio contra dois policiais militares, dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, ocorrida no final do ano passado, na divisa entre Porto Seguro e Eunápolis. O adolescente apreendido, os dois jovens presos, a arma e os outros materiais encontrados na operação policial foram levados para 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro.



Parmalat retira leite em pó de circulação de 83 países; produto oferece risco de contaminação

Foto: Reprodução

O presidente da empresa francesa Lactalis, Emmanuel Besnier, afirmou que um recall de produtos lácteos para bebês, ocasionado por um temor de contaminação por salmonela, foi estendido para 83 países, quase o triplo em relação aos 30 países que inicialmente receberam o alerta. Em entrevista ao Le Journal du Dimanche, o executivo disse que mais de 12 milhões de caixas de produtos estão sendo recolhidas. Elas representam todos os lotes da fábrica da Lactalis em Craon, noroeste da França, onde a bactéria salmonela foi descoberta em dezembro. O movimento ocorre depois que Besnier se encontrou, na última sexta-feira, com o ministro da economia da França. Segundo o jornal, 35 bebês foram diagnosticados com salmonela na França, um na Espanha, além de um caso ainda sob investigação na Grécia.



Brumado: Número de acidente com moto sobe; só em dezembro foram 37 ocorrências

Foto: Conteúdo l 97News

O número de acidentes de trânsito com motos em Brumado cresceu, segundo dados da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e SAMU 192. Em dezembro do ano passado, foram 37 ocorrências. O salto no número de vítimas em acidentes com motos é bem maior que o aumento do número de acidentes de trânsito em geral, que envolve carros, motos, caminhões, ônibus, pedestres. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (Abraciclo), a frota brasileira de veículos de duas rodas aumentou 300%, com base em números divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em 2017. Especialistas apontam o despreparo de motociclistas e motoristas de carro como as principais causas de  acidentes, apesar de não haver pesquisas mais precisas sobre seus motivos no Brasil. Ainda de acordo com dados divulgados, além do crescimento rápido da frota, existe também a falta de habilitação, ignorância sobre regras de segurança, não uso de equipamentos e imprudência associada com falta de políticas de transporte adequadas para o uso da motocicleta no trânsito. 



Mega-Sena: Três apostadores levam prêmio de R$12 milhões; veja dezenas sorteadas

Foto: Reprodução

Três apostadores levaram para casa o prêmio de R$12 milhões oferecido neste sábado (13) pela Mega-Sena . O  concurso de número 2.004 sorteou as seguintes dezenas: 01 – 05 – 14 – 23 – 35 – 45. Os ganhadores são de Curitiba, Júlio de Castilhos (RS), Santa Rita do Passa Quatro (SP). Cada um terá direito ao valor de R$4.095.573,45. O próximo sorteio, previsto para acontecer na quarta-feira (17), também deve pagar R$12 milhões. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas em qualquer Lotérica, a partir de seis números, no valor de R$3,50.



Em campanha para Presidência, Câmara gasta mais dinheiro público com ‘voo’ eleitoral de Bolsonaro

Foto: Divulgação

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) viajou para Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, para dar palestras, falar com eleitores em praças e conceder entrevistas para rádios locais em 8 de fevereiro do ano passado. “Hoje estou perdendo a sessão em Brasília. Gostaria de estar lá, mas para quem tem pretensões outras tem de estar muito bem preparado para aquele momento em 2018. Vale a pena tudo isso aí”, afirmou em entrevista à época. A veículos de imprensa paraibanos, apresentou a meta de fazer duas viagens para fora da capital federal por mês: promessa cumprida. Em campanha aberta para a Presidência da República, Bolsonaro aumentou seus gastos com passagens aéreas pagas com dinheiro público da Câmara dos Deputados. Levantamento feito pelo Estadão/Broadcast mostra que, nesta legislatura (entre 2015 e 2017), o deputado fluminense gastou 39% mais com passagens custeadas pela Câmara do que no período anterior (de 2011 a 2014): passou de R$ 261 mil para R$ 362 mil. 

 

O parlamentar mudou o perfil de suas viagens nos últimos três anos, quando começou a ganhar força sua intenção de disputar o Palácio do Planalto após se reeleger, em 2014, como o deputado mais votado (464.572 votos) no Rio. Ele passou a visitar mais cidades de todas as regiões do País, fora do eixo Brasília-Rio, onde trabalha e mora.

Os deslocamentos para outros Estados saltaram de 23 para 83 – 2,3 por mês. Foram considerados apenas os bilhetes em que Bolsonaro é o passageiro e pagos por meio da cota parlamentar. A um ano para o fim da atual legislatura, ele já se deslocou 351 vezes, ante 404 dos quatro anos anteriores.

Em Campina Grande, uma das poucas cidades onde o PT perdeu as eleições presidenciais no Nordeste, Bolsonaro pagou, com dinheiro da Câmara, R$ 1.013,69 em bilhetes aéreos. Seu gabinete emitiu as passagens no dia 20 de janeiro do ano passado. Hoje, o deputado fluminense é o segundo mais bem colocado nas pesquisas de intenção de voto, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

CONTINUE LENDO


William Waack diz não ser racista e que mídia tradicional cede à “gritaria dos grupos organizados”

Foto: Reprodução l TV Globo

jornalista William Waack, que foi demitido da Rede Globo após vazar um vídeo seu fazendo piadas consideradas racistas, se manifestou através de um artigo publicado na Folha. Ele começa afirmando que foi uma piada sem intenção de ofender ninguém: “se os rapazes que roubaram a imagem da Globo e a vazaram na internet tivessem me abordado, naquela noite de 8 de novembro de 2016, eu teria dito a eles a mesma coisa que direi agora: ‘Aquilo foi uma piada —idiota, como disse meu amigo Gil Moura—, sem a menor intenção racista, dita em tom de brincadeira, num momento particular. Desculpem-me pela ofensa; não era minha intenção ofender qualquer pessoa, e aqui estendo sinceramente minha mão’”. Waack confessa que “existe racismo no Brasil”, mas salienta que durante toda sua vida combateu todos os tipos de intolerância: “combati intolerância de qualquer tipo —racial, inclusive—, e minha vida profissional e pessoal é prova eloquente disso. Autorizado por ela, faço aqui uso das palavras da jornalista Glória Maria, que foi bastante perseguida por intolerantes em redes sociais por ter dito em público: ‘Convivi com o William a vida inteira, e ele não é racista. Aquilo foi piada de português’”. Posteriormente, o jornalista, que de acordo com informações de bastidores estaria negociando com o SBT, faz duras críticas à “mídia tradicional”, que segundo ele cedem “à gritaria dos grupos organizados”: “O episódio que me envolve é a expressão de um fenômeno mais abrangente. Em todo o mundo, na era da revolução digital, as empresas da chamada ‘mídia tradicional’ são permanentemente desafiadas por grupos organizados no interior das redes sociais. Estes se mobilizam para contestar o papel até então inquestionável dos grupos de comunicação: guardiães dos ‘fatos objetivos", da ‘verdade dos fatos’ (a expressão vem do termo em inglês ‘gatekeepers’). Na verdade, é a credibilidade desses guardiães que está sob crescente suspeita. Entender esse fenômeno parece estar além da capacidade de empresas da dita ‘mídia tradicional’. Julgam que ceder à gritaria dos grupos organizados ajuda a proteger a própria imagem institucional, ignorando que obtêm o resultado inverso (o interesse comercial inerente a essa preocupação me parece legítimo)”. Waack admite que “piadas podem ser a manifestação irrefletida de um histórico de discriminação e exclusão”, mas afirma que é “um erro grave tomar um gracejo circunstanciado, ainda que infeliz, como expressão de um pensamento”. “Tenho 48 anos de profissão. Não haverá gritaria organizada e oportunismo covarde capazes de mudar essa história: não sou racista. Tenho como prova a minha obra, os meus frutos. Eles são a minha verdade e a verdade do que produzi até aqui”. 



Testes da vacina contra vírus da zika terão início este mês

Foto: Reprodução

Após meses de pesquisa e estudos, os testes da vacina contra o vírus da zika terão início neste mês de janeiro. Já testada e aprovada por comitês nacionais e internacionais, o teste agora procura garantir que a vacina não produz reações adversas como febre e dor de cabeça. A imunização, que está sendo desenvolvida nos Estados Unidos, é paga pelo governo americano. Ela será testada em 21 centros de pesquisas no mundo. De acordo com o portal de notícias G1, o Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, fará parte do teste. O hospital está recrutando voluntários para testar a vacina que pode proteger contra a doença. Para ser voluntário, o candidato deve ter entre 15 e 35 anos e boa saúde. Também é um requisito que as mulheres voluntárias não engravidem durante dois anos, tempo em que será acompanhada por médicos.



Tragédia na BR-251: Número de mortos em desastre sobe para 13 na região de Montes Claros

(Foto: Louro Magalhães)

Treze pessoas morreram e 39 ficaram feridas em um grave acidente na BR-251, em Grão Mogol, no Norte de Minas, na manhã deste sábado (13). Seis corpos foram encontrados debaixo das ferragens dos veículos. Segundo o Samu e os Bombeiros, onze pessoas estão em estado grave, uma em estado gravíssimo e 27 sofreram ferimentos leves. O acidente envolveu sete veículos: um caminhão que fazia o transporte de outro caminhão; dois micro-ônibus; duas carretas; uma van. Segundo Joana Dark, da Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu assim: um caminhão fazia o transporte de outro caminhão no sentido Montes Claros e invadiu a contramão. Esse caminhão colidiu com um micro-ônibus que seguia no sentido contrário, em direção a Salinas; uma van tentou desviar da colisão e acabou atingida por uma carreta; essa van saiu da pista e tombou; o caminhão que começou o acidente continuou desgovernado; esse caminhão bateu ainda contra outra carreta, que transportava papel; essa carreta saiu da pista e pegou fogo; ainda desgovernado, o caminhão colidiu contra outro micro-ônibus; o caminhão que era transportado caiu em cima desse micro-ônibus. O motorista da carreta que pegou fogo viajava com dois filhos, de 5 e 17 anos. “O condutor conseguiu salvar apenas o filho de 5 anos e a filha de 17 faleceu dentro do veículo”, explicou Joana Dark. A PRF informou por volta das 15h30 que o trânsito foi parcialmente liberado sentido Montes Claros a Salinas. 

(Foto: Reprodução)

O congestionamento chegou a 20 km nos dois sentidos da pista.  Segundo o Samu, ambulâncias do suporte avançado e básico de Montes Claros, e unidades de Francisco Sá, Salinas, Cristália e Porteirinha se deslocaram para o local do acidente. Um helicóptero da Polícia Militar auxiliou no socorro às vítimas, que foram levadas para hospitais de Francisco Sá, Salinas e Montes Claros. Segundo a diretora do hospital de Salinas, oito pessoas foram atendidas e liberadas, uma permanece internada e está estável, e, outra vítima foi transferida para Taiobeiras. As unidades de saúde de Francisco Sá e Montes Claros informaram que os feridos estão estáveis. A enfermeira do Samu Michelly Santos falou sobre o que a equipe viu logo que chegou onde ocorreu a batida. “A situação lá é muito triste. É um micro-ônibus, um caminhão que tinha outro caminhão em cima dele, que colidiu com o ônibus e esse eixo parece que foi para dentro do ônibus. Vítimas presas nas ferragens, algumas em óbito e outras sendo retiradas. O médico do SAMU, é ele que tria os pacientes que estão em estado mais grave. Os mais graves vêm de helicóptero e os mais estáveis por transporte terrestre”, relatou. De acordo com os bombeiros, uma guarnição de combate a incêndio e duas de salvamento atuam no acidente.



Polícia desarticula quadrilha de roubo a banco

(Foto: Reprodução)

Com a prisão de mais cinco criminosos, a Polícia Civil acredita ter desarticulado por completo uma quadrilha que realizava assaltos a bancos.  De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), neste sábado (13), em Feira de Santana, foram presos Francisco José Silva Carneiro de Assis Andrade, Jislane Santos Barbosa e Eli Carolina Moreira Amparo, Thiago Carneiro de Carvalho e Diógenes Teles Milcent Pereira.  Na residência utilizada pelo bando, localizada no bairro Vila Olímpia, foram encontrados cerca de R$ 1 mil (cédulas manchadas por dispositivo de segurança da agência em Alagoinhas), 800 folhas de cheques em branco do Banco do Brasil e dois documentos de identidade falsos. Participaram da desarticulação total da quadrilha efetivos da Coordenação de Operações Especiais (COE), 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira de Santana) e Rondas Especiais (Rondesp) Leste.



Brumado: Empresário Gildásio Soares não resiste a infarto e vem a falecer na manhã deste sábado (13)

Gildásio sofreu o infarto em um imóvel de sua propriedade que fica ao lado da sede do SAMU 192 de Brumado (Fotocomposição: 97NEWS)

Natural de Vitória da Conquista, o empresário Gildásio Moreno Soares, 65 anos, construiu uma história de grande sucesso se tornando um dos maiores ícones do setor em toda a região. Muito dedicado à família e aos negócios, ele era muito respeitado pela sua postura íntegra e pela forma amistosa no relacionamento interpessoal, Gildásio fez de Brumado a sua terra e, no decorrer dos anos, obteve grandes conquistas, com empreendimentos estáveis e sempre atualizados com as novas tendências do mercado. Amante do motociclismo ele tinha vários modelos de época e sempre que podia participa de encontros de motociclistas na região. Casado com a também empresária Valdique Lima Soares e pai de 3 filhos (Rodrigo, Alessandro e Daniela ), Gildásio teve a sua trajetória de sucesso interrompida por um infarto fulminante quando mostrava um imóvel de sua propriedade para ser comercializado no Bairro do Hospital, ao lado da central do SAMU, por volta das 10h45m, . Ficam aqui os pesares de toda a equipe do 97NEWS à família enlutada. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento. 



Câmara aprova mudanças nas regras para transporte de animais domésticos

(Foto: Reprodução)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que garante aos proprietários de animais domésticos o direito de transportá-los nas linhas regulares nacionais, interestaduais e intermunicipais de transporte terrestre, aéreo e aquaviário (PL 274/15). O texto do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) determina que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve expedir normas e estabelecer padrões mínimos de segurança, higiene e conforto para o transporte de animais domésticos. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta segue agora para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votada pelo Plenário da Câmara.

A proposta aprovada determina que o peso do animal não seja incluído na franquia da bagagem, mas permite que a empresa cobre valor adicional pelo transporte do animal de estimação, de acordo com critérios determinados pela agência reguladora competente. O relator, deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), apresentou parecer favorável ao texto pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. Ele também manteve as alterações apresentadas pela Comissão de Viação e Transportes. “Assim, no que toca à constitucionalidade material e à juridicidade, o projeto de lei principal, seus apensos e o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes estão em harmonia com os princípios e regras constitucionais vigentes. Ademais, as proposições estão em harmonia com o direito e o ordenamento jurídico pátrio”, defendeu. O texto estabelece que para ter direito ao transporte do animal doméstico, o proprietário deverá apresentar documentos comprobatórios da sanidade do animal, atestando as boas condições de saúde no período de 15 dias antes da data de embarque; e carteira de vacinação atualizada, com pelo menos as vacinas antirrábica e polivalente. A proposta exige que os animais sejam acondicionados em caixas de transporte apropriadas ou similares durante toda a sua permanência no veículo, devendo ser transportados em local e na forma definida pela empresa de transporte, de modo que lhes ofereça condições de proteção e conforto. O substitutivo garante ao deficiente visual o direito de ingressar e permanecer acompanhado de cão-guia nos transportes, independente do peso do animal e do pagamento de tarifa. O texto também permite que o animal doméstico de até oito quilos seja transportado na cabine de passageiros, a critério da empresa de transporte, limitado até dois animais por veículo a cada viagem, devendo ficar em compartimento apropriado. A proposta proíbe o transporte de animais domésticos em via terrestre por mais de 12 horas seguidas sem o devido descanso; e de animal fraco, doente, ferido ou em adiantado estado de gestação, exceto na hipótese de atendimento de urgência e desde que a empresa transportadora tenha condições técnicas de realizar o transporte. O usuário terá o embarque recusado ou determinado seu desembarque quando transportar ou pretender embarcar animais domésticos em desacordo com o disposto na lei. A empresa de transporte aéreo poderá condicionar ou se recusar a transportar animais domésticos por questões específicas relativas à saúde e à segurança dos animais, desde que apresente documento emitido por médico veterinário justificando as razões que desaconselham o transporte.

CONTINUE LENDO