ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PRF realiza leilão de veículos na Bahia; evento será exclusivamente online

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

24º Batalhão de Brumado realiza parada comemorativa de promoção a valorização profissional

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Tribunal Regional Eleitoral faz mutirão para regularização na Bahia

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Governo quer substituir saque-aniversário do FGTS por consignado com juros mais baixos

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Aos 51 anos, Anderson Leonardo, do grupo Molejo, morre no Rio

Vitória da Conquista: Gerente de cooperativa é investigada por desfalque de R$ 700 mil

MP recomenda a município de Guanambi realização de concurso público para Procuradoria Jurídica

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios


Tanhaçu: deputados e lideranças buscam alternativas para abastecimento de água

(Foto: Divulgação)

Em mais uma agenda de visita a órgãos e secretarias estaduais para defender os pleitos para ampliação do abastecimento de água de Tanhaçu, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e as lideranças do município, Ney Santana, candidato a prefeito nas últimas eleições, e Carlos Pires Araújo estiveram na segunda-feira (05) na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), na Companhia de Engenharia Ambiental (CERB) e Companhia de Ação regional (CAR). Foram acompanhar as solicitações para construção da adutora da barragem de Cristalândia, implantação de poços artesianos e construção de barreiros. A agenda do grupo começou pela Embasa, em busca de informação sobre a adutora da barragem de Cristalândia, cuja licitação para o projeto executivo foi realizada e a sua elaboração encontra-se em curso. “Estamos insistindo em acompanhar o processo desse importante pleito do nosso município, cobrando pessoalmente para que a coisa ande e se concretize. Trata-se de uma antiga reivindicação da população de Tanhaçu que vai resolver o abastecimento do nosso município”,  reforçou Ney Santana. Na CERB, os deputados e as lideranças reivindicaram do presidente do órgão, Marcos Bulhões, a implantação de poços artesianos já perfurados em diversas localidades do município. Ele informou que está autorizada a visita técnica para orçamento de poços as comunidades de Ladeira e Morrinho. O órgão já realizou a implantação dos poços em Tucum, Tucum de Baixo e Tucum de Cima e concluiu também Morrinhos II e Mandacarú de Vadí. Outra alternativa para  ampliar a oferta de água é a construção de barreiros na zona rural, defendida junto ao secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR),  Jerônimo Rodrigues, e o diretor da CAR, Wilson Dias. As lideranças de Tanhaçu ficaram de apresentar os locais visando à implantação de cinco unidades de barreiros, como também aproveitaram para solicitar a construção de sanitários em comunidades carente.



Após pendências resolvidas, UPA de Brumado deverá ser inaugurada ainda neste primeiro semestre

A tão esperada UPA de Brumado deverá entrar em atividade ainda neste primeiro semestre de 2018 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com o constante crescimento da área de saúde pública em Brumado, que agora conta com os procedimentos de alta complexidade como a UTI, que juntamente com as previsões altamente positivas como a construção da Policlínica Regional e a vinda da Faculdade de Medicina, vai fazer com que o setor vai estar cada vez mais no “topo da pauta”, correspondendo assim a grande expectativa, não só da população brumadense, mas também como dos 400 mil habitantes dos municípios pactuados da microrregião. Diante deste cenário de otimismo, mais uma notícia pode “engrossar a lista” dos serviços que é o funcionamento da tão aguardada UPA de Brumado, que estava atravessando um processo burocrático complicado, mas que, devido aos esforços da administração municipal, que, de forma incessante, buscou a solução e o tão aguardado funcionamento da unidade pode acontecer ainda neste primeiro semestre. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, e também com o chefe de gabinete, Amarildo Bonfim, foi dada a confirmação que as pendências financeiras foram resolvidas e que, o próximo passo, é a realização dos processos licitatórios para a compra dos equipamentos. “Não podemos precisar uma data, mas é muito provável que, no máximo, em 120 dias a UPA de Brumado entrará em funcionamento, dando mais uma grande opção na área do atendimento de urgência e emergência para a população”. E ainda destacaram que "o prefeito nos solicitou que todos os esforços fossem feitos nesse sentido, então, acreditamos que tudo ocorrerá de maneira positiva e a UPA entrará em funcionamento". 



Brumado: Pitágoras e Unopar realizaram o Conecta

Foto: Divulgação

A Faculdade Pitágoras de Brumado e a Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR realizaram no último dia 31 de janeiro o evento Conecta, com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos, do representante da Secretaria de Educação, professor Adriano Santos, dos gestores de RH da Xilolite, Wellington Meira e da RHI Magnesita, Jadson Gruba e do empreendedor Zilmar Júnior, participantes da Mesa Redonda, dialogando sobre o tema Empregabilidade: tecnologia, mercado globalizado e perfil profissional para assumir os desafios do mundo moderno. Em breve, será divulgada nova programação de eventos acadêmicos, desta vez tratando de temas específicos da Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (cursos presenciais), Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo (UNOPAR EAD). Venha fazer parte deste time! Inscrições abertas para processo seletivo! Informações: Faculdade Pitágoras de Brumado e UNOPAR, Rua Eugênia Dantas Araújo, Nº 55, Bairro Hospital, (77) 9.9937-7979 / 3441-7979.



‘Cadê a nossa ponte?’, clamam moradores do Jacaré, Retiro e André; eles estão isolados

A situação se agravou nos últimos dias e a passagem está totalmente impossibilitada (Foto: 97NEWS)

O clamor do povo, especialmente dos moradores do meio rural,  pelas chuvas foi atendido pelos céus, mas, como diz o pensador que “tudo tem os dois lados”, as tão esperadas chuvas trazem o alívio para a questão do abastecimento, só que, na questão de infraestrutura, os problemas aparecem, os quais chegam ao ponto de impossibilitar a mobilidade dos moradores, deixando claro que é necessária a construção de uma ponte na referida localidade. 

Caso as chuvas continuem a situação deve piorar (Foto: 97NEWS)

Vários casos vêm sendo enviados para o 97NEWS, e o último foi feito pelos moradores da região do Jacaré, Retiro e André, os quais garantem que estão totalmente isolados, já que a estrada que faz a ligação com a sede do município ficou totalmente intransitável, já que o volume do rio aumentou consideravelmente, impedindo a passagem. O grande receio deles são que alguns moradores mais idosos, ou crianças, venham a adoecer, além do fato de que, com o início das aulas, os alunos ficam privados do ensino.

Apesar das tentativas, a travessia do rio não dá para ser realizada (Foto: 97NEWS)

Cansados de tantas promessas, eles esbravejaram que “cadê a nossa ponte, não aguentamos mais ser iludidos, toda vez é a mesma coisa. Só que agora, será diferente, se não resolver essa situação nenhum político aqui terá o nosso voto, porque são anos desse sofrimento que parece que não tem mais fim”. Como já citamos, a secretaria municipal de infraestrutura garantiu que uma ampla ação de recuperação das estradas vicinais irá ser iniciada nos próximos dias, assim que a chuva der uma trégua.



Carnaval 2018: Psirico, Léo Santana, É o Tchan... Qual será o hit deste ano?

Foto: Composição l 97NEWS

A festa mais esperada do ano está chegando e uma coisa que o baiano não dispensa é a animação. Todo ano tem aquela 'música chiclete' que fica na boca da galera e, dessa vez, não vai ser diferente. Qual o seu hit favorito neste verão? Nos próximos dias, vai ser difícil não esbarrar com as músicas de Psirico, Léo Santana, É o Tchan e outros. São vozes de algumas das faixas mais cotadas para ser hits do carnaval 2018. A seleção com músicas que chegam ao carnaval em posições altas nas paradas (como "Popa da Bunda", de Psirico, e "Encaixa", de Léo Santana) ou que cresceram nos últimos dias, como "Que tiro foi esse", de Jojo Todynho. A lista deixa de fora músicas que estão muito bem nas paradas, mas com letras de dor de cotovelo que não costumam colar na folia, como "Apelido carinhoso", de Gusttavo Lima, e "Amigo taxista", de Zé Neto e Cristiano.

Veja a lista

  1. Popa da Bunda - Psirico e ÀTTØØXXÁ
  2. Carnaval - Claudia Leitte
  3. Encaixa - Léo Santana e Mc Kevinho
  4. Cheguei Pra Te Amar - Ivete Sangalo e Mc Livinho
  5. À Vontade - Ivete Sangalo e Wesley Safadão
  6. Varias Novinhas - Léo Santana
  7. Hipnotizou - Harmonia do Samba e Léo Santana
  8. Rabetão no Paredão - Duas Medidas e La Fúria
  9. Dançadeira - Denny Denan
  10. Só Da Tu - A Favorita
  11. Banzeiro - Daniela Mercury
  12. Coroa vs Novinha - É O Tchan
  13. Navegando a Vida - Jammil
  14. Bumbum Carente - Parangolé
  15. No groove - Ivete Sangalo e Psirico
  16. Rafa e Pipo Marques - Sarrando
  17. Aquele Fogo - Alinne Rosa
  18. Eu Não Vou Embora - Tomate
  19. A Patroa Pirou - Bell Marques
  20. Pa Pa Pa - La Fúria ft Escandurras e Fabio Duarte

 



Conquista: Cliente da Caixa será indenizada por ter sido roubada dentro do banco

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Caixa Econômica Federal foi condenada pela Justiça Federal a indenizar uma cliente da cidade de Vitória da Conquista em R$ 5 mil por ter sido furtada em frente a agência. Além de indenizar a cliente em danos morais, a Caixa terá que pagar R$ 950 por danos materiais. A Caixa recorreu à 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) contra a decisão da Vara da Justiça Federal de Vitória da Conquista. A cliente também recorreu da decisão para pleitear danos morais pelo constrangimento que sofreu. A Caixa, no recurso, alegou que o furto aconteceu por culpa exclusiva da vítima, por estar em uma área externa da agência. Para o relator do caso, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, os elementos colacionados nos autos do processo comprovam que a versão dos fatos apresentada pela consumidora é verdadeira, pois ela realmente foi furtada no interior de uma agência da Caixa quando estava realizando depósito bancário com envelope em um caixa eletrônico, ao contrário do que alega a instituição bancária. Segundo o desembargador, os fatos mostram falhas na segurança da agência, como a ausência de empregados para prestar informações aos usuários, ausência de vigilância efetiva e sua omissão na busca de solucionar o problema do furto sofrido pela apelante. Quanto aos danos morais, o relator ressaltou que “ao ser furtado dentro de agência bancária, em local em que entendia estar segura e a salvo da ação de criminosos, a autora teve lesada sua honra e sua tranquilidade”.



Protesto: Moradores prometem bolo e festa de aniversário de 1 ano para buraco na rua

Quem passar pelo local irá se deparar com essa cena (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

As chuvas dos últimos dias voltaram a evidenciar um dos problemas mais constantes e inquietantes da infraestrutura urbana de Brumado, que é a situação precárias de inúmeras vias da cidade. Tendo como grande obstáculo a omissão, pelo menos até o momento, da construção do sistema de esgotamento sanitário, vai-se se “empurrando o problema com a barriga”, ou seja, cada vez que buracos aparecem nas vias tem que ser feito um “armengo”, geralmente se colocando paralelepípedos, areia e terra, que, quando recebem novas chuvas, são arrastados novamente pela correnteza, o que torna a situação num ciclo vicioso “interminável”. Com isso o dinheiro público vai também na “enxurrada” e, não se tem estudos do impacto econômico, mas o que se gastou com consertos de ruas em Brumado já daria, ao menos, para se ter iniciado as tão urgentes obras de esgotamento. Dentro deste cenário intrigante, sempre aparecem os casos emblemáticos, desta feita foi na esquina da Rua Marcolino Rizério com a Sebastião dos Santos Leite, onde, segundo os moradores, um buraco que já vai fazer um ano, o qual, no início, era de menor proporção, agora se expandiu e, agora, oferece também riscos de acidentes. Um dos moradores, mais “revoltado” com a situação, afirmou à nossa equipe que se nada for feito ele fará, como forma de protesto, um bolo e uma festa de aniversário para “comemorar” o aniversário do buraco, mas, ele espera que isso não seja preciso. Quem passa pelo local se depara com um cavalete com uma placa com os seguintes dizeres: “vamos fazer aniversário deste buraco”. Provavelmente essa seria mais uma situação que poderia se encaixar na galeria “têm coisas que só acontecem em Brumado”. Em contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, ele disse que um amplo planejamento de recuperação das vias públicas será colocado em prática, mas que, nesse momento, por causa das chuvas, não é possível a sua operacionalização. 

Além de tudo existe o risco de acidentes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Curso de medicina baiano é o 10º mais caro do país entre faculdades com bolsas do Prouni

Foto: Reprodução

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os alunos poderão ingressar em cursos com mensalidades que variam de menos de R$ 150 a quase R$ 10 mil. Neste semestre, entre os 10 cursos mais caros, oito são de Medicina. E o 10º mais caro fica em Lauro de Freitas. A posição, de acordo com o levantamento disponibilizado pelo programador Álvaro Justen, do coletivo Escola de Dados, é ocupada pela Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde (Unime), que cobra R$ 9.048 na formação de médicos. A área de Medicina concentra as mensalidades mais altas do país e, na Bahia, segue a mesma tendência. A Unifacs, em Salvador, ocupa a 28º posição entre as mais caras do país, com valores mensais de R$ 8.107,41, seguida pela Faculdade Ages de Medicina, em Jacobina, com mensalidade de R$ 8.100. A lista de cursos de Medicina na Bahia com bolsas do Prouni é completada pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fab), que cobra R$ 7.480 por mês; pela Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (R$ 7.214); pela Faculdade de Guanambi (R$ 6.923); e pela FTC em Salvador (R$ 5.930,41). 



Deputado e lideranças de Encruzilhada buscam solucionar o abastecimento de água

(Foto: Divulgação)

Assim que passar o Carnaval, o município de Encruzilhada receberá a visita de técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) e da Companhia de Engenharia Ambiental (CERB) para realizar estudo visando à limpeza e ampliação da barragem do Rio da Água Preta, que abastece a sede, e funcionamento do sistema de água do distrito de Vila do Café. O deputado federal Waldenor Pereira e um grupo de lideranças locais empenhadas em buscar solução para o abastecimento de água da população estiveram nos órgãos, em Salvador, na segunda-feira (05/02), e conseguiram o agendamento das visitas técnicas. O deputado estadual Zé Raimundo, que tem atuação parlamentar no município, acompanhou a comitiva apoiando os pleitos.  O grupo de Encruzilhada - formado por Dr. Pedrinho, candidato a prefeito nas eleições passadas, os vereadores Eduardo, Caburé, Sérgio e Jorge, além do suplente de vereador Rickinho – relatou ao presidente da Embasa, Rogério Cedraz, a situação crítica do abastecimento de água do município.  A sede, que conta com a adutora do Rio Pardo, ficou com o abastecimento prejudicado em razão da prolongada estiagem. A alternativa passou a ser a barragem do Rio da Água Preta, que necessita de recuperação. No distrito de Vila do Café, o maior do município, o sistema de água que abastece mais de 10 mil pessoas foi inaugurado pelo governador Rui Costa em 2015, mas agora está paralisado por problemas técnicos na rede. Este caso foi tratado com o presidente da CERB, Marcos Bulhões, que também agendou a visita de sua equipe técnica para verificar o problema e buscar solução.Também na CERB o grupo cobrou informações sobre outro sistema de água para abastecer a zona rural de Encruzilhada, cuja obra está paralisada. Trata-se de um sistema financiado pela Funasa – Fundação Nacional de Saúde, através do programa Água para Todos, com investimento de R$ 5, 5 milhões para beneficiar 1.600 pessoas, através de uma rede de distribuição de 66 quilômetros visando à captação de água do Rio Pardo para atender os povoados de Água Preta, Brejinho, Caldeirão, Juazeiro I, Juazeiro II, Lagoa Inocência, Pé de Serra, Ponte Martiliano e Serra. O presidente da CERB informou que o motivo da paralisação da obra é o atraso na liberação de recursos por parte da Funasa. Ao final das visitas à CERB e Embasa, o deputado Waldenor parabenizou a comitiva de vereadores e o Dr. Pedrinho, “essa liderança jovem que ascende cada vez mais no município de Encruzilhada”. Em seguida avaliou o resultado das audiência com Cedraz e Bulhões: “Realizamos uma das agendas mais importantes do momento, por se tratar de uma questão tão fundamental para a população do município de Encruzilhada, que é a solução para a crise hídrica provocada pela longa estiagem”, concluiu.



Após dias internado na UTI de Brumado, cantor e compositor lapense, Zeca Bahia, morre aos 67 anos de idade

O cantor Zeca Bahia era muito querido e respeitado em toda a região (Foto: Reprodução)

O cantor, compositor e músico Lapense  José Ramos Santos, o Zeca Bahia, morreu na noite  desta terça-feira (6), na cidade de Brumado. Aos 67 anos, o cantor morreu de falência múltiplas dos órgãos. Zeca foi encaminhado no dia 25 de janeiro para o Hospital Municipal Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa com um histórico de parada cardíaca, precisando ser reanimado pela equipe da Unidade de Pronto Atendimento(UPA). Conforme o Dr. Marcos Melo, que conversou com o site Notícias da Lapa um dia depois do internamento de Zeca, o quadro dele era gravíssimo, apresentando insuficiência renal aguda, respirando através dos aparelhos e precisava ser encaminhado para uma UTI. No dia 29 de janeiro a prefeitura de Bom Jesus da Lapa conseguiu a vaga em uma UTI especializada na cidade de Brumado, onde ele passou por uma série de exames, no entanto, durante os boletins médicos apresentados durante todo período de internação ele não apresentou melhoras significativas. José Ramos Santos (Zeca Bahia) nasceu em 19 de março de 1950, na Praça do Livro, em Bom Jesus da Lapa. Compositor e cantor, autor de músicas de grande sucesso como Porto Solidão, interpretada pelo cantor Jessé e Ave Coração, interpretação de Fagner. A sua partida deixa a cidade de Bom Jesus da Lapa em luto,  perde um dos seus maiores artistas, conhecido em todo Brasil pelas suas belas composições. Em 1979, com a canção “Ave Coração” (Zeca Bahia e Clodo Ferreira) foi consagrada na voz de Raimundo Fagner e gravada no LP “Beleza”, um dos títulos da vasta discografia de Fagner. Com versão em espanhol por Ferreira Gullar, “Ave Corazon” foi lançada por Fagner na Espanha. Em 1980, no Festival MPB Shell da Rede Globo, “Porto Solidão” (Zeca Bahia e Ginko) ganhou o prêmio de melhor intérprete na voz do inesquecível Jessé, que imortalizou a obra. Escolhida pela imprensa nacional entre as cem mais belas canções do século, vendeu na época mais de 3 milhões de cópias. Foi gravada também por Altemar Dutra, Daniel e teve mais de cem regravações, em 43 países. Segundo pesquisas, a música imortal “Porto Solidão” foi ouvida e cantada por milhões de pessoas, permanecendo com ótima aceitação até os dias atuais.



Pensão Alimentícia: Cantor Latino tem prisão decretada

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Justiça de Manhuaçu (MG) decretou a prisão do cantor Latino por conta de uma nova dívida de pensão alimentícia que ele tem com a filha de 9 anos, fruto de um antigo relacionamento do cantor com a cabeleireira Neusimar Cosendei. Pai de nove filhos, ele é acusado de não pegar a pensão da menina há cinco meses. A dívida gira em torno de R$ 60 mil, e o mandado de prisão foi expedido pelo juiz Walteir José da Silva, da 1ª Vara Civil da região. A mãe da criança trava uma batalha judicial com o cantor desde a gravidez. Latino só conhece a filha por foto. "Venho desde a gravidez pedindo ajuda para alimentar a minha filha, que passa necessidades, pois mesmo eu trabalhando duro para sustentá-la, não consigo suprir todas necessidades que uma criança precisa", desabafa Neusimar.



Rio de Janeiro: Traficantes usam faixa para proibir maconha em favela: "Respeitem as crianças"

Foto: Reprodução

Uma faixa atribuída a traficantes do Morro de São Jorge, cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, chamou atenção de moradores do local. O recado era claro, em tom ameaçador: estava proibido o consumo de maconha na região para que moradores e crianças fossem respeitados. "É proibido fumar maconha na rua. Vamos respeitar as crianças e os moradores", pedia a faixa, que continha também a seguinte ameaça: "Se não abraçar o papo, o papo vai abraçar você". "Isso que eles fizeram foi algo bom. Quem não é usuário, não precisa ficar sentindo o cheiro", desabafou um morador da região, que não quis se identificar.



Multas por excesso de velocidade nas rodovias federais baianas crescem 677%

Foto: Conteúdo l 97News

A Policia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (06), dados sobre as multas aplicadas nas rodovias federais da Bahia. Segundo o levantamento, das 641.380 multas aplicadas em 2017, 436.737 (68%) foram aplicadas por excesso de velocidade. O número é 677% maior que os dados de 2016. Neste ano, 56.200 foram multados na infração. A PRF explica esse crescimento com o aumento das fiscalizações. Já os resultados dos acidentes tiveram números menores que o ano anterior. O número de mortes no trânsito em 2017 (580) foi 6% menor que em 2016 (640). Em 2017, o número de acidentes registrados foi 4.549, já no ano anterior, 5.408, uma queda de 16%. Além das multas por excesso de velocidade, o farol apagado foi a segunda causa que mais causou multas em 2017. Em seguidas vieram as ultrapassagens em locais proibidos, falta de licenciamento de veículos e ausência de Carteira Nacional de Habilitação.



Brumado: Mutirão de cirurgias de catarata fecha balanço ultrapassando os mil procedimentos

O número de pacientes comprovou o sucesso da ação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O balanço final do Mutirão de Cirurgias de Catarata, realizado entre os dias 2 e 5 deste mês pela Secretaria de Saúde da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, fechou com 1.081 procedimentos realizados. Para o coordenador do projeto, Guilherme Matos, a parceria entre os poderes políticos foi fundamental para realização do mutirão. “O que nós fizemos foi um pequeno gesto que mostra que os poderes públicos unidos são mais eficientes. Temos muitos parceiros nesse mutirão, mas foram fundamentais a colaboração do município de Brumado, na qual eu gostaria de ressaltar os nomes do secretário de Saúde, Claudio Feres, que nos deu um grande apoio, juntamente com toda a equipe do hospital e também ao prefeito Eduardo Vasconcelos." As cirurgias foram realizadas no Hospital Professor Magalhães Neto e atendeu pacientes que passaram pela Feira de Saúde realizada no mês de dezembro em Brumado, as pessoas já possuíam o diagnóstico de catarata, e, também, aqueles com mais de 60 anos que necessitavam passar por uma avaliação. “Números expressivos foram alcançados neste mutirão e é de se destacar também o empenho e trabalho realizado por todos os mais de 50 profissionais envolvidos no projeto”, complementou. Na sexta-feira foram realizadas 338 cirurgias, no Sábado 311, domingo 287, e hoje 145, o que totaliza o total de 1.081 procedimentos realizados. "Momentos de emoções e felicidade foram presenciados, o que reflete o sucesso do mutirão. Todas as pessoas que foram contempladas, tiveram sua qualidade de vida elevada de uma forma significativa", ainda relatou Guilherme. O mutirão agora terá uma pausa por causa do carnaval, mas ainda esta semana será definida pelo governo do estado a próxima cidade que receberá os serviços”. Guilherme ainda lembrou que todos os pacientes têm que passar pela revisão, que também será gratuita. As revisões acontecerão nos dias 20 e 21 de fevereiro na Clínica Cevib, na Rua Euclides da Cunha, 175, Centro (Em frente e Escola Zilda Neves).

A equipe multidisciplinar comemorando os resultados altamente positivos do mutirão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Bahia: Polícia Federal deflagra operação contra seita religiosa que escravizava fiéis

Foto: Ilustrativa

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (06), com o apoio do Ministério do Trabalho (MTE), uma operação para investigar crimes de redução de pessoas à condição análoga de trabalho escravo, tráfico de pessoas, estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Chamada de “Canaã – A Colheita Final”, a operação cumpre 22 mandados de prisão preventiva, 17 de interdição de estabelecimento comercial e 42 de busca e apreensão em 13 municípios dos estados da Bahia, Minas Gerias e São Paulo. Na Bahia, os municípios investigados são Ibotirama, Luiz Eduardo Magalhães, Wanderley e Barra. Segundo a PF, os dirigentes da seita teriam aliciado pessoas dentro da igreja, utilizando argumentos da doutrina religiosa para convencer os fiéis a trabalharem em oficinas, postos de gasolina, pastelarias, confecções e zonas rurais, sem nenhuma remuneração. A operação já está em sua terceira fase e o grupo estaria expandindo as ações criminosas até Tocantins.



‘A estrada virou um verdadeiro mingau’, esbravejam moradores da região da Comunidade Lagoa da Pedra

A estrada ficou totalmente intransitável, um verdadeiro 'mingau' como definiram os moradores (Fotos: 97NEWS)

A chuva tem um lado positivo muito grande, mas, ela também traz transtornos e muita “dor de cabeça”, ainda mais quando as precipitações são mais intensas. A zona rural, geralmente, é mais privilegiada, mas, na área de infraestrutura, é a que mais sofre, já que, quase sempre, as estradas ficam praticamente intransitáveis. Várias são as situações desse gênero, mas, uma em especial, que foi trazida à nossa redação, chamou a atenção pela forma como foi definida. Segundo os moradores da região da Lagoa da Pedra, que envolve também as comunidades de Amucafo, Vazante, Furado dos Veados, Barreiro e Cachoeira, tudo se iniciou com uma obra particular de uma construção de um barramento, que utilizou um material que acabou se desintegrando com as chuvas, tornando a estrada um “verdadeiro mingau”. Eles não esconderam a insatisfação ao declarar que “o povo está totalmente revoltado, pois a estrada é utilizada por centenas de famílias que estão privadas de poderem ir para a sede do município” e continuaram citando que “as aulas começaram, mas os alunos tiveram que voltar frustrados para as suas casas, pois o ônibus não pode passar. Isso é um absurdo e um abuso, esperamos que as autoridades tomem as devidas providências e resolvam essa situação o quanto antes”. 



Governo do Estado abre licitação para construção de Policlínica de Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O governo do Estado abriu nesta terça-feira (6) a licitação para a construção da Policlínica de Vitória da Conquista. A informação foi publicada na manhã de hoje no Diário Oficial do Estado. A assinatura do protocolo de intenções pelo governador Rui Costa foi realizada em dezembro do ano passado e incluiu 28 municípios. O investimento no equipamento será de R$ 24 milhões, divididos igualmente entre as obras de edificação e compra de equipamentos. A Policlínica será construída ao lado do Hospital de Base de Vitória da Conquista e vai atender a demanda de 543 mil habitantes. A iniciativa tem por finalidade regionalizar os serviços de saúde, com garantia de cobertura para a realização de exames gratuitos solicitados pelo Sistema Único de Saúde no Estado. Apesar  do prefeito Herzem Gusmão afirmar inicialmente que a cidade não iria integrar o consórcio de saúde e ter dito ainda que Conquista “não tinha interesse” na policlínica, o impasse foi resolvido. "O Governo do Estado tem um projeto bastante claro de regionalização da saúde e de fortalecimento da atenção especializada de média complexidade através da implantação de policlínicas gerenciadas pelos consórcios interfederativos de saúde e com certeza, a medida reforçará de forma significativa a saúde de Vitória da Conquista e região", disse o deputado Waldenor Pereira. "É mais um compromisso do governador Rui Costa com Vitória da Conquista e toda uma região que vai além da prestação dos serviços da atenção básica. Um importante equipamento que vai atender o público com qualidade e rapidez como já vem fazendo em outras regiões e que representa mais um avanço para a saúde pública da Bahia", afirmou Zé Raimundo. O consórcio assinado é formado por Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.



Brumado: Trabalhadores fazem fila para vagas como cuidador de creche temporário

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A fila na porta da Prefeitura Municipal de Brumado, começou cedo na manhã desta segunda-feira (5). Foram trabalhadores que queriam se candidatar a uma vaga temporária para cuidador de creche. As inscrições foram para 50 vagas, mais cadastro de reserva. A fila se concentrou na porta da prefeitura, onde foram  recebidas as fichas de inscrições para as vagas. Os interessados para as vagas passaram a manhã na fila, que no período da tarde foram transferidos para auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), para a entrega dos currículos. Para se candidatar, foram apresentados os documentos originais e cópias, juntamente com a ficha de inscrição preenchida. O pré-requisito pedido no processo foi que, o candidato tivesse ensino médio completo. O salário é de R$ 1.246,20. Segundo o edital, a contratação será feita pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de acordo as necessidades em caráter emergencial da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A prova objetiva será aplicada nesta sexta-feira (9). Já o Processo Seletivo será realizado por uma comissão de servidores da prefeitura. Os contratados, terão a carga horária de 40 horas semanais.



Comunidade CARP realizará o 'Carnaval com Cristo' em Brumado

Foto: Divulgação

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a Comunidade CARP realizará em Brumado o  "Carnaval com Cristo". O evento começa no sábado às 14h, com muito louvor, oração, adoração e pregação. E ainda, praça de alimentação. Este ano a Comunidade aborda o tema: "Negas os teus desejos, e encontrará o que deseja teu coração" (São João da Cruz). Entrada gratuíta. Venha e traga toda sua família para viver essa experiência de fé! O evento acontecerá no Centro de Evangelização, "Jesus, eu confio em vós", saída para Vitória da Conquista.



Servidor público é morto a tiros em frente à Prefeitura de Conceição do Jacuípe

(Fotos: Reprodução)

O fiscal de arrecadação da Prefeitura de Conceição do Jacuípe, Augustavio de Oliveira Pereira mais conhecido como “Guga” foi morto a tiros no início da manhã desta terça-feira (6), no Centro de Conceição do Jacuípe. Segundo populares, ele foi executado por três homens armados em um veículo Fox de cor branca na frente da Prefeitura Municipal, na Praça Manoel Teixeira de Freitas, pouco antes das 8h. Ainda de acordo com informação de testemunhas, na ação criminosa, houve troca de tiros com um policial que conversava com a vítima e chegou a atingir um dos algozes e alguns veículos. Depois dos disparos, os criminosos evadiram-se do local.