ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


BRUMADO: AS FRONDES DE UM JEQUITIBÁ

Foto:divulgação

Pretendia-se acender as luzes deste site com um editorial em que se mesclassem desculpas pelo tempo fora do ar com a alegria de  entregar à comunidade brumadense um veículo de utilidade pública, com notícias, entretenimentos e outras ferramentas capazes de amenizar o estio do dia a dia, tornando-se  compatível com a grandeza de Brumado.   

Mas como a História foge, muita vez, da previsibilidade, abrem-se nossas cortinas para uma homenagem:  é que,  ontem, às 03h00, despede-se da vida um grande brumadense, não só na esfera  física, mas, sobretudo, na estatura moral de cidadão ilibado. Na verdade, poder-se-ia iniciar dizendo que um jacarandá, dos mais frondosos, cumpre seu ciclo terreal, para verdejar outros níveis de vida.

Trata-se do querido senhor Agnelo Santos  Azevedo. Tudo que se falar sobre ele corre o risco de descambar para o chavão, clichê, redundância, ou mera repetição. Que nasceu de uma família com 11 irmãos, todos influentes e assaz  queridos na cidade;  do  casamento com D. Celina, lavoura de afetos eternos de onde brotaram seus dez  filhos;  da dignidade que sempre norteou seus atos e mais uma ampla soma de  atributos que lhe reservaram destaque na grande família brumadense.

Preferimos, outrossim, a metáfora de uma árvore forte e frondosa:  o jequitibá. Analogamente ao significado em tupi para o nome, “gigante da floresta”, seu Agnelo Azevedo foi esse gigante em tamanho e exemplo de homem e  digno cidadão. Não menos que esta árvore de copas largas e acolhedoras, esse brumadense, desde a antiga Bom Jesus dos Meiras à atual Brumado, escreveu uma história de vida frondosa, calcada nos mais nobres  ideais, abrindo uma senda de atitudes politicamente corretas, mesmo quando tal conotação ainda não estava em voga.

Não tombou o jacarandá, não se derreou, não se vergou. Fez sua viagem última como alguém que viveu sempre a verticalidade dos fortes, daqueles dotados de hombridade e coragem, grande homem que foi, cujo nome goza  das mais cobiçadas referências e dos mais largos elogios.

Assim, há que se afirmar: não morre quem acendeu, na vida, uma tocha luminosa, quem mitigou uma dor, quem educou uma criança, quem ofereceu o pão, quem se deixou escancarar para a fraternidade, quem chorou com uma injustiça, quem ofereceu o ombro, quem estendeu a mão, quem colocou, sobre o alicerce, a pedra angular de um exemplo a ser seguido.

Sendo assim, este site não se despede de seu Agnelo, mas se posta ao seu lado como a tomar-lhe de empréstimo a força, a garra, o ímpeto construtivo de um cidadão que não se deixou aprisionar, senão pelos ideais de justiça e de retidão.  Sua história singular e bela não permite espaço para lamentação, mas faculta o regozijo ante a altivez com que encarou a vida e fez história.

Enfim,  dizer de coração aberto:  - Seu Agnelo, na loja deste site,  gostaríamos de oferecer aos leitores  o tecido incorruptível de seu exemplo em nobreza, dignidade e honradez. 



Comentários

  • Paulo Sérgio Lobo da Silva

    "Espetacular, não tenho outra palavra para definir o texto. Parabéns a 97news. Bonito de se ver, vocabulário enriquecido. Parabéns. "

  • José WAlter Pires

    "Ninguém melhor do que o poeta brumadense, para não citar outras das suas virtudes, Esechias Araújo Lima, numa bela e sugestiva metáfora, traduzindo do seu jeito rico de escrever, as suas referências pela morte do Sr. Agnelo Santos Azevedo, ocorrida na madrugada dessa terça feira, o6 de agosto, coincidentemente, data consagrada ao padroeiro de Brumado, Senhor Bom Jesus. Do que sei, ao longo dos meus quarenta e tantos anos vividos nesta acolhedora terra, sempre soube da retidão cidadã do Senhor Agnelo em todos os momentos que fora chamado a participar da vida familiar, política e comunitária. Brumado, perde assim, um dos seus filhos mais ilustres, testemunha da sua história, há mais de um século, sobretudo como marca de honradez e dignidade. "

  • Cláudia Azevedo

    "Nós, familiares de Agnelo Azevedo, ficamos muito emocionados e agradecidos por tão linda homenagem prestada ao nosso querido pai, avô e bisavô."

Deixe seu comentário