ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Motorista desastrado acaba provocando acidente ao lado da Igreja Matriz

(Foto: 97NEWS)

Os acidentes não param em Brumado e na manhã deste sábado, 24/01, às 11:20 horas, mais um aconteceu bem no coração da cidade, ao lado da Igreja Matriz, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Segundo dados colhidos pelo repórter Marcos Paulo, um homem, aparentemente embriagado perdeu a direção do seu veículo, um Gol vermelho placa CGV – 1729 – Brumado e acabou atingindo uma motocicleta Yamaha 125 e um Fiat Estrada, pertencente a uma empresa de perfuração de postos. A Polícia chegou rapidamente ao local e está fazendo o teste de bafômetro para constatar se o motorista do Gol estava ou não embriagado. Caso haja confirmação ele deverá ser conduzido para a delegacia. A ocorrência ganhou contornos maiores com a chegada da mulher do motorista do gol, que acabou agredindo o seu companheiro com várias capacetadas, tendo que ser contida pelos policiais. Ninguém se feriu no acidente. 



Acidente na noite desta sexta envolvendo Spacefox e CG 150 deixa motociclista ferido

O motociclista no momento da colisão foi arremessado ao chão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

É só os ponteiros do relógio ultrapassarem a barreira das 18 horas que o sinal de alerta para trafegar nas vias de Brumado se acende, já que a imprudência, somado à ingestão de bebidas alcoólicas acabam proporcionando vários acidentes na cidade. Nesta sexta-feira, 23/01, não foi diferente e vários acidentes, inclusive incomuns, aconteceram na cidade, os quais tiveram, provavelmente, na imprudência e no uso de substâncias entorpecentes as suas causas. O primeiro desses acidentes aconteceu no cruzamento da Av. Exupério Pinheiro Canguçu e Av. Coronel Santos, envolvendo um Spacefox e por um motociclista que conduzia uma CG 150. Segundo relatos do condutor do Spacefox, o motociclista vinha em alta velocidade e aparentava ter feito uso de bebidas alcoólicas. Ele ficou ferido na colisão e acabou sendo levado pela equipe do SAMU 192 para o Hospital Magalhães Neto para receber atendimento médico. 



Brumado: Homem sofre tentativa de homicídio no Conjunto Brisas I

(Foto: 97NEWS)

Um fato ainda sem muitas explicações, mas que acabou chamando a atenção dos moradores do Conjunto Residencial Brisas I, já que um homem acabou sofrendo uma tentativa de homicídio. Segundo informações colhidas junto à Polícia, Jordan Barbosa dos Santos, de 22 anos, teria ido, com seu veículo, a procura de uns parentes no referido conjunto residencial, quando acabou recebendo 2 tiros, sendo que um atingiu o seu ombro. Ele foi encaminhado às pressas pelo SAMU 192 para o HMPMN, mas o seu estado não apresentava gravidade. A Polícia está buscando esclarecimentos sobre o fato, pois achou estranho, um homem ser alvejado praticamente do nada, tanto que as investigações irão prosseguir. 



Brumado: Motorista estilo GTA por pouco não provoca uma tragédia na Praça do Fogo

A cena GTA, por pouco não poderia mesmo ser uma tragédia (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O GTA (Grand Theft Auto), numa versão aportuguesada “Roubo Qualificado de Veículos”, é um dos games mais violentos do mundo virtual e, na noite desta sexta-feira, 23/01, Brumado, mais especificamente a Pracinha do Fogo, quase foi palco de uma cena autêntica de GTA, já que um motorista que estava conduzindo um Polo de cor preta quase provou uma tragédia ao invadir uma área destinada a clientes de um bar. Segundo pessoas que estavam no local na hora do acidente, que foram ouvidas pelo repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, o motorista estava visivelmente alterado e, após dar um cavalo de pau, acabou invadindo a área quase atingindo várias pessoas, o que seria um “strike mortal”, mas, por sorte, acabou colidindo só com uma mureta (foto abaixo). As pessoas revoltadas logo partiram para cima do motorista com o intuído de linchá-lo, mas ele conseguiu escapar. Uma jovem relatou que “foi por muito pouco que eu e meu namorado não fomos atingidos, eu senti a morte passando bem do meu lado”. Um homem, muito nervoso afirmou que “esse cara é um verdadeiro irresponsável como que ele vem dando cavalo de pau num local como esse”. Por pouco não aconteceu uma tragédia, já que, mesmo com o livramento do acidente, houve uma tentativa de linchamento do motorista. Segundo as últimas informações, ele deve ter pegado o carro escondido de algum familiar. A Polícia vai fazer o levantamento dos dados e já tem pistas do motorista. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Vigilância Sanitária e PM interidam Restaurante na Av. Otávio Mangabeira

A PM e a vigilância sanitária cumpriram a interdição (Foto: 97NEWS)

Sob a recomendação do Ministério Público a Vigilância Sanitária e uma guarnição da Polícia Militar estiveram realizando uma operação de interdição em um dos restaurantes mais conhecidos da cidade que fica localizado na Av. Otavio Mangabeira, num dos locais mais badalados da cidade. O motivo que levou ao restaurante ser interditado foi que, mesmo após ter sido notificado pela Vigilância há cerca de dois meses, a qualidade dos alimentos oferecidos aos clientes não foi melhorada, já que haviam provas que eram servidos alguns alimentos impróprios para o consumo. Ao tomar conhecimento do fato, o Ministério Público recomendou a interdição, a qual foi executada hoje, 23/01, por volta das 12:30 horas, justamente o horário de maior pico do estabelecimento, onde foram encontrados alimentos com prazo de validade vencidos e também comida estragada. O fato causou surpresa em muita gente e vem mostrar a inflexibilidade e a rigidez do setor de vigilância sanitária, que, ao que tudo indica, deverá atuar em outras bares e restaurantes da cidade, visando o bem estar e a saúde dos brumadenses e dos turistas que visitam a cidade. Agora os proprietários do restaurante deverão ter um prazo para se adequar e sanar os problemas para voltar às suas atividades. 

(Foto: 97NEWS)


Filho de João Bonfim nomeado para ser diretor da Agerba sai em defesa do prefeito de Brumado

(Foto: Guanambi Notícias)

Após críticas e mais críticas, após estar sendo massacrado nas redes sociais, o prefeito Aguiberto Lima Dias, até que enfim encontrou quem saísse em sua defesa, que foi o filho do deputado João Bonfim, Guilherme Bonfim que disse que o prefeito não tem a mínima culpa da reforma administrativa que o governador Rui Costa está promovendo no Governo do Estado. Ele que foi nomeado recentemente para ocupar o cargo importante de diretor da Agerba, após ver a avalanche de críticas ao gestor brumadense resolveu sair em sua defesa. Agora ficam vários questionamentos no ar, porque só agora seu diretor você saiu em defesa do prefeito?; porque quando a lei foi aprovada na Assembleia e já se sabia que esses órgãos seriam extintos e que iriam sair de Brumado não se falou nada?; porque o prefeito não saiu em sua defesa, precisou de alguém vir de Guanambi para defendê-lo? ou porque o próprio deputado eleito Vitor Bonfim, que foi apoiado pelo prefeito não o defendeu ao invés do seu irmão?. O povo de Brumado que é a vítima quer essas respostas. 



‘Já estamos começando a passar fome seu prefeito e Guard Secure’, declara vigilante ao 97NEWS

O vigilante Juraci Campos Moura relatou a sua indignação ao 97NEWS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre vigilantes, Guard Secure e prefeito de Brumado chegou ao limite e os cerca de 30 vigilantes que atuavam na empresa até o dia 30 de novembro de 2015 já começam a mostrar uma grande revolta com a situação. Na tarde desta quinta-feira, 22/01, o vigilante Juraci Campos Moura recebeu o repórter Marcos Paulo, do 97NEWS, para explicar a sua situação. “Estamos desde o dia 30 de novembro sem receber, estão nos devendo férias, 13º salário, tempo de serviço e nada, além do que não foi dada baixa na carteira o que nos está impedindo de arrumar um novo trabalho”, expressou. Muito indignado ele ainda citou que “esta indefinição entre a prefeitura e a Guard Security está nos prejudicando demais, já estamos começando a passar fome, porque estamos devendo na praça e ninguém já quer nos vender mais fiado, então prefeito Aguiberto e representantes da empresa, nos digam como vai ficar a nossa situação, já que vocês não se manifestam com uma decisão”. A esposa do vigilante também relatou a sua preocupação ao dizer que “estão acabando com a nossa vida, temos filhos que pedem comida e não podemos dar, temos dinheiro para receber, temos os nossos direitos e eles não estão nem ai, nos tratando como se fôssemos cachorros”. Ela foi mais além e disse que “se não for dada uma solução urgente para a questão vamos ter que tomar medidas drásticas, pois o desespero toma conta de nós”. 



Moradores da Rua José F. Xavier Pires acusam a administração municipal de descaso

Os estragos feitos pelas chuvas ainda são visíveis e os moradores querem uma solução urgente para a questão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A reportagem do 97NEWS esteve nesta quinta-feira (22) na Rua José Francisco Xavier Pires, no Bairro Novo Brumado, uma das vias que mais sofreu com as chuvas que caíram sobre a cidade no final de 2014. Passado mais de um mês, a situação ainda é precária, com os estragos feitos pela força das águas bem evidentes. Uma das situações mais gritantes é de uma residência que quase teve a sua estrutura danificada, já que uma enorme cratera se formou ao lado da casa. Vários moradores foram ouvidos e foi um coro só ao dizer que “isso é um grande descaso que está sendo feito com a gente”. Eles muito irritados declararam que “sabemos que foi uma causa natural, mas já daria tempo de sobra para consertar a rua, mas até agora nada, só colocaram uma terra aqui para tapear e solução que é bom não teve nenhuma”. Eles ainda alegam que “alguns de nós não estamos podendo abrir o comércio, o que está trazendo prejuízos, por isso esperamos que agora, depois do nosso apelo, se façam as obras de recuperação da rua, que é uma importante via de acesso aqui do nosso bairro”. 



Moradores do Bairro Novo Brumado irão fazer mutirão para reconstruir Escadaria destruída

A situação está revoltando os moradores que já querem fazer um mutirão para reconstruir a escadaria (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As últimas chuvas que caíram em Brumado no final de 2014 causaram muitos prejuízos à cidade, mas, em alguns locais, até hoje, a situação de destruição e abandono continua, já que a Prefeitura Municipal não teve uma ação como a população esperava. Esse é o caso de uma Escadaria localizada na Av. Centenário, na saída para Caetité, que faz uma importante interligação entre os bairros Novo Brumado e Dr. Juracy, a qual foi totalmente destruída pelas últimas chuvas, mas, até agora, continua no chão, já que não houve nenhuma ação de reparação por parte do setor de infraestrutura. A reportagem do 97NEWS ouviu vários moradores dos respectivos bairros, os quais estão muito irritados com a situação. Segundo eles a escadaria ainda está no chão (foto abaixo), dificultando a vida de todos, principalmente dos mais idosos que têm que dar uma volta enorme para ir para a região central da cidade. Ainda segundo eles o caso já foi passado para o setor de infraestrutura, mas, até agora nada foi feito, então, diante disso eles já estão perderam as esperanças e já estão se mobilizando para reconstruir a escada através de um mutirão. “Já que a prefeitura não faz, só nos resta a gente se unir e fazer, já que não podemos ficar com essa situação desse jeito sem poder nos locomover para outros locais”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Sede da Inspetoria da Fazenda será transferida para Vitória da Conquista

Já não chegava a extinção da Dires, Derba e Direc, agora mais um órgão ligado ao Governo do Estado deixará Brumado que é a sede da Inspetoria da Fazenda, que a partir de março funcionará em Vitória da Conquista, nucleando 15 municípios da região que são Aracatu, Malhada de Pedras, Livramento, Paramirim, Ituaçu, Tanhaçu, Barra da Estiva, Botuporã,  Jussiape, Tanque Novo, Érico Cardoso, Rio do Pires, Rio de Contas, além de Brumado. A perda de mais um importante órgão do governo do estado vem comprovar a falta de representatividade política de Brumado, já que, no ano passado a Câmara de Vereadores iniciou uma luta em prol da manutenção da inspetoria, mas, agora, ficou comprovado que foi uma “luta in gloria”. A reportagem do 97NEWS esteve no local e foi informado oficialmente o fechamento do órgão no mês de março, sendo que neste pequeno período será feita somente o fechamento das contas. O critério adotado pelo governo para o fechamento da inspetoria é o mesmo para os outros, não ter uma sede própria. Infelizmente o início de 2015 está sendo só de notícias ruins para os brumadenses, que se veem desamparados, tendo várias perdas importantes, além de ter que conviver com uma violência desenfreada que se aproveita do baixo contingente policial para aterrorizar a população. Ainda segundo as informações a transferência é irrevogável, o que vem simbolizar a fraqueza política do município. 



Brumadenses comemoram Dia de São Sebastião

A procissão teve momentos de muita devoção (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um povo de muita fé e com forte tradição católica, assim pode ser definida a religiosidade dos brumadenses que nesta terça-feira, 20/01, celebraram uma das datas mais importantes de seu calendário religioso que é o Dia de São Sebastião. Milhares de fiéis saíram primeiramente em procissão para depois participar da missa campal. São Sebastião não é o padroeiro de Brumado e sim patrono, já que o padroeiro da cidade é o Bom Jesus dos Meiras. O fato de se celebrar o Dia de São Sebastião é originária de uma ação promovida pelo monsenhor Fagundes, que há cerca de 50 anos atrás decidiu fazer as invocações ao santo, pois Brumado viveu uma terrível onda de enfermidades. Os festejos foram como sempre carregados de fé e devoção, onde os fiéis fizeram as suas preces ao santo. A reportagem do 97NEWS esteve presente ao evento e registrou os melhores momentos que podem ser vistos abaixo: 



Brumado: Jovem desaparecido desde domingo é procurado pela família

(Foto: Reprodução Facebook)

Família está à procura do jovem Claudinei da Silva Amorim (foto), que está sumido desde o último domingo, dia 18. Segundo informações ele saiu de sua casa na Fazenda Cachoeira para ir para uma Cavalgada na região de Samambaia e até agora não retornou. A mãe está muito preocupada porque ele faltou ao trabalho ontem. Qualquer informações sobre o jovem entrar em contato pelo (77) 9972-1107. 



Moradores denunciam abandono e até ‘toque de recolher’ na Praça Maria Aparecida Ferreira

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma situação preocupante. É assim que está a atual situação da Praça Maria Aparecida Ferreira, no bairro Santa Tereza, que segundo os moradores está completamente abandonada. A reportagem do 97NEWS esteve no local na tarde desta segunda-feira, 19/11 e ouviu vários moradores que relataram a situação e também informaram outro dado sério, que o local estaria sob uma espécie de toque de recolher. “Não há segurança, tanto que chega de noite ninguém sai na rua, pois os bandidos agem e até seguem a gente”, disse uma moradora. O motivo deste “toque de recolher” seria a ausência da iluminação, já que até hoje, depois que ela passou por reforma, só os postes estão no local. O aspecto da praça, que passou por uma recente reforma, está cada vez pior, o que está deixando os moradores muito chateados, já que até o parquinho de diversões está incompleto, impedindo que as crianças venham a brincar. . 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


‘Foi um milagre de Deus’, afirma borracheiro que quase foi esmagado por uma caçamba

A moto ficou debaixo da caçamba (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

“Foram os anjos de Deus que me livraram”, foi dessa forma que um borracheiro que estava pilotando a sua motocicleta  definiu a forma como se livrou de um acidente que aconteceu no último final de semana na Av. Centenário. Segundo testemunhas ouvidas pela reportagem do 97NEWS, uma caçamba vinha sentindo centro da cidade e deu sinal para entrar, o borracheiro pensou que ela iria pegar o retorno, mas ia entrar numa oficina, foi o que originou o acidente, onde o borracheiro teve a sua moto quase esmagada pela caçamba. Quem viu a cena pensou que ele tinha sido mesmo esmagado junto com a moto, mas, como ele próprio definiu, “por um milagre divino”, ele consegui sair ileso, apesar do grande susto. 



Está chegando a hora: Arrocha Prime dia 31 de janeiro

Arrocha Prime: o fenômeno está de volta.

Está chegando a hora, dia 31 de janeiro, às 22h, no Planet Show I - saída para Caetité, em Brumado, a cidade vai tremer com o Arrocha Prime. Os arrochadeiros de plantão vão dançar com o show de Pablo, o fenômeno do momento, Rei da Cacimbinha e Renan Moreira. Ingressos de pista já estão sendo vendidos no segundo lote, também vai ter camarote open bar, com direito a vodka, cerveja e água. Os ingressos podem ser divididos em três vezes no cartão. Garanta já o seu e faça parte do maior evento de arrocha da região. Arrocha Prime: o fenômeno está de volta!



Diretora do CMEAS explica os critérios adotados pela escola para a realização da matrícula

A diretora do Cmeas, Célia Generosa, falou ao 97NEWS (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A segunda-feira se iniciou em Brumado com a notícia de que uma longa fila no Cmeas, o que causou uma série de discussões nas redes sociais, sendo que a leitura feita pela maioria de que houve uma humilhação aos pais de alunos. Visando obter melhores informações sobre os critérios adotados pela escola, a diretora da unidade, Célia Generosa, foi ouvida pela reportagem do 97NEWS. Ela explicou que o critério adotado foi global, ou seja, foi o mesmo para todas as escolas, que seria a distribuição das vagas por meio de senhas. Segundo ela o motivo da fila é que existe uma preferência muito grande pelos pais pelo Cmeas, já que a escola tem um padrão de ensino muito elevado, tanto que já é eleita há vários anos consecutivos como a melhor do município. A diretora também explicou que a grande procura se concentrou nas 64 vagas para alunos novos da 5ª série do período matutino. Ela também informou que a escola tem em torno de mil alunos e que só existem vagas agora para o período noturno. 

Ainda havia fila no início da manhã (foto: Marcos


Para matricular seus filhos pais têm que passar madrugada na ‘fila da humilhação’

As filas se formaram desde a noite de domingo (Foto: Carlos Silva)

A crise em vários setores da administração municipal está gerando uma série de protestos na população brumadense que está muito preocupada com os últimos acontecimentos que envolvem a saída de vários órgãos de Brumado e o aumento desenfreado da violência. Diante dessas incertezas a semana se iniciou com outro fato que acabou mostrando uma outra situação preocupante que foi a imensa fila formada em frente ao CMEAS, onde pais buscam garantir a matrícula de seus filhos. Apelidada de “Filha da Humilhação” pelo repórter Carlos Silva, a situação gerou inúmeros protestos desde cedo, pois isso não existia na cidade há tempos atrás. Nas redes sociais as críticas foram ainda mais severas (confira abaixo), onde foi relatado pelos internautas que em outras escolas do município a situação das filas também aconteceu. 

(Reprodução Facebook)


População reclama das condições do muro da Praça Capitão Francisco de Souza Meira

As condições precárias do muro são facilmente notadas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O setor de infraestrutura municipal vem sendo muito criticado pela população brumadense de uns tempos para cá, já que na cidade é fácil de observar uma buraqueira e estado precário de vários equipamentos públicos. Um desses pontos é o muro da Praça Capitão Francisco de Souza Meira que está se deteriorando, criando um aspecto muito negativo em um dos cartões postais da cidade, que fica ao lado do coreto do mastro da Bandeira Nacional. A situação se agravou após as últimas chuvas do final do ano passado e, até o momento, o muro não foi restaurado, o que vem gerando inúmeras reclamações por parte dos brumadenses. A reportagem do 97NEWS constatou o fato que será levado ao conhecimento do órgão competente, para que os serviços de restauração sejam prontamente realizados. 



Brumado: Engavetamento com 3 veículos causa confusão e congestionamento na Centenário

O trânsito ficou bem confuso no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O forte calor em Brumado parece que deixa os motoristas mais agitados e, com isso, o trânsito na cidade fica ainda mais complicado. A malha viária que não acompanhou o crescimento urbano se mostra totalmente desatualizada o que facilita ainda mais a ocorrência de acidentes. Dentro deste cenário, a Av. Centenário é um dos “palcos” principais para acidentes e, na tarde desta sexta-feira, 16/01, mais um acidente ocorreu bem na frente ao novo estacionamento da feira livre, desta feita um engavetamento envolvendo 3 veículos. Segundo informações colhidas pela nossa reportagem um Celta vinha tranquilamente em redução ao sinal que iria fechar, quando foi atingido na parte traseira por um gol, que também foi atingindo por trás por outro gol. Houve muita confusão e o trânsito ficou muito complicado no local. Segundo testemunhas a culpa foi do último carro que não conseguiu frear, além do que, ao que parece o motorista parecia estar embriagado. 



Brumado: Assaltantes levam veículo de empresário brumadense no quebra-molas depois da VPG

O local voltou a ser um dos preferidos dos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trecho de quebra-molas da BR-030, próximo à linha do trem, após a Vila Presidente Vargas, sentindo Caetité, já foi um local que já foi um dos preferidos pelos criminosos, mas, agora nesse início de 2015, ele volta à página policial da cidade, já que várias ocorrências vêm acontecendo, como aconteceu na manhã de ontem, com um empresário que teve a sua Troller tomada de assalto, provavelmente, pela dupla de assaltantes que está aterrorizando Brumado. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo do 97NEWS, os dois elementos, assim que ele ia pegar o quebra-molas surgiram no meio da pista com armas na mão e pediram para ele sair do carro, ameaçando atirar caso ele não cumprisse a “ordem”. Rapidamente o empresário entregou o veículo aos bandidos que ainda tiveram a petulância de dizer que o carro seria devolvido. A Polícia chegou logo ao local e já abriu diligências para buscar prender os bandidos.