ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Prédio onde funcionava escola municipal é arrombado na madrugada desta sexta-feira

Os sinais do arrombamento ficaram evidentes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um prédio que abrigou por vários anos a Escola Municipal Santa Rita de Cássia, que fica localizado na Av. Guilherme Dias foi arrombando por meliantes na madrugada desta sexta-feira, dia 06. A equipe de reportagem do 97NEWS esteve logo cedo no local e constatou o arrombamento. Também falamos com uma funcionária do Sindicato dos Mineradores, que disse que essa não foi a primeira vez que isso acontece. Entramos no local, acompanhados de um agente de trânsito e verificamos que portas internas foram arrombadas, mas nada foi levado, porque o local estava vazio (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Secretário André Cardoso pede maior interação da população com a Secretaria de Infraestrutura

O secretário André Cardoso acredita que com uma maior participação da população os problemas serão mais facilmente solucionados (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Devido ao grande número de solicitações e reclamações que são relativos ao setor de infraestrutura que são recebidas pelo Grupo Alternativa de Comunicação, o repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, ouviu o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso que fez questão de declarar que “reconhecemos a importância da mídia nesse processo, mas gostaríamos também de pedir para que a população também entre em contato com a Secretaria pelos fones: 3441-8750 ou 3441-8752 e façam as suas reivindicações e solicitações, pois isso facilitaria o processo de atendimento”. Ele também falou sobre a questão da recuperação das estradas vicinais explicando que “já tínhamos, no mês de novembro, feito inúmeros serviços de recuperação, mas, em dezembro, as chuvas foram muito fortes e os estragos foram muitos, mas, gradativamente estamos fazendo a recuperação, tanto que vários trechos como Arrecife, Correias, Riachão, Sítio São José e Bastião, já foram totalmente recuperados” e continuou citando que “também recebemos a lista das estradas mais afetadas feita pela TransBrumas e já estamos com 5 retroescavadeiras e muitas equipes fazendo os serviços para garantir a acessibilidade dos ônibus escolares, agora na volta às aulas”. Sobre a questão dos terrenos baldios, que estão sem murar, acumulando lixo e focos da Dengue, ele comentou que “realmente é uma questão que precisa ser resolvida, pois envolve também a saúde pública, então, nos próximos dias estaremos enviando um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores para equalizar essa questão e garantir a devida punição aos proprietários que não muram seus terrenos, o que deverá dar a solução que todos queremos para esse problema”. Questionado sobre a escadaria que faz a ligação entre os bairros Novo Brumado e Dr. Juracy, a qual caiu recentemente com as fortes chuvas ele respondeu que “a obra ainda não foi feita porque temos que fazer o processo licitatório. Também estamos definindo se a reconstrução será de alvenaria ou de aço, mas, acredito, que nos próximos 30 dias esse problema também será resolvido”. 



Ex-prefeito Eduardo Vasconcelos se emociona durante cerimônia fúnebre do secretário João Ribeiro

O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (esquerda) não conseguiu conter a sua emoção (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A cerimônia fúnebre do secretário da fazenda de Brumado, João Ribeiro, contou com a presença de amigos e familiares e de representantes de vários setores da sociedade brumadense. Dentre os presentes o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos foi um dos que mais se emocionou. Falando à reportagem do 97NEWS ele citou que “homem de bem, honesto, de caráter ilibado, pessoa de bem de vocação” e complementou que “Brumado perde um dos seus filhos mais ilustres, que durante os seus quase 70 anos de vida teve uma trajetória formidável que merece todos os nossos aplausos”. Emocionado, ele ainda lembrou que “eu o conheço há praticamente 60 anos, foi meu colega de ginásio, de Magnesita e, recentemente, eu o chamei para fazer parte do corpo de secretários municipais, cargo que ele exerceu com muita honra e dignidade”. Eduardo Vasconcelos finalizou dizendo que “hoje é um dia de dor para Brumado, pois está partindo um dos filhos mais notáveis dessa terra”. 



Alternativa FM promove encontro emocionante de mãe que não via a sua filha há 39 anos

O encontro foi carregado de emoção (Foto: 97NEWS)

Mais uma história emocionante foi promovida por meio das ondas da Alternativa FM, que já há muitos anos vem fazendo um trabalho de grandes resultados na área de utilidade Pública. A história envolve a brumadense Raimunda Lajes Santos, que não via a sua filha Célia Rodrigues há 39 anos, sendo que a filha nunca conheceu a mãe. Depois de 39 Anos, a Alternativa promoveu este encontro de grandes emoções entre mãe e filha. Dona Raimundo teve o primeiro contato com a filha que mora no município de Contagem, no Estado de Minas Gerais, por meio de um telefonema dado no Programa “Hora da Saudade”, que vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 06:00 horas, onde ela citou que estava procurando a sua filha. Numa espécie de sincronia cósmica, a filha estava ouvindo a Rádio Alternativa pela Internet e, a partir daí logo começou a preparar a sua vinda para Brumado, chegando nesse sábado (31), junto com seu esposo, indo logo encontrar e conhecer a sua mãe (foto abaixo). Foi um encontrou muito emocionante, que arrancou lágrimas de quem presenciou. Elas passaram o fim de semana juntos em companhia de amigos e familiares, onde foi citado para Dona Raimunda que ela ainda tem 6 netos que deverá conhecer em breve. A Alternativa FM mais uma vez cumpriu o seu papel social e ficou muito satisfeita em ser a promotora desse encontro muito emocionante. 

(Foto: 97NEWS)


OAB de Brumado realiza uma série de eventos e reinaugura sua sede própria

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

No dia 30 de janeiro a 21ª Subseção da OAB-BA, em Brumado, realizou uma série de inaugurações tanto na cidade de Livramento de Nossa Senhora quanto em Brumado. Em Livramento foi inaugurada a nova sala da OAB no Fórum local, bem como um espaço para transmissão das aulas de cursos voltados para os advogados. Em Brumado, foi realizada cerimônia no Fórum Duarte Moniz para apresentação das novas instalações e mobiliário da sala da OAB no fórum, bem como da ampliação e reforma da sede da OAB local, com climatização do auditório, substituição do mobiliário, apresentação dos novos equipamentos de informática voltados para o Processo Judicial Eletrônico, além de outras conquistas e melhorias. Estiveram presentes os Diretores da OAB de Brumado, Dr. Osvaldo Bastos, Dra. Renata Caetano, Dr. Kleber Dias, Dr. Ivan Meira e Dr. Maurício Durval, o Presidente e Vice Presidente da OAB da Bahia, Dr. Luiz Viana Queiroz e Dr. Fabrício de Castro, respectivamente, o diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Dr. Luiz Coutinho, os Conselheiros Estaduais da OAB, Dr. Acioli Viana e Dr. Ubirajara Ávila, e o Conselheiro Federal da OAB e também brumadense Dr. Maurício Vasconcelos. Presentes diversas autoridades, dentre eles juízes, promotores, delegados, Prefeitos, Vereadores, Servidores da Justiça, tanto de Brumado quanto de toda região. Para encerrar o dia, foi realizada uma grande comemoração no Clube da AABB de Brumado ao som de Banda Magnatas, Bruno Caires e Banda e DJ Pantera.



Noite da Sofrência levou milhares de pessoas ao Planet Show I

O cantor fez os corações se derreterem durante a sua apresentação (Fotos: Marcos Paulo / 97NEWS)

Até quem não gostava de Pablo começou a gostar, já que o cantor mostrou um grande talento e evolução em seu show que foi considerado um dos mais emocionantes que o público brumadense já assistiu. Um público de cerca de 7 mil pessoas esteve presente ao Planet Show I para ver um dos cantores mais badalados do momento e também o Rei da Cacimbinha, que alegrou a galera até a madrugada. Foi realmente uma noite de corações se derretendo, na mais pura sofrência, onde, principalmente as mulheres, mostraram que a paixão ainda existe nos corações femininos. Com uma produção top, com painéis de led em sincronia, Pablo foi acompanhado de uma banda talentosa, fez a emoção brotar na multidão, que cantou junto com o Rei da Sofrência seus maiores sucessos, numa verdadeira catarse amorosa. Confira fotos do evento: 



Faroeste: Bandidos assaltam mercadinho e na saída saem dando tiros para o alto

(Foto: 97NEWS)

A ficção parece cada vez mais próxima da realidade, quando o assunto é segurança em Brumado, já que a cidade cada vez mais parece uma terra sem lei, onde os bandidos estão soltos pelas ruas e os cidadãos de bem ficam escondidos em suas casas, mesmo assim morrendo de medo, já que até as casas já não são mais tão seguras. Na manhã deste sábado, dois bandidos cometeram um assalto ao melhor estilo faroeste, chegando num mercadinho no Bairro Apertado do Morro e com arma em punho ordenaram a atendente passar todo o dinheiro do caixa, o que imediatamente ela fez. Não satisfeitos com a quantia eles ordenaram que os lanches que estavam sendo feitos fossem colocados numa sacola para eles levarem, junto com doces e outras guloseimas. Na hora da saída, os bandidos percebendo que várias pessoas estavam observando a sua ação criminosa deram vários disparos para cima, numa clara atitude de intimidação. Eles foram embora tranquilamente como se não houvesse mesmo lei em Brumado. 



Noite da Sofrência: Produção dando os últimos acertos para o Arrocha Prime

O palco está praticamente todo pronto (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

Está chegando a hora para a noite mais aguardada dos últimos tempos em Brumado e que deverá ter quebra de recorde de público, já que as vendas estão superando todas as expectativas. O Arrocha Prime, uma festa com a marca Ney Eventos e Beto Mendes Produções, irá acontecer na noite deste sábado (31) no Planet Show I, saída para Caetité, a partir das 21:00 horas. Com a abertura de Renan Moreira, a programação terá em seguida o “Rei da Cacimbinha” que promete levar o público à loucura com o seu hit “Muriçoca”. Para finalizar o cantor do momento em todo o Brasil, Pablo promete esmagar os corações apaixonados com um show carregado de emoção e muita sofrência. Então você que ainda não adquiriu o seu ingresso para esse evento imperdível, ainda dá tempo; é só correr agora para um dos postos de venda espalhados pela cidade e garantir já o seu e preparar o seu coração que a emoção vai atingir o grau máximo. 

A equipe de Pablo já está na cidade (Foto: Marcos


‘Solta os jegues, não mata os bichinhos de sede’, denuncia agricultor à 97FM

Os animais estariam morrendo por falta de água segundo a denúncia

A 97FM é repleta de histórias pitorescas, muitas das quais retratam com exatidão a realidade da vida no sertão da Bahia, com suas dificuldades e seus desafios. Nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, o repórter do Jornal da Alternativa Segunda Edição, o incansável Marcos Paulo descobriu mais uma dessas histórias, desta feita envolvendo um típico animal da Caatinga, o jegue. Ele ouviu um agricultor, que pediu para manter sua identidade em sigilo, o qual denunciou uma situação de maus tratos a animais que estaria acontecendo no Sítio São José, região do Distrito de Ubiraçaba. Segundo o agricultor, um fazendeiro dono de 5 jegues está mantendo os animais confinados sem água, sendo que, ao que tudo indica, um dos animais já morreu de sede. Ele disse à nossa reportagem que “eu já fui lá avisei ao homem para que ele solte os jogues para os bichinhos não morrer de sede, mas ele teima em manter os animais presos” e continuou dizendo que “eu vim aqui procurar a rádio Alternativa para fazer essa denúncia que espero que seja transmitida ao Ibama, pois, ou se não, todos os animais podem morrer de sede”. 



Durante a Marcha Azul, guardas municipais de Brumado fazem homenagem a Gcm morta nessa semana em SP

A homenagem aconteceu em frente à Cesta do Povo de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um momento de muita emoção, que acabou revelando que a face da violência está cada vez mais cruel em todo o país. Durante a realização da Marcha Azul Marinho, que está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (30), os guardas municipais que participaram do evento mostrando um grande companheirismo, fizeram uma grande homenagem à guarda-civil metropolitana Ana Paola Teixeira, de 38 anos, que foi morta ao sofrer uma tentativa de assalto na manhã desta quarta-feira (28) na Avenida Nordestina, Zona Leste de São Paulo. A homenagem também se estendeu para todos os guardas municipais que foram mortos nos últimos anos no país. Todos se deitaram no chão, como um símbolo de dor e também de protesto contra a violência que vem tirando a paz dos brasileiros. A reportagem do 97NEWS, esteve presente desde os primeiros momentos do evento, que irá transcorrer durante todo dia, já que, na sequência, serão realizadas uma série de palestras na Câmara de Vereadores de Brumado. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Arrocha Prime: Hoje é o último dia antes da virada de preços

Você que quer uma noite daquelas, então preste atenção nisso, pois hoje é a sua última chance para comprar o ingresso para a grande festa do verão 2015, o Arrocha Prime. Então corra logo a um dos postos de venda e garanta logo o seu para esta festa que fará Brumado tremer na noite deste sábado (31), com as apresentações de Pablo e do Rei da Cacimbinha, com o seu sucesso contagiante “Muriçoca”. 



Violência em Brumado: Moradores da Malhada Branca pedem socorro com a falta de segurança no bairro

Dizer que Brumado é uma cidade sem lei seria um exagero, mas que a cidade está próxima disso, já seria, pelo menos para algumas correntes , tolerável. Já que existem alguns bairros que estão sob o toque de recolher dos bandidos. Moradores da Malhada Branca procuraram a redação do 97NEWS para relatar uma situação desse tipo, já que, segundo eles, o bairro se encontra dessa forma, como um lugar sem lei. Em seus relatos eles afirmam que não podem sair de suas casas após as 20 horas, já que os bandidos estão armados pelas ruas a procura de suas vítimas. “onde estão as autoridades dessa cidade chamada "Brumado". Cadê a segurança desta cidade, os policiais, o prefeito, os vereadores que não fazem nada. Agora eu as 20:00 horas não posso sair de casa porque meu bairro está cheio de bandidos passando de moto encapuzados, armados e nós sem podermos sair de casa e nem abrir o comércio por conta disso, com medo de sermos reféns da criminalidade, será que ate quando? É justo isso? Uma cidade com quase 70 mil habitantes sem leis.



Urbis II: Acidente acaba revelando estrutura deficitária do Caic

Fica claro o matagal invadindo a estrutura da unidade escolar (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

No final da tarde desta terça-feira, um homem que, segundo testemunhas, estava aparentemente embriagado, estava conduzindo um Fiat Uno e acabou se chocando com o muro do CAIC no bairro Urbs II. Segundo informações o condutor ele tentou se desviar de um motociclista que estava na contra mão. O carro ficou bastante danificado e o condutor só teve o susto. O acidente acabou revelando que o CAIC passa por diversos problemas como matagal tomando contas do espaço, um parquinho que a pouco tempo foi inaugurado e já está todo danificado, falta de segurança por parte de vigilantes que trabalham com medo, pois muitos menores invadem o parquinho pra brincar e quando são começam a ameaçar os guardas, além de que os pais que não  deixam os filhos brincar no parquinho pois não há sombra no local. 



‘Os bandidos procuram os distraídos e os exibidos, então evite a ostentação’, afirma delegado

O Dr. Orlando Quaresma afirmou que a distração e a ostentação acabam sendo aliados dos bandidos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Buscando dar maior segurança aos transeuntes, visando o conhecimento de informações que venham facilitar a prevenção de roubos na cidade de Brumado, já que esse número vem tendo um grande aumento nos últimos dias, o repórter do 97NEWS, Marcos Paulo, falou com o delegado plantonista da 20ª Coorpin, Dr. Orlando Quaresma, que deu umas dicas importantes e citou um fato marcante ao citar primeiramente que “os bandidos procuram os distraídos”. Questionado sobre os motivos do crescimento desse tipo de delito em Brumado, ele declarou que “um dos motivos principais é a ostentação, que está cada vez mais em moda, mas que é um prato cheio para os bandidos que adoram quem fica se mostrando e exibindo seus bens pelas ruas, então, o conselho que eu dou é evite exibir o celular, principalmente esses mais chamativos e também não passe em local ermo, pois isso facilita a vida dos meliantes, ou seja, não dê sopa para o azar, pois o fator surpresa é a principal arma dos assaltantes”. Ele continuou explicando que “a violência não é um problema exclusivo de Brumado, ela se alastrou por todo o país, então, tem que se precaver em qualquer lugar”. E ainda questionado sobre a febre do whatsapp, que faz as pessoas saírem digitando no seu celular pelas ruas da cidade, ele falou que “se você não quer se tornar uma presa fácil para os bandidos evite o whatsapp quando estiver na rua, seja em qualquer lugar da cidade, pois os bandidos não têm local específico para agir, eles agem quando aparece a oportunidade na grande maioria dos assaltos a transeuntes”. 



Confusão: Família desiste de viajar para São Paulo por causa de má qualidade do ônibus

A família ficou muito revolta com a situação e acabou desistindo da viagem (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

A empresa Novo Horizonte continua tendo sobre si inúmeras reclamações, sendo que as principais são sobre os atrasos e a qualidade deficiente dos ônibus. No início da tarde desta terça-feira (27) mais um caso desses ocorreu, desta feita com uma família, que estava indo para São Paulo que acabou desistindo de embarcar solicitando o dinheiro de volta. O repórter Marcos Paulo do 97NEWS esteve na garagem da Novo Horizonte onde ouviu a senhora Tânia Aparecida da Silva que não escondeu a sua indignação. “Que empresa é essa que há 30 anos vem tendo descaso com os seus clientes, pois é um absurdo não temos nem a quem reclamar”, citou. Ela ainda, muito alterada, disse que “virou uma empresa fantasma, como que eu vou viajar para São Paulo com criança num ônibus sem as mínimas condições de fazer uma viagem de mais de 24 horas” e emendou dizendo que “se ela não tem condições de atender a demanda que desista, que dê lugar a outra que faça o trabalho bom”. A confusão se estabeleceu e a família acabou desistindo da viagem e obrigou que o dinheiro da passagem fosse devolvido. 



Arrocha Prime: Dia da Sofrência vem aí, então garanta logo seu ingresso antes da virada de preços

Divulgação

A galera de Brumado e região não vê a hora que sábado chegue logo para lotar o Planet Show I para a maior festa deste verão, o Arrocha Prime que irá trazer o grande sucesso em todo o Brasil, Pablo que promete um show todo especial para os brumadenses. Outra grande atração será o fenômeno Jhon Falcão, O Rei da Cacimbinha, que estará pela primeira vez na cidade para contagiar o público com o seu hit “Muriçoca” que já ganhou a massa, se tornando o melô do momento. Com uma mega estrutura, com novidades como o camarote geo túnel, que só é usada nos grandes eventos do Brasil, o evento poderá bater o recorde de público do Planet Show. Então, você que ainda não comprou o seu ingresso garanta já o seu antes da nova virada que acontecerá na sexta-feira (30). 



Motorista passa sufoco com incêndio em seu veículo quando voltava de uma festa neste final de semana

O veículo foi todo destruído pelas chamas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motorista brumadense passou um grande susto na noite deste sábado, quando, ao voltar de uma festa, por volta das 23 horas, na estrada vicinal próximo à Comunidade dos Pebas, acabou vendo o seu carro, um Corsa Wind, prata, ano 1999, começou a pegar fogo do nada. Ele, que estava acompanhado da esposa, saiu rapidamente do carro, tento controlar as chamas, mas sem sucesso, o que resulto na perda total do veículo, que ficou totalmente destruído pelo fogo. Apesar do susto, o motorista e a esposa nada sofreram, só tiveram que amargar o prejuízo do veículo, que, ao que tudo indica não tinha seguro contra incêndio. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumadense mantém viva a tradição da Charrete na cidade

A charrete é muito bem produzida e chama a atenção por onde passa (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A velha tradição da Charrete, que já foi um veículo muito disputado no século passado, inclusive utilizados pelos nobres, para muitos teria morrido, mas, em Brumado, essa velha tradição não irá acabar, já que o brumadense, Edmilson Rocha dos Santos, utiliza o veículo para transporte da sua família e ainda libera o seu “xodó” para locação como casamentos, aniversários, desfiles e eventos afins. Ele que reside na altura do KM 05 da BR-030, sempre vem a Brumado com a família em sua charrete, atraindo a atenção de todos, que fazem questão de tirar fotos ao lado da raridade. Um de seus irmãos, que faz questão de ser conhecido como “Daí”, que reside em Sorocaba, São Paulo, está passando uns dias em Brumado e também faz questão de andar pela cidade com a charrete, mas não escondeu a sua preocupação com a violência. Ele foi ouvido pela reportagem do 97NEWS e citou que “eu sou brumadense, mas moro em Sorocaba já há um bom tempo e, infelizmente, tenho que dizer que me sinto seguro mais lá do que aqui, já que a violência na cidade está demais”, citou. 



Andreza já vai sair da UTI e deve voltar para casa ainda essa semana

A notícia da recuperação da jovem Andreza Pereira Dias foi uma informação que causou muito alegria, principalmente ao grupo Alternativa de Comunicação. Muito querida de todos, ela sofreu um grave acidente no domingo passado na Av. Centenário. Ela que teve que ser internada em uma UTI deixou famílias e amigos muito aflitos, mas, na manhã deste domingo ela já enviou um vídeo através do Whatsapp já falando e agradecendo a força de todos. Informações de familiares dão conta que ela já irá sair da UTI amanhã e deverá voltar para casa ainda essa semana. A família Alternativa fica muito feliz com essa notícia fantástica que mostra a força de uma jovem e o seu amor pela vida. 

(Foto: 97NEWS)


Homem descontrolado causa quebra-quebra no Hospital de Brumado

Um homem causou um grande alvoroço na noite deste sábado, por volta das 23:30 horas, no Hospital de Brumado. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, um homem de cerca de 30 anos foi trazido pela equipe do SAMU 192 para ser sedado, já que ele estava em estado muito alterado, possivelmente pelo uso de substâncias entorpecentes. Muito agitado ele chegou a quebrar uma das portas de vidro da unidade, além de ameaçar os funcionários que estavam no plantão. Ele só foi controlado com a chegada da Polícia que o conduziu para a delegacia. Não se sabe se ele tinha em sua posse alguma droga.