ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Primeiro Carnaval da Rapidinha reunirá juventude de Brumado na tarde do próximo domingão

A juventude de Brumado vai externar o seu protesto em prol da continuidade do projeto Resgate da Folia, que garantiu a continuidade da realização do Carnaval, já que neste ano de 2015 a festa acabou não acontecendo devido a problemas na área de infraestrutura da cidade que ficou muito danificada com as chuvas que caíram no final do ano. O ato de protesto foi denominado pelo jovem organizador, o modelo brumadense Ricardo Lima, como o “Carnaval da Rapidinha” e acontecerá a partir das 3 horas da tarde deste domingo, dia 22, com saída da Praça Armindo Azevedo e percorrerá as principais ruas da cidade até às 8 da noite. Um mini trio elétrico garantirá a sonoridade do evento que promete atrair mais de mil jovens no protesto. Os organizadores fazem questão de avisar que não haverá "capsula do amor" no protesto.



Bandidos invadem residência no Bairro Jardim Brasil na tarde desta quinta-feira

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os bandidos voltaram com tudo após o Carnaval e inúmeras ocorrências aconteceram nas últimas 48 horas em Brumado. Na tarde desta quinta-feira, dia 19, por volta das 14h30m, bandidos pularam o muro de uma residência na Rua Manoel de Castro e Silva, no Bairro Jardim Brasil e levaram notebooks, joias e dinheiro. A ação dos bandidos só foi percebida pela dona da residência quando ela saiu da cozinha para a sala para fazer uma ligação e, na mesma hora, acabou ligando para a Polícia que chegou rapidamente ao local. A mulher estava sozinha na casa e falou aos policias que mudou recentemente para a casa, onde garantiram à sua família que a residência e o bairro eram muito seguros. A Polícia já iniciou as investigações visando a prisão dos meliantes.



Família é aterrorizada por bandidos encapuzados na manhã desta quinta-feira

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Foi só acabar o feriado de Carnaval que os assaltos voltaram com tudo em Brumado. Na manhã desta quinta-feira, uma propriedade rural localizada nas proximidades da Barragem de Rio do Antônio acabou sendo alvo de 4 bandidos, sendo que 3 deles estavam encapuzados. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo, os bandidos chegaram já atirando, invadiram a residência fazendo a família de refém e exigiram dinheiro. Todos ficaram muito apavorados e entregaram um notebook, dinheiro, celulares e duas motocicletas. Na ação os bandidos acabaram atirando num dos membros da família que acabou resistindo, mas o tiro não acertou. Os bandidos fugiram e a Polícia chegou rapidamente ao local, sendo que o bandido que estava sem capuz acabou sendo reconhecido. A Polícia espera prender o bando logo.



Moradores do Esconso prometem protestos caso quebra-molas não seja instalado

Os moradores já reservaram os pneus para o protesto caso não haja uma solução para o problema (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Moradores do Bairro do Esconso, mais precisamente da Rua Cléobolo Meira Lobo já esgotaram a sua paciência com os riscos constantes de acidentes, principalmente nos finais de semana, onde os motoristas desrespeitam mais os limites de velocidade. A reportagem do 97NEWS esteve no local e ouviu alguns dos moradores que já ensaiam um protesto mais forte se as autoridades não tomarem uma providência urgente, já que, segundo eles, vidas humanas estão em constante risco. Segundo o aposentado Corinto Rodrigues de 65 anos “se não resolverem logo essa situação nós iremos realizar um protesto com queima de pneus, pois já cansamos de pedir a instalação de quebra-molas neste local, mas, até agora, nada foi feito”. A estudante Jéssica Meira Leite também não escondeu a sua revolta ao dizer que “há poucos dias perdi meu cachorro que foi atropelado por um motociclista que estava em alta velocidade, então para que vidas humanas não sejam as próximas vítimas queremos, o mais rápido possível, que quebra-molas sejam instalados aqui”. Eles ainda relataram que há poucos dias um vizinho foi atropelado no local e foi para a UTI de Conquista, mas acabou não resistindo e vindo a falecer. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS a instalação de quebra-molas caberia ao Derba, mas como o órgão está passando por transformação, neste momento, a instalação de quebra-molas no local estaria dificultada.



Carro de ex-prefeito de Brumado acaba passando por cima de uma motocicleta na entrada do Espinheiro

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motociclista acabou tendo um grande azar na tarde deste último dia de Carnaval, quando acabou colidindo e entrando debaixo de um Fox Vermelho que estava sendo conduzido pelo ex-prefeito Dr. Geraldo Leite Azevedo. Segundo o repórter Marcos Paulo que esteve no local o médico relatou que voltava de Malhada de Pedras e, quando chegou na altura da entrada da Comunidade do Campo Seco visualizou um motociclista que vinha bambeando pela pista que acabou não controlando a moto e terminou debaixo do carro do ex-prefeito, que fez questão de dar os primeiros socorros e logo percebeu a possibilidade de traumatismo craniano. O motociclista foi levado às pressas para o Hospital Magalhães Neto para passar pelos primeiros cuidados médicos, mas, ao que tudo indica, ele deverá ser transferido com urgência para Vitória da Conquista. O motivo do acidente, provavelmente, foi o pneu estourado. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Cadela dá a luz em plena Praça da Prefeitura

A cadela está sendo assistida por pessoas que moram próximo à Praça Coronel Zeca Leite (Foto: 97NEWS)

A situação dos cães abandonados na cidade de Brumado está chegando ao limite do inaceitável, já que alguns casos já mostram que a questão é um caso de saúde pública, principalmente pelos riscos eminentes da transmissão de doenças como o Calazar. Longe de uma solução, os animais continuam “dominando” a cidade, fazendo com que pessoas descontroladas cometam atos insanos, como os vários casos de envenenamento que vêm sendo registrados no Bairro do Santa Tereza. Com a distância do poder público, o quadro vem só se agravando, já que os animais vêm se proliferando num ritmo muito grande. Nesta terça-feira de Carnaval, em plena Praça da Prefeitura, o principal cartão postal da cidade, uma cadela deu a luz a vários filhotes. Ela está sendo cuidada por moradores da região que estão levando comida, leite e água. A população espera que as autoridades se reúnam e resolvam com urgência essa situação, antes que fatos mais graves não venham a acontecer. 



Família tem casa arrombada no Bairro do São Félix neste domingo de carnaval

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Apesar do não cumprimento da previsão de que o número de arrombamentos à residências seria alto durante o feriado de Carnaval, alguns delitos desta natureza aconteceram na cidade. Um registro policial relatou que no Bairro do São Félix uma família enquanto estava ausente de casa, teve a sua residência invadida por meliantes, os quais, após invadirem o terreno de um vizinho, arrombaram a porta da cozinha e levaram um notebook da marca DELL, uma máquina fotográfica Samsung e um anel de ouro. Ninguém observou a cena do ato invasor, que, segundo informações teria acontecido na casa de um parente de um político influente da cidade. A Polícia iniciou a investigação e a perícia pode revelar detalhe dos invasores. 



CAPS Folia de Brumado: Alegria em sua forma genuína

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Brumado, que já há muitos anos vem realizando um trabalho de referência comemorou nesta quinta-feira, dia 12, na sede da unidade o CAPS Folia, um evento que reúne pacientes, familiares e equipes médicas e de apoio, onde o grande centro das atenções é a alegria genuína dos assistidos, que mostram uma grande lição de vida, já que, mesmo enfrentando as adversidades da vida, não deixam de ter um sentimento puro de felicidade. A reportagem do 97NEWS esteve presente ao evento e pode conferir o clima de entusiasmo, onde todos desfilaram suas máscaras e adereços, os quais foram produzidos pelos próprios pacientes. Segundo a direção da entidade, o evento faz parte do projeto de inserção que incluiu todas as datas festivas como Dia das Mães, São João, Natal e o Carnaval. 



Solidariedade: Clube das Luluzinhas faz doação ao Lar dos Velhinhos

As integrantes do Clube das Luluzinhas no momento da doação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O WhatsApp vem proporcionando uma nova perspectiva social, mesmo no âmbito virtual, já que com o crescimento da violência os grupos, principalmente na referida rede social, vêm se tornando um meio muito eficaz de relacionamento humano, sendo que, muitas vezes ideias interessantes surgem desses ambientes virtuais, as quais se exteriorizam no mundo real, muitas vezes trazendo benefícios para muita gente. Este é o caso do grupo “Clube das Luluzinhas” que foi criado por mulheres da sociedade brumadense há exatamente 1 ano atrás, mas que hoje já conta com dezenas de integrantes, as quais se mostram cada vez mais preocupadas com as questões sociais. Dentro deste contexto, após o almoço de comemoração de 1 ano, as “luluzinhas” resolveram fazer uma grande doação de inúmeros produtos para o Lar do Velhinhos, uma instituição em Brumado que cuida de pessoas carentes. A idealizadora do grupo, Maria (Gal) das Graças Lessa, disse ao 97NEWS, que fez questão de acompanhar o momento da doação que “estamos muito felizes por essa iniciativa e, a partir de agora, vamos nos esforçar ainda mais para conquistar novos recursos para essa instituição tão significativa, que vem fazendo, já há muitos anos um trabalho que merece todos os nossos aplausos”. Essa é uma iniciativa que deve servir de exemplo para outras pessoas que se reúnem em grupos virtuais, a qual mostra o verdadeiro amor cristão. O 97NEWS parabeniza o “Clube da Luluzinha” por essa atitude tão nobre em ajudar o próximo e espera que o clube cresça ainda mais para que novas ações desse tipo sejam realizadas pelas integrantes.

 



Motorista de caminhão reclama que foi atingido por uma caçamba em alta velocidade na Av. João Paulo

(Foto: Marcos Paulo 97NEWS)

Um acidente que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, dia 12, na Av. João Paulo I, teria sido provocado por uma caçamba em alta velocidade, isso segundo o motorista do condutor do caminhão que estava carregado de feijão, pronto para ir viajar para Salvador. Segundo o motorista, que se identificou como Júnior, o qual foi ouvido pela reportagem do 97NEWS, a caçamba estava numa velocidade muito alta e ele, ao adentrar na avenida, acabou sendo violentamente atingido pela caçamba, que era de cor branca, tendo vários prejuízos em seu caminhão. Segundo o motorista o carro está assegurado e, após a perícia feita pelo Polícia tudo ficará esclarecido. Ele ainda alega que o motorista da caçamba foi irresponsável e se evadiu do local.

 

 

 



Na Bronca: 'Fui pedir remédio na Secretaria de Saúde e acabei humilhada por uma funcionária'

Dona Terezinha não escondeu a sua indignação pelo tratamento que recebeu (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A brumadense, Dona Terezinha Silva, relatou ao repórter Marcos Paulo do 97NEWS que foi humilhada, nesta quarta-feira, dia 11, por uma funcionária da Secretaria Municipal de Saúde que atende pelo nome de Maria, a qual, segundo ela, a destratou e a ofendeu. Em seu relato ela disse que “eu fui à secretaria para falar com o secretário Claudio, para ver se eu conseguia um remédio para o tratamento do meu filho e essa funcionária que se chama Maria disse que ele não estava, mentindo dizendo que estava viajando quando não estava e, quando fui entrar na sala dele, ela me ofendeu, como também minhas duas filhas, nos chamando de vagabundas”. Dona Terezinha ainda descreveu que “temos necessidade do medicamento, então, sabendo que o município tem um programa específico para essa área nós fomos lá e acabamos sendo humilhadas e xingadas” e concluiu disparando que “isso é um desrespeito, pois não merecíamos ser tratadas do jeito que fomos, inclusive, pelo próprio guarda municipal, que mandou a gente se retirar de uma forma muito bruta”. 



Motorista que vinha de São Paulo para a Chapada Diamantina colide com caminhão no quebra-mola da VPG

O carro teve a parte dianteira totalmente destruída na colisão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O trecho do quebra-molas após a Vila Presidente Vargas continua sendo palco constante de acidentes. Na manhã desta quarta-feira, dia 11, mais um acidente ocorreu, desta feita com um motorista que vinha de São Paulo para a Chapada Diamantina. Segundo ele, que conduzia um Fiat Palio branco, placa FH – 0917 – Diadema – São Paulo e estava juntamente com um amigo, no momento em que estava trafegando na BR-030 a cerca de 100 km/h, quando apareceu o quebra-molas, não dando para parar porque não havia sinalização, acabando colidindo com a traseira de um caminhão com placa de Brumado OUH – 5759, que vinha da zona rural. Os ocupantes do Palio foram salvos pelo airbag. A Polícia Rodoviária Estadual controlou o tráfego no local. 

Salvos pelo airbag (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Diretoria do CEB garante que entidade divulgará as notas nesta quarta-feira, dia 11

A vice-diretora do CEB Ana Lúcia Gama avisou que as notas serão divulgadas nesta quarta-feira, dia 11 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse envolvendo a não divulgação das notas dos alunos do CEB – Colégio Estadual de Brumado está para ser resolvido nesta quarta-feira, dia 11, segundo a vice-diretora Ana Lúcia Gama. A reportagem do 97NEWS esteve na unidade nesta terça-feira e ouviu alguns alunos que se mostraram muito insatisfeitos com a situação. “Já vim aqui umas 10 vezes e nunca nada, prometeram que no dia 02 as notas seriam divulgadas e até hoje nada”, disse a aluna Biatriz Alves da Silva. A vice-diretora explicou que “não procedem as denúncias, já que houve alteração no calendário e com isso a divulgação dos resultados acabou atrasando”. Ela ainda afirmou que “estamos trabalhando duramente para que as notas sejam divulgadas, mas houve uma demanda muito grande no sistema, que acabou saindo do ar, o que nos obrigou a fazer o Conselho de Classe manualmente, mas, o que acabou atrasando é a divulgação das faltas, que são computadas via sistema” e continuou dizendo que “então, como o sistema voltou somente na tarde de hoje, acreditamos que amanhã, na quarta-feira os resultados finais deverão ser divulgados”. Sobre as matrículas ela falou que “as matrículas não estão prejudicadas, pois estão sendo feitas normalmente”. Ela ainda relatou que “já os que passaram na faculdade tiveram todo o nosso apoio e a documentação foi totalmente entregue”. E finalizou declarando que “nós fizemos o melhor, mas, mesmo assim, pedimos desculpas a sociedade brumadense, que reconhece que o CEB é uma instituição escolar de referência, então, nesta quarta-feira os alunos poderão vir a escola para receber os seus resultados finais”. 



Casos de Família: Tomou surra de facão do próprio irmão na Fazenda Conceição

O aposentado diz que não suporta mais as agressões do próprio irmão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Existem alguns registros policias que, por mais que tragam conflitos que acabam indo para a agressão física, trazem também um componente pitoresco, que retratam com muita riqueza a cultura sertaneja. Um caso desse tipo aconteceu na Fazenda Conceição, na zona rural de Brumado, onde o aposentado Gerson Meira de Araújo, de 63 anos, foi a DPT de Brumado registrar uma agressão feita pelo próprio irmão, que acabou desferindo golpes de facão contra ele. Segundo a vítima o motivo é que o irmão quer tomar a força parte de um terreno de herança que tem 21 herdeiros. O caso foi registrado e a Polícia irá intimar o irmão mais exaltado que utilizou o facão para tentar conquistar seu intento, sendo que ele poderá responder pelo ato de lesão corporal. 



Enquanto caminhão de frango descarrega na feira, ladrão leva as mochilas dos empregados da empresa

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Segunda-feira é um dia sempre movimentado na área de carga e descarga em Brumado, onde as empresas de fora enviam suas equipes para garantir o fornecimento principalmente dos supermercados. Mas hoje, pelo menos uma dessas empresas, mais precisamente os seus funcionários acabaram provando o “gosto amargo” da criminalidade de Brumado, que está cada vez mais “sedenta” pelas suas presas. Vindo com uma carga de frangos da cidade de Vitória da Conquista para ser descarregada em vários supermercados da cidade, empregados de uma empresa do setor pararam na região da feira livre para levar a carga para um supermercado e, em poucos minutos, os “gatunos de plantão” entraram na cabine do caminhão e levaram as mochilas dos 2 funcionários, contendo dinheiro e documentos. Os funcionários ficaram abismados e disseram que nem em Conquista isso acontece. Segundo eles o caminhão não pode ser desligado para não prejudicar a conservação da carga, o que facilitou a vida dos meliantes. 



Clube do Fusca participa de Encontro Automotivo Beneficente

Os componentes do Clube do Fusca ficaram muito satisfeitos em contribuir com o evento (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O Clube do Fusca é um grande sucesso em Brumado e, cada vez mais, atrai fãs e participantes, mostrando que o “velho fusquinha” continua sendo muito querido. Neste sábado, dia 07, o Clube do Fusca foi uma das grandes atrações do Iº Encontro Automotivo Beneficente promovido por várias empresas que visavam arrecadar alimentos para os internos do Centro de Recuperação Metanóia, que é mantido pelo braço social da Igreja Missões do Evangelho Pleno. O encontro foi um sucesso, conseguindo arrecada 500 quilos de alimento, que foram doados para o centro. Os integrantes do Clube do Fusca ficaram muito satisfeitos com o resultado e também por terem participado desta ação beneficente. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Microempresário se diz vítima de golpe virtual onde ele perdeu cerca de R$ 10 mil

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os golpes virtuais continuam trazendo grandes prejuízos para as suas vítimas, que muitas vezes ficam totalmente sem saber os caminhos para recuperar os prejuízos, já que muitas vezes os golpistas não deixam rastros. Um brumadense, morador do Bairro Dr. Juracy, microempesário do setor elétrico, registrou uma queixa alegando ter sido vítima de um golpe virtual, onde foi retirado da sua conta, pessoa jurídica, do Bradesco a quantia de R$ 9.980,00 e transferido para uma conta na Caixa Econômica sem a sua devida autorização. O nome do favorecido já está sendo investigado pela Polícia, bem como o delito como um todo. 



Feirão do Brás atrai milhares de brumadenses que vão atrás do 'bom e barato'

Mesmo com a chuva os brumadenses compareceram em peso ao Feirão do Brás no Planet Show I (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Quem conhece a região do Brás, José Paulino e 25 de Março em São Paulo sabe que o local já é nacionalmente famoso pelos preços baixos e pela boa qualidade de seus produtos. Visando expandir esse conceito, um pool de empresários que possuem comércio naquela região criou uma espécie de feira itinerante, que sai por vários lugares do país, levando as mercadorias, que, antes, só poderiam ser encontradas na capital paulista. Neste final de semana o município de Brumado foi o escolhido pela caravana “Feirão do Brás” que aportou a sua logística no Planet Show I. Rapidamente os brumadenses, assim que souberam da novidade, não perderam tempo e foram atrás do “bom e barato”, mesmo com a chuva que caiu sobre a cidade, lotando as dependências do PS, na busca do melhor negócio (foto). A reportagem do 97NEWS acompanhou a “saga consumista” e falou com várias pessoas, principalmente mulheres, que destacaram que “realmente os preços estão muito bons e os produtos são de qualidade, então vale a pena vir conferir esse feirão”. Um outro comprador, mais exaltado disse que “seria bom que tivéssemos um feirão desse a cada 3 meses, só assim os comerciantes daqui aprenderiam com a livre concorrência e abaixariam os preços que são praticados na cidade, que ainda são muito altos, sem se falar da qualidade do atendimento, que deixa a desejar na grande maioria dos locais”. Também falamos com a coordenação do feirão que garantiu que “todos os nossos produtos possuem nota e a primeira coisa que se faz quando chegamos na cidade é a verificação por meio da fiscalização, o que já aconteceu aqui em Brumado, então estamos totalmente dentro das normas”.

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Motociclista por pouco não é esmagado por ônibus na tarde desta sexta-feira

A motocicleta acabou indo parar debaixo do ônibus (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motociclista quase viu a morte no início da tarde desta sexta-feira, dia 06, no cruzamento das ruas Antônio Pinheiro Canguçu e Nina Rodrigues, bem no centro da cidade de Brumado. Segundo informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo, junto ao motorista da empresa de viação, o motociclista tentou fazer uma ultrapassagem arriscada e acabou indo parar embaixo do ônibus. Ainda segundo ele o motociclista pode comemorar ter nascido de novo, já que o ônibus, que tinha destino de Seabra, estava em marcha lenta, ou seja, em velocidade muito reduzida. 



Iniciado o inventário para a transferência da Direc 19 de Brumado para o NRE em Caetité

A partir de agora somente os serviços internos serão feitos (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após o choque inicial, devido a uma interpretação um tanto equivocada da saída dos órgãos de Brumado, o processo de transferência para os novos núcleos está começando, já que houve a extinção da 19ª Dires e da 19ª Direc. Nesta quinta-feira, dia 05, se iniciou o processo de inventário da Direc 19, onde prepostos da Secretaria de Educação de Salvador e Ilhéus, vieram a Brumado para coordenar os serviços, que estão contando com a cooperação dos antigos funcionários, até mesmo os cargos de confiança que foram exonerados. O início dos trabalhos gerou mais uma vez protestos por parte dos brumadenses. Uma vizinha da instituição, vendo os trabalhos e a placa de “Fechado”, não suportou e relatou à reportagem do 97NEWS, indagando que “como que depois de tantos anos em Brumado a Direc vai embora de nossa cidade desse jeito” e continuou dizendo “isso nos causa profunda tristeza, em saber que Brumado está cada vez mais sem prestígio diante do governo do estado”. Ela ainda citou que “infelizmente nós votamos esperando ações positivas, mas o que estamos vendo é só perdas para Brumado, infelizmente essa é a nossa realidade atual”. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)