ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Palestra de Libras no Tiro de Guerra de Brumado

(Foto: Divulgação)

No dia 26 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma palestra sobre Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), ministrada pelos professores: Sr. Heleno Moura, Cinara Moura e Rodrigo. A palestra teve por objetivo inserir os atiradores no contexto social em que vivem os surdos da sociedade brumadense, quebra de paradigmas, barreiras e preconceitos, desmistificando assim, toda a falta de conhecimento sobre o assunto. Na oportunidade os atiradores tiveram uma pequena noção do significado da linguagem de sinais e praticaram um pouco. Os atiradores podem hoje diferenciar uma pessoa que é surda de uma outra com deficiência auditiva. Ao final da atividade o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução, agradeceu aos palestrantes e os convidou, já utilizando a linguagem dos sinais, a participarem de um café da manhã com os atiradores.



Secretária de educação afirma que irá formar comissão para visitar a creche do Irmã Dulce

A situação da creche do Irmã Dulce é cada vez mais preocupante, mesmo antes da inauguração (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Após ter veiculado uma matéria registrando a atual situação da Creche do Bairro Irmã Dulce, o 97NEWS falou com a Secretária de Educação Acácia Gondim, que garantiu que será formada uma comissão para, primeiramente, se fazer uma visita “in loco”, na próxima sexta-feira, dia 28, para avaliar com maior amplitude a situação. Ela também informou que “a obra ainda não foi repassada para a Prefeitura pelo governo federal, então, não há como tomar uma atitude pontual para se buscar uma solução imediata”. A secretária alertou que “após a visita da comissão, será feito um contato com o Ministério do Desenvolvimento Social e a Caixa Econômica Federal para saber a real situação da obra, para ver o que a Prefeitura de Brumado poderá cooperar para que o equipamento público não venha a continuar com seu processo de deteriorização”. 



Brumado: Modera participa de reunião no Ministério Público sobre a destinação do lixo

(Foto: Divulgação)

Tendo como finalidade, discutir a destinação final do lixo de Brumado, a Promotoria de Justiça da Comarca daquele Município realizou reunião em sua sede, no último dia 19 de agosto, contando com a participação de representantes da Prefeitura e do MODERA. A reunião teve as presenças da Promotora Lívia Sampaio Pereira, do Prefeito Aguiberto Lima Dias, do Procurador Municipal Acioli Viana, do Secretário de Infraestrutura André Cardoso, do Secretário de Meio Ambiente Frederico Neves e dos Coordenadores do MODERA, Henrique Rocha, Aurino Ferreira e Jorge Valério Gomes. Na oportunidade, os Coordenadores do MODERA apresentaram um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores daquela Comunidade, o qual foi protocolado na Promotoria no ano de 2012. No relatório foram descritos impactos ambientais do aterro, sob forma de contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. O aterro de Lagoa de Dentro recebe todo o lixo do Município de Brumado. Em seguida a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao que o Procurador Acioli Viana informou que o Município de Brumado já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão daqueles resíduos. No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada pela Promotoria, Prefeitura e MODERA uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro, a partir das 09:00 horas. Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da Prefeitura de Brumado com a empresa de limpeza urbana, pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; a sugestão da Promotoria de se obrigar os proprietários de obras a fazer a destinação consequente do entulho, quando for expedido o alvará de construção; o engajamento da Secretaria Municipal de Educação na gestão dos resíduos sólidos, por meio de campanha educativa nas escolas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC pelo Município, sem caráter impositivo, mas de solucionar os problemas gerados pela produção de lixo.



Pela 11ª vez consecutiva, Carlos Silva recebe o prêmio Melhores do Ano da TPP Publicidade

Carlos Silva recebendo o certificado das mãos da diretora da TPP Iracy Nascimento (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Foi um trabalho que começou com um grande desafio, porque na época, no ano de 1994, poucas pessoas acreditaram no potencial do então iniciante na área de radiojornalismo, Carlos Silva, que, como um grande homem de fé que sempre foi, acabou enfrentando os céticos e iniciando uma carreira que foi se consolidando ao longo dos anos no comando do Jornal da Alternativa 1ª Edição. Passados 11 anos, Carlos Silva, o popular “Kaká” é considerado o “papa” do radiojornalismo brumadense, sendo considerado uma celebridade, tendo inúmeros fãs espalhados por Brumado, pela Bahia e pelo Brasil. Neste sábado, dia 22, Carlos Silva foi um dos grandes destaques da premiação da TPP Publicidade, na festa de entrega dos Melhores do Ano, que aconteceu no salão de eventos da AABB de Brumado. Muito satisfeito ele, ao receber o prêmio de Destaque por 11 anos seguidos, das mãos da diretora Iracy Nascimento, fez questão de agradecer a todos que sempre acreditaram no seu potencial. “Primeiramente eu quero agradecer ao meu Senhor que me capacitou para exercer essa função. Apesar de alguns não acreditarem, hoje, passados 11 anos, estou aqui para receber mais uma vez o prêmio de melhores do ano. Obrigado a todos e vamos em frente sempre buscando melhorar sempre e trazer a informação do jeito que ela é, pois sabemos da grande responsabilidade em comandar o Jornal da Alternativa”. 



Merecido: Marcos Paulo recebe o prêmio de melhor repórter do ano da TPP Publicidade

O repórter Marcos Paulo, ao lado de sua esposa Nilda Moreira e seu filho recém nascido, no momento da premiação entregue pela diretora da TPP (Foto: 97NEWS)

Com uma longa carreira no ramo do radialismo, o incansável Marcos Paulo, iniciou a cerca de 2 anos atrás a função de repórter, primeiramente no site de notícias 97NEWS e também, agora, como repórter do Jornal da Alternativa IIª Edição, onde ele vem desempenhando um ótimo trabalho, tendo já conquistado, em pouco tempo o reconhecimento público pelo seu desempenho surpreendente. Na noite deste sábado, dia 22, Marcos Paulo foi uma das grandes e positivas novidades do Prêmio Melhores do Ano realizado pela TPP Publicidade. A cerimônia que aconteceu no salão de eventos da AABB Comunidade teve vários integrantes da equipe Alternativa sendo agraciados, sendo que a emissora ganhou mais uma vez a premiação de destaque do ano. Muito emocionado Marcos Paulo, que estava com sua esposa Nilda Moreira, no momento da premiação entregue pela diretora de TPP Iracy Nascimento agradeceu aos que sempre acreditaram no seu potencial e prometeu se dedicar ainda mais à carreira de repórter. “agradeço primeiramente a Deus por me dar forças para superar as adversidades do caminho e obter grandes conquistas como esse prêmio que é um grande estímulo à minha carreira de repórter”, citou emocionado e ainda destacou que “também deixa a minha gratidão a todos que acreditaram em mim, em especial à minha esposa e ao diretor da Alternativa Emanoel Araújo que sempre estão nos incentivado a melhorar sempre”. Confira abaixo o repórter Marcos Paulo em ação durante a partida comemorativa de inauguração do novo Prazeres poucas horas antes de receber a premiação. 

(Foto: 97NEWS)


Brumado: Homem é atropelado pelo trem na madrugada deste sábado (22) e perde uma das pernas

O homem acabou tendo as pernas ultrapassadas pela locomotiva (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os casos envolvendo acidentes de pessoas ou motoristas que tiveram acontecimentos trágicos com a linha ferroviária em Brumado continuam acontecendo. Após o incidente envolvendo um pastor evangélico que afirmou ter escapado por um milagre há pouco tempo do vagão do trem da FCA, desta feita a vítima, teve consequências mais graves. Segundo as informações colhidas pelo repórter Marcos Paulo no começo da madrugada de hoje (22), que esteve no local (foto abaixo), a vítima foi um trabalhador de uma construtora que ao voltar para casa resolveu dormir ou apagar, não se sabe ao certo porque motivo, na linha do trem. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS ele estava em uma comemoração e ao voltar para casa, possivelmente embriagado, resolveu dormir bem na linha do trem, só que ele teve o azar da locomotiva passar bem na hora e teve as duas pernas atingidas, sendo que uma acabou sendo dilacerada na hora. As informações ainda são imprecisas, mas ele está com vida e foi transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. Identificado com o prenome de Marcelo, não há explicações oficiais para o fato, mas acaba sendo mais um fato trágico que aconteceu em Brumado. Ele era conhecido como Boboia e o seu prenome era Marcelo. Inúmeras correntes de oração estão sendo feitas para que ele possa sobreviver, pois seu estado é grave. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Bandido apaixonado da Pop 100 beija vítima à força após roubar o seu celular

(Foto Ilustrativa)

O ato de assaltar está se tornando tão banal em Brumado que a própria mídia local já não dá a atenção de outrora a esse tipo de delito, mas, uma vez, ou outra, aparecem alguns assaltos que merecem destaque já que fogem à normalidade. Atualmente está cada vez mais comum os bandidos agirem com brutalidade com suas vítimas, fazendo ameaças severas, inclusive garantindo que irão atirar caso as suas exigências não sejam prontamente atendidas. No início da noite desta quinta-feira, dia 20, surgiu mais um bandido no cenário já tão criminoso da capital do minério, o “Bandido Apaixonado”, o qual, estava numa Pop 100 e atacou sua vítima próximo da UAB no Bairro do Tanque. Após roubar um Samsung Grand Duos, ele ao perceber a formosura de sua vítima, tascou um beijo forçado ao melhor estilo Hollywood e depois subiu na moto junto com seu comparsa em louca disparada. A vítima, que era realmente era uma bela mulher, ficou em pânico, chegando a pensar que ele ira estuprá-la. Então agora, depois do Tatu Ninja, Mulher Aranha, Bandido do Pé Descalço e tantos outros, aparece o “Bandido Apaixonado”, então que as mulheres se cuidem, pois ele está solto por aí procurando quem será a sua próxima vítima. 



Atrações do Pré-Réveillon do Sítio Novo 2015 serão anunciadas em breve

(Divulgação)

A primeira edição do Pré-Réveillon do Sítio Novo, que aconteceu no dia 27 de dezembro de 2014 foi um grande sucesso, onde as atrações foram as renomadas bandas Harmonia do Samba e Cheiro de Amor, que fizeram a alegria de milhares de foliões que se despediram do ano velho em grande estilo. Neste ano de 2015, a segunda edição promete ser ainda melhor e, para que isso aconteça a Só Legal e Beto Bonelly Produções, que promovem o evento, já estão em ação. Uma mega estrutura de som e luzes será montada num dos palcos de eventos mais agradáveis e estruturados de toda a região sudoeste, o Sítio Novo,  numa festa que oferecerá comidas e bebidas free, tenda eletrônica, dois palcos, queima de fogos e muita alegria em 8 horas de muita agitação com mais de 5 atrações. As atrações já estão sendo fechadas e deverão ser divulgadas em breve. Então já deixe espaço na sua agenda, porque em dezembro acontecerá o Pré-Réveillon do Sítio Novo 2015, onde você irá finalizar o ano de 2015 de forma espetacular. 



Tiro de Guerra de Brumado participa de palestra sobre Nutrição Esportiva

(Foto: Divulgação)

No dia 20 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024 participaram de uma palestra sobre nutrição esportiva com a nutricionista Dra. Maiana Luz Chaves. Na oportunidade os atiradores também realizaram teste de glicose e aferiram a pressão arterial com a técnica de enfermagem Sra. Renilda Braga. Os integrantes do Tiro de Guerra agradecem a Pax Nacional de Brumado pela parceria e por disponibilizar sua equipe médica para atender os atiradores do Tiro de Guerra. De acordo com o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, essa parceria que conta com o apoio das empresas de Brumado, como a Pax Nacional, ajuda sobremaneira o Tiro de Guerra em seus projetos de cidadania e civismo que são voltados para toda a sociedade brumadense. Estamos extremamente felizes por receber apoio de todas as entidades que entenderam a importância do trabalho que o TG vem desenvolvendo em benefício da sociedade brumadense e aproveito para tomar emprestado as palavras do nosso amigo Chander do Instituto InterCement “cada vez que você faz o bem a quem quer que seja, não dá mais vontade de parar”.

(Foto: Divulgação)


Brumado: Açougues se tornam um dos alvos preferidos dos assaltantes

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A nova onda de assaltos em Brumado trouxe um componente novo que é a preferência por açougues por parte dos assaltantes. Nos últimos dias vários estabelecimentos comerciais do gênero tem sido alvo de assaltos, confirmando essa tendência. O último aconteceu na Rua Sergipe, no Bairro Jardim Brasil, onde os bandidos se mostraram muito violentos, ameaçando as suas vítimas e se mostrando prontos a atirar caso suas exigências não fossem atendidas. Eles levaram dinheiro e uma moto do funcionário e deixaram um recado que há qualquer momento poderiam retornar. Um dos motivos que está levando os assaltantes a essa preferência é que os açougues, na sua grande maioria, só trabalham com dinheiro vivo, evitando o uso das máquinas que hoje se tornam indispensáveis no comércio brumadense, já que ninguém quer mais andar com dinheiro vivo no bolso. Outro fator é que o preço da carne está em alta devido ao aumento constante da inflação, então, é necessário que os proprietários de açougues reforcem a sua segurança para evitar serem vítimas de assaltos.  



Brumado: SindGuardas vence queda de braços com a prefeitura e Guarda Municipal decreta fim da greve

Os sindicalistas comemoraram o atendimento à sua pauta de reivindicações e declararam o fim da greve (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma mobilização inédita em Brumado que acabou chamando a atenção da mídia regional e que mostrou que a união e determinação de uma categoria são fundamentais para que os objetivos sejam alcançados. É dessa forma que pode ser definido o movimento da Guarda Municipal de Brumado, que após vários dias de movimentação e de apitaços em frente do Paço Municipal, teve o seu final na noite desta quarta-feira, dia 19, com o anúncio do final da greve da categoria por meio do presidente do SindGuardas, Pedro de Oliveira Santos, que comandou as negociações, que, na sua reta final, teve o apoio do Sindsemb. Após horas de reunião com o prefeito municipal, a categoria teve as suas principais reivindicações atendidas, sendo que a principal é o envio do Projeto de Lei que regulamenta a Guarda Municipal de Brumado, dando todos os direitos conquistados. Também foi assegurado a compra de uma viatura para a GCM, a aquisição de novas fardamentos e instalação de uma sede própria. Com o fim da greve as escolas municipais voltaram normalmente às suas atividades na manhã desta quinta-feira, já que as aulas tinham sido interrompidas devido à falta de segurança para os alunos. Por fim, foi anunciado que, apesar do final da greve, a categoria continuará em estado de greve, ou seja, caso as suas reivindicações não sejam atendidas, os guardas voltarão a cruzar os braços.  

O movimento foi considerado histórico (Foto: MP /


Desabafo de um empresário: Se não se investir nos jovens a situação da violência só irá aumentar

(Arte: 97NEWS)

Os comerciantes e empresários brumadenses já estão com a paciência esgotada e com as esperanças moribundas, já que o atual quadro de violência na cidade só tende a piorar, porque pouca coisa vem sendo feita para se reverter essa situação. Tendo o jovem como principal agente, o mundo do crime vem recrutando cada vez mais adolescentes, que, por não terem opções de emprego e de continuidade dos estudos, se tornam presas fáceis e ingressam no mundo do crime para manter o seu padrão de “ostentação” que é regido pelas drogas e pelo sexo. Um assalto a um empresário do ramo esportivo, que pela primeira vez foi vítima dos criminosos, chamou a atenção e fez com que o mesmo, que é muito conhecido na cidade (Beto Bike) expressasse a sua indignação e revolta com a situação que ele afirma ser uma dura realidade. Mostrando um contexto muito grande ele citou um dado que poucos prestam atenção, que é a falta gritante de oportunidades para os jovens brumadenses. “A culpa, a princípio é dos governos, que não investem pesado em programas sociais e em uma educação sólida para preparar o jovem para o mercado de trabalho, preferindo gastar dinheiro com uma segurança pública que não funciona” e subiu o tom disparando que “mas essa culpa não é só dos governos, é minha, é sua, é de todos nós que quando vemos um jovem se perdendo para o mundo do crime e das drogas não fazemos nada, ficamos inertes, esquecendo-se que no futuro podermos ser uma de suas vítimas”. E finalizou destacando que “em Brumado não há programas sociais e não ações robustas para os jovens, que ficam ociosos e acabam sucumbindo ao “canto das sereias” dos traficantes e criminosos, ingressando, na maioria das vezes num caminho sem volta. Que todos nós acordemos para essa situação!!!, pois se continuar do jeito que está a coisa só vai piorar”. 



TG de Brumado convidou instrutor de libras para palestrar aos atiradores

(Foto: Divulgação)

No dia 18 de agosto, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Subtenente Paulo Souza, participou de uma reunião com o instrutor de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), o Sr. Heleno Moura, com objetivo de acertar os detalhes de palestra a ser ministrada para os atiradores no dia 26 de agosto. De acordo com Subtenente Paulo Souza, a palestra será de suma importância para os atiradores porque proporcionará a quebra de paradigmas, barreiras e preconceitos, desmistificando assim, toda a falta de conhecimento sobre o assunto. É muito importante que todos nós, como cidadãos de bem, estejamos abertos para entender e cooperar com aqueles que enfrentam algum tipo de dificuldade. O meu desejo é que os nossos atiradores atinjam um alto nível de solidariedade humana e que com suas ações demonstrem todo o seu amor ao próximo.



Cenas da Capital do Minério: Habitués da Zeca Leite, cavalo pasta e cão faz a guarda

O cavalo pasta e o cão faz a guarda. Cena registrada pela equipe do 97NEWS na manhã desta terça-feira (Foto: Micon Shyneider)

A situação dos animais errantes “desfilando” ´pelas ruas de Brumado é uma situação que já virou rotina, pois há mais de dez anos isso acontece sem que, até o momento, fosse encontrada uma solução por parte do poder público. Além do risco aos motoristas e motociclistas, a situação causa um mau aspecto à cidade, que para muitos já virou um “fazendão”, já que em todo lugar esse fato acontece. Um dos ambientes preferidos dos animais é o cartão postal da cidade, a Praça Coronel Zeca Leite, que na manhã desta terça-feira, dia 18, registrou mais uma cena dessas, desta feita com um componente inusitado, já que enquanto o cavalo pastava tranquilamente no jardinzinho de uma placa publicitária, o cão fazia a guarda. Vale ressaltar que os dois são habitués do local. E agora fica o questionamento no ar: até quando isso irá continuar? é o que pergunta a população. 



Brumado: Aposentado morre em acidente de motocicleta na BA-148 próximo de Lagoa Funda

O aposentado morreu no local (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um aposentado, de prenome Ladulfo, acabou morrendo em um acidente de motocicleta na manhã desta segunda-feira, dia 17. O fato aconteceu na BA-148, nas proximidades da Comunidade de Lagoa Funda. Segundo informações de testemunhas à reportagem do 97NEWS que esteve no local, o aposentado perdeu o controle da motocicleta que estava conduzindo, indo ao chão e sendo arrastado por cerca de 4 metros. Ele teria passado por cima do quebra-molas antes de perder o controle da moto. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos, mas desconfia-se que ele possa ter tido um mal súbito e, com isso, acabou se acidentando. Ele morreu na hora, provavelmente devido a um traumatismo craniano, pois o capacete acabou saindo e o impacto no solo foi muito forte. 



Brumado: Movimento Vem pra Rua acabou sendo um fiasco

O movimento acabou reunindo um número muito baixo de participantes (Foto: Reprodução Whatsapp)

Que o brumadense não é um povo dado aos protestos isso é uma constatação histórica, mas, quando esses protestos assumem cunho político ou partidário, fora da época das eleições, a participação popular é mais baixa ainda. Isso ficou comprovado neste domingo, dia 16, onde foi organizado na cidade o movimento “Vem pra Rua”, que acabou se tornando um fiasco, com uma baixíssima participação popular. Mesmo sendo garantido pelos organizadores que o protesto não teria uma vinculação política, a população não entendeu dessa forma e não compareceu ao manifesto, que fez uma grande convocação pelas redes sociais, mas, que, segundo testemunhas que entraram em contato com a reportagem do 97NEWS, teve apenas a participação de cerca de 23 pessoas concentradas, mas, mesmo assim foram feitos discursos inflamados contra o governo Dilma. O comparecimento de lideranças políticas no movimento, que inclusive fizeram uso da palavra, serviu, para muitos para comprovar o cunho político do manifesto. Segundo os organizadores, mesmo com a baixa participação, o protesto foi avaliado de forma positiva, já que o recado foi dado, pois o objetivo maior é mobilizar a sociedade num grande movimento contra a corrupção. Já para os críticos o movimento foi avaliado como um fracasso e só teria sido melhor se tivesse sido convocado pela classe estudantil, já que aí teria uma participação maior de pessoas, como aconteceu em movimento anterior, que conseguiu reunir cerca de 1,5 mil pessoas durante as manifestações que aconteceram antes da copa do mundo de 2014. 



Fox preto bate em poste durante a madrugada e depois é abandonado na Praça Heráclito Cardoso

O veículo foi abandonado na Praça Heráclito Cardoso (Foto: Marcos PAulo / 97NEWS)

As madrugadas em Brumado guardam os seus mistérios e neste sábado mais um aconteceu, desta feita na Praça Heráclito Cardoso, onde um Fox preto, placa de Fortaleza NRL – 8205, acabou batendo num poste e depois foi abandonado pelo motorista. Na manhã de  hoje policiais foram fazer as averiguações no local e a suspeita de que o veículo possa ter sido roubado ou o motorista estava embriagado no momento e por isso evadiu-se do local para evitar problemas. Nos finais de semana em Brumado está cada vez mais comum esse tipo de acidente, onde devido à pressão da semana, principalmente nas sextas-feiras as pessoas exageram na dosagem alcoólica e acabam saindo de forma irresponsável conduzindo veículos, colocando a própria vida em risco. A última hipótese ventilada, inclusive entre os policiais, é que o motorista tinha um voo para São Paulo logo cedo e para não perder acabou deixando o veículo no local, pois estava assegurado. 



‘Por ignorância da procuradoria, prefeito está dando um tiro de escopeta no pé’, afirma SindGuardas

A categoria dos guardas municipais mantém pé firme e só arredaram de frente da prefeitura quando a pauta das reivindicações for atendida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre Prefeitura e Guarda Municipal se agravou e a categoria, por meio do SindGuardas, deflagrou o movimento paredista na tarde desta quinta-feira, dia 13. Nesta sexta-feira, o sindicato buscou um novo diálogo, mas, segundo o representante do Sindguardas, Pedro Oliveira, “a prefeitura continua se mostrando irredutível”. Em entrevista ao 97NEWS ele destacou que “permanecemos na frente da prefeitura na manhã de hoje, buscando uma solução, mas estamos sendo ignorados pela gestão municipal”. Oliveira ainda observou que “a guarda municipal de Brumado está dando um grande exemplo de união, seriedade e respeito ao seu sindicato, mas, em contrapartida, o prefeito está é dando um tiro de escopeta no pé e o culpado disso é a procuradoria que mostrou uma total ignorância às leis, cometendo uma grande aberração jurídica, não reconhecendo o nosso sindicato e dificultando qualquer negociação com a categoria dos guardas municipais. Nem o que é uma CBO eles sabem” e elevando o tom disparou que “nós entregamos uma pauta de reivindicações desde janeiro deste ano, voltamos a apresentá-la em março e, agora, voltamos para tentar resolver o impasse, mas fomos desprezados. A pauta não é coisa do outro mundo, são apenas solicitações que dizem respeito às leis trabalhistas”. E finalizou alegando que “a guarda municipal está atuando de forma muito precária, sem farda, sem veículo, sem adicional de risco e obedecendo a uma escala criminosa, já que essa cidade está muito violenta. Infelizmente se não for aberto um diálogo a greve que já atingiu 70% da categoria irá continuar e quem irá perder é o município, que ficará com seu patrimônio desprotegido”. 



Sem acordo: Greve é deflagrada pelos Guardas municipais de Brumado

A greve foi deflagrada após várias tentativas de acordo com a prefeitura (Foto: Maicon Schyneider / 97NEWS)

Após reiteradas tentativas de acordo com a administração municipal, os guardas municipais de Brumado representados pelo SindGuardas tentou pela última vez, desde a manhã desta quinta-feira, dia 13, uma “última cartada” para que fosse estabelecido um diálogo para a resolução do impasse que se estabeleceu. Descontentes há um bom tempo, alegando baixos salários, falta de incentivo, fardamento inadequado, não pagamento de periculosidade, entre outras reivindicações, a categoria não teve sucesso em suas intenções e, por volta das 17h, foi decidida por meio de uma assembleia que a categoria iria cruzar os braços, o que significa que os prédios públicos, a partir desta noite irão ficar sem a vigilância dos guardas municipais. Eles esperam que haja sensibilidade por parte da gestão a crise seja logo resolvida. 



Brumado: Com a paciência esgotada SindGuardas busca reunião decisiva com o prefeito municipal

Os membros do SindGuardas e da Força Sindical querem uma reunião urgente com o prefeito para resolver a crise que se estabeleceu entre as partes (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O impasse entre a Prefeitura Municipal e o SindGuardas que representa a categoria dos guardas municipais está ganhando contornos já de conflito, pois o prazo estipulado para que fosse encontrada uma solução para a crise se esgotou na manhã desta quinta-feira, dia 13, então, diante disso representantes do sindicato, da Força Sindical e membros da GCM estão nesse momento em frente à Prefeitura Municipal para ter uma reunião imediata com o chefe do executivo. A crise está se agigantando após o sindicato dizer que a escala é assassina e que os guardas ainda estão muito longe de terem todos os seus direitos atendidos. Eles afirmaram à reportagem do 97NEWS que, caso não sejam recebidos pelo gestor, irão realizar uma assembleia extraordinária ainda hoje com a forte possibilidade de deflagração de uma greve, já que afirmam que estão com a paciência esgotada.