ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Condutor que trafegava na contramão, colide com outro veículo no centro da cidade

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (1º), um acidente de trânsito foi registrado na Rua Teodoro Sampaio, localizada na área central da cidade. A colisão envolveu dois veículos: um Volkswagen Voyage e um Volkswagen Golf. Segundo relatos de testemunhas, o condutor do Voyage trafegava pela contramão da via quando colidiu frontalmente com o Golf, que seguia corretamente em seu sentido. O impacto foi violento e resultou em danos significativos a ambos os automóveis. Ainda não há informações oficiais sobre feridos, e as circunstâncias exatas do acidente serão apuradas pelas autoridades de trânsito. A via precisou ser parcialmente interditada para remoção dos veículos e realização da perícia. O caso está sendo investigado, e as autoridades alertam para a importância do respeito à sinalização e às normas de circulação para evitar novos acidentes.



Brumado investirá mais de R$ 500 mil em projetos culturais através da Lei Aldir Blanc

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado vai aplicar mais de R$ 500 mil em iniciativas culturais por meio da Lei Aldir Blanc. Os recursos serão destinados a projetos nas áreas de cultura popular, expressões artísticas e cultura viva. Segundo o diretor municipal de Cultura, Paulo Esdras, as inscrições estão abertas no site (veja aqui) e seguem até o dia 6 de maio. Artistas e fazedores de cultura da cidade têm demonstrado grande interesse em participar da seleção, que contempla diversas linguagens artísticas. Para facilitar o processo de inscrição, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu duas oficinas voltadas à elaboração de projetos. Além disso, um consultor foi contratado para prestar orientação técnica e tirar dúvidas dos proponentes. Com a iniciativa, mais de 100 artistas locais devem ser contemplados, fortalecendo a cena cultural de Brumado e promovendo o acesso da população à arte e à tradição.



Motociclista colide com muro em cruzamento movimentado no centro de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na madrugada desta quinta-feira (2/5), um acidente envolvendo uma motocicleta chamou a atenção no cruzamento das ruas Auréliano de Carvalho com a Rua Martiniano Vieira Meira, centro de Brumado. Por volta da meia-noite, um homem que conduzia o veículo em aparente estado de embriaguez perdeu o controle da direção e colidiu violentamente contra o muro de uma residência. De acordo com testemunhas, o motociclista trafegava em alta velocidade quando não conseguiu fazer a curva, resultando no forte impacto. Com a batida, o homem ficou inconsciente e precisou ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado em estado delicado ao Hospital Professor Magalhães Neto. Uma mulher que estava na garupa da motocicleta também sofreu ferimentos, mas de menor gravidade. Ela recebeu atendimento no local e, segundo informações preliminares, não corre risco de vida. A Polícia Militar esteve no local e isolou a área para os procedimentos de praxe. As circunstâncias do acidente devem ser investigadas.



Homem é baleado em tentativa de homicídio no Bairro Mercado, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta terça-feira (29/04), um homem foi baleado na Rua das Pedrinhas, localizada no Bairro Mercado, em Brumado. De acordo com informações apuradas pela reportagem, a vítima estava em frente à sua residência por volta das 20h, quando foi surpreendida por dois homens armados que chegaram em uma motocicleta e efetuaram disparos. Testemunhas relataram que o local do crime é conhecido por intenso tráfico de drogas. Após ser atingido por um disparo na região da virilha, o homem, que possui antecedentes criminais, foi socorrido por populares e encaminhado a uma unidade hospitalar da cidade. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado. A tentativa de homicídio será investigada pela Polícia Civil.



Homem é detido com rifle e 50 munições durante fiscalização na BA-026, em Tanhaçu

Foto: Divulgação

Um homem de 42 anos foi detido na manhã desta quinta-feira (01/05), durante uma fiscalização de rotina no posto operacional de do Distrito de Sussuarana, na BA-026, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. A abordagem foi realizada por agentes da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado, por volta das 9h50. Durante a inspeção em uma caminhonete Toyota Hilux, com placas de Goiânia (GO), os policiais encontraram escondido em uma mala um rifle calibre 32, equipado com uma luneta (mira telescópica), além de 50 munições do mesmo calibre. O condutor afirmou que a arma é registrada, mas admitiu não possuir porte para transportá-la. Diante da irregularidade, ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com o armamento e as munições, para os procedimentos legais. A Polícia Rodoviária reforça que o transporte de armas de fogo sem a devida autorização configura crime e pode resultar em sanções penais.



Bahia sob alerta: INMET emite quatro avisos meteorológicos para chuvas intensas e acumulado de água

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu quatro alertas meteorológicos para o estado da Bahia, incluindo Brumado e outras 313 cidades, devido à previsão de chuvas intensas e acumulado significativo de precipitação. Os avisos, classificados entre os níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), estão válidos entre esta quarta-feira (30) e sexta-feira (2).

Alertas em vigor:

  • Alerta Laranja – Chuvas Intensas: Vigente das 10h desta quarta-feira (30) até as 10h de quinta-feira (1º). Abrange 76 municípios, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos que podem chegar a 100 km/h. Há risco de quedas de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas.

  • Alerta Amarelo – Chuvas Intensas: Também válido das 10h do dia 30 até as 10h do dia 1º, com abrangência maior: 310 municípios. A previsão é de precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O risco é considerado baixo, mas ainda exige atenção.

  • Alerta Amarelo – Acumulado de Chuva: Começa à meia-noite de quinta-feira (1º) e se estende até 23h59 do mesmo dia. Envolve 89 municípios e indica risco de alagamentos pontuais e deslizamentos em áreas de encosta.

  • Alerta Laranja – Acumulado de Chuva: Também entra em vigor às 10h desta quarta-feira e vai até as 10h de quinta. Atinge 90 municípios com volumes esperados entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, elevando o risco de enchentes e deslizamentos de terra.

A Defesa Civil alerta para que a população evite enfrentar o mau tempo, monitore encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda.



CDL de Brumado solicita ornamentação junina à Prefeitura para estimular comércio local

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado encaminhou um pedido oficial à Prefeitura Municipal solicitando a ornamentação junina do centro comercial da cidade. A proposta tem como objetivo fortalecer o comércio local nos meses de maio e junho, aproveitando o apelo cultural e econômico das festas de São João, que tradicionalmente impulsionam as vendas nesse período. Segundo a CDL, a ambientação com bandeirolas, balões e demais elementos típicos das festas juninas transforma o visual da cidade, desperta o espírito festivo e cria um ambiente mais atrativo para os consumidores. A iniciativa busca não apenas aquecer as vendas, mas também reforçar a identidade cultural nordestina. “A presença das bandeirolas, balões e elementos que remetem às festas de São João transforma o centro da cidade, desperta o espírito festivo e contribui diretamente para o aquecimento do comércio”, destacou Orlando Gomes, presidente da CDL. A entidade cita o exemplo de municípios vizinhos como Vitória da Conquista, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Caetité, que já adotaram essa prática e vêm registrando aumento no volume de vendas durante o ciclo junino. A CDL espera uma resposta positiva da gestão municipal e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do comércio brumadense. A entidade defende que ações como essa, em parceria com o poder público, são fundamentais para movimentar a economia e criar novas oportunidades para comerciantes e consumidores.



Brumado: Homem é preso em flagrante por agredir companheira no bairro São Jorge

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante por violência doméstica e lesão corporal na madrugada desta terça-feira (29), no bairro São Jorge, em Brumado, sudoeste da Bahia. Ele é acusado de agredir a companheira com socos e de bater a cabeça dela contra a parede. De acordo com informações preliminares, a vítima, uma mulher de 29 anos, gritou por socorro durante as agressões, o que chamou a atenção dos vizinhos. Eles acionaram o CICOM (Centro Integrado de Comunicações), e uma viatura do 24° Batalhão da Polícia Militar foi enviada ao local. Segundo o boletim de ocorrência, a mulher relatou que já foi vítima de outras agressões cometidas pelo companheiro. Após a prisão, o homem foi conduzido a Delegacia de Brumado e permanece à disposição da Justiça. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.



Monitores Denunciam Assédio Moral e Omissão no Conjunto Penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Monitores que atuam no Conjunto Penal de Brumado denunciaram, de forma anônima, que vêm sendo vítimas de assédio moral dentro da unidade prisional. Os relatos apontam diretamente o gerente operacional da unidade, como responsável por uma série de atitudes opressoras contra os funcionários. Temendo represálias, os monitores optaram por não se identificar, mas relataram um ambiente de trabalho marcado pela intimidação e despreparo. Uma das denúncias mais graves envolve a suposta omissão de socorro a um interno com histórico de problemas psicológicos, que morreu recentemente após atear fogo na cela em uma tentativa de suicídio. De acordo com os relatos, o interno já havia tentado tirar a própria vida diversas vezes sem receber qualquer tipo de assistência adequada. Os monitores afirmam que ele não deveria estar isolado na cela, dado seu estado de saúde mental. A morte do detento, segundo eles, poderia ter sido evitada com acompanhamento psicológico e medidas de prevenção por parte da direção da unidade. Além das denúncias de assédio e negligência, os monitores também apontam a falta de capacitação adequada para lidar com situações complexas dentro do sistema prisional. Segundo eles, a ausência de treinamento compromete a segurança tanto dos internos quanto dos próprios funcionários. Diante do cenário, os monitores apelam para que o Ministério Público da Bahia intervenha no caso e apure a conduta do gerente operacional e possíveis falhas da administração da unidade. Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ainda não se pronunciou sobre as denúncias.



Moradores denunciam matança de peixes no açude da comunidade de Várzea de Dentro, em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da comunidade de Várzea de Dentro, zona rural de Brumado, denunciaram nesta semana uma grave situação ambiental que tem causado indignação entre os habitantes locais. Segundo relatos recebidos pelo site 97News, pescadores estariam utilizando redes de pesca de forma irregular no açude da comunidade, o que tem resultado na morte e abandono de grande quantidade de peixes. De acordo com a denúncia, os pescadores armam as redes e as deixam no açude por até três dias seguidos. Esse tempo prolongado de captura acaba matando os peixes que ficam presos nas redes submersas. Sem qualquer fiscalização, os animais mortos estão sendo deixados às margens do açude, o que tem gerado mau cheiro, contaminação e revolta na população. “É uma crueldade com os peixes e um desrespeito com todos nós que vivemos aqui e dependemos desse açude”, afirmou um morador que preferiu não se identificar. A prática, segundo os denunciantes, vem se repetindo com frequência e sem qualquer tipo de punição. A comunidade cobra das autoridades ambientais e da Prefeitura de Brumado uma ação imediata para coibir essa prática predatória, preservar o meio ambiente e garantir que o açude continue sendo uma fonte de vida para os moradores da região. A redação do 97News procurou os órgãos responsáveis e aguarda um posicionamento oficial sobre as providências que serão adotadas.



Defensoria Pública atua para garantir retorno das aulas no Complexo Penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a suspensão das atividades de Educação Básica no Complexo Penal de Brumado, a Defensoria Pública do Estado da Bahia deu início a uma articulação para assegurar que os internos voltem a ter acesso à educação, capacitação profissional e ao direito à remição de pena por estudo. A 1ª Defensoria Pública de Brumado, representada pela defensora titular Emilly Duarte Lemos, solicitou uma reunião com o prefeito Fabrício Abrantes e com a secretária municipal de Educação, Ana Cristina dos Santos Silva, para tratar da retomada urgente das atividades pedagógicas, cuja responsabilidade é atribuída ao município. Durante o encontro, a Administração Municipal informou que professores já foram convocados para atuar na unidade prisional e que faltam apenas ajustes finais para o reinício das aulas. Segundo a Prefeitura, a interrupção ocorreu devido a dificuldades na contratação de profissionais, mas a previsão é de que a situação seja normalizada em breve. A Defensoria acompanha o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2023 entre o município e a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia. O órgão reafirmou seu compromisso com a fiscalização do cumprimento dos direitos da população carcerária. A defensora Carolina Cozatti Prado, coordenadora da 15ª Regional da Defensoria Pública em Guanambi, destacou a importância do trabalho da instituição na garantia de direitos fundamentais. “Fiscalizar e exigir a efetiva implementação desses direitos é parte essencial da nossa missão”, afirmou. A expectativa é de que as aulas sejam retomadas nos próximos dias, restabelecendo o direito constitucional à educação para os internos do Complexo Penal de Brumado.



CDL de Brumado convoca associados para Assembleia Geral Extraordinária no dia 05 de maio

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado convocou seus associados para uma Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no próximo dia 5 de maio de 2025, no Auditório da entidade. A primeira chamada será às 17h, com a necessidade da presença de dois terços dos associados. Caso esse quórum não seja atingido, uma segunda convocação ocorrerá às 17h30, com qualquer número de presentes.

Entre os temas a serem deliberados estão:

  • Definição das campanhas promocionais para o comércio local;

  • Informes sobre as últimas ações realizadas pela entidade;

  • Assuntos gerais de interesse dos associados.

De acordo com o presidente da CDL, Orlando de Fátima Gomes, é fundamental a participação dos associados, que também podem ser representados por procuradores devidamente constituídos. O presidente destacou ainda que as decisões tomadas na assembleia terão validade para todos, inclusive para os que não comparecerem. “A sua presença é indispensável, pois a sua opinião é muito importante para nós”, reforçou Orlando Gomes.



Acordo entre Estado, UNEB e Prefeitura de Brumado pode definir o uso do Colégio Estadual de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um possível acordo entre a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio de um Protocolo de Intenção, poderá definir o futuro uso do imóvel onde funcionava o Colégio Estadual de Brumado (CEB). O Protocolo de Intensão enviado ao site 97NEWS (veja aqui) mostra que, pelo possível acordo, o imóvel será inicialmente cedido à Prefeitura Municipal de Brumado, pelo prazo improrrogável de 24 meses, para instalação de unidades administrativas municipais. "Findo esse período, o prédio será destinado à UNEB para a instalação definitiva do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX". A Universidade manifestou o interesse para a expansão de suas atividades acadêmicas, por meio do Processo SEI nº 074.7829.2023.0027055-12. Já a Prefeitura pleiteou o imóvel para uso administrativo, conforme Processo SEI nº 011.5507.2025.0033679-73. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o protocolo assinado em 03 de abril deste ano, durante todo o período de cessão, "o imóvel continuará sob a gestão da SEC", mantendo sua destinação final para fins educacionais. A medida visa garantir que, ao término da utilização pela Prefeitura, o prédio retorne à sua função original de apoio ao ensino superior. O documento enviado a nossa Redação foi assinado eletronicamente apenas pelo prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes. As assinaturas da secretária estadual de Educação, Rowenna dos Santos Brito, e da reitora da UNEB, Adriana dos Santos Marmori Lima, ainda não constam no documento. O protocolo foi anexado ao processo administrativo que regula a cessão, para dar continuidade aos trâmites legais. Desde a última sexta-feira (25), o prédio onde funciona atualmente o Campus XX da UNEB foi tomado (veja aqui) pelos alunos dos cursos de Direito, Letras e Pedagogia.

Atualizada as 22h25.



Brumado: Major e soldadas denunciam ex-comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar por assédio sexual e moral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ex-comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Brumado, Sudoeste baiano, tenente-coronel Élson Cristóvão Santos Pereira, foi denunciado por uma major e duas soldadas por assédio sexual e moral. As denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e à Corregedoria da Polícia Militar em novembro de 2024. De acordo com os depoimentos colhidos pela promotora Daniela de Almeida, os episódios de assédio começaram em março do ano passado e se intensificaram até novembro. As vítimas relataram piadas de cunho sexual, elogios ao corpo, convites para encontros pessoais e, diante da recusa, retaliações e desqualificações profissionais na presença de colegas militares e civis. Um dos relatos é da coordenadora de Suporte Operacional do batalhão, uma major que afirmou ter sido convidada pelo próprio Élson Pereira para integrar a unidade. Inicialmente elogiada profissionalmente, passou a ouvir comentários como “sua malhação está fazendo efeito”, “como você está cheirosa” e “suas pernas estão grossas, hein”. Em diversas ocasiões, o comandante também se referiu a ela como "meu amor proibido" diante de terceiros. Outro episódio foi narrado por uma soldada que, ao encontrar o comandante no módulo administrativo, ouviu dele um comentário lascivo sobre seus lábios. A abordagem foi testemunhada por outros policiais. Em outra situação, após prestar continência, a soldada foi alvo de mais um comentário: "você está muito de bem de corpo". O assédio também teria ocorrido durante um curso de capacitação em um clube da cidade, onde o comandante, em tom sugestivo, afirmou querer as policiais “sem peruca em sua casa” após elas se voluntariarem para uma operação disfarçada. A mesma soldada relatou que, ao deixar o comandante em casa, recebeu convite para subir e tomar vinho, mesmo na presença do marido que a seguia em outro carro. A major relatou ainda que o subcomandante do batalhão, Marcelo Souza Lima, ao tomar conhecimento dos casos, sugeriu "tirar do tempo" as denúncias para "proteger o comando", evidenciando tentativa de abafamento dos relatos. No entanto, a major destacou que muitos episódios ocorreram também na presença do subcomandante. Diante da gravidade das denúncias, a promotora determinou que o caso também fosse encaminhado para a Corregedoria da PM. Em janeiro deste ano, a corporação instaurou sindicância para apurar as acusações, e um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto, com prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado. O tenente-coronel Élson Pereira foi exonerado do comando do 24º BPM em 7 de dezembro de 2024. Antes de atuar em Brumado, ele passou por várias unidades da Polícia Militar na Bahia. As vítimas estão sendo acompanhadas por psicólogos e outros especialistas. De acordo com a advogada Tayanne Correia, que representa as policiais, o caso reflete um padrão de impunidade dentro das corporações militares. “Os assédios sexuais e morais contra mulheres na esfera militar são infelizmente comuns. A falta de punição e o corporativismo alimentam um ciclo de abuso e silenciamento”, destacou Correia. Ela também denunciou o fato de, muitas vezes, as vítimas serem investigadas pelas mesmas instituições, sofrendo nova violência ao serem questionadas sobre suas roupas ou comportamentos, numa inversão de culpa que revitimiza as denunciantes. O caso segue sendo apurado internamente pela Polícia Militar e pelo Ministério Público da Bahia.



Brumado: Hospital Municipal inaugura Sala de Estabilização para atendimento de casos graves

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, acaba de dar um importante passo na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população. Foi inaugurada uma nova Sala de Estabilização, que promete garantir um atendimento mais rápido e seguro para pacientes em estado grave. De acordo com o médico e diretor técnico da unidade, Caio Amorim, o espaço foi equipado para atender emergências críticas, como casos de parada cardiorrespiratória e insuficiência respiratória grave, de maneira ágil e eficiente. “A nova sala conta com todos os equipamentos necessários, incluindo monitores cardíacos, desfibriladores e medicamentos específicos para a estabilização dos pacientes”, destacou Amorim. O diretor também enfatizou o entusiasmo da equipe médica com a novidade. “Nós que trabalhamos com pacientes graves sabemos da importância da velocidade e da eficiência no atendimento. Toda a equipe está em êxtase com essa conquista”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para elevar a qualidade dos serviços prestados à população de Brumado. 



Campeonato Brasileiro de Pickleball terá representantes de Brumado

Foto: Divulgação

Brumado estará representada no Campeonato Brasileiro de Pickleball, que acontece entre os dias 2 e 4 de maio, no SESI Vila Leopoldina, em São Paulo. Três atletas da cidade participarão da competição nacional em diferentes categorias. Sofia Diniz e Paulo Esdras formarão dupla na categoria intermediária de duplas mistas. Além disso, Paulo Esdras também competirá ao lado de Artur Figueiredo Carvalho nas categorias intermediária de duplas masculinas, duplas masculinas 40+ e na modalidade individual (single 1x1). 

Foto: Divulgação

Os três atletas chegam ao torneio nacional embalados por ótimos resultados: todos foram medalhistas na primeira etapa do Campeonato Baiano de Pickleball, realizada em março deste ano. Agora, eles buscam consolidar o bom momento e trazer títulos para Brumado. O evento promete reunir os principais nomes da modalidade em todo o país, com expectativa de grandes partidas e muita competitividade.



Jovem é detido por porte ilegal de arma de fogo no bairro Dr. Juracy, em Brumado

Foto: Divulgação

Um jovem de 28 anos foi detido por porte ilegal de arma de fogo na Travessa Natal, localizada no bairro Dr. Juracy, em Brumado. A ocorrência foi registrada na sexta-feira (25), durante rondas ostensivas realizadas por uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), vinculada ao 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM). De acordo com informações da corporação, os policiais abordaram o suspeito e encontraram em sua posse uma espingarda calibre .28, que estava desmontada, além de uma luneta. O jovem relatou aos militares que pretendia acoplar o equipamento óptico à arma de fogo. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado para a adoção das medidas legais. Após ser ouvido pelas autoridades, o jovem foi liberado mediante pagamento de fiança. A Polícia Militar reforça que ações de patrulhamento intensivo seguem sendo realizadas em toda a cidade, com o objetivo de coibir práticas criminosas e garantir a segurança da população.



Prefeitura de Brumado é denunciada por ignorar concursados e contratar dentistas terceirizados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Auditoria Pública Cidadã Baiana (AUCIB) protocolou nesta sexta-feira (25) uma denúncia no Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra a Prefeitura de Brumado. A entidade acusa a gestão municipal de não convocar os dentistas aprovados no último concurso público e, em vez disso, contratar profissionais por meio de empresas terceirizadas. De acordo com a denúncia, a atual administração, liderada pelo prefeito Fabrício Abrantes, abriu um novo processo de credenciamento (nº 002/2025) para contratar serviços odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde, mesmo com profissionais concursados aguardando nomeação. A AUCIB afirma que há 14 cargos efetivos de dentista criados por leis municipais, mas apenas cinco estão ocupados. As nove vagas restantes, segundo a entidade, deveriam ser preenchidas pelos aprovados no concurso vigente. No entanto, em 2023, a prefeitura contratou 19 dentistas via chamada pública, sem concurso, com contratos válidos até dezembro de 2024. A Constituição Federal exige que a ocupação de cargos públicos permanentes ocorra exclusivamente por concurso, salvo exceções temporárias e justificadas -- o que, segundo a AUCIB, não se aplica ao caso de Brumado. Genivaldo Azevedo, diretor da AUCIB, informou que houve tentativa de diálogo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo, para garantir a convocação dos concursados. No entanto, após a reunião, a prefeitura optou por abrir novo credenciamento sem nomear nenhum aprovado, o que motivou a representação junto ao Ministério Público. O caso agora será analisado pelo MP-BA, que poderá investigar possíveis irregularidades na gestão de pessoal da administração municipal.



Estudantes ocupam campus da UNEB em Brumado e exigem sede própria

Ninguém entra e nem sai da UNEB - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Estudantes ocuparam, na tarde da última sexta-feira (25), o campus XX da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Brumado, no Sudoeste baiano. Em protesto, eles trancaram as portas da instituição com correntes, impedindo a entrada de professores, servidores e demais estudantes. A principal reivindicação é a conquista de uma sede própria para o campus. Nas últimas semanas, os estudantes já haviam realizado protestos pelas ruas da cidade e em frente ao antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB), prédio que pode vir a abrigar a nova sede da universidade. Atualmente, o campus XX funciona em um espaço adaptado de lojas de shopping, considerado inadequado para as atividades acadêmicas, e oferece os cursos de Letras, Pedagogia e Direito. Com a instalação definitiva no antigo CEB, além de melhores condições estruturais, seria possível ampliar a oferta de cursos no município. 

Os portões foram fechados com correntes - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A mobilização ganhou força após o esvaziamento do colégio estadual, criando a expectativa de que o prédio fosse cedido à UNEB. Em janeiro deste ano, a instituição chegou a receber um ofício que sinalizava a transferência. No entanto, no início de abril, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) também solicitou ao Governo do Estado o uso do imóvel para transferir a sede da prefeitura. Atualmente, a UNEB desembolsa cerca de R$ 34 mil mensais com aluguel do espaço onde funciona, o que representa aproximadamente R$ 400 mil por ano -- valor que, segundo os estudantes, poderia ser melhor investido na expansão e qualificação do ensino superior público em Brumado. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para os manifestantes, a luta por uma sede própria é parte de uma busca mais ampla por uma educação pública de qualidade, essencial para o desenvolvimento social e econômico da região. Na manhã desta segunda-feira (28), a equipe do 97NEWS esteve no campus e constatou que a ocupação segue firme. Os estudantes afirmaram que só deixarão o local após uma articulação direta com o governador Jerônimo Rodrigues.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.